Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Webinsider: Uma introdução ao Delphi for PHP


“Com a mesma facilidade que caracteriza o Delphi Win32, a versão para PHP permite desenvolver aplicativos para a web em ambiente 100% visual, com direito a bibliotecas de código aberto, scripts e compatibilidade com os principais bancos de dados.

Sempre que sua aplicação for executada no ambiente de desenvolvimento, é executado paralelamente o servidor Apache que acompanha o Delphi for PHP. Isso faz com que não seja necessária sequer uma linha de configuração em sua estação de trabalho.



Ao final do projeto, basta gerar o pacote de instalação da aplicação na web. Sua aplicação feita em Delphi for PHP poderá ser executada em qualquer plataforma com PHP (Linux, Windows, Solaris etc).

No primeiro artigo de uma série que será publicada pelo WebInsider, é apresentada uma visão geral sobre o Delphi for PHP, que é um produto proprietário e roda na plataforma Windows. Ao final do texto é apresentado o link para download do Delphi for PHP, em versão para experimentação, com validade de 2 semanas.”


Enviado por Julio Pacheco - referência (webinsider.uol.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Rodrigo Romano
Não gostei do aplicativo: Não gostei do aplicativo .Têm muita coisa que você fica limitado.
Prefiro escrever o código na mão.
Comentário de hlegius
Ruim demais...: De tanta perfumaria que ele deve ter a praticidade acaba indo pro espaço. Sem falar que é algo "proprietário".

Eu particularmente acho esse Delphi for PHP um projeto furado!
Continuo feliz com meu Eclipse IDE + PHP ;)

--
User Linux: #403858 - ArchLinux
http://www.hlegius.pro.br

Comentário de Rudy
Eu gostei e pretendo utilizar!!!: Assim como eu gosto do Delphi Win32 eu gostei do Delphi for PHP, fiz uma avaliação e vi que é muito pratico e rapido desenvolver em php com essa ferramenta, e alem disso vc não é obrigado a utilizar todos recursos que a ferramenta possui... p/ mim que conheco bem PHP eu posso utilizar o Delphi p/ fazer o serviço "grosso" e faço algumas adaptações diretamente no codigo-fonte sem o auxilio da ferramenta.

Fora que tambem é possivel criar suas proprias classes e componentes para o Delphi for PHP.


Vale a pena utilizar essa ferramenta que representa um grande aumento na produtividade e na qualidade dos aplicativos web!

Comentário de marcosalex
-- Eu já gostei. Dá pra: -- Eu já gostei. Dá pra trabalhar "na mão" pra quem gosta, e dá pra trabalhar visualmente, pra quem precisa de produtividade e tempo e prefere assim.
Ainda não existia uma ferramenta visual para PHP, o que deixava pra trás do ASP.NET e Java. A Borland está seguindo a tendência de mercado, já que muitos desenvolvedores preferem o ambiente RAD. Até a Sun já deu o braço a torcer e criou um plugin visual pro Netbeans.
Outro ponto positivo é que apesar da IDE ser proprietária, todos os componentes são livres e multi-plataforma. Sem falar que o preço está bastante acessível, 600 reais para estudantes, podendo dividir em 2 vezes. Pra empresa é 900 reais, mesmo assim não é muito.
Haskell developer
Comentário de fabiorecife
Cuidados ao usar a ferramenta: Um pouco de história antes:

0- A borland muda de nome para inprise com o objetivo de se focar no mercado corporativo e acreditando que o mercado de ferramentas para desenvolvedor não tinha futuro. Algum tempo depois volta para o antigo nome.

1- A alguns anos depois a borland fez uma palestra sobre uma nova versão do delphi em um hotel, lá me encontrei com um pessoal que usava o intrabuilder, no meio da apresentação o pessoal da borland questionado sobre o intrabuilder disse que o intrabuilder a pouco lançado seria descontinuado.Este pessoal ocupava toda uma fila de cadeiras eles murcharam na hora. Eu pensei: "um dia poderá ser qualquer um de nós".

