Main | dezembro 2004 »

novembro 30, 2004

30 de novembro: Placa de vídeo 3D com especificação aberta

O OSNews publicou a notícia sobre uma empresa, denominada Tech Source, que almeja criar uma placa de vídeo 2D/3D com especificação aberta. A notícia tem o endereço de uma lista de e-mail do projeto e de uma proposta das especi ... (mais)

Posted by brain at 12:25 PM | Comments (13)

30 de novembro: Linus Torvalds fala sobre a GPL 3

Recentemente comentamos aqui no BR-Linux sobre os planos da Free Software Foundation a respeito do lançamento (no futuro próximo mas não imediato) de uma nova versão da licença GPL, que não é alterada de ... (mais)

Posted by brain at 12:10 PM | Comments (2)

30 de novembro: Exército Brasileiro conclui contratação de programas de segurança em Software Livre

Cesar.AR (linux225159-geral@@@@yahoo.com.br) enviou este link e acrescentou: "Seguindo a política de adoção de Software Livre do Governo Federal, que procura reduzir os gastos da administração pública com o pagamento d ... (mais)

Posted by brain at 12:03 PM | Comments (24)

30 de novembro: Desenhos vetoriais: documentação do Inkscape

Sérgio Luiz Araújo Silva (voyeg3r@yahoo.com.br) escreveu para anunciar "um manual do inkscape, programa para desenhos vetoriais (svg). O arquivo despois de descompactado estará em formato svgz ( ... (mais)

Posted by brain at 11:53 AM | Comments (10)

novembro 29, 2004

29 de novembro: Oferta de emprego para profissional Linux e MySQL no PR

Dyego Souza Dantas Leal enviou este link e acrescentou: "Venho por meio deste site comunicar que a empresa em que eu trabalho, a Escriba Informática Curitiba/PR) , esta selecionando candidatos para ministrar cursos dentro da empresa, de Linux e ... (mais)

Posted by brain at 08:31 PM

29 de novembro: Brasileiro BIG Linux ganha álbum no OSDir

Chris (administrator@linuxbeta.com) enviou este link do slide show e acrescentou: "Em preparação para sua versão 2.0, o brasileiro BIG Linux lança sua versão Beta 3. Esta versão inclui uma seleção de 3 ... (mais)

Posted by brain at 08:29 PM | Comments (11)

29 de novembro: Jovem norueguês cria programa para visualizar Windows Media 9

Dookie (dookiee@bol.com.br) enviou este link e acrescentou: "'O norueguês Jon Lech Johansen, [que já aos 15 anos havia sido] autor de um programa que anulava os códigos de segurança dos DVDs, criou um ... (mais)

Posted by brain at 08:27 PM | Comments (27)

29 de novembro: Cursos em Supercomputação

Proteus (eaimonstro@yahoo.com.br) enviou este link e acrescentou: "Olá Pessoal. Vi uma empresa de Rio Preto oferecendo cursos de clusters. Eu liguei lá e vou fazer. Gostaria de divulgar porque é uma área muito interessante pa ... (mais)

Posted by brain at 08:23 PM | Comments (0)

29 de novembro: Resultados do Primeiro Workshop de Computação Soberana

Alessandro Binhara (binhara@psl-pr.softwarelivre.org) enviou este link do Mono Brasil e acrescentou: "No sábado passado dia 27/11, encerrou a primeira fase do I Workshop de Computação Soberana que teve como objetivo treinar a equipe em ... (mais)

Posted by brain at 08:21 PM | Comments (2)

29 de novembro: Games sem sotaque - artigo na Carta Capital

marcon (elmarcon@ig.com.br) enviou este link e acrescentou: "Um artigo na carta capital sobre o concurso de games promovido pelo MinC. Trecho: 'O concurso, destinado a jovens hábeis em manipular códigos de computador ... (mais)

Posted by brain at 08:19 PM | Comments (0)

29 de novembro: Prepare-se para os Favoritos de 2004 e a pesquisa nacional de hardware!

