Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

A semana no BR-Linux: Firefox 2, Eudora, Google Office, dicas de Adsense e... mão amarela no caso SCO

Livre redistribuição: Respondendo a uma dúvida comum: quase toda semana alguém me pergunta se pode usar o material deste resumo semanal, ou de outras notícias do BR-Linux em seus blogs, podcasts, boletins, websites ou o que for. A resposta é: SIM (se o seu material estiver disponibilizado sob a licença livre GNU FDL), PROVAVELMENTE SIM (se o seu material estiver disponibilizado sobre outra licença livre - me consulte antes) ou TALVEZ (se a sua licença de conteúdo não for livre - me consulte antes). Mais detalhes na notícia sobre disponibilização de material do BR-Linux para podcasts. Em qualquer um dos casos em que o uso é permitido, eu fico muito feliz e satisfeito ao ver o conteúdo sobre Linux, código aberto e software livre sendo multiplicado.

Firefox 2 já virando a curva:Os produtos de código aberto do projeto Mozilla estiveram no centro das atenções esta semana, e uma das principais razões é a iminência do lançamento do Firefox 2. Já começaram a surgir análises da recém-lançada versão RC2, e já estão sendo programadas mais de 150 festas para comemorar em todo o mundo o dia do lançamento.

Código aberto para ressuscitar o Eudora: Outro produto da família Mozilla que chamou a atenção esta semana, embora de forma indireta, foi o Thunderbird: a Qualcomm anunciou que vai abrir o código do Eudora, incorporando-o a uma versão do popular cliente de e-mail de código aberto. Quem usou o Eudora na década de 90, quando ele era o cliente mais popular, talvez vá experimentar até mesmo por nostalgia...

Transfiguração: A propósito dos recentes debates sobre as marcas registradas do Firefox, um representante da Mozilla Foundation perguntou (e respondeu): quanto alguém pode alterar o Firefox e continuar chamando pelo mesmo nome?. Trecho: "A resposta é: bastante. Mesmo com a sua política formal de proteção ao nome, logo e marcas registradas (que guarda alguma similaridade com a política de proteção da marca registrada do próprio Debian), os distribuidores têm liberdade de fazer diversas alterações para adaptar o código-fonte do Firefox ao ambiente de suas distribuições". Na semana passada cobrimos o capítulo anterior da controvérsia, com o surgimento, no âmbito do projeto Gnu, de um 'fork' do Firefox que muda seu logotipo e o nome, que passa a ser IceWeasel. Um editorial do Meio Bit, intitulado Comunidade Open Source atirando no próprio pé, comenta a questão.

Ganhando dinheiro na Internet: Não surpreendentemente, o meu aviso da publicação no efetividade.net de um guia de como usar o Google Adsense para ganhar dinheiro on-line aqui no Brasil, escrito pensando em usuários individuais mas perfeitamente aplicável à obtenção de recursos para projetos livres, foi uma das notícias mais lidas da semana.

Relógio atrasado não adianta: Se o seu micro começou a exibir o relógio adiantado a partir de zero hora deste domingo, trata-se de um efeito colateral do horário de verão brasileiro, que não tem dia certo para iniciar. Saiba como ajustar lendo este breve guia de configuração do Linux para o horário de verão 2006. Veja também a nota sobre horário de verão em máquinas virtuais Java

Kit de compatibilidade: Em complemento ao padrão LSB, que busca implementar um conjunto comum e básico de recursos, serviços e bibliotecas disponíveis em qualquer distribuição compatível com o padrão, esta semana foi lançada a versão 1.0 do Projeto Portland, iniciativa do OSDL que busca facilitar a vida dos desenvolvedores multi-distribuição ao fornecer rotinas unificadas para tarefas comuns, como por exemplo adicionar um item ao menu do ambiente padrão.

Mas ainda negam que seja o 'Google Office':O Google anunciou que seus serviços Writely e Spreadsheets agora são integrados em uma plataforma única, chamada de Google Docs and Spreadsheets. E funciona bem no Linux!

Livros importados com bom desconto: A Tempo Real anunciou uma Promoção de livros importados da editora Pearson. Eu comprei três, e como esta foi uma das notícias mais lidas da semana, acho que vale o registro aqui. Quem sabe eles não me dão um desconto? ;-)

Distribuições: Em uma atitude inédita até então, foi liberada uma versão remasterizada do SUSE10.1 trazendo correções dos problemas com o gerenciador de pacotes que me fizeram "pular" esta versão. No mesmo tema, soubemos também que o cronograma do lançamento da próxima versão do Debian sofreu um adiamento.

Não sei quem fui: A longa briga da SCO contra o resto do mundo está começando a entrar em sua fase decisiva, e nesta semana voltou a aparecer o dedo da Microsoft na história. Mas a Microsoft prontamente negou tudo.

GTD: Pro pessoal que gosta de organização, esta semana um artigo sobre como gerenciar suas tarefas e pendências a partir da linha de comando fez bastante sucesso. Tem vídeo demonstrando e tudo. E olha que nem *precisa* ser pela linha de comando...

Recordar é viver: Mantendo a tradição, a retrospectiva da semana anterior no BR-Linux: Jô Soares, pen drives, Slackware, Dreamlinux e... uma doninha em fria foi sucesso absoluto de público.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004