Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Agora é a vez da Lispire anunciar pacto de patentes com a Microsoft

A Microsoft continua passando o rodo nas empresas dispostas a assinar pactos relacionados a patentes dela no Linux (leia também: "Mark Shuttleworth compartilha seu ponto de vista: Microsoft pratica extorsão baseada em patentes contra o mercado").

A Linspire seguiu o exemplo recente da Xandros e anunciou um pacto com a Microsoft, que entre outros temas, protege seus usuários contra processos da própria Microsoft por patentes dela que os softwares que compõem a distribuição possam infringir. Os CEOS das 2 outras distribuições que já firmaram pacto semelhante procuraram a imprensa menos de uma semana depois do anúncio, para declarar que não acreditam que alguma patente esteja sendo infringida pelos softwares livres que eles distribuem.

Segundo a cobertura do assunto no IDGNow, a "Microsoft sustenta que o Linux fere 235 de suas patentes, mas companhia ainda não forneceu informações que apóiem a suas alegações, incluindo uma lista de quais seriam as patentes violadas."

A Linspire (anteriormente conhecida como Lindows) compartilha mais algumas características em comum com a Xandros, que anunciou pacto similar na semana anterior:ambas historicamente buscaram a semelhança visual e de operação com o Windows, e ambas estão longe do "primeiro time" de popularidade no ranking da Distrowatch, com o Xandros na posição 28, e o Linspire na 53. O Freespire Linux, iniciativa da Linspire (posição 22 na Distrowatch), não será afetado tão diretamente pelo pacto (nos mesmos moldes em que o OpenSUSE não foi diretamente incluído no pacto similar da Novell).

Além da questão de patentes, o pacto da Linspire vai dar à empresa licença para distribuir diretamente as fontes TrueType da Microsoft (que as demais distribuições só podem instalar via download), suporte a Windows Media 10 e outros recursos da interoperabilidade, versão Microsoft. Não se sabe ainda as conseqüências que o novo pacto terá sobre iniciativas anteriores de interoperabilidade da Linspire com outras distribuições Linux.

Saiba mais (linuxtoday.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Giorgio
Triste ... gplv3 já !: Putz infelizmente isso ta virando tendência ... que venha a gplv3 o quanto antes ! Sinceramente eu ja estou ficando revoltado de toda semana ver o anuncio de um pacto novo ... :(
Comentário de popolony2k
M$/Novell/Xandro$/Lin$pire ............: ....No Thanks !!!

E o time de distros obscuras vai se matando......é o próprio mercado de distros se regulando.....já estava ficando saturado mesmo !!!


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de dylan
Debian/Ubuntu vão dominar o mercado: A parte boa disso é o que o Ubuntu e o Debian vão se popularizar ainda mais...
Comentário de hardware
faltam 2: voce esqueceu da Dell e da LG no seu 'no thanks'...
Comentário de hardware
Perdemos?: Caros amigos, lamento informar mas acho que o inimigo está vencendo a guerra... Agora só faltam a RedHat e a Canonical anunciarem seu acordo com a MS para que o Linux comercial seja controlado pela empresa de Redmond... Nos restara apenas as distribuições da comunidade, que diga-se de passagem tem a possibilidade de se desvincular totalmente do Linux comercial, ao que sob meu ponto de vista pode ser positivo.
Comentário de hardware
Ubuntu na fila: Caro amigo, não nos esqueçamos que a Canonical fechou um acordo de interoperabilidade e compartilhamento de solluções com a Linspire no ano passado, o que me deixa apreesivo com relação ao destino do Ubuntu - ainda mais pelo grande sucesso que o sistema está fazendo o que ja comeca a incomodar a MS. Quanto ao Debian é tranquilizador saber que o mesmo não está sob a merce de uma empresa e para que o mesmo seja 'corrompido', muitos desenvolvedores terão de ser comprados, o que não acho irá acontecer.
Comentário de popolony2k
Pelo Ubuntu ....: ...não coloco minha mão no fogo, quanto ao Debian é exatamente como o amigo Harware escreveu.


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
A principio minha lista.....: ...de No Thanks é apenas para as distribuidoras de software linux !!

A hora do hardware vai chegar !!

:.D

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de nivel9
Você naum acha que as: Você naum acha que as primeiras tentativas pela microsoft foram com o Ubuntu e o Debian?
Dúvido que eles façam algum tipo de acordo.
E se fizerem, eles naum podem 'fechar' seu desenvolvimento que jah está na mao da comunidade.
Comentário de popolony2k
Me desculpe, mas ...: ...vc está muito enganado ao afirmar que "perdemos"....

Nem começamos ainda, e quanto a essas distros, me diga o seguinte.....quem é Xandro$ ?? E Linspire ????

A Xandro$ tem ligações fortissimas com a M$, uma vez que a mesma era Corel Linux e que sabemos ter sido "tirada" do mercado devido a um aporte de capital da M$ na empresa canadense.

A Linspire é outra com enormes laços com a M$, inclusive em seu nome original, quando era conhecida como Lindow$ !!! Mas ao despertar a atenção da empresa mãe, as duas brigaram e chegaram a um acordo para mudança de nome, quando passou a se chamar Linspire....ou seja, fazer acordo com quem você já fez acordo anteriormente é mais fácil.

