Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

A semana no BR-Linux: Linspire, Rio das Ostras, Linuxchix, GPLv3 e... convite para jantar

Ubuntu integrando melhor suporte a 2 monitores - Hoje existem vários métodos para configurar o uso de 2 monitores (ou de um monitor + um projetor) no Linux. E tudo indica que a próxima versão do Ubuntu irá tornar esta configuração mais fácil, permitindo inclusive a definição de perfis diferenciados (exemplo: em casa uso o notebook plugado a um monitor adicional, fora de casa uso apenas a tela dele mesmo, e em apresentações ele é plugado a um projetor) a partir de um painel remodelado de preferências de display.

Slackware Linux 12.0 RC1 - Patrick Volkerding anuncia o primeiro canditado ao Slackware 12, sendo também a primeira versão do Slackware com kernel 2.6 como padrão.

Agora é a vez da Lispire anunciar pacto de patentes com a Microsoft - A Microsoft continua passando o rodo nas empresas dispostas a assinar pactos relacionados a patentes dela no Linux.

Reviravolta: Prefeitura de Rio das Ostras é pioneira em parceria com Microsoft no Estado do Rio - “Mais uma vez leio uma notícia relacionada à Prefeitura de Rio das Ostras, RJ, relacionada com software proprietário. Onde estão às notícias relacionadas com softwares livres. As iniciativas pioneiras nesta área pararam?"

Coordenadora do grupo Linuxchix abandona o cargo em meio a controvérsia - A líder do grupo LinuxChix abandonou seu cargo em meio a uma controvérsia sobre seu estilo de liderança.

BR-Linux analisa: uma semana usando o brasileiro Metasys Desktop 2 - Linux em computadores populares - Um desktop que em sua configuração default é bastante funcional e completo (para um PC popular), com os aplicativos básicos necessários, bom suporte a multimídia e bom reconhecimento e suporte a hardware, mas com algumas questões no que diz respeito ao conjunto de pacotes.

Jonathan Schwartz quer discutir licenciamento com Linus Torvalds no jantar - Em mais uma acalorada discussão sobre licenciamento na lista dos desenvolvedores do kernel Linux, Linus Torvalds fez uma longa análise do posicionamento dualístico da Sun em relação ao código aberto, considerando perspectivas históricas (a erosão do mercado de Unixes para plataformas de hardware proprietários, para a qual o suporte a código aberto em plataformas commodity foi fator importante, por exemplo), a grande quantidade de anúncios que a Sun já fez no passado sem cumpri-los imediatamente, e seu interesse difuso: ao mesmo tempo em que deseja poder incorporar drivers de código aberto já existentes, ela não desejaria que tecnologias como o ZFS sejam incorporadas pelo Linux. E o CEO da Sun respondeu com elegância.

Revista Guia do Hardware, sexta edição - em PDF - Mais uma edição da revista Guia do Hardware (PDF) foi lançada.

Mais uma lei de monitoramento da Internet gera preocupação e debate - Mais uma lei que dará poder às autoridades para monitorar telefones, correspondência e internet gera debates em larga escala.

Teste de porta USB para não queimar seu pendrive - Como o pendrive hoje é um aparelhinho imprescindível para quem usa computador e como também ainda é muito frágil (ou são muito agressivos alguns computadores?) estou divulgando aqui uma forma de testar a USB antes de inserir o pendrive.

GPLv3: Linus Torvalds comenta sobre o rascunho final - Segundo o Linux.com, os debates sobre o desenvolvimento da licença GPLv3 se aproximam do encerramento, e Linus Torvalds voltou a se manifestar sobre ela.

OI SMS, enviando torpedos SMS direto do seu desktop - Um software livre que envia SMS para celulares da OI.

Linux Magazine de junho: veja os temas desta edição - Pablo Hess, o editor da Linux Magazine brasileira, enviou um descritivo completo do conteúdo da edição de junho.

Worm: BadBunny está se espalhando em documentos OpenOffice infectados - em Linux, Mac e Windows - “Segundo a ZDNet UK e a Symantec, o vírus BadBunny, identificado originalmente no mês passado, saiu dos laboratórios e está se espalhando em ambientes reais, levado em documentos OpenOffice infectados, e operando através de scripts Xchat, mIRC, Perl ou Python, dependendo da plataforma - que pode ser Windows, Mac ou Linux.

Webinsider: Uma introdução ao Delphi for PHP - “Com a mesma facilidade que caracteriza o Delphi Win32, a versão para PHP permite desenvolver aplicativos para a web em ambiente 100% visual, com direito a bibliotecas de código aberto, scripts e compatibilidade com os principais bancos de dados.

Entrevista com Alan Cox, desenvolvedor do Linux - O site ABCLinuxu publicou uma entrevista com Alan Cox versando principalmente sobre temas tecnológicos: os méritos dos microkernels, melhores e piores partes do código do Linux, o que ele gostaria de ver removido do kernel, chamadas de sistema assíncronas, etc.

X-moto, jogo de moto com foco na simulação física - “X-Moto é um jogo 2D de moto onde a física desempenha papel importante.

Mark Shuttleworth compartilha seu ponto de vista: Microsoft pratica extorsão baseada em patentes contra o mercado - O fundador da distribuição Ubuntu, a mais popular das distribuições de Linux, foi entrevistado por um site sul-africano, e teve oportunidade de falar sobre o seu acordo com a Dell, sobre seu desejo de voltar a morar no continente africano, e sobre toda a situação que a Microsoft vem levantando a respeito de patentes no Linux.

E mais:



BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004