Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

HSBC afirma que TCO do Windows é menor que o do Linux, e a Novell assina embaixo

O Newsforge traz link para a matéria Novell linked to 'Windows cheaper than Linux' statement, publicada pela ZDNet. Não há nada de incomum em o banco fazer este tipo de afirmação (que é freqüente), mas ao ver quem é a co-signatária fico com a impressão de que o acordo com a Microsoft cada vez mais faz com que a Novell deixe de lado o que ela dizia antes, quando afirmava de forma peremptória estar corrigindo as afirmações da Microsoft de que o custo total de propriedade do Windows era menor.

Segundo a chamada da matéria, a Novell emitiu um release conjunto com a Microsoft, no qual o banco HSBC, cliente das duas empresas após o acordo entre elas, afirma que verificou que o TCO do Windows é menor do que o do Linux. Pode ser verdade, mas assinar esta declaração em conjunto é mais uma novidade marcando o posicionamento ambivalente da Novell.

O HSBC assinou um contrato de 3 anos e vai substituir instalações de Linux existentes por produtos da Novell+Microsoft.

Saiba mais (newsvac.newsforge.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Terramel Pagliacci_
Novo filme....: Ai um novo filme que poderia ser lançado... Novell em Na Cama com Bill Gaytes! O.o
Comentário de Manoel Pinho
M$ "Novell" Linux: Depois dessa, quem ainda acredita que a Novell realmente não foi comprada pela M$ ? Qual é a empresa realmente independente que afirma que seu produto tem um custo maior do que de seu concorrente ?

A Novell já foi comprada há um bom tempo pela M$ e, asim como a SCO, é mantida como marionete para fazer esse jogo sujo contra o linux. Se ela pelo menos tivesse a coragem de assumir que comprou a Novell e colocado o seu nome nos produtos da empresa teria mais respeito pelo menos. Mas aí não poderia dizer que o TCO do linux é maior do que do windows porque ela estaria comparando 2 produtos seus.

Ou será algum microorganismo que a M$ desenvolveu para assumir o controle mental do CEOs das empresas que recebem dinheiro da M$ ? Talvez seja alguma arma biológica que faz com que pos CEOs mudem seus discursos radicalmente quando são contaminados pelas notas de dinheiro que recebem do Bill Gates.

------------------------------------------------
Usuário Linux #100343

Comentário de donnie darko
Dizem que Bill Gates anda: Dizem que Bill Gates anda pra baixo e pra cima com um calhamaço sobre Biologia Molecular...
Comentário de Everaldo Canuto
Leiam a notícia toda antes: Leiam a notícia toda antes de comentar, esse parece ser mais um daqueles títulos para chamar a atenção, o conteúdo da notícia é beeemmm diferente :)
Comentário de XAngel
Empresa neutra!: Engraçado que essas analises favorecendo o uso de Windows e de produtos da Microsoft nunca vem de empresas que não tem ligação com ela, não acham?

Eu só acreditaria nisto se a empresa que estivesse divulgando a analise fosse completamente neutra.

Tudo jogo de marketing.

Como já falaram ai em cima, logo vai sar até filme...
eahueahueahueaheauhea
Comentário de dupotter
vamos ver: deixa o HSBC trocar seus servidores e estações para soluções Microsoft, vamos ver que responsável de TI maluco vai gastar dinheiro comprando além das licenças do Vista (ou da versão Server 2003 ou ainda o novo server longhorn, que tá pra sair do forno) um monte de hardware novo, pelo simples motivo de hardware obsoleto para o windows. Duvido que todo computador do HSBC atende os requisitos minímos para o Vista.
Comentário de pibarnas
Tsc, tsc...: E pra quê ligar pra isso?? Ou o HSBC tem ações da Microsoft, ou, como toda instituição financeira, quer ter. Portanto, é interessante valorizar o produto, não?? Além disso, com uma comunidade de milhões de usuários (menor que a do Windows, por força sobretudo de uma circunstância econômico-cultural em escala mundial), já não se pode dizer que o linux é uma promessa. Milhões o usam como principal ambiente, sem se preocupar com TCO e outros factóides. O fato é simples: Você, como usuário final, teve problemas com TCO?? As empresas, hoje dominadas por cidadãos presos a um mundo "Microsoftiano", logo serão tocadas por esses adolescentes que estão crescendo na cultura open-source. É uma questão de tempo. Mas a Microsoft já despertou e já diversificou produtos (Xbox) e ensaiou uma aproximação (à la Microsoft, é claro), ao mundo opensource (Mozilla e Novell), a fim de ter argumentos no futuro, quando a balança já não for tão favorável aos seus produtos caríssimos. Vamos esperar. Acho que a socialização da tecnologia e do conhecimento não é só irreversível como ainda abalará muitos campos. Afinal, apesar do mundo girar em torno de dinheiro, não podemos dizer que o movimento open-source é um fato econômico, ele se tornou isso por conta do interesse de alguns grupos. É sim, um dos maiores fatos sociais em escala global que o ser humano já empreendeu. Só não vê quem não quer. Também não se espantem da Microsoft começar a querer criar uma rede de usuários e copiar o modelo de engenharia social que a Novell lhe explicará como funciona (quem sabe até liberando código?). Só não sei como ficará o futuro do OpenSuse, que apesar de excelente, ficará meio marcado por essa aliança desastrosa. Mas, como estamos numa comunidade aberta, temos liberdade de escolha! :)
Comentário de MarcioJC
Vejam o comentario a: Vejam o comentario a respeito desta chamada do newsforge para a noticia real.

