Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux Magazine de junho: veja os temas desta edição

Pablo Hess, o editor da Linux Magazine brasileira, enviou um descritivo completo do conteúdo da edição de junho.



Veja abaixo a íntegra.




“MONITORAMENTO COM NAGIOS: Se você é responsável por mais de uns poucos PCs, provavelmente já percebeu que seria interessante monitorar o estado da sua rede automaticamente. O mundo de TI já está cheio de ferramentas comerciais de monitoramento. Na verdade, grande parte do pavilhão de exposições durante a LinuxWorld é dedicado a ferramentas como essas, que monitoram e gerenciam recursos de rede.

Entretanto, é possível ir bem longe com o Linux usando produtos livres e gratuitos, e o Nagios é um exemplo de ferramenta extremamente eficiente que não exige pagamento. Se você estiver pensando em adquirir uma solução comercial, você precisa saber quais são as alternativas livres. Visitando os estandes na LinuxWorld, você encontrará inúmeros folhetos, _white papers_ e documentos técnicos a respeito de soluções comerciais de monitoramento. Por isso, estamos oferecendo uma contrapartida igualmente técnica a respeito do Nagios.

Incluímos também o _GroundWork_, um aplicativo GPL comercial que facilita a configuração do Nagios e oferece uma interface mais organizada para o usuário.

Na seção de programação, nosso ás do _Perl_ Michael Schilli mostra como criar seus próprios plugins para o Nagios.

Virtualização GPL: Finalmente o VMware tem um concorrente GPL na mesma categoria. Se você quer fugir das ferramentas de virtualização muito complexas ou caras, experimente o VirtualBox.

Squid mais seguro: Evite que o Squid exponha as senhas dos usuários a qualquer curioso com acesso à rede. O sistema de autenticação por Digest com LDAP melhora a segurança nesse aspecto.

Entrevistas com Novell e Sun: CEO da Novell explica em detalhes o significado do acordo com a Microsoft, e o chefe do Código Aberto na Sun demonstra a estratégia da empresa para lucrar mais com o Software Livre.

1º Linux Park 2007 - Rio de Janeiro: Pela primeira vez o Linux Park ocorre fora de São Paulo, e mostra que o Software Livre tem força em todo o país.

Além disso:

  • LPI nível 1: Sexta e última aula preparatória para a prova de certificação.


  • Looking Glass: A Sun mostra sua inovadora concepção de desktop 3D.


  • Augusto Campos: Todo administrador de sistemas deve conhecer as certificações disponíveis e a sua importância para a empregabilidade.


  • Ext4: Analisamos as principais características da próxima geração do sistema de arquivos. Ele está preparado para você?


  • Klaus Knopper: Como lidar com conexões WiFi instáveis.



Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br).

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004