Mais uma lei que dará poder às autoridades para monitorar telefones, correspondência e internet gera debates em larga escala. Oficialmente as ações serão feitas em nome da segurança nacional, uma medida vista pelos críticos como parte de uma operação do governo contra a oposição.
Grupos de direitos se preocupam com a possibilidade de o governo usar a proposta Interceptação de Comunicações para violar a privacidade e sufocar a liberdade de expressão, mas autoridades argumentam que o projeto de lei é imprescindível para combater o crime.
"Estamos todos sujeitos a essa lei... e o Zimbábue precisa investir contra aqueles que usam a tecnologia para cometer crimes, como é feito globalmente", disse o ministro dos Transportes e da Comunicação, Chris Mushowe, ao Parlamento de seu país.
Congressistas da oposição temem que o governo do Zimbábue use o novo poder para cometer abusos. "Esta lei trata de interceptar direitos fundamentais de nossos cidadãos e esta Casa deve recusar essas leis frívolas e não-democráticas", disse Nelson Chamisa, um dos parlamentares da oposição que participaram do debate.
Saiba mais (info.abril.com.br).
isso foi de propósito?
Fiquei ate confuso quando o cara falou zimbabue .....
assustador ...