“A Mandriva anuncia o lançamento do Mandriva Linux 2007 para download, nova versão de seu software livre. As principais inovações do produto são os sistemas desktop 3D, o AIGLX e o Xgl. A desenvolvedora é a única a oferecer essas tecnologias, que viabilizam maior compatibilidade de hardware, além de disponibilizar uma ferramenta que detecta automaticamente a melhor solução 3D. Mais fácil de usar, com interface simples e com mais recursos, o software é ideal para todo tipo de usuário, desde o iniciante até pequenas empresas. Com ele é possível realizar várias operações como navegar na web, assistir filmes, ouvir música e rodar jogos. "Estamos particularmente felizes em atingir o que há de mais avançado em ambientes desktop", diz Florent "Warly" Villard, gerente de produtos da Mandriva.
O download é gratuito e pode ser feito no endereço http://www.mandriva.com/linux/2007, onde é possível baixar o Mandriva One (CD Live) e Mandriva Free, versão completa. Já os sócios do Mandriva Club baixam versões mais completas do sistema (com os plugins e drivers proprietários), ISV (transgaming, Arkeia, LinDVD, entre outras).
Disponível em três versões: Discovery (para iniciantes), Powerpack (para usuários avançados) e Powerpack+ (para usuários SOHO), a nova edição do sistema operacional foi desenvolvida para atender às necessidades e expectativas dos usuários, desde iniciantes até empresariais. Em breve, estará disponível a versão em caixa do produto (no Brasil será comercializado somente a versão PowerPack).
Um novo tema, denominado Ia Ora ("olá" em francês polinésio), foi adicionado, melhorando a aparência do desktop, desde decorações das janelas a widgets e ícones." Desta maneira, o Mandriva Linux 2007 ficou mais simples, leve, luminoso e colorido, pois cada produto tem sua própria cor. "Esse aspecto tem gerado um feedback muito positivo por parte dos nossos usuários", afirma Villard.
"Para o Mandriva Linux 2007, decidimos voltar às raízes que tornaram o produto um sucesso de distribuição: integração com as últimas tecnologias em um sistema estável, consistente e fácil de usar, no espírito open source e na escolha que só a Mandriva oferece," completa Villard. Acompanhado ao sistema, a desenvolvedora fornece versões mais atualizadas dos principais produtos open source, tais como:
* kernel 2.6.17
* GCC 4.1
* GNOME 2.16
* KDE 3.5.4
* glibc 2.4
* Xen 3.0
* Mozilla Firefox 1.5.0.7
* OpenOffice.org 2.0.3”
Por exemplo, por que o Open Office Writer foi traduzido pra "Gravador do Open Office"? É bizarro, já estava certo nas versoes anteriores.
Haskell developer