You have to love Half-truths. The title of this hit piece on Novell is very misleading. Early in the article they quote the press release where the company specifically states that their TCO is higher for linux since they run a number of different distributions. OF COURSE this would be the case. Dealing with all the various flavors in your environment will obvoiusly take more time and money than a standardized solution.

Another thing the title does not convey (keeping it from people who get their facts by ONLY scanning titles) is this comment:

"I am of the opinion that innovation has been slowed because of Microsoft. It has sucked $60bn out of our industry that could have been used for innovation," Messman said. "My vision is that companies won't have to spend so much on operating systems which have been commoditised and spend more on innovation."

I think this is far more telling to the bank's issues and is another pluss for Novell and Linux in general... Don't rely on the hit piece title....

Keep in mind that early in the article the point being made is that this bank is getting a nubmer of SUSE insalls / certificates through the MS / Novell agreement so they are standardizing on Novell and MS. (Go ahead and flame Novell if you want, but the fact of the matter is large Orgs like this will always have a mixed environment. At least Novell is getting Linux in the door.)
Comentário de brain
interpretação de texto: Eu acho que o leitor que escreveu o comentário acima lá no Newsforge (e que chamou os outros leitores de "leitores de títulos") não leu o texto inteiro com atenção.

O comentário que ele reproduziu é do Messmann, o ex-CEO da Novell, que saiu (ou foi saído) pouco antes do acordo da Novell. Ele fez este comentário anti-MS há uns 2 anos, ainda como CEO da Novell, e foi reproduzido na notícia justamente pra mostrar como o discurso da Novell mudou...
Comentário de popolony2k
Para quem acha que a M$ Novell Suse/OpenSuse ....: ....não é problema e que tudo não passa de invenção de nerds defensores do UBUNTU, Fedora e outras tribos, tá aí a resposta !!!!

Novell/Suse/OpenSuse No Thanks !!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Copernico Vespucio
E eu que não sou maluco nem besta...: ...por questões de segurança vou fechando minha conta por lá. Acho que vou abrir no BB.
Comentário de joaodelvalle
A comparação não é MS x Linux, e sim MS x heterogeneidade: O artigo original deixa claro o contexto: segundo a MS, o TCO de um ambiente MS é mais baixo do que um ambiente cheio de distros diferentes de Linux. A Novell concorda, mas acrescenta que o TCO seria mais baixo se o ambiente fosse inteiro Novell (SUSE, por exemplo). Simples assim.
Comentário de Everaldo Canuto
Ah.. até que enfim alguém: Ah.. até que enfim alguém leu o texto todo, entendeu a comparação e fez um comentário pertinente. Como na maioria das vezes, o título é usado para chamar a atenção mas nem sempre está de acordo com o texto.

O custo de manutenção de um ambiente heterogêneo é realmente me parece maior.


Comentário de Copernico Vespucio
Cálculo do TCO: Duas coisas interessantes acontecem quando uma consultoria contratada calcula o TCO para um cliente:

1) Ela concentra seus "cálculos" (geralmente é um outro nome para "feeling", talvez justificado com alguns gráficos, mas a maioria das vezes nem isso) em uma área especialmente deficiente do cliente. Aí fica mais fácil apresentar defeitos que justifiquem sua contratação.

2) Ao encontrar o problema, vende a sua solução (ou a solução de um parceiro) ao invés de consertar o problema.

