“De forma bastante oportuna, o NewsForge publicou hoje um artigo explicando como apresentar aplicações de código aberto de forma efetiva para públicos acostumados a outros softwares. O autor parte do princípio de que para a maioria das pessoas os computadores são apenas ferramentas, e não há nenhum entusiasmo por conceitos de TI.
Entre as dicas do texto, a mais importante é manter o foco em exemplos específicos e relevantes que demonstrem como o que está sendo apresentado pode ser útil e interessante para a platéia. É bastante ilustrativo o exemplo que ele oferece, da demonstração das tabs do Firefox, e da possibilidade de incluir o conjunto das tabs abertas nos favoritos com apenas uma operação, e do efeito que isto causou em uma platéia que usava o IE para atividades profissionais centradas na pesquisa e arquivamento de links.
Na conclusão, o autor resume: quando for falar para um público que vê o software como uma ferramenta, não adianta se entusiasmar com conceitos e esperar que o público se entusiasme também. Coloque o foco na tarefa, e não na tecnologia. Mudar de plataforma é um salto bem menor, se a pessoa está convencida de que suas tarefas ficarão mais fáceis ou ganharão mais valor. Só explicar o que são as tabs do Mozilla não é suficiente, os usuários precisam ver bem especificamente como usá-las e qual a vantagem para eles. DEPOIS que a platéia for fisgada pela funcionalidade, chega um momento em que você pode falar de aspectos filosóficos sem fazer os olhos do público entrarem automaticamente em modo screen saver ;-)
Para completar, e esperando que o Augusto não fique brabo com o merchandising gratuito do outro site dele, recomendo o texto "Criando apresentações efetivas e mantendo a platéia acordada", do Efetividade.net, a todo mundo que pensa em preparar uma apresentação com slides e não quer ver o público debandar ou abrir uma revista no meio da palestra.”
kkkkkkkkk
Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula (Debate I e II)
http://blog.planetagol.com.br