Há exatamente um ano realizamos a escolha dos Favoritos da Comunidade de 2003, oportunidade em que a própria comunidade nacional elegeu os softwares, sites, publicações, grupos e outras categorias que mais se destacaram no no ano. Na ocasião, aproveitamos para fazer um grande levantamento dos pro ... (mais)

Posted by brain at 12:05 AM

29 de novembro: Lançado o Kalango Linux 3.0

Kalango Linux (contato@kalangolinux.org) enviou este link e acrescentou: "Foi liberada nessa sexta feira 26 de Novembro a versão 3.0 do Kalango Linux. Foram mais de 6 meses de desenvolvimento buscando principalmente estabilidade, facilidade, ... (mais)

Posted by brain at 12:03 AM | Comments (18)

novembro 28, 2004

28 de novembro: Lançado PC de US$ 100 ecologica e socialmente correto

Job Diogenes R. Borges (jobdrb@nospans.please.hotmail.com) enviou este e acrescentou: "Saiu no Slashdot que a SolarPC lançou um computador de 100 dolares. Usa Linux, é ... (mais)

Posted by brain at 11:59 PM | Comments (14)

28 de novembro: Artigos brasileiros na imprensa internacional

Emerson Alecrim (emersonalecrim.infowester.com) enviou este link e acrescentou: "O site First Monday publicou neste mês uma série de 7 artigos sobre software livre e código aberto. Esse material foi apresentado em um simpósio ... (mais)

Posted by brain at 11:50 PM | Comments (0)

28 de novembro: Lançado OpenOffice.org 1.1.3 com integração KDE

Marco Carvalho (marcoacarvalhogmail.com) enviou este link e acrescentou: "Anúncio postado no KDE.News, em tradução livre: 'OpenOffice.org 1.1.3 com integração KDE está disponível para download. Ele também dispõe de muitas outras melhorias ... (mais)

Posted by brain at 11:46 PM | Comments (62)

28 de novembro: Projeto de desenvolvimento do Emacs no Brasil

Guaracy Monteiro (guaracybmATig.com.br) enviou este link e acrescentou: "O projeto foi discutido durante muito tempo, mas só foi colocado em prática em meados de Novembro de 2004. O objetivo é ajudar no desenvolvim ... (mais)

Posted by brain at 11:42 PM | Comments (8)

28 de novembro: FAQ não-oficial do Fedora - em português

Hugo Cisneiros (hugo@devin.com.br) enviou este link e acrescentou: "O FAQ Não-Oficial do Fedora existe desde o Fedora Core 1, e vêm ajudando muita gente. Com o lançamento do Fedora Core 3, decidi <a href='http://www.devin.com.br/ ... (mais)

Posted by brain at 11:37 PM | Comments (5)

28 de novembro: Entrevista com o autor do Postfix

William da Rocha Lima (wrochal@linuxit.com.br) enviou este link e acrescentou: "Semana passada eu entrevistei nada mais do que o criador do Postfix, o Wietse Venema uma pessoa muito receptiva. Na entrevista foi abor ... (mais)

Posted by brain at 11:35 PM | Comments (10)

novembro 26, 2004

26 de novembro: MEC lança portal construído com software livre

ThLux (thluxx(at)yahoo.com.br) enviou este link e acrescentou: "'O Ministério da Educação lançou hoje o seu terceiro portal na Internet. O novo site facilita o acesso às ... (mais)

Posted by brain at 08:03 PM | Comments (30)

26 de novembro: Governo de SP e IBM fazem parceria em Linux

ThLux (thluxx(at)yahoo.com.br) enviou este link e acrescentou: "'No próximo sábado (27/11) será oficializado um acordo de cooperação entre o ... (mais)

Posted by brain at 08:00 PM | Comments (3)

26 de novembro: Palestra na Metodista analisou o software livre no contexto econômico e social

Wconserta1 (olwm@bol.com.br) enviou este link da matéria da qual destaco trechos: "Na palestra promovida nesta segunda pelo grupo de pesquisa Comunicação e Tecnologias Di ... (mais)

Posted by brain at 07:58 PM | Comments (1)

26 de novembro: Atualização sobre o estado de saúde de Patrick Volkerding

O Slashdot informa que Patrick Volkerding (o criador da distribuição Slackware) publicou uma atualização sobre seu est ... (mais)

Posted by brain at 01:06 PM

novembro 25, 2004

25 de novembro: Intel ajuda China e Índia a adotarem software livre

Cesar.AR (linux225159-list@@@@yahoo.com.br) enviou este link e acrescentou: "A Intel está ajudando chineses e indianos a construirem PCs que usem GNU/Linux. Ela está fornecendo dri ... (mais)

Posted by brain at 07:49 PM | Comments (0)

25 de novembro: Instalando um sistema Debian completo em 20 minutos

Davidson Paulo (davidsonpaulo@gmail.com) enviou este link e acrescentou: "Está disponível no portal Viva o Linux um artigo demonstrando técnicas utilizadas para instalar e configurar um sistema Debian GNU/Li ... (mais)

