Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Site de Web 2.0 brasileiro quer encurtar tamanho de URLs

Um dos sites brasileiros da web 2.0 mencionados na lista do IDGNow é o Peqno.com, cuja proposta é oferecer URLs alternativas (e curtas) para páginas cujos endereços sejam muito grandes ou pouco práticos de digitar, enviar em um e-mail ou publicar - a exemplo do que já fazem diversos outros serviços internacionais.

O brasileiro Peqno.com é iniciativa de dois jovens de Santa Catarina: Dinei Vicente, de 21 anos, e Moises Back Böll, de 20 anos, ambos ainda estudantes de computação. Eu os procurei para saber mais detalhes sobre o uso de software livre na infra-estrutura e na aplicação, e mais uma vez confirmei a importância do código aberto para os sites da chamada web 2.0. Responde o Dinei: "Além de contar com ferramentas de cunho aberto, o sistema roda em servidores Debian tanto no ns1(USA) quanto no ns2(floripa). As bibliotecas de Ajax utilizadas também são projetos baseados na GPL e temos por objetivo a difusão do conhecimento através das ferramentas disponibilizadas. Não obstante, estamos na home do IDG Now como um dos 13 melhores serviços de web 2.0 do Brasil. Este serviço posteriormente terá um ponte para um projeto meu chamado Linuxpedia.com.br que visa o conhecimento aberto a todos, utilizando-se de muita usabilidade, portabilidade e interação."

Saiba mais (peqno.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de curl
"Pouco práticos de digitar...": Não sei até que ponto isso se torna mais prático, já que URLs como http://peqno.com/?cVsvrQ37gb podem se tornar mais complicadas de lembrar e digitar que o endereço original.
Comentário de QIdiotas
Q idiotisse 100 tamanho: É raro encontrar idiotisse semelhante.

E não é raro ler idiotisses aqui nesse site. Ainda mais quanto falta assunto.



Comentário de emersonmello
tinyurl ?!?!: Isso é uma cópia do famoso: http://tinyurl.com

E pq isso está relacionado com o nome da moda 'web2.0'? :-)

Bom, tanto o tynurl qto sua cópia brasileira são úteis sim. A idéia não é vc memorizar esse endereço aí, mas sim utiliza-lo quando for enviar uma URL gigantesca para um amigo por email.


[]s




Comentário de Dadinho é o k***, meu nome é Zé Peqno
Não, obrigado: Não é só Web 2.0 que tá na moda. Também tem o Ajax, fru-fru obrigatório do momento. Só pra ver embaixo "sua URL tem trocentos caracteres" enquanto a gente digita. E absolutamente nada funciona se a gente entrar lá com Javascript desativado.

Valeu brazucada, mas vou ficar com os gringo mesmo, que são mais "limpinhos".
Comentário de viniciusfs
Difícil é sair algo: Difícil é sair algo original.
Comentário de Roger de Almeida
Eu respeito a opinião de: Eu respeito a opinião de todos, mas WEB 2.0 é muito!!!

O uso do termo WEB 2.0 é puramente marketing. Não há nada relacionado a tecnologia da rede, pois a Internet que conhecemos hoje, é a mesma de quando fora disponibilizada ao grande publico em meados de 94/95. A Internet sempre foi bi-direcional com comunicações síncronas e assíncronas. O engraçado, é que hoje se fala muito em AJAX!!!

A questão reside no navegador. Este sim, passou por mudanças significativas desde o Mosaic. Além disso, com a entrada de programadores no desenvolvimento de páginas, o uso do javascript passou a ser imperativo para a dinamização, ao contrário dos desenhistas.

Portanto, não existe web 2.0 e sim um aumento significativo da criatividade.

Roger()

Comentário de xultz
É bastante útil quando o: É bastante útil quando o endereço é gigantesco (cheio de tags de php e afins) e você pretende colar num email, que acaba quebrando o endereço em várias linhas, e algumas pessoas ficam com dificuldades de entender o problema, um endereço desse tipo simplifica enormemente isso.
Comentário de Emerson Gomes
Céus.: Céus.
Ou estamos muito fracos de notícias, ou rolou um jabá.