Por exemplo, a proposta de eleger uma única distribuição entre todas as utilizadas pelo banco, normatizá-la e realizar um trabalho de customização sobre a mesma aparentemente não foi levantada. O custo de propriedade também cairia e a empresa não estaria presa à Novell(a) Micro$oft.

"Melhor escolha" foi empurrar o seu produto proprietário pela goela do cliente e enredá-lo em um contrato guarda-chuva.
Comentário de ano@nimos.com
"Ou o HSBC tem ações da: "Ou o HSBC tem ações da Microsoft, ou, como toda instituição financeira, quer ter. Portanto, é interessante valorizar o produto, não??"

Charada resolvida!

Uma empresa que vende um produto dizendo que o do concorrente eh melhor?

A Novell simplesmente revelou o seu "segredo": foi tranformada num "white zumbi" pela MS (como nos filmes).

Eu nao uso Suse e se alguem perguntar minha opinao pensando em instalar Linux eu vou recomendar Ubunto-Mandriva-RedHat para os que querem estrutura "empresarial" no suporte ou Slackware-Debian-Gentoo para os que querem economizar/personalisar sua estrutura de informatica (novas empresas geralmente querem economizar porque simplesmente nao tem a grana sobrando como o HSBC para jogar fora).

Sabe o que me incomoda?

Se o HSBC tivesse optado pela MS sem ter ouvido a declaraçao da Novell eu entenderia. Seriam apenas negocios. Mas a Novell dizendo que eh mais barato comprar o produto do concorrente ta na cara que eh armaçao da MS.

Bem, se for bom negocio eles vao ter lucro, se nao for; os acionistas vao querer a cabeça do genio responsavel pelo prejuizo.

De certa maneira, eh um teste para o FreeSoftware. Com mutreta ou nao da MS/Novell o Linux tem que ser lucrativo (eu acredito nisto). Nao ha como um produto de codigo fechado e vendido na base das licenças sair mais barato que um produto como o Mandriva, por exemplo.

Comentário de marcelovborro
Tutorial de instalação do Vista: Desculpem pelo off topic gente, mas não resisti em postar este tutorial rápido da instalação do Vista ;-)

http://www.youtube.com/watch?v=kTbjcgSkhko

--
Marcelo Vivan Borro
Comentário de Marlon
Outro ponto de vista: Uma BMW custa mais caro que um carro popular.
Comentário de Manuel Funes
Depende quem faz a troca: Se o MIT ou talvez o CAL TECH ou Lab. Informática da UNICAMP fizer a troca seria diferente.
Comentário de C.Gajo
Tradução livre de dois trechos da notícia original:: =====
O HSBC diz que vai obter redução de custos através da redução do número de distribuições Linux utilizadas e pelo incremento da interoperabilidade da sua estrutura de sistemas operacionais open source com o Windows. "Nossa decisão de simplificar o nosso ambiente misto com a Microsoft e a Novell vai permitir a redução da complexidade e do custo" disse O'Neill.
=====

=====
O anúncio do HSBC mostra que o banco, que tem 9500 agências e 284000 funcionários em 76 países, vai assinar um contrato de suporte de três anos para o Suse Linux Enterprise Server da Novell.
=====

Ou seja, o acordo Novell-Microsoft pode ser muito suspeito, mas neste caso o que vemos é um excelente negócio para a Novell com o Suse Linux; um cliente do tamanho do HSBC não aparece todo dia...

O texto frisa que ao invés do uso exclusivo de software open-source ou de software proprietário, os melhores resultados se obtém com um ambiente misto, escolhendo-se o melhor sistema caso-a-caso e garantindo um bom funcionamento conjunto.

Neste caso parece que todos sairam satisfeitos: O HSBC, a Novell e até a Microsoft. Seria bom que fosse sempre assim.

Comentário de ano@nimo.com.br
"interpretação de: "interpretação de texto"

Seja como for, "pointed hair CEOs" costumam so ler os titulos mesmo! E sao estes caras que tocam a maquina empresarial.
Comentário de Patola
Contra-ataque!: Interessante. Estou fazendo mestrado em Genética e Biologia Molecular. Pois espero ter armas pra combatê-lo... :P
Comentário de Copernico Vespucio
Pfah! :)): Que nada... Isso é só o bom e velho "Ars Cupiditae" (quem joga Mage vai entender).

Traduzindo: é só o bom e velho suborno, vestido com roupa e maquilagem diferente.

Chame do que quiser: Desde contrato guarda-chuva, toma-lá-dá-cá, gratificação, parceria, etc.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004