Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Em alguns países da Europa, o Firefox já ultrapassa Internet Explorer


“O Firefox já é o navegador mais usado em alguns países da Europa como a Finlândia e a Eslovênia, onde sua participação no mercado já ultrapassa os 40%, superando seu maior rival, o Internet Explorer, da Microsoft. A informação é da consultoria XiTi, especializada em soluções para medição de audiência na Internet.

Segundo pesquisa da empresa, a atuação do browser de código aberto na Europa passou de 19,4% em abril de 2006 para 24,1% em março de 2007. Na França, em um ano, essa porcentagem pulou de 17,3% para 22,3%, enquanto na Espanha o crescimento foi mais moderado: de 15% para 17%.

No entanto, o navegador da Mozilla Foundation perde espaço em outros países do Velho Continente, como na Hungria, que registrou queda de 3,9%, na Dinamarca (1,7%), na Estônia (1%), Países Baixos (0,7%) e Itália (0,5%). De acordo com a XiTi, tal diminuição seria causada pelo fato de que o Internet Explorer 7 instala-se automaticamente no Windows XP e já vem embutido no Vista.”


Enviado por Igor Oliveira (ijgoliveiraΘgmail·com) - referência (wnews.uol.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de tenchi
O pior é usar o firefox: O pior é usar o firefox durante muito tempo. Pois quando a gente a gente senta em frente a um pc, e vê um internet Explorer, simplismente não sabe o que fazer.. rssr. Só vi o IE7 uma vez. Ele tentou mudar a intercafe, mas acabou só complicando a navegação. Sou mais a dupla FF e konqueror, que funcionam muito bem, obrigado.

Só pra saber, em quanto anda a porcentagem de usuários de cada navegador no Brasil? Como eles fazem essa pesquisas (nunca me pararam na rua pra perguntar.. rsrs), e onde podemos achar os resultados?

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de marcus
E não é só questão de: E não é só questão de aparência e funcionalidades que eles diferem. Eu sinto que o Firefox é mais rápido e responde melhor aos comandos. No IE as vezes você clica em um link e ele dá uma parada que incomoda. Vc não sabe se o clique valeu, ou se tem que clicar de novo. No FF a navegação flui melhor.
Eu acho que qualquer usuário que tem um contato maior com o FF vai preferir ele do que o IE, mesmo os usuários leigos que não tem conhecimentos técnicos para identificar as vantagens do FF.


--
Matanza Fórum
http://www.matanzafc.net
http://www.feragames.com

Comentário de Copernico Vespucio
Konqueror: Acho que o Konqueror repete os erros do IE no Windows: é amarrado demais aos recursos do gerenciador de desktop e vice-versa. Na época isso era considerado uma feature, mas não penso da mesma forma.

Eu gosto assim: Navegador navega na web, gerenciador de arquivos navega na máquina.

Uma documentação melhor seria uma boa. O Konqueror tem muitos recursos que a maioria dos usuários ignora, acessíveis por URLs especiais.
Comentário de tenchi
Isso: Mas ainda há muitas coisas que 'obrigam' o usuário a usar o IE. Um exemplo é a maior parte dos sites do governo Federal. A maioria deles possui falhas que dificultam ou impossibilitam o uso de navegadores livres nestes sites.
Aqui vão dois exemplos:
IBGE:No FF, o espaço do site é só um pequeno frame no topo. Já no IE, está normal.
Agencia do Trabalhador: Aqui estão quatro navegadores, e o site só aparece bem no IE e no SeaMonkey. Já no Konqueror, a visão fica bem ruim. No FF, piorou.

Essa foi a minha impressão, deixo claro.

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Copernico Vespucio
Ainda assim, não é motivo para não usar o FF :): No meu firefox (quando rodado sobre o windows, que é como a maioria de usuários finais ainda roda um navegador), eu uso uma extensão chamada "IETab" que permite usar o motor do IE para rederizar a página em uma aba do Firefox: basta um par de cliques.

Para mim, a extensão é útil para verificar a compatibilidade de uma aplicação web que escrevo aos vários navegadores, mas ela pode ajudar bastante ao usuário com esse problema. Se um site qualquer não mostrar direito a página, basta trocar o tipo da aba para IE (botão direito na aba -> Trocar mecanismo de exibição) e continuar normalmente.

Para baixar e instalar a extensão (pequenininha), basta procurar o plugin na página de extensões do Firefox (https://addons.mozilla.org/firefox/1419/).

Então não há motivos para nenhum usuário do Win evitar a migração para o Firefox, o melhor navegador entre os dois.

A incompatibilidade entre navegadores é hoje muito menor do que já foi e está restrita a programadores e designers que demonstram INCOMPETÊNCIA ao não testar sua aplicação em mais de um navegador e endereçam um "Danem-se: usem o IE" aos usuários.
Comentário de phantomx
Parece que vão mudar isso: Parece que vão mudar isso no KDE 4.