Posted by brain at 07:37 PM | Comments (16)

25 de novembro: Como configurar um quiosque com autenticação LDAP

Clovis Sena (csena2k2@fisepe.pe.gov.br) enviou este link e acrescentou: "Acabo de ver no www.osnews.com um excelente artigo explicando como configurar um kiosk com o Novell Linux Desktop usando autenticação com ... (mais)

Posted by brain at 07:34 PM | Comments (20)

25 de novembro: Artigo sobre a nova versão do XFce

Flavio (flaviosuarez@ig.com.br) enviou este link e acrescentou: "Saiu no OSNews um artigo com o título de 'XFce 4.2 - the Future is Now!' contando (do ponto de vista de um usuário final) a experiência do autor com a nova vers ... (mais)

Posted by brain at 01:47 PM | Comments (25)

25 de novembro: II BSDCon Brasil

Luiz Gustavo (lgustavo@MyFreeBSD.com.br) enviou este link do MyFreeBSD e acrescentou: "Já foram definidas datas e local para a segunda edição do internacional evento BSDCon Bra ... (mais)

Posted by brain at 01:38 PM | Comments (0)

25 de novembro: Seminário de desenvolvimento livre em Brasília

Alexandre Figueiredo (a.figueiredo[@]ibestvip.com.br) enviou este link do evento e acrescentou: "Olá pessoal, recebi por e-mail a seguinte mensagem do Professor e Coordenador Leonardo Lazarte: 'Será realizado nas dependências da Universidade de Br ... (mais)

Posted by brain at 01:36 PM | Comments (0)

25 de novembro: Material de palestra sobre Linux no Desktop

hlbog (hlbog AT sounerd/com/br) enviou este link e acrescentou: "Disponibilizei no meu site a palestra que apresentei no Developer's World 2004. O assunto é a viabilidade do Linux no desktop corporativo. D ... (mais)

Posted by brain at 01:34 PM | Comments (7)

25 de novembro: Lançado o E-zine Equinox Green

Antonio Marcelo (amarcelo@plebe.com.br) enviou este link e acrescentou: "Estamos lançando o Equinox Green um E-zine que falará sobre diversos assuntos desde de Filosofia, Software Livre, Programação, Redes, hacking, etc. Já está disponí ... (mais)

Posted by brain at 01:28 PM | Comments (8)

25 de novembro: Cuidado com a falha no plugin Java

Pierre (pierrefreire@yahoo.com.br) enviou este link e acrescentou: "O Plugin do java tem uma vulnerabilidade que permite hackers invadirem a maquina, independente do browser que você esteja usando." T ... (mais)

Posted by brain at 01:22 PM | Comments (6)

25 de novembro: Microsoft, quem diria, divulgando o Firefox

Rodrigo Messias Barros (rodrigo_NO_messias_SPAM_barros@terra.com.br) enviou este link do Estadão e acrescentou: "A despeito da interpretação dos fatos feita pelo jornalista da Agencia Estado que diz que ... (mais)

Posted by brain at 01:13 PM | Comments (77)

novembro 24, 2004

24 de novembro: Servidores Linux vendem US$ 1 bilhão no trimestre

ThLux (thluxx(at)yahoo.com.br) enviou este link e acrescentou: "'As vendas de servidores equipados com sistemas operacionais Linux chegaram ... (mais)

Posted by brain at 08:39 PM | Comments (8)

24 de novembro: Itaipu migra desktops para Linux

ThLux (thluxx(at)yahoo.com.br) enviou este link do IDG Now e acrescentou: "A matéria é do dia 22, mas como não vi nenhuma referência ao assu ... (mais)

Posted by brain at 08:37 PM | Comments (24)

24 de novembro: Chamado aos usuários de Linux do Ceará

Luiz Antonio Oliveira enviou este link para um manifesto em que conclama a comunidade de usuários do Slackware no Ceará a se unir para obter melhor representação e trabalhar em conjunto em prol de projetos e eventos. Ele não mencion ... (mais)

Posted by brain at 08:32 PM

24 de novembro: Linus Torvalds é eleito o executivo de 2004

Lucas Zechim (lzechim[at]phreaker[dot]net) enviou este link do CRN e acrescentou: "O site CRN elegeu Linus Torvalds como o <a href='http://www.crn.com/sections/special/top25/top25_03.jhtml?Artic ... (mais)

Posted by brain at 08:26 PM | Comments (1)

