Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Liberado remaster do SUSE10.1 com correções do gerenciador de pacotes

“Acabou de sair do forno um remaster do SUSE Linux 10.1, que nada mais é do que a disponibilização de novas ISOs com as correções e patches aplicadas.

Ótima notícia para quem quer instalar o 10.1, mas para quem já tem instalado, nada muda. Isso não costuma acontecer mas foi excepcionalmente realizada dessa vez para aumentar a robustez do gerenciador de pacotes, que saiu um pouco bugado na época do lançamento, devido a uma novela mexicana causada pela tentativa da Novell de integrar o sistema Zen no Yast (ou o contrário hehe).

Fora isso a novidade é que com este update volta o suporte a delta-rpms no Online Update, reduzindo bastante o quantidade de megas baixados para fazer um update.

Só uma observação sobre o sistema de gerenciamento: para o bem ou para o mal o Yast e o Zen não foram carnalmente acoplados no 10.1, devido a vários motivos, tais como o fato de ambos os sistemas possuírem frameworks complexos, diferentes linguagens de progarmação, etc. Isso parecia ser a causa de vários problemas no sistema.

Porém isso também pode ser a redenção do Yast nessa e nas próximas versões. Como já testei aqui, o Yast funciona independente dos pacotes Zen. Isso significa que um usuário poderia executar [DICA-DICA!] um "rpm -ev libzyppzmdbackend zmd zenupdater suseRegister rug yast2-installation" [/DICA-DICA!], o que vai remover os pacotes relacionados ao zmd, e diminuir bastante o overhead causado pelo zmd no sistema. Atualmente existem dois problemas (pequenos) quando você faz isso: i) não existe uma ferramenta linha de comando (que era o rug), mas existe o yast PM em modo ncurses (como não existia antes do 10.1, com exceção do y2pmsh) e ii) Você também não erá o applet no tray do gnome ou kde indicando os updates e tal (nada que um yast2 online_update do shell de vez em quando não resolva).

Após essas modificações o Yast deve rodar mais ou menos no padrão do 10.0, em questão de desempenho. O único problema restante é a falta de feedback do sistema em alguns momentos, que levam o usuário a acreditar que o sistema está lento ou travado, quando na verdade ele pode estar siplesmente baixando dados de um repositório de updates lento. Na versão 10.2 (agora openSUSE) o pessoal está trabalhando essa área de feedback da interface, para eveitar esse problema.

Para as próximas versões estão sendo planejados sistemas que resolvam o problema (i) e (ii) citados, e aí poderemos ter o velho Yast em grande forma novamente.”


Enviado por Márcio H. Ferreira (marcioΘlac·usp·br) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Animal-X®
Mutante !!!: Depois que a Novell comprou a Suse e a Ximian, não vi nada de concreto até agora com a união dessas 3 empresas, só uma distribuição mutante que ainda enfrenta vários problemas de união de tecnologias, algumas recentemente criadas. O Yast é uma boa ferramenta para se dar a usuários inexperientes ou administradores de sistemas que não querem ficar usando shell para fazer suas configurações, fora isso pra mim é 100% inútil. Quanto a esse framework ZenWorks que criaram, tá mais pra uma ferramenta mau feita que só trava o sistema ou dá conflicos com o que já se tem no sistema, ou deixa o Zen ou deixa o Yast.
Realmente é uma pena ver uma empresa tão conceituada como a Novell, ficar reinventando a roda e deixando seus usuários aborrecidos com tanta zona que estão fazendo. Cadê a tecnologia que a Ximian tinha inventado que resolvia tudo isso? Onde foi parar o RedCarpet?
Na boa, suse já morreu e estão no CTI tentando reviver o morto...
----------------------------------------------------------------------
Sergio Augusto Vladisauskis (Animal-X®)
Jabber: sergiovl@jabber.org | gTalk: sergiovl@gmail.com
Linux User: 305281 | Linux, OpenSolaris, BSD's & Haiku
http://sergiovl.sytes.net

Comentário de xultz
Essa questão de feedbacks: Essa questão de feedbacks é de extrema importância. Quando testei o Suse eu cadastrei uns reposit?ios, o sistema simplesmente não dizia nada e não fechava a janela do Yast. Eu só me toquei que podia ser download porque abri o monitor de rede e vi que tava baixando no talo. Só que cada repositório, fiquei uns 40 minutos esperando, sem saber quando ia terminar. Isso torna o processo todo bastante irritante.
Comentário de Dm7
Tenho utilizado a versão: Tenho utilizado a versão 10.1 como um excelente desktop, não falta absolutamente nada. Copio e gravo CDs e DVDs, ouço MP3, acesso Internet, Email, aplicativos de escritório, tenho à minha disposição todos os aplicativos mais populares funcionando perfeitamente (abertos e fechados), e até mesmo tenho uma boa variedade de jogos 3D à disposição. O fato é que tudo foi configurado para abrir automaticamente e funcionar adequadamente... por mim! Se a Novell lançasse uma versão assim "mais customizada", acredito que aumentariam as chances de causar uma boa impressão no usuário Rwindows que está migrando. []s,

Comentário de EstevamMoreira
Smart: Instala o Smart e tá resolvido (tem até um plugin para monitorar atualizações). Perfect...
Comentário de Damarinho
Exceção da regra: (*_*)
A versão 10.1- open suse - criou uma exceção da regra: o gerenciador de pacotes com o Zen e auxiliares, obliterando o excelente Yast, que levou consigo a culpa injusta pela má companhia dos novos procesos.

A ocorrência fatalista levou o satisfeito usuário do SuSE a buscar alternativas valiosas e de excelente desempenho como o Smart Package Manager (gráfico e texto). Como ficaram os outros usuários sem este
Pronto Socorro do smart?

Após as frustrantes e desconcertantes tentativas de uso do Yast para
essa tarefa, a decisão foi esquecer e arquivar o Yast como gerenciador de pacotes. No resto, permanece no topo das preferências para todas as eventualidades e processos do SuSE, que uso desde a versão 8.2-PRO.

\o/


(*_*) //damarinho ::
# Organização e Método executivo-operacional em Linux
http://br.geocities.com/omlinux
# Emoções multiplicada por um milhão: 17 out 2006 ::
http://www.egrupos.net/grupo/mind-surf/archivo/rsg/29
Comentário de joaquim
Qual o Link ?: Qual o Link ? para baixar

Comentário de glenio
Mesmo endereço: http://en.opensuse.org/Released_Version

Todas as novas imagens tem a palavra 'Remastered' no nome, para facilitar a identificação

http://download.opensuse.org/distribution/SL-10.1/iso/SUSE-Linux-10.1-Remastered-i386-CD1.iso

Na página de downloads também tem isto, para quem baixou as imagens antes de 13/out:
The package manager in SUSE 10.1 is regrettably broken on most systems. To correct this you should do the following after you have installed SUSE:
* Open Yast chose "online update configuration" , click next and wait until finished.
* Press the updater icon on you taskbar/panel
* If it updates, congratulations, all is well.
* If it throws up an error. Close it.
* Follow the instructions in this SDB article[1] or this mail[2].


[1] http://en.opensuse.org/SDB:ZEN-Update_System_problem_in_10.1
[2] http://lists.suse.com/archive/suse-security-announce/2006-Jun/0004.html
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004