Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Slackware Linux 12.0 RC1


“Patrick Volkerding anuncia o primeiro canditado ao Slackware 12, sendo também a primeira versão do Slackware com kernel 2.6 como padrão. Este RC1 vem trazendo muitas novidades no Slackware, entre elas: GCC 4, X.Org 7.2 com suporte a Xgl e Compiz, KDE 3.5.7, Xfce 4.4.1, , Apache 2.2 com o PHP 5. As ISOs ja podem ser baixadas nos mirrors oficiais.”


Enviado por williams junior (felis·linuxΘgmail·com) - referência (distrowatch.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de tenchi
Patrick São: Será que finalmente o Patrick considerou o linux 2.6 estável? hauahua
Tô brincando...
Quando sair o estável, já estarei eu lá baixando os CDs (ou melhor, o DVD).
O engraçado é que não saiu uma versão 11.1, como era esperado. Já foi direto para o 12, talvez pela mudança radical de alguns programas.
Só espero q o Patrick não invente de ficar doente de novo.... ;-)

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de toledo
Esclarecendo: Gostaria de aproveitar o nosso fã de Legião Urbana e esclarecer algumas coisas para todos:

1- Desde o Slackware 11.0 já tinhamos suporte e pacotes do kernel 2.6. Tanto que você poderia utilizá-lo já na instalação do Slackware.

2- Pulou sim do Slackware 11.0 para o Slackware 12.0 devido não só a mudança radical, mas também pelo sistema ter sido COMPLETAMENTE compilado do zero (com gcc e glibc mais atuais). Ah! As adições de novos pacotes também ajudaram para isso: hal, net-snmp, openvpn, cryptsetup, entre outros.

3- Se acontecer alguma coisa a ele, fique tranquilo que existe uma equipe preparada tanto quanto o Patrick para manter a distribuição que vangloriamos tanto ;)



Abraços,
--toledo
Comentário de Ironmaniaco
Bom que teremos o Kernel 2.6: Bom que teremos o Kernel 2.6 como default no Slack 12
E a atualização dos pacotes também achei uma ótima iniciativa, oras, pois no Slack 11, tinha que instalar o Kernel 2.6(pelos pacotes test no CD), ou compilar...e ficar atualizando o Firefox, Bibliotecas, e instalar "na mão" recursos tipo "Beryl, XGL, Compiz"...
Comentário de tenchi
85 vezes????: Não, não.. Eu sei. :-)
Eu nunca usei o 2.4 que vinha por padrão. Sempre compilava um 2.6 com alguns patches e frescurinhas (framebuffer, bootsplash, supermount, etc). Mas o 2.6 ainda não era padrão.
Acho que essa evolução para o gcc-4 vai ser uma boa, já que a maioria das distros gigantes hoje em dia já usam. Só espero que não haja muita imcompatibilidade com os programas compilados com o gcc antigo - ao contrário do que muitos pensam, os slackers de hoje não são mais aqueles que conseguem compilar um kernel 85 vezes ao dia.
A comunidade do slack manteria sossegado o slack, principalmente a brazuca, mas o Slack sem o Patrick não é Slack.
"Seu bando de preguiçosos!!"

hauahuaha

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Tornado
Slackware: Sempre fui um slacker, mas de uns tempos para cá, ele vem ficando muito aquém dos outros. Não me refiro a facilidade, afinal esse não é o foco dessa distribuicao, mas em relação a upgrades e a mídia péssima.

Hoje sou usuário gentoo satisfeito e frustrado. Satisfeito pois o gentoo me oferece um sistema que o slack me oferecia: rápido e estável, e além disso possui sistema de atualização fácil de pacotes. Frustrado pois ainda sou um slacker de coração e gostaria de ver a primeira distribuição que usei e que continuei usando por tanto tempo, revigorada!

Boa sorte Patrick!!
Comentário de EduardoJr
Concordo.: Gosto muito do Slackware pela sua facilidade/simplicidade de se entender como as coisas funcionam. Além disso, foi, de fato, a minha primeira distro e tenho um carinho especial por ela. Porém, devido aos upgrades demorados, resolvi mudar para o Ubuntu e estou bastante satisfeito.