2- Alguns anos depois a borland decidiu que o Interbase não era um produto que desse lucro e decidiu acabar com ele. Os desenvolvedores do interbase convenceram os executivos da borland que existia um comunidade que não podia ser deixada ao relento então eles decidem lançar o interbase como software livre (ver http://augustocampos.net/revista-do-linux/008/borland.html). Depois de alguns meses após uma avalanche de downloads eles mudam de idéia e fecham o código novamente. Felizmente o código estava sobre um licença livre e ouve um fork que criou o firebird.

3- A borland lança o Kylix como promessa de desenvolvimento do delphi para Linux. Algum tempo depois como a ferramenta não decolou, segundo a borland o problema era que o Linux não cresceu no mercado desktop, descontinuam a ferramenta. A versão da borland insinua que o Kylix está na geladeira do IML e diz que com muita reza ele pode ressuscitar, alguns desenvolvedores acreditam.

4- A borland decide que o Delphi,o JBuilder e todas as demais ferramentas para desenvolvedores só dão prejuízo e decide vendê-las. Ninguém aparece para comprar então eles decidem criar uma nova empresa com os programas que eles acham que não vale a pena trabalhar. É criada a codegear.


Assim se for adotar o Delphi for PHP tenha certeza que seja para um projeto de vida curta pois você talvez não tenha a ferramenta por muito tempo.

Comentário de Ark
Não importa: Velho, não importa... as viúvas do Delphi e do VB 6 AMAM esse tipo de coisa... não importa se a linguagem é boa ou não, se depende de fabricante ou não: se tiver uma IDE pra arrastar um componente porco, é o que se precisa.
Comentário de popolony2k
Importante .....: ....ponto de vista, pois a longevidade da tecnologia é uma das fontes do SL.

Não pensamos assim quando compramos um hardware cujos drivers só existem para um determinado SO ? Não é por isso que clamamos para que as ATI's e NVidia's da vida liberarem seu código, afim de que tenhamos garantias de que nosso hardware estará funcionando em nosso sistema operacional preferido ??

A Borland é uma excelente empresa e com tecnologias que são infinitamente superiores e mais compreensíveis do que por exemplo a sua rival M$, mas só isso não basta para uma empresa que decidiu trilhar os caminhos do desenvolvimento de Software fechado.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Manoel Pinho
Multiplataforma: Geralmente quem desenvolve em PHP está querendo fugir da M$ e essa IDE só funciona no windows. Mesmo PHP e os componentes sendo multiplataforma exigem o windows para poder usar o produto...

No tempo do Kylix era a mesma coisa. A IDE era um programa win32 que rodava no linux com a winelib.

Será que ninguém na Borland sabe que existe Qt, wxwidgets, GTK+, etc ?

Eu não confio mais na Borland desde que o Kylix foi descontinuado de forma absurda (nem sequer pode mais ser instalado num linux atual), "estranhamente" logo após terem sido contratados pela M$ para trabalhar no .Net. C#, aliás, foi criada pelo cara do Turbo pascal se não me engano.
Comentário de popolony2k
Sim.....: ....a M$ contratou o arquiteto do Delphi 1 e 2, Ander Hejlsberg, mais para levar a equipe do concorrente, estagnando seu crescimento, do que para agregar, mas no final deu certo para a M$ e o mesmo é um dos principais arquitetos do .Net (se não for o principal).

Deu errado pra gente pois o "paga-pau da M$", Miguel de Icaza está portando esse treco para o Linux.

Segue o link,

http://pt.wikipedia.org/wiki/Delphi_(linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3o)

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de marcosalex
-- Você não está: -- Você não está distorcendo os fatos não?
2 O Interbase foi liberado na época, não porque dava prejuízo, mas porque a Borland estava investindo na área de software livre e usou isso como experiência. Infelizmente a empresa não conseguiu tocar o negócio de forma apropriada e acabou fechando o código, mas até hoje ela dá apoio fianceiro ao Firebird.
4 Ela não decidiu de forma alguma que dão prejuízo. Pelo contrário, sempre foi a área mais lucrativa da empresa. Simplesmente estavam com falta de dinheiro e procuraram um sócio para trabalhar nessa área (que é a mais atrativa da Borland) e dividiram em duas. A estratégia aparentemente está dando certo, já que a área de ALM vem apresentando faturamento e lucro crescentes, e a área de IDEs ganhou bem mais agilidade, lançando novos produtos e mudando os atuais. Quem viu o novo JBuilder baseado em Eclipse, sabe que é uma puta ferramenta!

Haskell developer
Comentário de popolony2k
Primeiro....: ...acho que sua resposta é mais para o amigo fabiorecife do que diretamente a mim.

Segundo, a Borland estava SIM buscando um comprador para sua divisão de ferramentas, uma vez que a mesma iria "mudar o foco" (de novo) e ficar apenas com a área de serviços que é a área de maior faturamento atualmente na Borland.

Até conseguiram compradores, mas não pelo valor que a divisão realmente vale, portanto criaram a CodeGear e juntamente com a CodeGear mais uma incerteza sobre o futuro da Borland no ramo em que a mesma é melhor reconhecida, que é o de ferramentas.

A Borland é um exemplo de como perder mercado sem que a M$ precise usar táticas nefastas !!!!

Se todas as empresas fossem como a Borland, a M$ seria um anjo !!!

Palavra da equipe de desenvolvimento de ferramentas da Borland, que era chamada TeamB e agora é conhecida como CodeGear.

Para vc ver que a equipe principal da empresa era chamada de Equipe B (Team B)......sem comentários !!

Segue o link

http://blogs.teamb.com/wayneniddery/archive/2006/02/13/23306.aspx

"Simplesmente estavam com falta de dinheiro e procuraram um sócio para trabalhar nessa área (que é a mais atrativa da Borland) e dividiram em duas..."



--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
Desculpe....: ...vc respondeu a ele, logo, considere apenas a segunda parte de minha colocação.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de hamacker
Um produto voltado para o: Um produto voltado para o mercado de desenvolvimento rápido de aplicações que cresceu com Visual Basic e Delphi e unicamente para Windows.

O Delphi para PHP não é software livre e nem é relacionado ao Linux, não entendo o motivo dessa indicação no br-linux.

Eu ví a apresentação no hotel meliah e achei um produto muito interessante, especialmente por dar uma vitaminada na programação para php, já que muita gente usa .asp justamente por achar que é a unica a contar com um RAD.

Para mim, maior que a noticia tem sido as opniões opostas sobre RAD e Non-RAD de alguns comentarios e até postei no meu blog uma opnião pessoal sobre o assunto :

http://hamacker.wordpress.com/2007/06/11/opniao-delphi-for-php/

a quem quiser saber.

--
http://hamacker.wordpress.com
Comentário de hamacker
Será que ninguém na: Será que ninguém na Borland sabe que existe Qt, wxwidgets, GTK+, etc ?

Provavelmente conhece, talvez até melhor do que qualquer um de nós.

Acho que a questão para essa empresa, é que ela já tem knowhow há muito tempo em Windows e arriscar-se sob solo extrangeiro parece ser algo fora de questão, diga-se de passagem quando ela fez isso da última vez foi muito decepcionante.