24 de novembro: Linux Magazine chega à terceira edição

Ricardo Ponsirenas (ricardo@horusnet.com.br) enviou este link da revista e acrescentou: "Usar um computador como telefone já pareceu um sonho distante. A terceira edição da revista Linux Magazine examina os conceitos básicos que regem a t ... (mais)

Posted by brain at 08:18 PM | Comments (31)

24 de novembro: Garantindo políticas de segurança com OpenBSD/PF

Gleydson Soares (gsoares@securityanalyze.com) enviou este link e acrescentou: "Na fase atual, a segurança é um aspecto de suma importância em qualquer empresa. Não basta somente ter um firewall configurado, e sim ... (mais)

Posted by brain at 08:11 PM | Comments (0)

24 de novembro: Réplicas ao protesto contra o projeto de Lei do Software Livre

Começam a pipocar respostas espontâneas da comunidade ao protesto contra o projeto de Lei do Software Livre, mencionado ontem aqui no BR-Linux. O Vinicius Medina, da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras, disse: " ... (mais)

Posted by brain at 08:08 PM | Comments (17)

24 de novembro: Renasce a enciclopédia sobre o Software Livre

Cárlisson Galdino (Bardo) enviou este link e acrescentou: "Após meses de inatividade, o Projeto Enciclopédia Omega está sendo reativado, com algumas mudanças de metas e uma mudança de ferramenta: agora ele usa o MediaWiki (a mesma ferrame ... (mais)

Posted by brain at 10:11 AM | Comments (0)

24 de novembro: Sobre filmes, sementes, música e software

elmarcon@ig.com.br enviou este link do Observatório da Imprensa e acrescentou: "PIRATARIA GLOBAL Sobre filmes, sementes, música e software - texto muito interessante, fala basicamente sobre liberdade. ... (mais)

Posted by brain at 10:08 AM | Comments (6)

novembro 23, 2004

23 de novembro: The Inquirer: O Freedows Linux é um Windows melhor que o Lindows?

O The Inquirer publicou uma matéria sobre o brasileiro Freedows. O título pergunta: "O Freedows Linux é um Windows melhor que o Lindows?" À parte a brincadeira marota com o antigo nome do produto da Linspire (que concorre no mesmo ... (mais)

Posted by brain at 09:04 PM | Comments (59)

23 de novembro: Folha: Firefox continua "marcha" e abocanha mais mercado do Explorer

ThLux (thluxx@yahoo.com.br) enviou este link da Folha e acrescentou um trecho: "'O Internet Explorer, da Microsoft, perdeu mais mercado para o navegador Firefox, da Mozilla Foundation. Na terceira semana ... (mais)

Posted by brain at 08:50 PM | Comments (14)

23 de novembro: Conhecendo o Damn Small Linux

O Damn Small Linux, ja mencionado anteriormente aqui no BR-Linux, pertence à categoria dos CDs bootáveis para uso edesktop, mas tem características especiais: a principal delas ... (mais)

Posted by brain at 08:43 PM | Comments (7)

23 de novembro: Torvalds, Widenius e Lerdorf contra as patentes de software

Marco Carvalho (marcoacarvalhogmail.com) enviou este link e acrescentou: "Saiu no LWN que Linus Torvalds, Michael Widenius e Rasmus Lerdorf escreveram um apelo para o Conselho da União Européia contra as patentes de software na Europa. Fi ... (mais)

Posted by brain at 08:34 PM | Comments (2)

23 de novembro: Carta Protesto contra a "Lei do Software Livre"

Ricardo Macari (macari@gmail.com) enviou este link da Carta Protesto e acrescentou: "Fui informado deste link pelo Christiano Anderson, que se mostrou preocupado com este tipo de atitude contra o SL, deixo aqui a inf ... (mais)

Posted by brain at 08:28 PM | Comments (30)

23 de novembro: Servidor de e-mail com OpenBSD

Gleydson Soares (gsoares@securityanalyze.com) enviou este link do artigo e acrescentou: "Escrevi um artigo sobre mailserver, mostrando formas de proteção contra virus e a importância de criptografia na autenticação ... (mais)

Posted by brain at 07:51 PM | Comments (0)

23 de novembro: Screenshots do meta-gerenciador de pacotes Smart

Guilherme Manika (guilherme arroba zorked ponto net) enviou este link e acrescentou: "O Smart, o novo sistema de meta-gerenciamento de pacotes feito pelo Gustavo Niemeyer da Conectiva, vai ser lançado em breve. Alguns <a target=_top href='http:/ ... (mais)

