“Mais uma vez leio uma notícia relacionada à Prefeitura de Rio das Ostras, RJ, relacionada com software proprietário. Onde estão às notícias relacionadas com softwares livres. As iniciativas nesta área pararam?
"Rio das Ostras é pioneira em parceria com Microsoft no Estado do Rio: O pioneirismo da Prefeitura de Rio das Ostras na área da informática educacional foi mais uma vez reconhecido. Depois de ser finalista do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores Brasil 2006, Rio das Ostras foi convidada para ser a primeira cidade pólo no Estado do Rio do Programa Aluno Monitor, uma parceria da MS com o Instituto Crescer. A iniciativa vai possibilitar a formação de professores e, posteriormente, de alunos qualificados para apoiar a gerência de laboratórios de informática das suas escolas ou comunidades. A aula inaugural será nesta segunda-feira, dia 18, das 8h00 às 17h00, na Escola Municipal Professora América Abdalla, em Nova Esperança..."”
É justamente nesse ponto que a M$ age, encobrindo as possibilidades com acordos vantajosos de licenças baratas e a velha máxima de preparar mão-de-obra para o mercado de trabalho.
Mas temos que fazer o possível, questionando junto às autoridades máximas (Ministério Público, por exemplo) o conteúdo desses acordos e colocando sempre as vantagens agregadas ao uso do SL em projetos sociais.
Já o mercado de trabalho se, este se adaptará adequadamente ao SL quando for o tempo e se contarmos com as exigências de hardware do Vista, M$ Office, DRM e outros aplicativos, este tempo está mais próximo do que muitos imaginam.
Saúde e Paz a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA