Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

DD-WRT: colocando recursos de roteador avançado em seu access point barato da Linksys


“Se você tem um dos modelos de roteador/access point da Linksys que rodam Linux e gostaria de ter acesso mais direto à sua configuração, mas sem abrir mão da facilidade de configuração via interface web, investigue o DD-WRT! Assim como o OpenWRT e outros projetos similares, trata-se de uma distribuição de Linux pronta para instalar nestes equipamentos baratos e potentes, que acrescenta uma série de recursos interessantes que não vêm incluídos no seu firmware original.

Este artigo da semana passada no Linux.com apresenta as vantagens do DD-WRT (que roda também em modelos compatíveis da Belkin, Buffalo e outros fabricantes, além dos originais da Linksys). A lista é grande, e inclui recursos como priorização e otimização do uso de banda, suporte a WDS com WPA e autenticação Radius. O conjunto de recursos varia de acordo com a versão escolhida para a instalação - você escolhe entre as opções Micro, Mini, Standard, VoIP, e VPN, de acordo com sua demanda e com as características de seu equipamento.



A tentação de substituir o firmware original do meu Linksys é cada vez maior, e acho que o escolhido vai ser o DD-WRT. Alguém tem relatos de experiências com estes firmwares alternativos para compartilhar conosco nos comentários?”


Enviado por Tatiana T - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de enerv
DD-WRT + WRT54G: Olá Tatiana, eu tenho um WRT54G V5.0 e não tive problemas em colocar o DD-WRT e funcinou perfeitamente. Sendo que quando eu voltei ele para o firmware original para logo em seguida passar para o openwrt simplismente o modem deu "brick" quebrou mesmo. Nada e nenhuma ethernet dele deu respondia. O unico jeito de voltar ele foi com JTAG, coisa simples de fazer, se não souber basta pedir para alguem que saiba de eletronica.

Recomendo você colocar que você não vai ter problemas, eu que mexi demais e o firmware da propria linksys com sua proteção que deu o problema.

E em caso do pior acontecer que as chances são de 0,01% você pode fazer um JTAG e resolver rapidinho.

Precisando de mais ajuda me manda um email enerve [at] gmail.com que eu lhe ajudo no que for possivel.


Comentário de emersonMello
instalado em um buffalo whr-g54s: Olá,

Comprei esse roteador devido a dica no próprio sítio do dd-wrt. Lá diz que esse modelo é o mais barato e que possui um bom desempenho. Bom, só depois descobrir que o modelo WHR-HP-G54S era pouca coisa mais caro e que possui um amplificador de sinal com uma potência maior. :)

Inclusive esses roteadores da Buffalo são melhores que os atuais da Linksys, pois possuem mais memória. Acho que o Buffalo tem 4Mb + 16Mb contra 2Mb + 8Mb do Linksys (claro com esse aqui você só poderá instalar a versão micro do dd-wrt). No wiki do projeto você encontra mais detalhes.

A instação é bem simples, via tftp, e todos os passos podem ser encontrados no wiki do projeto. Inclusive passos para você recuperar o roteador caso venha 'quebrá-lo'.

Depois de instalado, depois das mudanças básicas como ativar WPA+AES, SSID, faixa de DHCP, tive que mudar um parâmetro para a quantidade de conexões TCP/UDP abertas e o tempo de expiração dessas portas.

O padrão é 512 conexões que ficarão alocadas por até 3200 segundos. Do jeito que está basta você abrir um programa P2P para que suas conexões sejam completamente alocadas e seu roteador pare de responder, resultando em uma negação de serviço. Logo, mudei para 4096 com um tempo 300 segundos e meus problemas acabaram. :)

O DD-WRT também possui um cliente para o DynDNS e assim você poderá ter seu domínio sempre apontando para o teu IP dinâmico.

Outras características interessantes:
- Cliente e servidor PPTP (VPN)
- Cliente SAMBA
- Cliente e servidor SSH
- Repetidor WDS (seu dois equipamentos wireless deverão ser compatíveis com o WDS)
- QoS, dá para garantir largura de banda para VoIP, jogos, etc.

Resumindo: Bem melhor que o firmware original da Buffalo (que também é Linux) e muito melhor do que o firmware da Linksys (não é mais Linux e acho que este aqui ainda possui problemas de só funcionar corretamente no IE).

abraços,
Comentário de adilson
Uso faz tempo e estou muito satisfeito: Olá.

Só pra registrar que uso o dd-wrt e recomendo. Tenho 2 Linksys WRT54G (um versão 4 e outro versão 5) ambos com o dd-wrt. O versão 4 funciona 24x7 a meses sem problemas.

___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de Julio Leal
*** Acabei de atualizar: Salve!!

Depois que li a notícia, resolvi me aventurar, e instalei (acabei a 10 minutos) o dd-wrt, sem maiores problemas no meu WRT54G V2.

Fiquei muito satisfeito.


Comentário de jobdrb
Buffalo??: Onde acho este roteador? é mais barato que o Linksys? Tem no PGUAi?
Comentário de emersonMello
Hummm, comprei aqui na: Hummm, comprei aqui na Inglaterra. Saiu mais ou menos R$ 150,00.

Acredito que você possa achar no ebay.

E sim, é mais barato que o Linksys e acho que é melhor.

Mas gostei muito do ASUS 500g Deluxe. Ele tem até 2 portas USB que pode ligar por exemplo uma impressora e deixa-la disponivel para todos da rede. E claro, é possível instalar o DD-WRT no Asus também.

abracos,
Comentário de Still
WRT54G: Olá povo!!

Depois de ler essa matéria e ler a página do projeto, resolvi instalar o DD-WRT no meu Linksys e tive uma surpresa não muito legal no começo: a interface web não abria. Eu tinha acesso via telnet, mas nada de web.
O interessante é que o modem continuou conectado na Net sem problemas. Daí, bastou eu procurar nos fórums e saber que eu tinha que dar um "reset" físico por 30s. :)))))
Após o "reset", a interface voltou e tive que configurar tudo de novo, mas ficou "show". :)

[]'s,

Still
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004