Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

A semana no BR-Linux: Piratas X Ninjas, Ubuntu, Fedora, Firefox, processo e... escoteiros

Sempre alerta: Escoteiros dos EUA agora podem ganhar distintivos de mérito por "combater a pirataria". Que tal propor um distintivo por ajudar a disseminar o conhecimento livre?


Distribuições em geral: O lançamento do Fedora 6 foi adiado para 24 de Outubro, terça-feira - e enquanto isso, a assessoria de imprensa da Red Hat no Brasil circulou um release apresentando um novo beta do Red Hat Enterprise Linux. Saiu o resultado das votações, e o projeto Debian decidiu por manter o líder atual e continuar distribuindo firmware não-livre, ao menos por agora. E uma novidade inesperada: o Playstation 3 terá suporte do Yellow Dog Linux desde a data do seu lançamento.

Ubuntu e mais ubuntu: Já saiu o RC do Ubuntu 6.10 Edgy Eft, e a versão definitiva deve sair nos próximos dias. Se você quiser ir experimentando o RC mesmo, veja duas maneiras de atualizar do Ubuntu 6.06 Dapper Drake para o novo Edgy Eft. Mas o pessoal não pára, e enquanto isso, o Ubuntu 7.04 “Feisty Fawn” já foi anunciado. Em paralelo, Mark Shuttleworth (o criador e mecenas do Ubuntu) assumiu também o papel de primeiro mecenas do projeto KDE.

Na cama com a Oracle: Voltaram a surgir os boatos de que uma distribuição de Linux da Oracle estaria prestes a ser lançada, e que ela seria derivada do Red Hat (mas sem chancela oficial - mais ou menos como no caso do CentOS). Outros analistas chutam que o "Red Hat da Oracle" pode ser o Ubuntu. Outros acham que nada disso tem fundamento. Mas todos crêem que saberemos a resposta esta semana, em um evento da Oracle. Estamos aguardando.

Tapetão: Como antecipado, uma empresa brasileira está processando outras empresas que usam o nome OpenOffice.org. Trecho do relato enviado pela LinuxMall, uma das rés no processo: "Uma empresa brasileira, detentora da marca Open Office no Brasil, vem nos últimos tempos tomando atitudes contra o uso do nome OpenOffice.org, o que obrigou o programa, que é conhecido assim mundialmente a ser chamado de BROffice no Brasil. Recentemente esta empreitada tomou uma nova dimensão, onde a Sun Microsystems, principal apoiadora do projeto e várias empresas que fornecem no Brasil o software, suporte, soluções ou materiais relacionados ao OpenOffice.org estão sendo processadas."

Sem parar: Enquanto isso, o BrOffice.org 2.0.4 foi oficialmente disponibilizado para download.

Doninha congelada: Um mantenedor do pacote do Firefox no projeto Debian afirmou que Debian Etch não vai distribuir o GNU IceWeasel. Ele "afirma que nunca foi intenção do Debian distribuir na sua próxima versão o IceWeasel, o fork do Firefox - mudando nome e logo - sendo mantido pelo projeto GNU. Segundo ele, o que o Debian pretende é distribuir o próprio Firefox, mas mudando o nome dele para IceWeasel."

Firefox avança: o navegador livre anunciou o lançamento da versão RC3 do Firefox 2, cada vez mais próximo da disponibilização definitiva. Como informamos na semana passada, mais de 150 festas vão comemorar o lançamento do Firefox 2.0 em todo o mundo.

Fork planejado: foi anunciado o Adempiere, fork amigável do ERP livre Compiere, acrescentando acesso facilitado a bancos de dados livres.


Calma, que é beta: Já está disponível para download a versão preliminar do Flash Player 9 para Linux.

Agora com 256MB: Foi anunciada uma futura nova configuração do Computador para Todos, e um artigo da Folha instigou usuários dele a trocar o Linux por Windows "grátis".

Abandonar o navio: Os ninjas da Polícia Federal foram mobilizados em uma operação nacional contra cópias não autorizadas de aplicativos, jogos, músicas, filmes e seriados. E um manifesto atribuído à FGV defende que trocar arquivos pela internet não é crime.

Softwares impostos: A FSFLA divulgou sua campanha contra "Softwares Impostos" no Brasil.

Festa na praia:: Que tal largar seu computador por um final de semana e ir para o OpenBeach 2006 em Floripa no início de dezembro?

Cachorro em dia de mudança: Aprenda com a Tatiana T como migrar seu blog baseado no Wordpress para um novo provedor de hospedagem.

Mas já consertaram: Foi divulgada uma vulnerabilidade séria nos drivers de vídeo fechados da NVidia.

Traffic shaping: Segundo a Revista Info, os provedores de banda larga não estão limitando P2P. Eles testaram Virtua e ADSL Turbo.

Cenas do capítulo anterior: A semana passada no BR-Linux: Firefox 2, Eudora, Google Office, dicas de Adsense e... mão amarela no caso SCO.



BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004