Esta é uma daquelas idéias que surgem ciclicamente: obter integração de aplicações estendendo softwares existentes de modo a torná-los responsáveis por um número maior de tarefas.
Alguns aplicativos se juntam em suítes ou pacotes integrados, outros (como o Emacs) crescem de modo a oferecer diversas funcionalidades além da sua original, com grau de sucesso variado. O inverso também costuma acontecer, como no caso do integrado Seamonkey (ou "Mozillão") que deu origem ao Firefox, ao Thunderbird e a outros filhotes da família Mozilla, cada um com seu propósito bastante bem definido.
E agora começou o movimento contrário, com desenvolvedores lançando a idéia de um ambiente desktop completo baseado na arquitetura do Mozilla, feito em XUL (como as extensões do Firefox). Quem sabe não é desta direção que surgirá o tão falado (e lendário) Google OS?
Pessoalmente prefiro um sistema operacional desktop tradicional, com aplicativos rodando na CPU local. Mas o apelo de um desktop misto, com diversos aplicativos rodando on-line, é bastante claro, e não tenho dúvida de que acabaremos vendo um ambiente operacional baseado nesta idéia. E pode ser que ele surja primeiro do pessoal da Mozilla, se a idéia vingar.
Saiba mais (nordichardware.com).