“Se você tem um dos modelos de roteador/access point da Linksys que rodam Linux e gostaria de ter acesso mais direto à sua configuração, mas sem abrir mão da facilidade de configuração via interface web, investigue o DD-WRT! Assim como o OpenWRT e outros projetos similares, trata-se de uma distribuição de Linux pronta para instalar nestes equipamentos baratos e potentes, que acrescenta uma série de recursos interessantes que não vêm incluídos no seu firmware original.
Este artigo da semana passada no Linux.com apresenta as vantagens do DD-WRT (que roda também em modelos compatíveis da Belkin, Buffalo e outros fabricantes, além dos originais da Linksys). A lista é grande, e inclui recursos como priorização e otimização do uso de banda, suporte a WDS com WPA e autenticação Radius. O conjunto de recursos varia de acordo com a versão escolhida para a instalação - você escolhe entre as opções Micro, Mini, Standard, VoIP, e VPN, de acordo com sua demanda e com as características de seu equipamento.
A tentação de substituir o firmware original do meu Linksys é cada vez maior, e acho que o escolhido vai ser o DD-WRT. Alguém tem relatos de experiências com estes firmwares alternativos para compartilhar conosco nos comentários?”
Recomendo você colocar que você não vai ter problemas, eu que mexi demais e o firmware da propria linksys com sua proteção que deu o problema.
E em caso do pior acontecer que as chances são de 0,01% você pode fazer um JTAG e resolver rapidinho.
Precisando de mais ajuda me manda um email enerve [at] gmail.com que eu lhe ajudo no que for possivel.