Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mandriva anuncia oficialmente no Brasil a nova versão do Mandriva Linux


“A Mandriva anuncia o lançamento do Mandriva Linux 2007 para download, nova versão de seu software livre. As principais inovações do produto são os sistemas desktop 3D, o AIGLX e o Xgl. A desenvolvedora é a única a oferecer essas tecnologias, que viabilizam maior compatibilidade de hardware, além de disponibilizar uma ferramenta que detecta automaticamente a melhor solução 3D. Mais fácil de usar, com interface simples e com mais recursos, o software é ideal para todo tipo de usuário, desde o iniciante até pequenas empresas. Com ele é possível realizar várias operações como navegar na web, assistir filmes, ouvir música e rodar jogos. "Estamos particularmente felizes em atingir o que há de mais avançado em ambientes desktop", diz Florent "Warly" Villard, gerente de produtos da Mandriva.

O download é gratuito e pode ser feito no endereço http://www.mandriva.com/linux/2007, onde é possível baixar o Mandriva One (CD Live) e Mandriva Free, versão completa. Já os sócios do Mandriva Club baixam versões mais completas do sistema (com os plugins e drivers proprietários), ISV (transgaming, Arkeia, LinDVD, entre outras).

Disponível em três versões: Discovery (para iniciantes), Powerpack (para usuários avançados) e Powerpack+ (para usuários SOHO), a nova edição do sistema operacional foi desenvolvida para atender às necessidades e expectativas dos usuários, desde iniciantes até empresariais. Em breve, estará disponível a versão em caixa do produto (no Brasil será comercializado somente a versão PowerPack).

Um novo tema, denominado Ia Ora ("olá" em francês polinésio), foi adicionado, melhorando a aparência do desktop, desde decorações das janelas a widgets e ícones." Desta maneira, o Mandriva Linux 2007 ficou mais simples, leve, luminoso e colorido, pois cada produto tem sua própria cor. "Esse aspecto tem gerado um feedback muito positivo por parte dos nossos usuários", afirma Villard.


"Para o Mandriva Linux 2007, decidimos voltar às raízes que tornaram o produto um sucesso de distribuição: integração com as últimas tecnologias em um sistema estável, consistente e fácil de usar, no espírito open source e na escolha que só a Mandriva oferece," completa Villard. Acompanhado ao sistema, a desenvolvedora fornece versões mais atualizadas dos principais produtos open source, tais como:

* kernel 2.6.17
* GCC 4.1
* GNOME 2.16
* KDE 3.5.4
* glibc 2.4
* Xen 3.0
* Mozilla Firefox 1.5.0.7
* OpenOffice.org 2.0.3”


Enviado por Andréa Ishii (andreaΘmandriva·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de marcosalex
Traducao: Adoro o Mandriva, sempre usei Conectiva e torci pela fusão dar certo, mas a distro tem cada erro tão bobo de configuração e tradução que não consigo entender.
Por exemplo, por que o Open Office Writer foi traduzido pra "Gravador do Open Office"? É bizarro, já estava certo nas versoes anteriores.
Haskell developer
Comentário de xultz
Só falta a Conectiva saber: Só falta a Conectiva saber disso. Se entrar em www.conectiva.com.br tem link para a notícia do lançamento, mas o link está quebrado, e na lista de produtos, só aparecem os de 2006. Preocupante...
Comentário de bebeto_maya
Comunidade!: __Pequenos erros como esse, são detalhes que desestabilizam o Marketing do produto e ajudam a jogar todo o trabalho de desenvolvimento no lixo...Realmente eles não acontecem com o Ubuntu. Mesmo que considere o Mandriva melhor...

__E eles nunca são corrgidos...Não sei, mas acho que falta uma comunidade maior de usuários do Mandriva, como há no Kurumin, no Unbuntu e no Slackware...Porque aí, teremos um feedback maior de pessoas que usam e "desenvolvem" ao mesmo tempo.

__Baixei o Sunna e ele detectou tudo, até scanner e impressora, tudinho mesmo...Fico pensanddo naqueles CDs de drivers capengas que acompanham o WIndows...:=}...É um ótimo sistema...Mais rápido que ubuntu, até que Kurumin! Estável, moderno, bonito e totalmente, totalmente mesmo, gráfico...Mas esse marketing esquisito da Mandriva sempre queima o filme.

________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Alexandre_Martins
De fatco: Me indignei tanto com isso que depois de comprar o Discovery/LX, abandonei-o e parti para outras opções.

