Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Executivo da Nokia diz que Linux não está pronto para celulares

Vale lembrar que recentemente outro executivo citou o código aberto como um dos componentes estratégicos do futuro da empresa. Será que a Nokia (que tem um laboratório que pesquisa software livre aqui no Brasil) esté tendo linhas cruzadas?


“É triste esta notícia da Nokia dizendo que o Linux não está pronto para uso em celulares (dispositivos móveis). O mais interessante nisto é que a nota vem no mesmo dia em que a Motorola anuncia a entrada de celulares com Linux no mercado brasileiro.

A Motorola não está sozinha neste mercado de celulares com Linux, a D-Link anunciou o lançamento de um celular com Linux.

Mas o celular com Linux mais fantástico que já vi é sem dúvida o da ImCoSys, temos num único aparelho: GSM, GPRS, GPS, EDGE, WiFi, USB, RS232, SD ..., praticamente um canivete suíço, por coincidência (ou não) a ImCoSys está localizada em Zug na Suiça.

Será que o Linux não está pronto para os celulares da Nokia? ou seria o oposto?”


Enviado por Alan Carvalho (acassisΘgmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Henrique Vicente.
Bah, e daí?: Bah, e daí?

Provavelmente ele nem sabe o que é Linux assim como muitas pessoas. . .

Ele é alguém que mexe com essas coisas? Se for só de marketing ou coisa do tipo, desconsiderem e não percam tempo com isso.

Talvez ele quis dizer que o Gnome não está hahaha

Talvez falte ele conhecer o Qtopia Greenphone :)

http://www.trolltech.com/products/qtopia/phone_edition/greenphone
Comentário de srighi
Muito pelo contrário,: Quem não está pronto para o Linux é a Nokia!
Eles precisam crescer muito ainda para poderem usar o Linux. Isso mostra que para descobrirem que não sabem nada precisam aprender muito! (ou isso está cheirando... deixa pra lá).
Comentário de RJP
Symbian: Nokia usa Symbian, q é hj em dia o SO p/ sistemas embarcados + popular do mundo - ao contrário de algumas pessoas "móveis" falarem taaaanto no Windows Mobile...

O Linux está começando nesse campo sim. Mas tem bastante onde crescer, já que temos Motorola do nosso lado. Vamos ver no que dá, o nosso processo de dominação mundial continua, dentro do cronograma. :-D
Comentário de Passante Curioso
Vamos analisar com calma: Fui num seminário da Nokia certa vez, que não era sobre Linux, mas como foi questionado o sujeito falou que o problema era o Kernel Monolítico, o espaço que isso ocupa e algo sobre consumo de energia. (Algo assim, eu estava um pouco sonolento ¬¬ )
Pensando no uCLinux, com o qual trabalhei brevemente para um projeto da universidade, lembre que o projeto pegava o kernel e "depenava" ele até ficar pequeno o bastante para sistemas embutidos. É um trabalho considerável, especialmente se compararmos com uma arquitetura monolítica, como o Minix3, que talvez fosse mais adequada, já que as companhias poderiam simplesmente colocar os módulos que desejassem junto com o microkernel e ter um negócio bem enxuto sem ter de patchear um kernel gordão.

O maior problema que vejo com essas declarações "não vamos usar Linux" é que soam (aos meus ouvidos e aos de muitos) misturadas com "não vamos usar SOs livres", o que nem sempre é verdade. E o apoio da Nokia ao Linux com a plataforma Maemo mostra que eles apostam em sistemas livres, mas veja que o hardware do 770 é mais poderoso que o de um celular normal, onde se justifica o uso do kernel inteiro e não uma variante diet como uCLinux.
Comentário de acassis
Uma pequena correção: uClinux não significa "depenar" o kernel padrão até ficar pequeno, significa apenas uma modificação do kernel Linux para funcionar em microcontroladores (abreviado como uC) e processadores sem unidade de gerenciamento de memória (MMU), daí o nome uClinux.

De qualquer forma muito do trabalho do pessoal do uClinux já foi incoorporado no kernel padrão.

Para diminuir o tamanho do kernel deve-se utilizar o patch TinyLinux(http://www.selenic.com/linux-tiny/).

Comentário de Ricardo Lima Caratti
Quem não está pronto para o que?: Será que não seria mais correto dizer que a Nokia não está pronta para o Linux?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004