Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Ubuntu ganha o Prêmio Info de Melhor Software de 2006

Em sintonia com a escolha dos leitores do BR-Linux, que também premiaram o Ubuntu em mais de uma categoria, a revista Info selecionou o Ubuntu como o Melhor Software em 2006, com 46% dos votos dos leitores. Parabéns!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Lorn
Software?: Ubuntu é software? ou S.O?
Ou seria distribuição Linux?
Não sei, só sei que acho que não é software!
Comentário de Wilfredo
Afinal, o que significa a palavra 'software'?: Ubuntu é uma distribuição: um conjunto de programas eletrônicos composto de sistema operacional, ferramentas diversas e aplicativos.

Cabe agora definir adequadamante a palavra software. Usando o sentido exposto pela Wikipedia,
http://en.wikipedia.org/wiki/Software ,
Ubuntu é um conjunto de softwares, e não *um* software. Caso signifique
um ambiente computacional, o Ubuntu pode ser considerado um software.
Comentário de CPolegatoJr
Alguém leu a notícia?: Olá,

Se lerem a notícia em http://info.abril.com.br/aberto/infonews/112006/24112006-5.shl verão que o Ubuntu venceu na categoria "sistemas operacionais para servidores". Mas para servidores? E o sistema operacional é Linux! Será que quem escreveu errou, sabe ele bem o que escreveu? Diz lá que foram os leitores da Info que escolheram. Se está certo que é para servidores, quantos leitores já instalaram Ubuntu em servidores, e se já, que tipo de servidores? Na minha opnião, muito mal esse "concurso".
Se o autor tivesse visto bem, teria notado que o Ubuntu venceu em "Distribuição Live CD: ubuntu (31%)" e "Distribuição para desktop: ubuntu (37%)", mas para servidor "Distribuição para servidor: debian (33%)", ficamos com o bom e velho Debian. Portanto os resultados não têm nada a ver.
Vejam ainda na matéria da Info diz que o Ubuntu concorreu com "Windows Mobile for Pocket PC", para servidor? E em mais um trecho abaixo que ganhou (ou apenas concorreu) ao Software do Ano colocado como Sistema Operacional!

Que salada!



Atenciosamente

Claudio Polegato Junior

http://cpolegatojr.no-ip.org
Um peregrino de problemas; Um pergaminho de soluções!

Comentário de brain
Ubuntu ganhou software do ano: O Ubuntu ganhou o prêmio info de Software do Ano: http://info.abril.com.br/premioinfo/2006/destaques.shl

Ele também ganhou na outra categoria que você mencionou.
Comentário de bode
Depois de tanto bafafá em: Depois de tanto bafafá em cima do Ubuntu, obvio que tentei usá-lo mais uma vez... Preparei um HD inteirinho só para ele! Não quero ser do contra sem conhecer a versão mais nova, posso mudar de idéia quem sabe.

Não dá... Simplesmente não dá... sudo.. argh! Sem contar que a instalação do Mandriva é infinitamente superior!

Eu devo ter ficado muito mal acostumado com o Mandrake/Mandriva durante vários anos... Não ví um pixel de vantagem que possa elevar o Ubuntu acima de distribuições como o Fedora, Suse ou o próprio Mandriva.

Mas ele tá na moda né... então tá valendo! E tome $$$
Comentário de Oksigeno
Ubuntu, Mandriva... Linux :-): Acho o Ubuntu melhor pra pessoal que começa do zero, por isso foi ótimo essa publicidade grátis, tem muito cara que vai querer experimentar esse tal de Linux, e ele vai adorar o Ubuntu nem que seja pra quebrar galho. Isso, os live-cds anti-virus e o VMWare Player poderão ajudar em muito na popularização do GNU/Linux.
Comentário de Lauro César
Gosto não se discute ;): Rapaz discordo de você completamente! Já usei Mandrake, Suse e agora sou um feliz usuário do Ubuntu 6.10. Tentei testar Mandriva, Fedora 6.0 está até instalado em meu PC e Note, mas não adianta... estou viciado no Ubuntu! ;)


=========================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de Emanuel San
Grande ruído na votação:
Na votação para sistema operacional de servidor apareceram 2 intrusos: Ubuntu Desktop em primeiro e Windows Mobile for Pocket PC em segundo.

Isso se deve ao pessoal que não entende nada de servidor votando nessa categoria. Até acho que dê para aproveitar o Ubuntu voltado para desktop num servidor, afinal é só instalar os serviços/pacotes do apache, sendmail, etc., mas com o Windows Mobile em segundo é que ficou mais "ixtraño" ainda.

Também acho que houve ruído na votação aqui no BR-Linux.

O que faz uma pessoa que só usa o linux em casa quando vê a pergunta "sistema operacional para servidor"? Acho que a maioria votará na distribuição que está usando no desktop. E uma outra grande parte chutará uma distribuição qualquer. Que vcs acham?

Como deve haver mais votantes dessa classe (de pessoas que nada sabem de servidor), sua votação sobrepujará o pessoal que realmente trabalha nas empresas e que têm servidores linux. Daí termos surpresas no resultado das votações.

Talvez nas próximas votações devesse haver uma advertência dizendo para a pessoa deixar em branco a pergunta em que faltar conhecimento de causa.




Comentário de Lauro César
Concordo...: Houve muito ruído nestas votações (principalmente na da Info: "windows mobile servidor?!"). Mas a tal advertência que você citou talvez não tenha o resultado que você espera, muitas pessoas mal lêem as questões da pesquisa quanto mais levariam a sério essa advertência, mas, é uma tentativa...

Eu por exemplo, deixei várias perguntas sem resposta, inclusive esta sobre Servidor, por falta de experiência/conhecimento na área, embora tenha ficado tentado a votar no Debian.

Um abraço a todos!

=========================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de bebeto_maya
interessante...: __é interessante...porque essa pesquisa é muito meritocrática. e não massificada...porque pras massas, ou seja, 90% do povo, é windows e suas variantes, windows 98 até xp, todos mostrados como SOs e não como versões do mesmo sistema...Se a INFO fosse pela cabeça do povo, como um colega meu diz, "eu escrevo site pro povo", o resultado seria diferente...enquanto pra uns minoria é elite, pra outros é dissidência...
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de EdCrypt
Sim, servidores.:
http://www.ubuntu.com/server


Eduardo de Oliveira Padoan
Comentário de Emanuel San
Público mais seleto: A razão da advertência é para apelar para a boa-fé dos que vão responder, não há como obrigá-los a segui-la, entretanto há maneiras de fazer com que seja difícil não vê-la (pelo menos para os pouco atentos que não olhassem os textos que não fossem perguntas).

Obs.: eu tb deixei várias coisas em branco por não estar familiarizado, embora me considere usuário Linux avançado (desde 1997).



BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004