Seja bem-vindo #12! :)

--
EduardoJr.
Comentário de Rodrigo Francisco Sacht
ArchLinux: Eu por muito tempo usei distros mais amigáveis (mandriva, opensuse) e até mesmo BIG Linux etc... porém a facilidade tras limitações. Testei o slackware e não gostei muito do sistema de pacotes em comparação com o Apt, urpmi. Hoje sou feliz usuário do Archlinux que é uma maravilha. Ele usa um pouco da filosofia do Slackware de ser simples e tem um montão de pacotes no repositório e o que não tem da pra compilar facinho que um sistema de automatização. A distro é otimizada e muito atualizada, até demais.

Então tai a dica para experimentarem o Archlinux. De qualquer forma uma nova distro sempre vem para ajudar.. Boa sorte a Slack 12
Comentário de tonysp
Focos diferentes: Muito recomendável mesmo o teste do ArchLinux, uma ótima distro para o desktop, usei durante algum tempo, mas em questão de estabilidade é muita falha ainda, e isso é visível na quantidade de atualizações que é feita semanalmente, entre outros pontos, como a instalação por exemplo (usei a versão 0.8, espero que tenha melhorado). Nas minhas máquinas de produção passa longe...

Boa sorte ao Slack e boa sorte ao Arch, cada qual com seu foco ;-)

--
http://forum.slackware-brasil.com.br
http://slacklife.com.br/forum

Comentário de timm
hehe.: Gosto do Slackware justamente por que ele não se parece com nenhuma distro. Gosto dos TGZs não terem controle de dependência, eu removo o que eu quiser e aguento as consequências. Odeio uma atualização geral de pacotes com catástrofes gerais aleatórias na distribuição (sim, eu critiquei o Debian). Nunca vi um init tão eficiente no Linux. A facilidade que ele proporciona no geral é imensa. (eu também disse isso!)

E também, achei que o desenvolvimento do Slackware 12 foi bem interessante, tenho sempre lido a árvore do Current e o negócio tá bom. E melhor ainda, aparentemente não está no sai-não-sai que foi o 11.0! :)

Mais motivos pelos quais o Slackware é a minha distribuição predileta:
http://timmerman.wordpress.com/2007/04/15/por-que-eu-uso-slackware/

Simples assim :)


----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de chemonz
sou ex-slacker também....: também sou ex-slackers... como os dois caras acima... mas sou slacker de coração também.... aprendi e muito os anos q usei slackware, mas eu tinha q literalmente recompilar e empacotar o sistema inteiro para obter mais velocidade, etc....

Pra mim o gentoo está de bom tamanho, estou usando no trabalho e em casa... porém o servidor da empresa do meu pai ainda roda o bom e velho slackware 10.2.

Vamos ver se finalmente o slackware evolui no quesito variedade de softwares... pq ter q ficar compilando, empacotando e resolvendo dependências na mão de um monte de coisa pois não existe na distro é um saco.

Ainda sou do projeto slackbook-ptBR.... continuarei sendo e desejo vida longa ao slackware!!!
Comentário de tenchi
ViiiiiiiVA! hauahuah: Realmente. O slack tem um sistema de inicialização formidável.
Seus scripts de inicialização ao estilo BSD são totalmente legíveis e fáceis de entender. Não é confuso como o estilo debian-like, que tem centenas de arquivos com nomes confusos, sendo que metade deles são links simbólicos, distribuídos em um monte de diretórios... A distribuição perfeita (minha opinião) seria algo com o jeitão do slack (scripts, ferramentas) com um sistema de pacotes eficiente do debian. É claro que o usuário normal não quer nem saber dos scripts de inicialização. Mas os slackers não são normais... ;-) Eu parava pra adminirar o boot da minha máquina, todo bonitinho, com cada detalhe feito por mim.
Acho até que o sistema de pacote do debian atrapalha às vezes, pois às vezes é necessário baixar uma imensidão de pacotes (vc perde o controle quase que total sobre o que é instalado no seu PC), quando no slack vc compila do source desabilitando determinada opção, e já acabando com muita depêndencia). É claro que a segurança dos pacotes deb oficiais não pode ser contestada, mas às vezes irrita ;-)
Não que não seja possível compilar um pacote nos debian-likes, mas... Pra quem gosta de compilar, use slack!!!
Não que seja necessário compilar tudo no slack (vide pkgtools, swaret, slackpkg, slapt-get...), mâs... hauahuaah

"Vida longa ao Slack. Vida Longa ao Linux. Vida longa ao Software Livre, independente de raça, cor, religião, interface gráfica, status, linguagem de programação..."