Quanto a Novell....essa cansou de apanhar e decidiu sair da falência, primeiro aposentando seu ultrapassado e retrógrado Netware e embarcando na onda Linux e depois se vendendo para seu antigo rival, do qual sabia não ter competência para vencer !!!

Agora me diga....onde está o problema ????

Teremos problemas quando a M$ entrar no OSDL...mas aí vai bater com a IBM, Sun.............e o medo onde fica ????

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Luiz Ricrado
Acordo Linspire Suse Xandros e Microsoft: É a força do dinheiro que constrói e destrói coisas belas....
Comentário de nemesis
lado bom: bom disso é que no final só vai sobrar Debian/Ubuntu de distribuição Linux...

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de TaQ
Slackware: Ei, não se esqueçam do Slackão! Duvido que o Patrick entre em uma roubada dessas ... ;-)
Comentário de hardware
Ironia: Estava sendo ironico, nao percebeu ;-)?
Comentário de popolony2k
A M$ está se antecipando ....: ...à GPLv3, porque depois ela acaba !!!!

Simples como voar !

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Ironmaniaco
Mais distros se corrompendo,: Mais distros se corrompendo, tsc tsc...
(se bem que a Linspire, já era uma ovelha negra)...

Só tenho fé no Slack e no Debian quanto a estes "surtos de vira-casaca" que algumas Distros estão tendo..
Comentário de David Ortenzi
E a Mandriva...: Só um palpite...uma empresa que demitiu o próprio fundador...ainda é capaz deles aprontarem alguma nessa história de pactos.
Comentário de santo
Pactos: Bom eu não vejo problema quanto a estas empresas assinarem pactos de interoperabilidade, por que eu intendo que a MS vai ceder algumas informações para estas empresas para elas criarem produtos compativeis com os produtos da MS, afinal a propia GPL já impede que estes codigos mais interoperaveis virem propietarios. E depois estas empresas não estão sendo vendidas, para mim isto é só mais uma prova que a tatica da MS de forçar a incompatibilidade entre os sistemas a estava prejudicando, agora ela esta fazendo justamente aquilo que a comunidade pedeia a MS ha pelo menos 10 anos que é promover a interoparabilidade, e ela esta fazendo isto por que agora ela esta começando a perder vendas, por que com a atual dificuldade de comunicação entre estações linux e windows (não é só troca de arquivos em rede mas tambem reconhecer os formatos nativos de cada sistema) os administradores acabam por escolher montar uma rede 100% windows ou 100%linux e como algumas vezes o linux esta levendo a melhor para a MS é melhor promover a interoperabilidade e ganhar 10% ou 20% de uma rede que seria 100% linux.
Eu ha muito tempo falei sobre esta questão da interoperabilidade, e disse que se os padrões abertos começarem a dominar o mercado as empresas propietarias simplesmente passarão a adota-los e a MS não é boba portanto antes do windows cair para o linux a MS vai tornar o windows o mais compativel possivel com o linux para pelo menos poder falar que é a "mesma coisa".
Comentário de fabao
A MS ta fechando esses: A MS ta fechando esses acordos com essas empresas justamente para depois tentar invalidar a GPLv3, imaginem 50 a palavra de 50 distros que se venderam pra MS contra 3 ou 4 distros que dao suporte a GPL !!!

Ta muito na cara que isso ja esta rolando, e so nao ve quem nao quer..

Pq FSF nao exige logo na justiça quais sao as "tais patentes" que o linux viola??

Porra, fico muito puto da vida quando vejo uma noticia que uma distro se vendeu a esses caras da M$, tudo esta acontecendo e a comunidade assistindo passivamente, cade o R. Stallman ?? cade o Linus ??? enfim cade alguem de renome pra colocar fim nessa mentira que a M$ vem querendo induzir ao mercado ?

Outra coisa que me deixa P U T O da vida, sao as chamadas que os sites de noticias dao destaque a essa mentira, no IDGNOW por exemplo, pra quem nao acompanha nada de linux e le a noiticia, parece entender que o linux viola as "tais patentes" e que a M$ faz um acordo "amigavel" com a distro.
Comentário de fabao
A MS ta fechando esses: A MS ta fechando esses acordos com essas empresas justamente para depois tentar invalidar a GPLv3, imaginem 50 a palavra de 50 distros que se venderam pra MS contra 3 ou 4 distros que dao suporte a GPL !!!

Ta muito na cara que isso ja esta rolando, e so nao ve quem nao quer..

Pq FSF nao exige logo na justiça quais sao as "tais patentes" que o linux viola??

Porra, fico muito puto da vida quando vejo uma noticia que uma distro se vendeu a esses caras da M$, tudo esta acontecendo e a comunidade assistindo passivamente, cade o R. Stallman ?? cade o Linus ??? enfim cade alguem de renome pra colocar fim nessa mentira que a M$ vem querendo induzir ao mercado ?

Outra coisa que me deixa P U T O da vida, sao as chamadas que os sites de noticias dao destaque a essa mentira, no IDGNOW por exemplo, pra quem nao acompanha nada de linux e le a noiticia, parece entender que o linux viola as "tais patentes" e que a M$ faz um acordo "amigavel" com a distro.
Comentário de fabao
MS e os acordos: A MS ta fechando esses acordos com essas empresas justamente para depois tentar invalidar a GPLv3, imaginem 50 a palavra de 50 distros que se venderam pra MS contra 3 ou 4 distros que dao suporte a GPL !!!