Posted by brain at 09:31 AM | Comments (78)

novembro 22, 2004

22 de novembro: Nova versão da licença GPL vai lidar com patentes de software

O Eweek publicou uma notícia sobre versão 3 da licença GPL, cuja minuta deve ser publicada em 2005. A primeira revisão da GPL desde 1991 vai lidar com diversos situações não previstas na versão 2, inclusive a questão das ... (mais)

Posted by brain at 08:23 PM | Comments (3)

22 de novembro: Oracle 10g no Conectiva 10

Anônimo (sexto.empirico arroba gmail.com) enviou este link e acrescentou: "Um autor que prefere permanecer anônimo publicou um roteiro de como instalar Oracle 10g no Conectiva 10. Segundo o autor, 'a instalação é relati ... (mais)

Posted by brain at 08:21 PM | Comments (12)

22 de novembro: União Européia debate adoção de software livre

nafre (nafre[nospam]@linuxmail.org) enviou este link e acrescentou: "Li na Folha Online que O anúncio foi feito durante uma conferência na Holanda para discutir padrões adotados no uso de software livre. ... (mais)

Posted by brain at 08:13 PM | Comments (2)

22 de novembro: ONU começa a discutir o controle da Internet

Adailton (adailton at mail.pt) enviou este link do Estadão e acrescentou: "'Por iniciativa do Brasil, China e de outros países emergentes, a Organização das Nações Unidas (ONU) inicia nesta seman ... (mais)

Posted by brain at 08:08 PM | Comments (36)

22 de novembro: Novell "revela a verdade" em Português

vmedina (vmedina[ARROBA]click21.com.br) enviou este link e acrescentou: "A Microsoft mostrou os "Fatos", agora é a vez da Novell "Revelar a Verdade". O site em português ainda parece estar em construção e todos os links dele aind ... (mais)

Posted by brain at 08:04 PM | Comments (2)

22 de novembro: Suporte a wireless no Linux com drivers feitos para Windows XP

A maior parte dos adaptadores wireless para PCs e notebooks não vem com drivers para Linux em seus CDs de instalação. Para uma parte deles, a própria comunidade desenvolveu drivers nativos (às vezes com a colaboração dos fabricantes, como no caso da Intel). Mas se você recebeu um equipamento com ... (mais)

Posted by brain at 12:04 PM | Comments (6)

22 de novembro: PSL Trinacional reúne Brasil, Paraguai e Argentina para disseminar o uso de Software Livre na tríplice fronteira

Carlos Eduardo Pedroza Santiviago (carlos@psl-trinacional.org) enviou este link e acrescentou: "O Projeto Software Livre Trinacional é uma iniciativa não governamental que reune instituições públicas e privadas do Brasil, Paraguai e Argent ... (mais)

Posted by brain at 10:57 AM | Comments (1)

22 de novembro: Usuários brasileiros colaboram com a manutenção do Slackware

murilo (jussaravargasarrobaig.com.br) enviou este link do GUS-BR e acrescentou: "Por algum tempo Patrick Volkerding estará cuidando mais da sua saúde, mas para não deixar os fãs preocupados incumbiu o GUS-BR de verificar e validar security ... (mais)

Posted by brain at 10:53 AM

22 de novembro: Instalando o Debian com Anaconda

Chris (administrator@linuxbeta.com) enviou este link para mais uma coleção de telas e acrescentou: "O Progeny Linux dá um passo a mais no Debian. Se você gosta do Ubuntu, irá amar o Progeny. Um desktop ... (mais)

Posted by brain at 10:44 AM | Comments (3)

22 de novembro: Últimos dias para inscrição para evento em Brasília

Vitor Espíndola (spongenit@gmail.com) enviou este link do evento e acrescentou: "Está acabando o prazo para as inscrições no Hackers to Hackers Conference, a primeira conferência Hacker no Brasil de âmbito internacional. Não perca mais tempo as i ... (mais)

Posted by brain at 10:32 AM

22 de novembro: Usuários Linux do Amapá lançam seu site

Rôney Eduardo (roneypootz[NOSPAM]gmail.com) enviou este link e acrescentou: "Para marcar o lançamento, houve um debate sobre software livre, promovido pela empresa local InfoCenter (que atua no mercado de treinamentos e serv ... (mais)

Posted by brain at 10:27 AM | Comments (1)

