A revista Info deste mês chegou aqui faz uns 10 dias, mas só hoje tive tempo de ler - aproveitei e fiz um breve inventário da pilha de revistas técnicas aguardando leitura, para descobrir que tenho pendentes uma Linux Format inglesa, uma PC Magazine nacional, duas Easy Linux nacionais e uma Linux Magazine (EUA). Se eu tiver tempo para ler esta semana, publico análises delas para vocês.
A Info deste mês interrompeu uma seqüência de várias edições consecutivas trazendo análises específicas sobre Linux e código aberto, e agora subitamente voltou a pouco mencionar o Linux. O que será que andou mudando por lá? De qualquer forma, tem bastante conteúdo "suprapartidário" interessante, e o que mais me chamou a atenção foi a matéria de duas páginas intitulada "Traffic shaping, eu?". O resumo é simples: após ouvir diversas "denúncias" de que as operadoras de banda larga estavam limitando ou aplicando 'shaping' a alguns serviços como VoIP, BitTorrent e outras famílias de protocolos, a revista fez testes com clientes do Virtua (da Net) e do ADSL Turbo (da Brasil Telecom) em Curitiba, Salvador, Santos e São Paulo, e não encontrou evidências de shaping - segundo a reportagem, a ABUSAR (uma associação de usuários) também fez o mesmo tipo de teste, sem encontrar provas da limitação - mas destacando que isto também não prova que a situação não está ocorrendo em outros horários e condições. Virtua e ADSL Turbo negam recorrer a esta prática atualmente - e talvez a palavra-chave aí seja o "atualmente".
Aqui nos laboratórios do BR-Linux no alto do
Edifício Baxter, também tenho conexões do ADSL Turbo e do Virtua, e concordo com as conclusões da revista: a velocidade de acesso aos serviços varia bastante (às vezes mantendo-se dentro da velocidade contratada por longos períodos), mas nunca tropecei em indícios de shaping.
Outras matérias interessantes da edição são o ranking das faculdades de TI brasileira (graduação e pós), uma breve análise das ferramentas de escritório do Google (algumas das mencionadas eu não conhecia), os monitores LCD de 19 e 17 polegadas que muitos vão pedir para o Papai Noel este ano. O tema da edição eram os spywares e outros malwares, portanto ela não tem tanto apelo para usuários de Linux - exceto para servir como termo de comparação.