Ta muito na cara que isso ja esta rolando, e so nao ve quem nao quer..

Pq FSF nao exige logo na justiça quais sao as "tais patentes" que o linux viola??

Porra, fico muito puto da vida quando vejo uma noticia que uma distro se vendeu a esses caras da M$, tudo esta acontecendo e a comunidade assistindo passivamente, cade o R. Stallman ?? cade o Linus ??? enfim cade alguem de renome pra colocar fim nessa mentira que a M$ vem querendo induzir ao mercado ?

Outra coisa que me deixa P U T O da vida, sao as chamadas que os sites de noticias dao destaque a essa mentira, no IDGNOW por exemplo, pra quem nao acompanha nada de linux e le a noiticia, parece entender que o linux viola as "tais patentes" e que a M$ faz um acordo "amigavel" com a distro.
Comentário de nobody
Colar: Em breve vai ser possível fazer um colar com a lista dos vendidos...espero não ter o desgosto de ver o Slackware nessa lista...
Comentário de eje del mal
Comendo pelas Beiradas: Está todo mundo comendo pelas beiradas. A Microsoft faz uma boa propaganda se o produto estiver de acordo com a sua visão. No fim, tudo vai pelo ralo, assim que entrar em vigor a nova GPL.

Não sei se vocês notaram, mas à sua moda a MSFT resolveu investir em Linux...
Comentário de Joao Avelino
Por que não pode...: A FSF não pode. A MS fala que o "Linux" está infringindo as patentes, e a FSF não é "dona" do Linux. Quem é o "dono" do Linux (a marca) é o Linus. Somente ele poderia cobrar na justiça.

Se não me engano, a M$ também falou de OpenOffice e Firefox. Os donos das marcas também poderiam cobrar, ou processar por difamação, ou extorsão.
Comentário de Ironmaniaco
Interoperabilidade: Não acho que "interoperabilidade" entre ambos os sistemas operacionais seja errado...

...errado é entrar nestes pactos e submeter-se a "proteção-prometira-pela-microsoft" quanto a questão de patentes, que ela nem soube provar/listar.

Vc acha MESMO que a Microsoft está preocupada com "sistemas agirem junto"?
Comentário de jrstravino
A Microsoft está adotando o: A Microsoft está adotando o modelo 'open source', mais rápido do que imaginei...

Realmente não tinha outro jeito, eles tinham que repensar sua forma de trabalhar numa época onde velocidade de informação é tudo.

Uma cliente corporativo jamais vai aguardar 7 anos pra um lançamento/atualização de um sistema operacional mais seguro, quando existem outras soluções no mercado...

E o que a microsoft esta fazendo é tbm vender as "outras" soluções...

Acho importante que venha logo a gplv3, pra regular abusos e distorções, pois quando o assunto é dinheiro a Microsoft é Feroz.

Mas pensem nisso como uma vitória para o Software Livre, a Microsoft está se rendendo ao modelo open, Ela está olhando para o futuro e tentando encontrar soluções para se manter no topo em um mundo que as coisas estão mudando.

Claro que a estratégia de FUD que ela está usando para isto é horrivel, mas futuramente as coisas vão mudar, a diretoria arcaica e vício no velho modelo são os pontos fracos deles.

Comentário de Steel
A tática da Mikero$oft é: A tática da Mikero$oft é essa mesma, fazer terrorismo
contra as empresas afirmando que o Linux viola suas
"patentes" para forçar que elas se ajoelhem e beijem
os pés dela. Isso tem uma razão de ser: quando todas
as distribuições importantes, ou pelo menos a maioria
delas fizer esses pactos com ela, então o linux não
será mais um software livre, porque ele incluirá
muitas porcarias que a Mikero$oft apresenta como
as grandes maravilhas do mundo da informática, algo
como suas fontes truetype, os seus codecs de media...
e como tal só poderá ser distribuídos com o pagamento
das licenças pelos tais softwares.

E é interessante notar que na página do Lin$pire
uma matéria falando sobre o assunto afirma que a
Mikero$oft deseja ajudar as empresas que fazem
esse pacto com ela a entregar um "better linux"!!!

A pergunta que se faz então é: ela não consegue
entregar nem mesmo um Window$ que funcione direito,
já que para funcionar, a Versão Eutimato!!! (Ultimate)
exige nada menos que o melhor hardware disponível
no mercado, obrigando quem quer migrar para o tal
sistema ter que comprar uma máquina nova e bem poderosa,
haja visto que exige para um desenpenho satisfatório,
nada menos que 2GB de RAM, sem falar em placa de
vídeo com pelo menos 128MB de memória dedicada,
onde está sua capacidade para entregar um "better Linux"???