22 de novembro: Giboia Linux publica uma introdução ao Fortran

A linguagem Fortran (originalmente escrita como FORTRAN) foi criada na década de 50 mas ainda hoje tem seu nicho específico. O leitor ivan (ivan""giboia.org) enviou este <a target=_top href=http://www.giboia.org/modules.php?name=News&fi ... (mais)

Posted by brain at 10:22 AM | Comments (19)

novembro 19, 2004

19 de novembro: Resposta oficial às declarações da MS sobre patentes do Linux

O modelo de desenvolvimento aberto do Linux dificulta identificar quem pode dar uma "resposta oficial" sobre assuntos que envolvem o sistema: dependendo do contexto, podem ser as distribuidoras, os desenvolvedores, as comunidades organizadas de usuários, ou outras entidades. Mas quando se trata d ... (mais)

Posted by brain at 10:54 PM | Comments (10)

19 de novembro: Liberada a versão beta do CD de atualização do Conectiva 10

ThLux (thluxx(at)yahoo.com.br) enviou este link das notas de lançamento e acrescentou: "Recebi via e-mail hoje a notícia que foi liberada a versão beta do CD de update para o ... (mais)

Posted by brain at 10:21 PM | Comments (3)

19 de novembro: Disponível script para instalar o GoblinX no disco rígido.

Flavio de Oliveira (flavos@terra.com.br) anunciou: "Agora é possível instalar o novo live-cd GoblinX no disco rígido, o mais recorrente pedido dos usuários. Basta acessar o site da distro e baixar o script de instalação. É possível instalar o ... (mais)

Posted by brain at 10:10 PM | Comments (6)

19 de novembro: Treinamento BSD no Rio

Luiz Gustavo (lgustavo@MyFreeBSD.com.br) enviou este link e acrescentou: "Dois cursos de curta duracão sobre FreeBSD estarão sendo ministrados no Rio de Janeiro, agora em dezembro. Tratam-se do Unix ... (mais)

Posted by brain at 10:07 PM | Comments (0)

19 de novembro: hdparm: Tire o máximo do seu HD

Davidson Paulo (davidsonpaulo[at]gmail.com) enviou este link e acrescentou: "Não é novidade que os HDs de hoje em dia são dotados de alta tecnologia, tanto no que diz respeito a capacidade de armazenamento q ... (mais)

Posted by brain at 10:06 PM | Comments (2)

19 de novembro: Workshop Computação Soberana

Alessandro Binhara (binhara@psl-pr.softwarelivre.org) enviou este link do Mono Brasil e acrescentou: "Buscando capacitar a equipe Mono Basic Brasil envolvida no desenvolvimento do compilador ... (mais)

Posted by brain at 10:02 PM | Comments (13)

19 de novembro: Linux para celulares 3G

Rodrigo Messias Barros enviou este link do Terra e acrescentou: "Li no Terra que: 'A NTT DoCoMo, operadora de telefonia celul ... (mais)

Posted by brain at 09:50 PM | Comments (2)

19 de novembro: Folha: 75% dos leitores já adotaram o Firefox

synerama (synerama@katatudo.com.br) enviou este link da Folha e acrescentou: "É impressionante e, podemos até dizer, fenomenal mesmo o crescimento do número de usuários do Firefox. Entre os que acessam al ... (mais)

Posted by brain at 09:45 PM | Comments (15)

19 de novembro: Análise da distribuição SAM, baseada no Mandrake

Guaracy Monteiro (guaracybmATig.com.br) enviou este link da análise e acrescentou: "Na realidade é mais um pequeno comentário sobre essa distribuição, baseada no Mandrake e que ocupa apenas 210MiB. Mesmo nesse e ... (mais)

Posted by brain at 10:20 AM | Comments (1)

19 de novembro: Firefox 1.0 em Português Brasileiro

KeZ (paullovinicius arroba gmail.com) enviou este link e acrescentou: "A espera terminou. Já saiu o Firefox em Português Brasileiro, no entanto a notícia ainda não foi divulgada no site n ... (mais)

Posted by brain at 10:16 AM | Comments (25)

novembro 18, 2004

18 de novembro: Terceira edição da Linux Magazine

Bruno Bellantuono (bellantuono AT linuxtemple.com) enviou este link do LinuxTemple e acrescentou: "Em breve estará nas bancas a terceira edição da <a target=_top href=http://www.linuxmagazine. ... (mais)

Posted by brain at 11:05 PM | Comments (3)