--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de MARCELO2007
Queimando pontes?: Uma das muitas coisas bacanas do Slackware é que, mesmo usando versão 11, a gente pode instalar pacotes da versão 10.2, 10.0, 9.0, até 8.0, e raramente ter problemas. Com esse novo GCC, acho que essa mamata acabou. Não?
Comentário de Ark
Dãããã: Odeio uma atualização geral de pacotes com catástrofes gerais aleatórias na distribuição (sim, eu critiquei o Debian)

Tá na cara que vc nunca usou Debian. Uso a distro estável há anos, muita gente usa, e isso nunca aconteceu na stable. Pára de viajar. O Slack é excelente, o tópico estava excelente... pra que este comentário flamer?
Comentário de nobody
Exemplos concretos ?: Poderia escrever uma lista de pacotes que dão um trabalhão para compilar ? Do Gnome não vale porque foi eliminado da distro. Uma vez o Nemesis disse que a figura venerável do administrador Linux, mestre em shell e na linha de comando estava sendo substituída pela de ex-administradores Windows, que não vivem sem um mouse e ícone para clicar...vejo que agora o pior aconteceu, o Linux está se transformando para abrigar usuários Windows que só sabem clicar;pior, que não querem aprender nada.
Comentário de nobody
Mídia péssima ?: De que diabos você está falando ?
Comentário de Daniel
Finalmente uma mudança expressiva: Sou usuário Slackware desde a versão 9.0, ficou sendo minha distribuição "Default" já que deixo-o instalado integro sem modificar muito sua natureza. E vou testando outras distro em partições separadas. Porém parei na versão 10.2, pois achei desnecessário pular para a versão 11, já que não vi nenhuma mudança expressiva. A notícia de que, finalmente ele vai utilizar o Kernel 2.6 como padrão, me deixa muito feliz, pois sempre que tenho que instalar o Slackware no HD Sata, eu tenho que compilar o kernel 2.6, direto do CD, pois a instalação do kernel 2.6 que vem no CD não funciona. E a adoção o Xorg 7.x.x e dos seus brinquedinhos XGL e AIXGL é muito bem vinda, pois já está na hora de embarcar no futuro das interfaces gráficas (aquele que não usa um mouse, que atire a primeira pedra). Enfim, nota 12 para o Patrick e sua iniciativa de inovar.
Comentário de Didi
Slackware? Bom, cada um na sua.: Vou ser um pouco contrário aos comentários em geral.
Acredito que cada distribuição tem um foco e nenhuma vai conseguir ou pretender atender a todos.
De qualquer maneira, ai vai:
Minha primeira distribuição foi Slackware (bom, na verdade Red Hat, mas essa é outra história) e preciso dizer: Não sinto saudade _alguma_.
Confesso que foi quando mais aprendi. Aprendi o que eram arquivos de boot, compilar, bibliotecas e blablabla.
Depois de um ano, quase dois, começou a ficar muito chato.
Não agüentava mais arrumar dependências. Chegou em um momento que eu queria um sistema que "just woks".
E cá entre nós: kernel 2.4 por default? AINDA??? Pô...
Slackware é uma distribuição PODEROSÍSSIMA (do ponto de vista controle e desempenho), aliás, me arrisco dizer que é a mais. Porém, ficou parada nos anos 90 e é desenvolvida para um nicho extremamente específico de usuários. Principalmente para aqueles que tem tempo/saco/interesse/paciência de resolver as mais minúsculas minúcias do sistema.