Por outro lado, encaro esses fatos recentes como um
castigo a Linus Torvalds, uma vez que ele quis há não
muito tempo se apoderar de todas os louros do software
livre, ou seja, ao não apoiar o movimento GNU, torcendo
o nariz quando as pessoas chamam o sistema operacional
que levam seu kernel de GNU/Linux. Para ele como o linux
é a parte central do sistema, ental ele deve se chamar
apenas "Linux" e nada mais. Ele se esqueceu que ao contrário
de sistemas BSD, o linux não é completo, já que ele não tem
uma interface para a comunicação com os programas, a chamada lib C, como os BSDs que a possuem. E também é um castigo
o fato de o Linus não apoiar a GPLv3.

Assim, ele que já disse pra quem quis ouvir há não muito tempo,
nas discussões sobre GPLv3 que seu kernel seria GPLv2
"only", que receba como prêmio o fato de que se as coisas
continuarem assim, ele vai ter muito pouco para sustentar
que o seu nucleo é livre. Afinal, aos olhos da Mikero$oft
ele não é livre, é um derivado não autorizado de suas
preciosas patentes.

E para completar o quadro, a Sun, com seu conceituado Solaris
está dando pistas que irá migrar o opensolaris para a GPLv3.
Isso que é um verdadeiro inferno astral para os desenvolvedores
do Linux!.

Quando a questão da patente sobre as outras partes do sistema
Gnu, não acho que a comunidade deva se preocupar muito, afinal
para que a Mikero$oft possa legalmente processar uma empresa
ou indivíduos, ela terá que abrir sua caixa-preta e mostrar
claramente o que é que está infringindo suas patentes. E isso não é muito fácil, uma vez que a SCO ainda tenta na justiça conseguir a indenização pelo seu código supostamente incluído no linux, mas sem grande sucesso por enquanto. Além do mais, a maioria do software livre existente hoje foi criado com as unhas, portanto, mãos-a-obra comunidade!




Assim,



Comentário de popolony2k
A M$ está se rendendo...: ...ao modelo Open ou está rendendo o modelo Open ?????

"Mas pensem nisso como uma vitória para o Software Livre, a Microsoft está se rendendo ao modelo open"

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de profano
Calma! A GPLv3 está a caminho...: Saudações a todos;

Noticiado hoje, pelo IDG Now (Na íntegra):

"Torvalds apóia GPLv3, embora ache texto ruim
Quinta-feira, 14 de junho de 2007 - 11h34

SÃO PAULO - Linus Torvalds voltou a criticar o texto da GPLv3, embora afirme que vai apoiar a decisão da comunidade.

Em lista de discussão sobre o kernel do Linux, Torvalds escreveu nota em defesa do “pragmatismo” no software livre. “Eu não acho o GPLv3 uma licença tão boa quanto a atual (GPLv2), mas sou um pragmático. Se nós pudermos, é melhor evitar duas diferentes licenças para modificações no kernel do Linux e todos os conflitos que isto causará. Então, nesse caso, eu vejo uma razão para adotar a GPLv3”, escreveu.

Torvalds elogia principalmente a idéia da Sun de disponibilizar o OpenSolaris sob a licença GPLv3. “Se a Sun fizer isso, então é uma boa razão ir para a nova licença. Eu, pessoalmente, duvido que isto vá acontecer. Mas eu também não esperava que eles (Sun) abrissem o Java. Então, eu não sou infalível em minhas previsões”, anotou.

O criador do Linux vem manifestando em e-mails e entrevistas restrições ao texto da GPLv3. Para Torvalds, “seria simplesmente melhor continuar com a atual versão”.

Um dos pontos mais controversos da GPLv3 é o que limita o uso de inovações da comunidade de software livre por soluções de interoperabilidade feitas entre distribuidores Linux e empresas de software proprietário, como ocorre com a parceira entre Novell e Microsoft, anunciada no fim de 2006.

GPL (General Public Licence) é a licença mais comum usada pelos desenvolvedores de software-livre. Atualmente, a versão em vigor é a GPLv2, mas a Free Software Foundation está finalizando uma nova licença, a GPLv3, que deve ser anunciada no final de julho.
Felipe Zmoginski, do Plantão INFO"

Agora, é esperar pra ver...

[]'s, Profano.


Comentário de Ricardo Lima
Sem panico: Na minha humilde opinião, considero essa atitude (chamada de extorsão) da microsoft apenas um efeito colateral.

Caiam na real galera... A Microsoft não vai ver o seu domínio ser ruído de graça. A guerra vai ser sangrenta.

Acredito muito no Linux. É interesse de todos, inclusive de grandes corporações, que o monopólio dos sistemas operacionais não fiquem nas mãos de uma só empresa.

A Microsoft está apresentando as armas dela. E nós, que armas temos?

Vocês tem noção do One Laptop per child (que rodará linux)??? Criancinhas vão começar sua vida digital em linux. Quer algo mais mortal que isso? Claro que tem outras iniciativas também. Confio no debian e acredito que a Canonical não irá se vender também (espero que a canonical não parta o meu coração).

É isso aí crianças, hora de ir a luta. Queime uma distro live-cd de linux e dê para um amigo :)


Comentário de trolah
Além desse alvoroço todo,: Além desse alvoroço todo, não sei se todo mundo sabe,
mas ta saindo o win server 2008 beta, com umas extensões SDK Unix
que tem todo um unix dentro do windows, diz a lenda que é pra chamar a atenção do mercado de admins de sistemas unix.
será q eles tão querendo montar um GNU/Windows
fora um tal de power shell q eles tao desenvolvendo lá
Comentário de Ironmaniaco
Justo, mas não será com: Justo, mas não será com parcerias com a Linspire, que trarão os "melhores frutos", para o desenvolvimento do Unix SDK..