18 de novembro: Red Hat reage com classe às declarações da Sun e Microsoft

inode (alex at fedoranews.org) enviou este link para a página "Truth Happens" e acrescentou: "Percebam como a Red Hat reagiu de forma muito inteligente e irreverente às últimas declarações feitas pela pela Microsoft e Sun. No site, in ... (mais)

Posted by brain at 10:42 PM | Comments (14)

18 de novembro: Netcat Básico

Bruno Bellantuono (bellantuono AT linuxtemple.com) enviou este link e acrescentou: "Daniel Belz escreveu um artigo sobre o Netcat. Para quem não sabe o Netcat é uma ferramenta usada para ler ... (mais)

Posted by brain at 10:11 PM | Comments (0)

18 de novembro: Nova versão do Tropix

Adailton (adailton@mail.pt) enviou este link e acrescentou: "Versão nova do 'primo' Nacional do Linux: 'O TROPIX (pronuncia-se 'Trópix') é um Sistema Operacional multiusuário e multitarefa, de filosofia UNIX ®, desenvolvido n ... (mais)

Posted by brain at 09:52 PM | Comments (4)

18 de novembro: Solucionando problema com layout de teclado us_intl

Marcos (mjs_ops@gmx.net) enviou este link e acrescentou a dica para usuários de teclados internacionais (sem cedilha), como os que vêm na maioria dos notebooks vendidos no Brasil. Não verifiquei maior ... (mais)

Posted by brain at 09:46 PM | Comments (5)

18 de novembro: Nova versão da série 2.4 do kernel

O leitor lilux- enviou este link do kernel.org e acrescentou: "Foi lançada hoje a versão 2.4.28 do kernel." O anúncio expedido por Marcelo Tosatti dá os detalhes, mas segundo o LWN.net os ... (mais)

Posted by brain at 12:08 PM | Comments (11)

18 de novembro: Microsoft lança nova cortina de fumaça contra o Linux

Guber (gustavo_bim@yahoo.com.br) enviou este link da Folha e acrescentou: "'A Microsoft aproveitou um fórum governamental em Cingapura para disparar contra o Linux, maior concorrente do Windows. Segundo a ... (mais)

Posted by brain at 12:01 PM | Comments (57)

18 de novembro: AMD demonstra computador popular

Flavio Moreira (flaviao@bol.com.br) enviou este link da PC World e acrescentou: "'A Advanced Micro Devices (AMD) fez ontem (16) a primeira demonstração do Personal Internet Commun ... (mais)

Posted by brain at 11:50 AM | Comments (25)

18 de novembro: Firefox na capa do caderno de Informática do Estado de Minas

Vinícius Mundim Zucheratto (vmundinux@yahoo.com.br) enviou este link e acrescentou: "Há duas semanas a coluna do José Ramalho, no caderno de Informática do jornal Estado de Minas {www.estaminas.com.br}, vem falando sobre o lançamento do Fire ... (mais)

Posted by brain at 11:38 AM | Comments (0)

novembro 17, 2004

17 de novembro: Entrevista desta semana será com Cláudio Ferreira Filho, do OpenOffice.org BR

Cláudio Ferreira Filho é o coordenador geral do OpenOffice.org BR, e na entrevista que publicaremos na newsletter desta quinta-feira responderá a perguntas sobre como funciona a adaptação do OOo para o nosso idioma e país, como é possível contribuir, o problema (e a situação atual) da empresa que ... (mais)

Posted by brain at 02:14 PM

17 de novembro: Conectiva, Mandrakesoft, Progeny e Turbolinux anunciam acordo

Distribuições Linux da Europa, Ásia e América do Sul e do Norte uniram-se para criar uma implementação conjunta do padrão LSB 2.0 (Linux Standard Base). Segundo o anúncio of ... (mais)

Posted by brain at 01:50 PM | Comments (41)

17 de novembro: Dicas-L: modelos, macros e clip-arts para o OpenOffice.org

O Dicas-L abordou um tema já mencionado anteriormente no BR-Linux, mas que sempre vale a pena repetir: a disponibilidade de modelos, macros, scripts e clip-arts extras para o Openoffice.org. Os comentários dos leitores d ... (mais)

Posted by brain at 01:42 PM | Comments (1)

17 de novembro: OSNews compara Fedora Core 3 e SUSE 9.2 Professional

O OSNews publicou um extenso (4 páginas) comparativo do Fedora Core 3 e SUSE 9.2 Professional. Embora o autor seja usuário de Linux (e fã do Fedora), a análise de ambas as distribuições foi realizada tendo em vista a possibilida ... (mais)

