Em mais uma acalorada discussão sobre licenciamento na lista dos desenvolvedores do kernel Linux, Linus Torvalds fez uma longa análise do posicionamento dualístico da Sun em relação ao código aberto, considerando perspectivas históricas (a erosão do mercado de Unixes para plataformas de hardware proprietários, para a qual o suporte a código aberto em plataformas commodity foi fator importante, por exemplo), a grande quantidade de anúncios que a Sun já fez no passado sem cumpri-los imediatamente, e seu interesse difuso: ao mesmo tempo em que deseja poder incorporar drivers de código aberto já existentes, ela não desejaria que tecnologias como o ZFS sejam incorporadas pelo Linux.
Linus conclui que a Sun não está interessada apenas em incorporar drivers abertos existentes - ela quer atrair os desenvolvedores de drivers de código aberto, e a forma de fazer isso realmente é se posicionar de forma cada vez mais aberta. Mas a chave para interpretar este posicionamento, segundo Torvalds, é buscar interpretar o que a Sun NÃO fez. Por exemplo: quando ela lançou o OpenSolaris sob uma licença aberta, quais tecnologias de sua propriedade ela deixou de fora?
E ele complementa: é normal a Sun agir motivada por seus próprios interesses. É o que todos fazem em um mercado sadio, e ele não está criticando, apenas está analisando e também respondendo a quem se ilude pensando que a Sun age baseada na motivação de ajudar os outros. Ele também acha que Jonathan Schwartz tem tido uma posição positiva, espera que ele seja sério com relação aos posicionamentos que anuncia, e acredita que a disponibilização do OpenSolaris como GPLv3, se acontecer, será positiva, ainda que o código vá fluir numa via de mão única apenas.
Mas Jonathan Schwartz não tem nada de bobo, e
respondeu em seu próprio blog, elegantemente respondendo a diversas das afirmações, e convidando Linus para jantar na casa dele, para que ele possa dizer pessoalmente que não pretende esconder o ZFS (nem o dtrace, nem o Crossbow) atrás de licenças mais restritivas, nem usar truques com patentes - e que ambos os lados estarão melhores se não agirem como inimigos.
É um grande jogo de xadrez, e o código aberto pode sair ganhando. Vamos acompanhar!
E pessoas como Linus, Richard Stallman & CIA estão aí para impor respeito ao SL !!!
--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team