...quanto ao "Windowsless Server 2008" que vem com o PowerShell, só digo uma coisa: HAHAHAHAHHAAHAHAH
O PowerShell é uma ferramenta que não possui 1/3 da força do Shell Linux ;)

O PowerShell tem que comer muito feijão ainda, se quiser entrar "de voadora" no mercado...
Comentário de jrstravino
Não está "rendendo" o: Não está "rendendo" o modelo open, esta caminhando para trabalhar e ganhar dinheiro com open source.

Como disse no texto, acho importante tomar atitudes preventivas contra abusos. A nova GPL bem redigida vai servir pra isto.
Comentário de Vinícius Vieira Marques
Pacto Linspire X M$: Rapaz,

Capitalismo é uma merda. Sinceramente, eu acho que só o Debian é que vai permanecer como sempre foi: LIVRE DE FATO.

Tenho muito receio do Ubuntu, é uma distro respeitadíssima, muito boa, em minha opinião é a melhor para representar o Linux hoje, e se ela também se curvar à ganância da M$ aí vamos perder uma grande aliada. Esses caras começam a fazer fama usando SL depois fazem esses pactos. Devia haver uma punição para isso.

Maldição, 7 anos de azar e falência aos que pactuarem com a Microsoft!
Comentário de Manoel Pinho
Slack: Sei não, é muito mais fácil comprar uma pessoa do que várias... :-) Se até o criador do Gentoo chegou a trabalhar na M$ (mas felizmente ele teve o bom-senso de manter a distribuição fora de acordos desses), daqui a pouco vão oferecer um emprego para o Patrick lá :-))
Comentário de popolony2k
Sem contar que o Poweshell....: ...é lerdo pra xuxu, sem ao menos ter nada, imagina quando tentarem fazer um shell decente.

Ah. é feito no lixão do .Net !!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de fabiorecife
7 Cabeças e corpo de Dragão: A Microsoft é uma Hidra que se uma das suas cabeças(a mais nova) pensa em como melhor trabalhar com SL a outra cabeça (a do mal) está pensando em como acabar com a SL e atualmente quem manda é a cabeça mais velha. Como disse Mark Shuttleworth enquanto a Hidra for governada pela cabeça do mal fica difícil fazer acordos com ela, corre-se o risco de no final virar comida (como ela fez com muitos outros) da Hidra. Entretanto tenha certeza que esta nova cabeça apenas surgiu para que o corpo continue vivo. Talvez não exista um Hercules (SL ?) que possa acabar com esta Hidra mas pelo menos para continuar viva outras cabeças terão que surgir.

visite Meu Blog
Comentário de The Darkness
O próprio Mark já declarou: O próprio Mark já declarou que acha a tática da M$ EXTORSSÃO.
Ele é um cara de visão e princípios.
No que diz respeito a esses acordos de patentes o UBUNTU vai sempre passar longe.
Quanto a acordos de interoperabilidade eles são sempre bem-vindos.

Somente distros pequenas e obscuras estão entrando nessa, porque as grandes tem muito a perder para fazer esse joguinho besta.

Conto a Novell como pequena e obscura porque só conto o que ela fez com o Suse depois da compra. A Suse foi grande em seu tempo a Novell não conseguiu mostrar o mesmo.
E as outras duas nem sabia que ainda estavam por aí !!!
--
[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]

Usuário Linux #407232
http://counter.li.org/

Comentário de popolony2k
Boa: --
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Lucas_Panurge
mais uma... tsc tsc: e eu acreditei que ela peitava a M$ ¬¬

a red hat e a canonical são as unicas empresas que ainda acredito

o resto eh so confiar nas distros comunitárias
Comentário de Dm7
A Microsoft pode estar: A Microsoft pode estar investindo em Linux, pode estar enfraquecendo o Linux, pode estar dividindo a comunidade e gerando dúvidas, medo e incertezas, ou pode estar num ato desesperado, tentando antecipar uma realidade em que possa sobreviver e continuar relevante... difícil definir.
Comentário de jrstravino
Verdade...: Verdade...
Comentário de yamane
Para refletir: Primeiro eles te ignoram.
Depois eles riem de você.
Depois eles te enfrentam.
Aí você vence.
- (Mahatma Gandhi).

Como disse a RedHat: "No, thanks!"

Um abraço,
Renato
Comentário de Gabriel Oliveira de Carvalho
Perfeita: Perfeita colocação...
=]

Só espero que a canonical continue defendendo sua posição, e pelo o que eu li numa entrevista com o Shuttleworth,ele não tem intenção de qualquer aliança, espero que continue assim...

