Ian Murdock, fundador do Debian, concedeu uma entrevista para a edição corrente da revista inglesa Linux Format, falando sobre diversos temas. A entrevista impressa é longa e variada, e foi complementada por um trecho adicional on-line em que Murdock comenta sobre o estado atual de sua mais conhecida criação: o Debian.
Ian Murdock afastou-se do dia a dia do Debian há tempo suficiente para poder observá-lo externamente sob um ponto de vista privilegiado. E ele está bastante feliz com as realizações do projeto, e o impacto que ele vem causando.
Ao mesmo tempo, Murdock acredita que a ausência de uma liderança forte, com tinta na caneta, e a presença de uma cultura organizacional que tende a tomar todas as decisões com base no voto, são a base da situação atual em que o projeto se encontra, com prazos definidos pela própria organização sendo perdidos devido a resistências e fricções internas do próprio projeto.
Mesmo para quem discorda, é um ponto de vista interessante, vindo de alguém que vê o Debian de um ponto de vista absolutamente único.
Saiba mais (linuxformat.co.uk).
O objetivo é liberar o Etch em 02/Abril, porém no ritmo que as coisas estão, eu acredito que ele será liberado na segunda quinzena de Abril.