“Acabou de sair do forno um remaster do SUSE Linux 10.1, que nada mais é do que a disponibilização de novas ISOs com as correções e patches aplicadas.
Ótima notícia para quem quer instalar o 10.1, mas para quem já tem instalado, nada muda. Isso não costuma acontecer mas foi excepcionalmente realizada dessa vez para aumentar a robustez do gerenciador de pacotes, que saiu um pouco bugado na época do lançamento, devido a uma novela mexicana causada pela tentativa da Novell de integrar o sistema Zen no Yast (ou o contrário hehe).
Fora isso a novidade é que com este update volta o suporte a delta-rpms no Online Update, reduzindo bastante o quantidade de megas baixados para fazer um update.
Só uma observação sobre o sistema de gerenciamento: para o bem ou para o mal o Yast e o Zen não foram carnalmente acoplados no 10.1, devido a vários motivos, tais como o fato de ambos os sistemas possuírem frameworks complexos, diferentes linguagens de progarmação, etc. Isso parecia ser a causa de vários problemas no sistema.
Porém isso também pode ser a redenção do Yast nessa e nas próximas versões. Como já testei aqui, o Yast funciona independente dos pacotes Zen. Isso significa que um usuário poderia executar [DICA-DICA!] um "rpm -ev libzyppzmdbackend zmd zenupdater suseRegister rug yast2-installation" [/DICA-DICA!], o que vai remover os pacotes relacionados ao zmd, e diminuir bastante o overhead causado pelo zmd no sistema. Atualmente existem dois problemas (pequenos) quando você faz isso: i) não existe uma ferramenta linha de comando (que era o rug), mas existe o yast PM em modo ncurses (como não existia antes do 10.1, com exceção do y2pmsh) e ii) Você também não erá o applet no tray do gnome ou kde indicando os updates e tal (nada que um yast2 online_update do shell de vez em quando não resolva).
Após essas modificações o Yast deve rodar mais ou menos no padrão do 10.0, em questão de desempenho. O único problema restante é a falta de feedback do sistema em alguns momentos, que levam o usuário a acreditar que o sistema está lento ou travado, quando na verdade ele pode estar siplesmente baixando dados de um repositório de updates lento. Na versão 10.2 (agora openSUSE) o pessoal está trabalhando essa área de feedback da interface, para eveitar esse problema.
Para as próximas versões estão sendo planejados sistemas que resolvam o problema (i) e (ii) citados, e aí poderemos ter o velho Yast em grande forma novamente.”
The package manager in SUSE 10.1 is regrettably broken on most systems. To correct this you should do the following after you have installed SUSE:
* Open Yast chose "online update configuration" , click next and wait until finished.
* Press the updater icon on you taskbar/panel
* If it updates, congratulations, all is well.
* If it throws up an error. Close it.
* Follow the instructions in this SDB article[1] or this mail[2].
Realmente é uma pena ver uma empresa tão conceituada como a Novell, ficar reinventando a roda e deixando seus usuários aborrecidos com tanta zona que estão fazendo. Cadê a tecnologia que a Ximian tinha inventado que resolvia tudo isso? Onde foi parar o RedCarpet?
Na boa, suse já morreu e estão no CTI tentando reviver o morto...
----------------------------------------------------------------------
Sergio Augusto Vladisauskis (Animal-X®)
Jabber: sergiovl@jabber.org | gTalk: sergiovl@gmail.com
Linux User: 305281 | Linux, OpenSolaris, BSD's & Haiku
http://sergiovl.sytes.net