--
GEAR - Grupo de Estudos Avançados em Robótica
http://www.gearusp.com

Comentário de Grobsch
Slackware O MAIOR: Já venho usando como base a versão corrente e sem problemas. Tenho preparado as mudanças pro repositório do GoblinX. Nos últimos testes que fiz o Compiz só funcionava no Kde, o que não gostei, talvez precise recompilar para adicionar suporte ao XFCE.
Trabalho com base Debian e base Slackware,e sinceramente, como gosto da base Slack.
--
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Lucas_Panurge
Boa: assino embaixo no q vc disse

mas acho que o patrick utiliza a teoria da compensação: o slack nao resolve dependencia, mas abarrota o sistema com uma porrada de aplicativos...

mas prefiro que ele resolva as dependencias e venha numa espécie de netinstall, pro sistema ficar mais enxuto (mesmo eu só utilizando o CD1 pra instalar o slack)

pretendo voltar pro slack pra ver como são essas tais slackbuild

--
http://gentletraveller.wordpress.com

Hail to power and to glory's way!

Comentário de timm
: Como eu faria um comentário desse aspecto se eu não tivesse usado? Não viaja, o apt é o pior gerenciador de pacotes que existe, na minha opinião. Pensei que era bom, na época do COnectiva ainda. Diziam mundos e fundos. Usei e não gostei. Pensei: AH, é por que é do Debian! Baixei o Debian, usei e não gostei. E nessa época eu ainda não usava Slackware.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de Tornado
Voce está certo Didi.: Voce está certo Didi. Slackware é a distribuição que eu usei por muito tempo, muito mesmo. Usei a primeira vez quando se chamava "minilinux" (que depois se chamou zipslack), rodava em umsdos e tinha kernel 1.(sei la). Funcionava no meu compaq presario 486 33mhz e foi uma luta para entrar no prompt. Depois do meu primeiro contato com o linux, passei por vários slacks... dos que eu me lembro bem são o 3.0, 3.2, 4, 7, 9, e mais recentemente o 10, 10.1, 10.2. Esse foi o último que eu tentei usar. Desde o 9 eu percebi que o slack estava ficando para trás.

Depois desse tempo todo, eu só espero que o slack melhore sua organização, sei lá, se copiassem o sistema de instalação do gentoo (emerge), já seria um grande avanço.

De qq maneira, vale instalar a nova versão e conferir =)
Comentário de ricardomoc
Minha experiência: Rapaz, já utilizei Debian, Slack, Red Hat... Enfim, de quase tudo um pouco. Até o Gentoo (através do Librix). Porém, tive uma dor de cabeça danada com o Debian. Ao utilizar o Famelix, que é baseado no Debian, tentei fazer upgrade do Firefox utilizando o Synaptic e não deu. Apresentou erro na base de dados do apt. Aliás, acontece muito isso com o Debian. Utilizo atualmente o Mandriva, exatamente por gostar mais do rpm, pois é possível fazer uma instalação "na marra' caso tenha alguma dependência informada erroneamente. Já no Debian não. Se você instala no Debian um programa na marra, mesmo que ele funcione, o sistema continua te enchendo para remover aquele pacote por estar "quebrado'.
Também gosto do Slack por isso. Você instala o que quiser e se vira com as dependências. Ou se quiser, utiliza o swaret, por exemplo...

--
-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de papua
Só uma correção, as ISOs: Só uma correção, as ISOs oficiais ainda nao estao disponíveis como dito na notícia mas elas podem ser baixadas por mirrors nao oficiais ou atualizadas com os pacotes pelos ftps da árvore current.

"As usual, there is no ISO image available for download,"

como passado pela nota na distrowatch,este seria o ftp com as isos não oficiais:

ftp://ftp.slackware.no/pub/linux/ISO-images/slackware/Current-ISO-build/
Comentário de Lucas_Panurge
demorou pra chegar os: demorou pra chegar os anti-debian ¬¬

vcs falam mal do debian com muito distrismo (uma adaptação horrível de "clubismo")... o apt-get é ultrapassado, o próprio debian recomenda o aptitude

--
http://gentletraveller.wordpress.com

Hail to power and to glory's way!

Comentário de phantomx
Slackware: Eu uso Slackware e gosto dele justamente pelas suas particularidades. E que continue sendo o mesmo por muito mais tempo, pouco me importa se ele está para "trás" (o que não é verdade) das outras.

--
Linux User #399643
Tudo que postei acima é minha opinião. :)

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004