Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

A semana no BR-Linux: SCO, Sérgio Amadeu, Stallman, Chico Science e... Nação Zumbi


Caranguejo da praia das virtudes: Forbes comenta a decisão da juíza: "SCO foi a nocaute" - Mais precisamente, a Forbes descreveu a situação da SCO como um nocaute técnico - que ocorre quando o lutador ainda está de pé, mas os árbitros interrompem a luta porque consideram que ele não tem mais condições de lutar. A SCO, como de costume apelou da decisão. E esta semana saiu a decisão da apelação. Ela foi negada - o que, nas palavras de quem julgou, "não deveria ser nenhuma surpresa para a SCO". Não foi surpresa para mais ninguém, também. Linus Torvalds sintetizou a situação: "Há uma razão para ninguém acreditar em nenhuma palavra que a SCO está dizendo - é porque ela está mentindo."

Amnesia Express: The Register profetiza sobre o passado e reinventa o GNU/Solaris - O artigo não faz nenhuma menção ao comentário de Tim Bray (um dos pais do XML, e diretor da Sun), que já em 2005 antecipou que hoje qualquer um pode criar um GNU/Solaris, pois o OpenSolaris já é software livre (a licença CDDL é vista como livre até mesmo sob os olhos da FSF) e pode ser empacotado em conjunto com o GNU. Ele também não menciona o Nexenta, que é exatamente ... um sistema operacional GNU rodando sobre o OpenSolaris, e cujo website se encontra em gnusolaris.org.

Comparativo virtual: Nesta comparação do VMware Server no Linux e no Windows, a conclusão ficou devendo, mas o desenvolvimento tem dados interessantes.

Mateus Enter: Sérgio Amadeu ataca a ABES e a Microsoft em artigo; em seguida, em entrevista, Sérgio Amadeu comenta a pesquisa da ABES e prega decreto presidencial em favor da liberdade.

Falta responder: Editorial: "O Projeto do PC Conectado e a comunidade" - "(...) A primeira é que concordo plenamente que se questione as motivações e a metodologia da pesquisa da ABES, mas não acho que isso possa servir para varrer para baixo do tapete os números, ainda que eles possam estar longe da precisão. Está demorando para surgir uma manifestação dos proponentes do programa - mesmo os que já falaram em público sobre o assunto não tocaram neste ponto nem indicaram um compromisso de avaliar e ajustar rumos. Os dados existentes parecem indicar que o programa Computador para Todos não está conseguindo incentivar os fabricantes, comerciantes e usuários a se esforçar para que o software livre incluído nos computadores seja de fato usado e mantido. Bastante gente tem e manifesta opinião sobre o assunto, mas se as diretrizes atuais forem mantidas, não adianta nada debatermos até a exaustão se o instituto de pesquisas deveria ter feito entrevistas presenciais e em mais estados, ou se a ABES é ou não um títere dos falcões sangrentos do imperialismo ianque: se não há intenção de rever e ajustar, e se os responsáveis pelo programa preferem calar, todo debate entre nós mesmos é inócuo."

Avanço: Computador para Todos vai financiar laptops com Linux, e o governo vai definir a estratégia para 1 milhão de laptops de US$100 em fevereiro

Jingle Bells: o Fernando Garrido Vaz publicou links para uma Lista de presentes de Natal para nerdse no dia seguinte publicou ainda mais listas de presentes geeks para o Natal. Muito legais! E esta semana vou publicar a lista de presentes do Efetividade.net, só com presentes à venda no Brasil. Confira lá!

Quase hors-concours: O Ubuntu ganhou o Prêmio Info de Melhor Software de 2006 - Em sintonia com a escolha dos leitores do BR-Linux, que também premiaram o Ubuntu em mais de uma categoria, a revista Info selecionou o Ubuntu como o Melhor Software em 2006, com 46% dos votos dos leitores. Parabéns!

Debaguete: Baguete: Nada mais será como antes nos negócios baseados em software livre "A encruzilhada na qual se encontram as empresas baseadas no open source foi criada pelo seu próprio crescimento, que fez com que grandes corporações deixassem de lado o desdém e mudassem de atitude. Exemplos recentes foram o acordo entre Microsoft e Novell, assim como o lançamento do Oracle Linux, baseado no código do sistema operacional Red Hat."

Maracatu Atômico: Durante a recente conferência da GPLv3 no Japão, Richard Stallman confirmou que o acordo Microsoft+Novell não viola a GPL.

Da lama ao Caos: Em conferência da FSF, Stallman afirma que Linux viola, sim, patentes - O fundador do projeto GNU apoiou-se em uma estatística sobre a existência de violações de patentes no Linux divulgada por uma empresa cujo negócio é... vender seguros para empresas preocupadas com o risco de litígio motivado por possíveis patentes violadas por softwares livres.

Self-service: Ficou ainda mais fácil colocar as manchetes do BR-Linux na barra lateral do seu site ou blog

Rios, pontes e overdrives: A semana no BR-Linux: 73% de ex-usuários de Linux, 100+x dólares, Gente que faz e... Stellman termina com o namorado

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004