E que resolvamos o Bug nº1 https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+bug/1

xD


Comentário de jrstravino
Excelente...: Excelente...
Comentário de TaQ
Um só paga o pato sozinho: Um monte de gente pode dividir a cara-de-pau de dar uma mancada dessas e empurrar a batata-quente um para o outro. Um só vai carregar a cruz sozinho para o resto da vida. ;-)
Apesar disso, eu acho que o Patrick não se enfia em uma dessas não. Mas até aí, é só o que eu acho né. :-)
Comentário de Lucas_Panurge
lin$pire: no aguardo do fim da parceria do ubuntu com a lin$pire
Comentário de flkdsjfs
sem noção, realmente: sem noção, realmente
Comentário de terramel
E o Eric Raymond?: parece que ele tava começando a ter alguma coisa com o Linspire não sei...
O que era mesmo? O que será que vai acontecer agora? Espero que ele manda a Linspire pastar! Vamos esperar pra ver o que vai acontecer né ;) Espero que ele saia logo da Linspire! ;D

Abraços

--
http://terramel.wordpress.com
Comentário de Gustavo Monteiro
Slackware: Acho difícil, a Ms está fazendo esse pactos com empresas que comercializam o Linux, acho difícil propor algo ao Slackware ou ao Debian, deixaram claro que fariam com a Red Hat e ela respondeu que de jeito nenhum e o Mark do Ubuntu, ja disse publicamente que com esses termos que ele até chamou de extorsão ele não faria, acho que o próximo alvo será o Mandriva devem estar de olho nos clientes deles.
Comentário de RickMura
Slack: Slack não entra nessa não, Debian tb não.
Mas alguém aí ja falou, quero ver qdo chegar a vez da Sun e da IBM.
Sem contar que se a M$ abrir precedentes, imaginem a IBM requerendo patentes S.O (já que foi ela que inventou S.O) ou pior, imaginem a IBM requerendo patentes de Hardware huahauahua, neste quesito, imaginem a M$ e a Mac sem mouse huahauahauahau.
Comentário de hardware
espero que sim: mas nao se esqueca que a Canonical fechou acordo no ano passado para troca mutua de recursos/desenvolvimento com a Linspire - acho que o Ubuntu ia adotar o CNR, click-and-run. Temos que esperar para ver qual a posicao da empresa depois que a Linspire fez acordo com a MS.
Comentário de capital
Muda para cuba então.: Muda para cuba então.
Ou pra coréia do norte.
A venezuela é aí do lado.

E para de usar computador por que isso é um produto capitalista.
Comentário de critico
vamos ganhar este desafio: somente aqueles que nao conhecem a historia recente do linux nao se admirariam com este acordo. quando esta distro apareceu, patrocinada por um empresario agressivo que odiava tudo que era da microsoft, chegando mesmo a pagar para alguem crackear protecções do xbox. como dizia quando ela aparece foi muito comentada, sim, mas tinha um problema, como todos o radicalismo do seu criador, revelava uma coisa:

como todos radicais q aqui aparecem, querem mesmo é ser mais um bill gates da silva. que se lixe a loucura de liberdade e colaboraçao, esse negocio nao enche barriga.

os radicais começaram a baixar a crista.

http://criticalinux.blogspot.com
Comentário de nemesis
mais: é mais que isso: a M$ está fazendo esses pactos com empresas que comercializam distribuições Linux que vêm com diversos programas livres que fazem uso de tecnologias M$, como mono, programas usando mono/.NET, players abertos usando plugins DLL do Windows etc...

é aquela história: em boca fechada não entra mosca. Essas empresinhas de quinta com suas distribuições de quinta com cara de Windows estavam querendo problema.

Se comprometer com software livre e apenas software livre é a única solução para fazer frente a essa máfia obtusa...

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de CWagner
Certa vez disse que nunca: Certa vez disse que nunca mais iria responder a um post seu, mas sempre digo, "nunca diga nunca", então:

"que se lixe a loucura de liberdade e colaboraçao, esse negocio nao enche barriga"

Por mim essa frase revela o que você é ou se tornou, e mais, diria que você precisa de ajuda profissional. Se não sabes respeitar a vontade das pessoas, coisa que até Deus faz ao nos dar o livre arbítrio, tu deverias considerar, seriamente, umas sessões de pisicanálise, pois precisas rever e reavaliar os valores que regem tua vida.

Desprezar liberdade e colaboração, e igualá-las a loucura não é nada saudável, em tempo algum, ainda mais nos dias de hoje, com todo esse exemplo que vemos de pessoas que ignoram e menosprezam a liberdade e colaboração dos outros.

Caro Crítico, por favor, caso tenha alguém de quem goste muito, reflita sobre tuas opiniões a respeito de liberdade e trabalho em comunidade, pois apesar de talvez irem de encontro a tudo que você acredita, não anula, em hipótese alguma, nada do que tu acreditas ou queres para você e para esse alguém que pode tentar ganhar a vida colaborando com alguém ou lutando pela sua liberdade ou a dos outros.

Se fores realmente tão inteligente como acredito seres, deixe-nos com nossas idéias de comunidade e um dia rirás de todos nós, ou então oferecerás a ajuda de que precisaremos para nos erguer como pessoas enquadradas na "ordem natural das coisas".

Mas assim como todos os outros que acham SL coisa de idiota, de babaca, e coisa e tal, continue sua vida, ganhe seu dinheiro e deixe-nos, nos alimentando com nossos egos e discussões inúteis, pois a M$ é a maior empresa de software para PCs e não será uma comunidade de um bando de ignorantes, desconhecedores das nuances do mercado mundial e das necessidades das empresas e usuários que irá derrubar Bill Gates do seu castelo.