Acabei voltando, (Fui usuário CL "de caixinha" do 3 ao 10) e encontrei uma verdadeira torre de babel. O que é aquele clube, quer dizer, club... Notícias com títulos em português, conteúdo em inglês, ligações que "dão" em páginas em francês. Tõ até começando a ficar feliz quando acho alguma coisa em português de Portugal, apesar da estranho para nós.

A Mandriva poderia aproveitar tantos brasileiros francofônicos e outros tantos que dominam o inglês e dar uma arrumada na farofa lingüística que é seu sítio.


Alexandre Martins

"O segredo da felicidade está na liberdade, e o segredo da liberdade está na coragem!"
(Jean-Paul Sartre) www.nuca.org.br
Comentário de Manoel Pinho
Marketing: Tenho que concordar com você e o marketing ruim da Mandriva acontecia também com a Conectiva e por isso as respectivas distribuições nunca tiveram a popularidade merecida aqui no Brasil. Acho que isso acontece muito por causa do quadro bastante enxuto de pessoas, a maioria técnicos e com pouca experiência em marketing e administração.

Marketing é sempre uma coisa cara para pequenas empresas e a Mandriva tem muito menos dinheiro que a Canonical (do Ubuntu) e menos do que a Novell (OpenSuse). Bom marketing é especialmente importante para conquistar usuários leigos ou iniciantes, mas distribuições como Slackware, Debian e Gentoo também mostram como uma distribuição pode ter usuários sem marketing nenhum.

Concordo também que a comunidade de usuários no Brasil é desproporcionalmente pequena quando se considera que a Mandriva Linux é a quinta distribuição em popularidade no distrowatch.com. Por isso mesmo que eu tomei a iniciativa de criar um site de comunidade de usuários da distribuição.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de Manoel Pinho
Erro na tradução: Realmente percebi esse erro de tradução que parece ter sido feita por um a ferramenta de tradução automática.


------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de rca_cap
XGL, AIGLX: Sou usuário do Mandriva e do Ubuntu. Não quero testar outra distribuição de porte pq já estou com muitas dúvidas se o uso Mandriva ou Ubuntu como Padrão, pq colocar mais dúvida com o Suse ou o Fedora?

Testei o desktop 3d no Big Linux e achei instável. O kurumin 7, está preocupado com a estabilidade e por isso não virá com XGL.

Será que o Mandriva 2007 conseguiu deixar o XGL ou o AIGLX estável?
Comentário de AdrianoJBR
Calma: Blz? bebeto_maya.

Concordo em parte, com o que tu dizes, mas é bom evitar comparações e se restringir ao assunto da notícia. Digo isso, porque ao comparar o marketing da Mandriva com da Canonical, também é possível alguém querer levantar o fato de que pelo menos o Mandriva não apresentou tela azul, como no Ubuntu, conforme foi noticiado a pouco tempo.

Quanto ao erro de tradução levantado nos comentários, eu não percebi isso. Talvez porque uso o Mandriva Free e sempre procurei instalar os programas depois, usando suas versões mais novas.

Talvez esse motivo também explique a falta de relato de erros de tradução. Pois, pelo que entendi, aconteceu na versão Discovery, que pelo que entendo é destinada à iniciantes.
Acredito que boa parte dos usuários do Mandriva ou usam a Free ou Powerpack. E os usuários da Discovery, por serem iniciantes, não tenham a prática e experiência de relatar problemas. A questão do tamanho da comunidade, também pode ser verdadeira, e influencia em conjugação com os outros apontamentos que fiz.

E, finalmente, acabei de baixar o Mandriva One 2007 por bittorrent. Demorou uns 3 dias. Acabei de gravar o cd, e após ver a entrevista do Sérgio e do Julio no Jô, estarei testando. A versão Free 2007, estou baixando dos mirros ftp, e pelo jeito vai demorar alguns dias ainda.

Vlw.

____________________________________
http://pt.wikipedia.org/wiki/Adriano
Comentário de Isaac S. Dias
Já testei o XGL no Mandriva 2006: Instalei o XGL no Mandriva 2006 e o micro ficou ligado full-time durante 3 dias e não ocorreu nada de anormal.
Só o que aconteceu foram lentidões em certos aplicativos, mas instabilidades não ocorreram.
Vamos ver com a versão 2007 como vai ficar.
Comentário de Angelo Reis
Instalaçao do Mandriva one gnome2 e KDE: Amigo por gentileza gostaria de saber onde posso baixar o manual de instalação passo-a-passo do Mandriva one gnome2 2007 e o kde 2007 pois sou iniciante em linux ou o que vc poder me indicar pois sou iniciante em linux.

Obrigado

Angelo - Bauru - SP - 31 - 10 - 2006
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004