Uma das estratégias para uma empresa procurar obter avanços em um nicho dominado por produtos concorrentes é dividir os consumidores deste nicho em categorias, de modo a identificar quais os que têm maior potencial de vir a trocar de fornecedor.
É uma estratégia eficaz, e aparentemente a Microsoft resolveu adotá-la agora para tentar ganhar fatias do terreno hoje conquistado pelo Linux. O Slashdot tem os links para uma interessante apresentação a respeito, bem como para um podcast explicando o assunto para os parceiros de negócios da MS.
A imagem acima mostra o slide com os 5 grupos nos quais as empresas usuárias de Linux foram divididas, em ordem crescente da duração do ciclo de venda que o parceiro deve esperar encontrar: Linux Experimenter, Market Follower, Application Driven, Linux Aficionado e Unix Transitioner. Qual é o seu caso?
O aspecto mais interessante é o slogan dos slides: "Microsoft - Vencendo o Linux da maneira Esperta". Se esta é a maneira esperta, como será que eles chamam a maneira dos discursos de Steve Ballmer que tem que ser desmentidos pela sua assessoria de imprensa no dia seguinte?
Saiba mais (linux.slashdot.org).