Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Computador para Todos vai financiar laptops com Linux


“Atualmente, o programa oferece linhas de crédito subsidiadas para a compra de desktops. A idéia é incluir, a partir do início de 2007, notebooks neste programa. Atualmente, o BNDES oferece linhas de crédito ao varejo para vender PCs homologados pelo programa. Para ser homologado, o computador deve ter uma distribuição Linux e um conjunto mínimo de aplicativos não proprietários, além de atender a configurações mínimas de hardware e máxima de preço. Os mesmos critérios serão válidos para a inclusão de notebooks no programa. De acordo com a Agência Brasil, o Governo não definiu qual será o preço máximo para os laptops incluídos no programa.

Revisão: O Governo vai revisar, ainda em 2007, a configuração mínima de desktops que participam do programa. O objetivo é “atualizar” a tabela de homologação de PCs, exigindo máquinas mais potentes.”


Enviado por Tatiana T - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ricardomoc
Tô na fila: Como os atuais notebooks já estão saindo com preços abaixo de R$ 2.000,00, caso tenha algum incentivo, provavelmente serei mais um feliz proprietário de um notebook. E se tiver rodando linux, melhor ainda. Tá certo que essas máquinas não são lá essas coisas de configuração, mas pelo menos são novas e com garantia, que eu considero de grande importância.


-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de Profano
Oportunidade de sugestões: --- Também enviei esta notícia ao BR-Linux, acreditando que a exemplo de outros mais, haja vista que o enfocado vem ao encontro do anseio de muitos;

--- Na postagem, comentei mais ou menos o seguinte: Como o lançamento da normativa está prevista para JAN/2007, esta comunidade tem, até lá, pelo menos o prazo de UM MÊS, para enviar sugestões ao coordenador do projeto - Cesar Alvarez, no sentido de se precaver das "brechas", como ocorridas no programa pioneiro - PC para Todos, causa principal, no modo de ver de muitos, da "migração para a pirataria" rumo ao software proprietário.

--- Vamos participar, contribuindo positivamente com sugestões que levem à obrigatoriedade de os fabricantes embarcarem SO funcionais, configurados adequadamente e operáveis, com hardware plenamente compatíveis, e não do modo "acoxambrado" e "inoperáveis", como, infelizmente, ocorreu com o projeto inicial. Pode a comunidade apontar distribuições, programas e funcionalidades; relacionar hards incompatíveis ou inadequados para que não sejam incluidos; etc...

--- Vale mais prevenir do que "chorar sobre o leite derramado". Essa é a fórmula de contribuir conscientemente e com maturidade.

--- Parafraseando o amigo CWagner (São Luiz/MA): Saúde e Paz a todos.

-------Profano---------
Comentário de wconserta
Já tem na praça notebooks com Linux e em ótimo curto benefici: Pessoal já tem na praça notebooks com Linux já instalados em sites com www.americanas.com.br
http://www.americanas.com.br/cat/34648/eacom
e www.submarinos.com.br
http://www.submarino.com.br/homecache/software_browser.aspx?Query=&ProdTypeId=10&CatId=35573&PrevCatId=11124

e com boa configurações , assim o linux que anda vindo é o metasys nestas maquinas (mais um clone do fedora)

Eu comprei o meu intel core na americanas pois lá está dando 10 % de desconto em todos os produtos acima de R$ 499,00

Wconserta
Power Adm CentOS 4.3
CentOS Brasil
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2642228
Comentário de leonardo_lopes
Falta só o PDA para todos,: Falta só o PDA para todos, aí eu compro o meu ;D


"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de bressix
eu já tenho o meu PDA...: ... mas preferi comprar usado. não pelo preço (claro que esse é um bom motivo) mas pq o que eu queria já nao fabricam mais. Escolhi o Jornada 720 pelo fato do mesmo vir com teclado incorporado, por ter um slot PCMCIA (mesmo que 16bits). E claro, por ter várias distribuições linux para "ele".

recomendo!

agora falta meu laptop =D
Comentário de jczucco
Notebook Amazon: Comprei esse aqui:

http://www.americanas.com.br/prod/513661/eacom

Excelente custo-benefício, desconto de 10% a vista e frete grátis, porém :

- Veio com o kurumin 7.0 Alpha instalado, nada configurado, a placa LAN simplesmente não tem o driver no kurumin, nem a câmera veio funcionando no Linux

- Os cds que acompanham o notebook são de drivers para windows e programas windows (nero, dvd creator)

Bom, eu ia reinstalar o Linux mesmo, então sem problemas :-)

Se quiserem conhecer um pouco mais dele:

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=189319

Jeronimo Zucco
http://jczucco.blogspot.com
Comentário de Douglas Augusto
Está usando a placa de: Está usando a placa de vídeo com aceleração 3D com drivers livres? E quanto ao wireless?
Comentário de leonardo_lopes
Eu também estou interessado: Eu também estou interessado nesse mesmo modelo, e por motivos semelhantes, mas um dos grandes motivos é o preço mesmo.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de wconserta
Foi este mesmo que comprei ,: Foi este mesmo que comprei , e também veio do mesmo jeito que o seu com kurumin 7.0 alpha, (melhor do que antes que vinha com metasys rs..) , mais enfim o fato de não pagamos por um sistema não usaremos (windows) , e com isso melhorar o preço sem duvida é muito bom isso

assim ouvir uma historia que este note poderia vim com placa de captura de tv o seu chegou a vim com este recursos ???
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004