--
Linux User #399643
Tudo que postei acima é minha opinião. :)

Comentário de Mateus Leme
O engraçado é que conheço: O engraçado é que conheço muita gente, muita gente mesmo que não larga o IE por nada, já instalei o firefox, já mostrei todas as vantagens, turbuinei com extensões e mesmo assim continuam com o IE, e ninguém sabe explicar porque, apenas usam.
Comentário de Copernico Vespucio
Hábito (ou Vício)...: Procurar o ícone do ezinho já se tornou um hábito para essas pessoas.

O que o cliente quer é um navegador, então escolhe qualquer um. Se vc. trocar o caminho do link do ezinho para o firefox, para elas não vai fazer diferença.

Minha namorada é dessas que usam o IE por costume. No micro do pai dela não tem IE. Quanto está usando esse micro, ela usa o Firefox sem sequer registrar a diferença.

É por isso que algumas distros usam variações do "vale verde" como tela de fundo. É familiar... A intenção não é tapear o usuário, mas deixá-lo mais calmo com a mudança.

O usuário só migra para outro navegador quando é obrigado a pensar a respeito e avaliar uma melhor opção. Isso só acontece quando ele tiver uma experiência que o deixe realmente irritado.

Se ele bater em um daqueles sites que abrem popups pornográficos enquanto ele está na frente da bisavó dele (ou de um cliente), vai xingar Deus e o mundo. Daí vc. diz calmamente que o Firefox tem bloqueador de popups por padrão. Quase certamente vc. vai ouvir a pergunta:

"-E como eu acho esse programa mesmo?"
Comentário de Tiago Adolfo Luckner Alberti
Usuário: 1º ola pra todos, esse é o meu 1º comentário aqui no BR-Linux!

Pro usuário comum o que importa é que de pra fazer o que ele quer sem nenhum problema, em casa, tenho um PC em dual boot (Ubuntu e WinXP), e quando minhas primas querem acessar a internet e eu to usando (no Linux 8D), e elas me pedem pra ver o Orkut (¬¬'), eu apenas digo "OK!", elas olham no FF do Ubuntu, eu já perguntei uma vez: "E ai dificil usa o Linux?" elas responderam que não, mas que preferem evitar pq ñ tem conhecimento tecnico pra usa-lo!
Isso é a mesma coisa que com o FF, eles ñ usam pq estão abituados com a M$! :(
E isso é algo ruim, ao meu ver!
Comentário de Joca
PERCENTIUAL FF NO BRASIL.: No Brasil o percentual de usuários do Firefox ainda é muito pequeno, não sei ao certo, acredito que uns 5 ou 6 por cento, talvez porque o brasileiro seja extremamente influenciado(para não dizer colonizado!)pela economia, publicidade e cultura americana e por tabela, freguês da microsoft e seus métodos...
Comentário de marcus
Depende do site...: Eu administro um forum sobre música. Quase 50% usa Firefox.
A conclusão que eu chego é que, os usuários que tem o hábito de navegar várias horas por dia, preferem FF.
Os usuários eventuais usam o que encontram pela frente (IE)

--
Matanza Fórum
http://www.matanzafc.net
http://www.feragames.com

Comentário de rcappellano
concordo!: concordo!

todos os meus amigos, de leigos a geeks, que não conheciam firefox e eu apresentei adoraram. eles são usuários constantes de internet, navegam bastante e todos notaram a maior velocidade no carregamento das páginas, dentre outras vantagens. aqui em casa é só firefox! heheheh!

eu uso ele desde que era Firebird e convenci a todos que era melhor. e eles concordaram. hehhehe!

na verdade, ie nunca teve muito espaço aqui, pois quando começamos a usar internet era só Netscape... só por um tempo usamos ie, quando o Netscape ficou pesado demais da noite pro dia.

aí descobri o Opera e logo depois o Firebird.. hehe! (na época o firebird era melhor porque minha máquina era muito modesta e precisava poupar recursos.)

abraços


Comentário de Copernico Vespucio
Costumes:

1º ola pra todos, esse é o meu 1º comentário aqui no BR-Linux!


Embora a casa não seja minha, seja benvindo!

Costumes: esse é o tipo de coisa que só acaba quando vc. se acostuma a usar o novo sistema.

Tem coisas que existem só no Linux e que podem ajudar... Meu mais frequënte sucesso responde pelos nomes de Planet Penguim Racer e Frozen Bubble! As meninas costumam adorar esses joguinhos. Daí elas percebem que querem ver webmail ou Orkut e, com preguiça (ou medo) de rebootar, acabam experimentando os recursos do sistema.

A medida que o Linux no desktop for ficando ainda melhor, já dá pra ver o tempo onde o dual boot será desnecessário (talvez uma máquina virtual com o Win pra usar de vez em quando). Daí, quando alguém aparecer lá em casa e pedir pra usar o micro, vai ter que ser no Kurumin.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004