--
-----------------------
http://benganerds.com

Comentário de Connochaetes Taurinus
Realmente,: não é raro, e aqui temos um exemplo clássico dessas idiotiCes...
Comentário de Caio
Quando que o brasileiro vai: Quando que o brasileiro vai criar algo totalmente novo? acho isso uma vergonha alias ta demorando pra surgir o digg brasileiro se e q ja nao surgiu
Comentário de rednaxel
Concordo: Web 2.0 é hype: Web 2.0 é mais hype que tecnologia. É uma buzzword que está na moda, ajuda a vender para clientes leigos que querem estar na última crista da onda - os mesmos patos que insistem que vão precisar do Office 2007 para o escritório mesmo que não usem 10% das funcionalidades do Office 97.

--
http://alexrosa.blogspot.com
Comentário de yo
Conceito de web 2.0: Web 2.0 não tem absolutamente nada a ver com a tecnologia que implementou o sistema, tem a ver com a forma que o sistema opera. Apesar de que frequentemente sistemas web 2.0 utilizem certas tecnologias "da crista da onda"

Em suma: pegue um orkut da vida, remova todo o ajax, todos os frufrus e afins, deixe apenas o básico: textos e hyperlinks, ainda assim teriamos um "sistema web 2.0".

Não pude ver o pqno.com (manutenção), mas acredito ser um serviço babaca e digo mais, não pretendo visitar novamente o sitio.
Comentário de Douglas Augusto
Pouco tempo atrás fizeram: Pouco tempo atrás fizeram um clone nacional do tinyurl.com, chamado urlmenor.com. O que aconteceu? O serviço foi descontinuado e conseqüentemente todos os endereços codificados pelo site perderam sua referência.
Comentário de Tiago Dias Bugarin
Comunidade? Cadê?: Eu não acredito que exista tanta gente se chamando de comunidade e deixando comentários como esses!
Se os caras tiveram a idéia de fazer um aplicativo web para reduzir urls bom pra todos!
Os que puristas que simplesmente falam que o brasileiro peqno.com é uma mera cópia do americano tinyurl.com saiba que o tinyurl não foi o primeiro. Ele também é uma cópia de algum outro que veio antes.
O Tinyurl.com diz em seu rodapé "2002-2007" enquanto o Shorturl.com diz no rodapé "1999-2005", o Notlong.com diz "2002-2007", o Metamark.com "1999-2007", o Shorl.com "1999-2007"...

Existem muitos outros sites como esses e se for pra optar por um opte por gostar, estar habituado ou até porque-sim mas não diga que vai ficar com o original que é melhor e nem saiba qual é o original!

Quanto a Web2.0, o Peqno.com não tem *absolutamente* nada de Web2.0, ele é bonito, tem cores, formas arredondadas, estética modernosa e é somente isso que ele tem em comum com a maioria dos sites Web2.0 por aí.
O Peqno.com funciona sim sem o JavaScript acionado, só não aparece a contagem dos caracteres.
O Peqno.com tem vários JavaScripts e imagens o que o torna muito mais lento que o tinyurl.com.
Mas o Peqno.com tem uma coisa que o Tinyurl.com não tem e *faz* diferença: multilíngüe (inglês, português, espanhol; em breve também em alemão e italiano)! Basta digitar Peqno.com/br e você terá uma interface em Português do Brasil. Aliás, essa interface em nossa língua é mais enxuta do que a interface em Inglês e muito mais legal de usar do que o Tinyurl.com. Só faltava ter um url .com.br ao invés de ter um .com/br.

Usei muito pouco por enquanto do Peqno.com e entre as suas vantagens e desvantagens eu ainda não vejo motivos para deixar de usar o tinyurl.com, ao qual estou acostumado. Entretanto, quando for passar a dica para algum amigo sobre como encurtar urls indicarei o Peqno.com de agora em diante, principalmente para os que sabem ler alguma das línguas que o Peqno.com tem disponível atualmente.
Comentário de Tiago Dias Bugarin
Riscos: Esse é um risco que permeia esse tipo de aplicação web. Se o Tinyurl.com sair do ar, sairão também seus links referênciais.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004