Mas por favor, considere, pelo menos rever o conceito que tens da força da reunião de pessoas, pois mesmo as grandes empresas não passam disso, pessoas que têm um objetivo em comum e tentam, em comunidade, atingir esse objetivo, de forma legal (e conforme a lei, honesta), seja diretamente, pensando em atingir os objetivos da empresa, no caso dos empresários, seja tentando atingir os objetivos pessoais de consumo, no caso da maioria dos empregados.

No mais...

Saúde e Paz a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Manoel Pinho
Mandriva / Canonical: Sinceramente não apostaria nisso. Podem reparar que a M$ está mirando em distribuições linux proprietárias americanas, onde esses absurdos de patentes de software valem e onde a M$ pode causar prejuízo com essa tática.

Além disso, o filet-mignon dos clientes corporativos da M$ está nos EUA e essa tática de acusar o linux de infringir patentes suas é para amedrontar CIOs americanos.

A Mandriva é uma empresa francesa e a Canonical (ubuntu) sul-africana e por isso não acredito que a M$ esteja interessada nelas. Além disso, o potencial de maior crescimento dessas distribuições é fora dos EUA, onde patentes de software não valem e onde os governos não comem na mão da M$.

Das distribuições americanas grandes ficou só a Red Hat, que nasceu para fazer software livre e sempre se manteu fiel aos seus princípios, embora tenha tomado a medida antipática tempos atrás de cobrar pela distribuição Red Hat. Mas além de não haver irregularidade nisso, pelo menos criou o projeto Fedora.
Comentário de Lucas_Panurge
trolls: nunca gostei de dar importancia pra troll e pra flamer... mas acho que esse tal de critico deveria ser banido

nunca gostei de ofensa, mas ele já tá começando a nos tentar, mas aí vai: critico, pq vc não declara logo pro bill gate$ sua paixão platônica por ele?
Comentário de Roger de Almeida
Ninguém sabe ao certo os: Ninguém sabe ao certo os motivos pelos quais a MS está celebrando esses acordos. De fato, a MS está sempre rondando o "software livre". Certa vez o Richard Stalman não quis participar de um evento, pois a MS estava lá, com a sua barraquinha. E olha que um evento sobre software livre. Na época, ela disse que estava querendo se aproximar para contribuir e aprender. Acho que mais aprender que contribuir.

Pois é! Esse é o capitalismo. Nada de selvagem, apenas uma empresa que sem saber como agir, pois antes ela comprava as boas idéias ou a empresa inteira, está fazendo "acordos" e como sempre, dando um nome novo, a chamada "interoperabilidade".

Desse modo, a MS quer se localizar no mundo do software livre (tem gente que não gosta dessa expressão) para competir. Isso é muito ruim para o software livre, pois a MS conta com dinheiro, prestígio e um poderoso sistema de marketing.

Não sei porque a Novell entrou nessa. Pode ser que rolou uma grana preta e ela aceitou fazer parte desse negócio muito estranho. A Novel pode até dizer que foi bom pra ela, mas certamente não foi bom para o software livre.

Enfim, Só sei que devemos ficar atentos a tudo isso. Procurar saber as intenções da MS, espioná-la de todas as formas afim de obter essas informações, enquanto isso está no inicio, pois poderá ser tarde num futuro próximo.





Roger()

Comentário de Didi
Perfeito!: Perfeita colocação.
Não poderia escolher uma melhor.

--
GEAR - Grupo de Estudos Avançados em Robótica
http://www.gearusp.com

Comentário de popolony2k
Para vc ver, ...: ...Critico, que aqui somos bem democráticos, pois onde em alguma outra comunidade, com essa sua postura, vc iria conseguir a atenção de pessoas sensatas como o amigo CWagner acima ??

Repetindo...no mundo Window$ vc não é ninguém, mas aqui na comunidade Linux, lhe recebemos com um sonoro "BEM VINDO!!!!!!"


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Teste
Não sentem o cheiro: M$ Linux 0.1 beta: Não sentem o cheiro: M$ Linux 0.1 beta
Comentário de Manoel Pinho
Previsão: Não sou adivinho mas o meu palpite é de que a M$ vai simplesmente incluir uma distribuição linux inteira (provavelmente de forma virtualizada, já que ela agora tem produtos de virtualização) dentro de alguma versão futura de windows server e com esses acordos estaria fazendo com que essas empresas trabalhem para ela, integrando essa distribuição com as ferramentas gráficas de administração do windows server e tecnologias dela como o Active Directory, etc.

Com isso ela estaria oferecendo para os clientes a possibilidade deles NÃO comprarem uma distribuição linux enterprise (que é o ganha-pão da Red Hat e da Novell) para rodar aplicativos linux livres e mantendo as grandes empresas com uma plataforma homogênea, logicamente M$...

Pensem bem, a M$ pode embutir sem problemas uma distribuição linux inteira dentro do windows server rodando virtualizada e ainda tem a vantagem de ter as tais patentes questionáveis a favor dela nos EUA, ter uma grande rede de consultorias e empresas associadas para convencer grandes empresas a não migrar para o linux e ainda é a única empresa que tem acesso às tecnologias proprietárias dela própria. Dependendo de como o processo for feito ela pode fazer isso tudo sem sequer infringir a GPLv2.

