Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

A semana no BR-Linux: Jô Soares, pen drives, Slackware, Dreamlinux e... uma doninha em fria

Beijo do Gordo: Não há dúvida de que o assunto da semana foi a participação do sociólogo e professor do curso "hacker teen" Sérgio Amadeu e do especialista em shell Júlio Neves no Programa do Jô, da Rede Globo, para falar sobre software livre. A entrevista já está disponível via Internet, e vale a pena ver o relato de Júlio Neves sobre o que rolou nos bastidores. Logo após a exibição original do programa (que, ao contrário do que se afirmou, não sofreu cortes substanciais na edição), recebemos muitas opiniões dos leitores nos comentários das notícias sobre o assunto, sintetizadas na crônica "Software livre no Jô: os melhores zagueiros do mundo em um time com todos os atacantes mancos". O InfomediaTV também publicou um editorial a respeito, e a maioria dos comentários dos leitores ficaram concentrados no anúncio da exibição da entrevista.

Entrevista HOW-TO: Bastante oportunamente, pouco mais de 24h depois da exibição da entrevista, o Newsforge publicou o artigo Promovendo o software de código aberto com efetividade: mostre, não conte. Vale a leitura!

Passo do elefantinho: Interessados no tema vão gostar de conferir o e-book em português, livre e gratuito, sobre PostgreSQL, e talvez se interessem também em acompanhar o Curso grátis - e livre - de PostgreSQL com vídeo-aulas.

Primavera das distribuições nacionais: O brasileiro Dreamlinux 2.0 é destaque este mês na revista LinuxFormat da Inglaterra, foi lançado o Big Linux 3.0 e o Resulinux 2.0 está disponível no Live Update. A semi-brasileira Mandriva anunciou oficialmente no Brasil a nova versão do Mandriva Linux, e também sacramentou uma parceria com o site MandrivaBrasil.org.

Primavera fora daqui também: A Novell lançou linha SUSE 10 Enterprise no Brasil, com apoio de uma campanha de marketing (que ainda não me alcançou, acho). E anunciamos o Lançamento do Slackware 11.0 - a nova versão da mais antiga distribuição de Linux ainda em atividade.

/^regex$/: Que tal imprimir um poster gratuito com resumo de sintaxe das expressões regulares, e nunca mais ter dúvida na hora de ir além do feijão com arroz do grep?

Pulo: Percebi que nesta semana tivemos mais de 100 novos assinantes da nova newsletter semanal do BR-Linux. Imagino que seja reflexo das pessoas que fizeram forward da edição extra de quinta-feira, confirmando que a entrevista do Jô com o Julio Neves seria mesmo naquela noite. Obrigado a todos que ajudam a divulgar!

Doninha em fria: Com o IceWeasel, o projeto GNU pretende recompilar o Firefox, mudar seu ícone e lançá-lo com outro nome - tudo para preservar nossa liberdade, naturalmente.

Linha cruzada: Na mesma semana em que a Motorola lançou telefones com Linux no mercado brasileiro, um executivo da Nokia (que investe bastante em código aberto e na plataforma Linux) disse que o Linux não está pronto para celulares.

Deixa que eu chuto: Perguntei ao público do site o que o BR-Linux deve gravar nos pen drives de 1GB que irá dar de brinde na próxima promoção - e agora estou com mais dúvidas do que antes ;-)

Hospedagem onírica: Respondendo a uma pergunta comum dos leitores, divulguei por que eu recomendo o Dreamhost como provedor de hospedagem de sites. Um resumo: hospedagem de qualidade com suporte a PHP, Python, Rails, MySQL, acesso pleno via SSH e mais - além do registro grátis do seu domínio. O número de acessos a esta notícia mostra que tem muita gente procurando hospedagem de qualidade, mesmo que tenha que pagar por ela.

Perséfone: um artigo explicou o quanto é fácil colocar recursos de roteador avançado em seu access point barato da Linksys usando o DD-WRT. Fiquei tentado, qualquer dia destes eu tento.

Ping-Pong: Veja também A semana anterior no BR-Linux: Firefox 2, Ubuntu Edgy, GPL3, colaboração e... paranóia

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004