--
http://hamacker.wordpress.com
Comentário de marcosalex
-- Você leu a informação?: -- Você leu a informação? É uma opinião de alguém que "diz que ouviu" de alguém que diz que ouviu de alguém,....
O melhor lugar pra pegar informação é direto na fonte...
ews/press_releases/index.jsp?option_year=View%20All

De qualquer forma, independente de opinião minha ou sua, o fato é que a Borland acertou na decisão e está crescendo muito com isso. Produtos para Linux ela já tem o JBuilder, Interbase, Together e Star Team Client. E agora o Delphi pra PHP embora não rode pra Linux, pelo menos o produto final roda. É torcer para que o produto seja um sucesso e tenha continuidade e quem sabe assim haja demanda para um port pra Linux.

Haskell developer
Comentário de Paulo Marques
D4php: Muito legal a ide, pena que foi toda baseada no framework do qooxdoo, smarty e etc...

Não sei se é legal utilizar ferramentas opensource para desenvolver uma aplicação comercial!

O pior de tudo, nem utilizaram uma versão estável do qooxdoo, pois o datagrid do mesmo não possui suporte a paginação de resultados!

Se eu tenho uma tabela com 523423423423 registros, tem q ligar p/ jesus...

A minha dica é a seguinte:
Para desenvolver aplicações SIMPLES é uma mão na roda, agora para aplicações complexas, esqueçam...

Há bastante frameworks em php que facilitam a vida e a maioria deles é baseado em MVC, portanto nem da trabalho construir interfaces...

[ ]'s

Comentário de popolony2k
Não senhor....: ....não é a opinião de uma pessoa que falou para outra pessoa, o link que eu relacionei em meu post anterior é o esclarecimento de uma pessoa da equipe da TeamB da Borland, agora conhecida como CodeGear.

A pessoa é Wayne Niddery, que é contratado da Borland desde desde 1995, portanto a informação de venda da divisão de desenvolvimento era quente.

Agora, que a Borland está voltando a crescer, isso é fato e acho ótimo !!!

Segue o link,

http://www.teamb.com/list#wayneniddery

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de 1berto
Hum, se nao me engano o: Hum, se nao me engano o Ander Hejlsberg sempre teve o projeto
do .NET, ele sabia que outras linguagens (Java, PHP) passariam
como um rolo compressor na área em que o Delphi era forte (desenvolvimento rapido de aplicativos "pequenos" para acesso a banco de dados) pela maior integracao com a Web.
Como a Borlando nao estava muito interessada em comprar a ideia
ele acabou cedendo à tentação da Microsoft que já sentia na carne
a ameaça do Java, não que a Sun fosse dominar o mercado de SOs, mas se todo mundo pudesse escolher o sistema, sem ter trabalho
de migrar aplicacoes, ficaria muito mais facil (e barato) ir para
o Linux, alem de poder migrar uma aplicacao no modo "tradicional"
para Java havia muitos outros ganhos (poder acessar de qualquer
lugar via browser de maneira bem simples pex).
Ou seja, Hejlsberg era o cara certo para a MS, o reto eh historia
Comentário de L Gustavo
Só doido não gosta.: Tem uns malucos ai que parece mais digitadores de telemark... que não ver que entregar um projeto ao cliente no tempo proposto hoje em dia é tudo. Ai aparece uma ferramenta que não deixa nada a desejar, capaz de produzir do mais simples ao mais complexo dos sistemas de forma rápida eficiente, funcional, sem ser preciso esvazia o bolso pra contratar um especialista em configuração de apache, php, mysql e etc. Ai diz proprietário, por causa de R$ 600,00. Se um programador não poder pagar uma continha dessas cai bem um emprego de digitador. Lembrando,,, o código é aberto como vocês dizem. Somente a ferramenta tem uma taxinha pra usar, taxinha mesmo em relação aos vários mil que cobram pra configurar um software livre. Era isso, desculpe ai negrada ...Mas a ferramenta é profissional, difícil amador gostar.
Comentário de marcosalex
-- E nas empresas, é a: -- E nas empresas, é a própria empresa que paga, que pra eles é menos ainda. É como se a Borland desse a ferramenta e voce estivesse pagando pelo suporte.
Haskell developer
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004