Já é comum ver aplicativos proprietários para linux exigindo o Red Hat Enterprise ou Novell/Suse enterprise. Se um windows server vier com um Novell/enterprise virtualizado dentro dele e ainda ter maior facilidade de integração com as tecnologias proprietárias da M$ a Red Hat terá uma dificuldade bem maior de vender licenças de Red Hat enterprise. As versões enterprise de linux é que são os competidores do windows server na visão da M$. Os CIOs de grandes empresas americanas e multinacionais são conservadores demais para usar uma distribuição comunitária ou de empresas menores, que não têm condições de dar suporte por 5 anos ou mais e garantias anti-patentes. Sim, é uma coisa boba mas o mundo dos CIOs na America é assim mesmo. A M$ não vê (ainda) muita competição nas distibuições linux comunitárias ou comerciais menores. Quem usa essas distribuições também normalmente não tem interesse ou dinheiro para usar soluções M$.
Comentário de CWagner
Mas caso a M$ inclua uma: Mas caso a M$ inclua uma distro em seus produtos ela não seria obrigada a disponibilizar os fontes dessa distro e das ferramentas de "interoperabilidade", conforme dita a GPL?

Caso seja essa a jogada, qual seria a vantagem da M$ e mais importante, qual seriam as atitudes da FSF, OSDL e do Linus em relação a utilização do seu kernel por uma empresa como a M$ dessa forma?

Estariam sendo jogadas à mesa as cartas da interoperabilidade da M$ tão defendidas por seus empregados e entusiastas?

Tuas colocações são bem sensatas e dão margem a várias outras dúvidas e conjecturas. Belo exercício de imaginação que você nos força a fazer, Manoel :).

Obrigado pelas pulgas atrás das orelhas :P

Saúde e Paz a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de CWagner
Com a declaração de que o: Com a declaração de que o próximo Windows será reescrito do zero e pela afamada capacidade de M$ em "aproveitar" tecnologia aberta...

Vajamos... 1 + 1 = 10

Mas a resposta será dada daqui a algum tempo, acho que em 2 ou três anos teremos declarações interessantes, por parte da M$, FSF e do Linus.

Essa novela vai ser interessante.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Manoel Pinho
Táticas: Ela só seria obrigada a liberar essas "melhorias" se houvesse código GPL no meio. Veja só o que ela está fazendo: permitindo que o Linspire use as fontes e os codecs da M$ legalmente e sem royalties, o que só é conseguido nas outras distribuições instalando pacotes extras de repositórios fora dos EUA. Isso por exemplo não é ilegal pela GPLv2. Basta serem cuidadosos nessa integração de tecnologias M$ que podem enfiar muitas dessas tecnologias proprietárias nessas distribuições "abençoadas" por ela.

Imagine agora um windows server futuro que não exija GUI para ser usado (a M$ já anunciou isso), que venha com o Suse enterprise em uma máquina virtual que rode sem grande perda de desempenho graças aos recursos de virtualização dos novos procesadores da Intel e AMD, que em vez de ser configurado somente por arquivos do /etc possa ser configurado pelo MMC ( http://www.juliobattisti.com.br/fabiano/artigos/consolemmc.asp ),
que possa integrar-se perfeitamente ao AD, que possa rodar PHP, MySQL, Apache, etc sem grande diferença de desempenho (a M$ está trabalhando nisso), que se integre com o M$ Exchange/Office/Outlook/.Net, etc. Muitas empresas que já fizeram um grande investimento em plataformas M$, que possuem muitas máquinas com windows e que possuem poucos técnicos especializados em Unix/Linux seriam tentadas a aceitar a sugestão da M$ de "padronizar" seu ambiente computacional nos produtos M$, que agora incluiriam linux e outras tecnologias livres num pacote único e "mastigado" para esse povo.

E mesmo que o cliente não queira rodar um linux virtalizado ela oferece o Suse ou o Linspire, que na prática já devem ter assinado algum contrado de preferência de venda para ela em troca de muito dinheiro :-)

Lógico que é tudo conjectura minha, mas várias das "jogadas" de xadrez recentes da M$ apontam para:

- investimentos em tecnologias de virtualização
- acordos com diversas companhias para melhorar o desempenho de MySQL e PHP no windows
- compra, digo, acordos com algumas distribuições de linux comerciais americanas
- fazer muito FUD em torno de patentes e propriedade intelectual, com ameaças a grandes empresas americanas e multinacionais que adotarem uma distribuição linux "não autorizada" por ela.
- investimento no .Net que tecnicamente é portável mas tem patentes que impedem uma implementação livre 100% funcional, a menos, é claro, que ela permita a criação de uma versão proprietária para linux (a Novell hoje contribui com o Mono mas ela pode muito bem fazer um Mono++ proprietário 100% compatível com .Net que rode somente no Suse).
Comentário de up@load.com
Eh BlitzKrieg !: Eh BlitzKrieg !

Mas quem eh que vai fazer o papel de Chamb erlain nesta historia!

http://en.wikipedia.org/wiki/Neville_Chamberlain

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/b/b0/Neville_Chamberlain2.jpg

"My good friends, for the second time in our history, a British Prime Minister has returned from Germany bringing peace with honour. I believe it is peace for our time."
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004