Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

"Beautiful dream" - Brasileiro Dreamlinux 2.0 é destaque na LinuxFormat da Inglaterra

Recebi ontem a edição de novembro da revista Linux Format de novembro, com 116 páginas e 1 DVD de instalação do novo SUSE Linux Enterprise Desktop encartado, mas ainda não tive tempo de ler inteira - quando terminar, descrevo ela pra vocês como de costume.

Mas uma matéria na página 43 me chamou a atenção, e compartilho com vocês minha admiração. Com o título de 'Beatiful Dream', a LXF descreve a distribuição brasileira Dreamlinux 2.0 sem poupar elogios. Segundo o artigo, 'um dos mais novos participantes da cena de distribuições de Linux, o projeto lançou recentemente a versão 2.0 de sua edição orientada ao desktop. Como é construído a partir do Morphix, você pode usar como um live CD ou instalar no HD com o auxílio de um instalador gráfico simples. Ao contrário de outros desenvolvedores do Brasil, o Dreamlinux também oferece uma versão para quem fala inglês." E o autor do texto parece conhecer bem a cena brasileira, pois menciona a Conectiva, o Marcelo Tosatti e o Alfredo Kojima na matéria.



O texto menciona ainda a implementação única do Xfce que caracteriza o Dreamlinux, a seleção de aplicativos e a configuração de efeitos 3D com o Xgl, e recomenda o produto como uma distribuição excelente e acessível, que irá impressionar usuários que procuram um desktop bem projetado e uma seleção completa de softwares livres em ambiente gráfico.

Parabéns ao Dreamlinux!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Allanvaliati
Sim, é uma boa: Sim, é uma boa distribuição, mas encontrei alguns problemas. Felizmente 99% deles foram resolvidos com a versão 2.1, e espero que os outros 1% sejam na 2.2. Uso como distribuição principal, e digo, é um Sr. Linux. Pois o que você encontra nessa distro dificilmente conseguirá em outra: rapidez, objetividade e design. Cito sempre como exemplo.
Comentário de Isaac S. Dias
Realmente o visual é de primeira: O trabalho feito no Dreamlinux é de primeira.
Coisa de profissional.
Comentário de thebluesgnr
Picasa: O Picasa vem incluído na distribuição? Pelo que lembro, a licença dele não permite redistribuição.


Comentário de Nadal
Falta configurar a distro: Falta configurar a distro para usar menos o SUDO (que tal o GKSU, gente?), sem senha, e arrumá-la para que um dist-upgrade para o debian testing ou unstable não a quebre.

Isso deixaria a distro muito melhor.

Nadal
Comentário de allanvaliati
Concordo sobre o sudo. Mas: Concordo sobre o sudo. Mas acho que eles estão avançando bastamte. Como disse, gosto da ideologia da distribuição.
Comentário de bebeto_maya
Injustiçado.: __Não é de hoje que falo bem do Dream e seu suporte completo a Multimidia...Poucos são os arquivos de imagem, áudio e vídeo que não abro neste distro.

__Ela sempre foi injustiçada, apesar se ser o projeto pessoal, ou colaborativo, desvinculado de empresas, mais maduro em termos de Linux no Brasil...

__O Dream Linux é o Linux mais compatível com formatos que já vi.Quase tudo abre nele.

__A interface também é bem estruturada.SAbem o que é pegar um boi ta-tá como o Morphix e personalizar ele inteirinho...É complicado, mas a turma do Dream conseguiu.________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de JohnM
Contraste letra/barra de tarefas: O nome da pasta em preto e a cor da barra de tarefas em azul escuro (vide screenshot acima): ninguém vê que o contraste está terrível? Mal dá pra ver o que está escrito.. é a 2ª vez que falo disso aqui. Por favor, arrumem este tema!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004