Posted by brain at 01:15 PM | Comments (6)

17 de novembro: Entrevista com vice-presidente da Red Hat

O Linux Questions publicou uma interessante entrevista com Michael Tiemann, vice-presidente para assuntos de código aberto da Red Hat. A entrevista é extensa e cobre assuntos variados, desde os primeiros contatos de Tiem ... (mais)

Posted by brain at 01:05 PM | Comments (2)

17 de novembro: Análise do Transgaming Cedega 4.1.1

Anteriormente conhecido como WineX, o Cedega é um produto comercial (misturando componentes de código fechado e de código aberto) que permite executar no L ... (mais)

Posted by brain at 12:48 PM | Comments (11)

17 de novembro: Análise completa do Novell Linux Desktop

O site LXer publicou uma extensiva análise do Novell Linux Desktop, produto recém-lançado baseado no SUSE Linux e com adição de uma série de componentes adicionais, como o Citrix ICA Client, o Terminal Server Client, o ... (mais)

Posted by brain at 12:31 PM | Comments (2)

novembro 16, 2004

16 de novembro: Pensamento positivo pelo criador do Slackware

Piter PUNK (piterpk@terra.com.br) enviou este link da mensagem de Patrick Volkerding e acrescentou: "Está no ChangeLog do slackware-current (versão de desenvolvimento do slackware). O criado ... (mais)

Posted by brain at 09:56 PM

16 de novembro: Gartner faz previsões otimistas sobre Linux no Desktop em 2005

O Slashdot chama nossa atenção para este artigo descrevendo os dados apresentados pelo vice-presiden ... (mais)

Posted by brain at 01:01 PM | Comments (18)

16 de novembro: Ulbra/RS será palco da I Mega Install Fest

Pablo Lorenzzoni (pablo(at)propus.com.br) enviou este link e acrescentou: "A Ulbra do Rio Grande do Sul cede suas instalações neste dia 20 de novembro para a realização do I Mega Install Fest, que ocorrerá a pa ... (mais)

Posted by brain at 11:50 AM | Comments (0)

16 de novembro: Frater Albertus mostra que o Google pode ir muito além das pesquisas mais inocentes

As publicações anteriores de Frater Albertus Rabelais (frateralbertus@gmail.com), divulgadas aqui no BR-Linux e em outros sites da comunidade brasileira, publicaram debate tanto pelo estilo quanto pelo conteúdo. Hoje recebi a informação da disponibilização de uma nova publicação deste mesmo autor ... (mais)

Posted by brain at 11:48 AM | Comments (17)

16 de novembro: Terra: Firefox é boa alternativa ao IE da Microsoft

Auder (scanreg@bol.com.br) enviou este link da reprodução de artigo da Associated Press no Terra e acrescentou: "Apresento este link pra essa notícia do Terra, veja este trecho 'A navegação na Internet ve ... (mais)

Posted by brain at 11:43 AM | Comments (10)

16 de novembro: Scripts auxiliares para o SARG

Fernando Val (fernando.val arroba gmail) anunciou: "Sou administrador de um servidor proxy Squid de grande utilização. Devido a isso, os logs tendem a crescer demasiadamente me obrigando a fazer rotate dos mesmos. Com isso, os scripts que vêm com o SARG, um ótimo gerador de relatório para o Sq ... (mais)

Posted by brain at 11:39 AM | Comments (8)

16 de novembro: Evento livre no Ceará

André Queiroz (andre@dc.ufc.br) enviou este link e acrescentou: "Seminário que tem como tema o Software Livre, e que irá receber pessoas de todo o Ceará." Complementando a descrição telegráfica, o site informa que o I SECOMP – Semi ... (mais)

Posted by brain at 11:36 AM | Comments (3)

16 de novembro: Faça um belo portal com XOOPS - eXtensible Object Oriented Portal System

Lucar (oniac@ig.com.br) enviou este link do novo site e acrescentou: "Gostaria de anunciar o mais novo site de XOOPS do Brasil. XOOPS é um sistema escrito em linguagem PHP, distribuído com código aberto sob licença GNU/GPL, para criação e administ ... (mais)

Posted by brain at 11:34 AM | Comments (1)

16 de novembro: Artigo Jabber e material artístico sob licenças CC

Cárlisson Galdino (Bardo) enviou este link e acrescentou: "Escrevi um artigo neste fim-de-semana sobre Jabber para usuários (que já mexem com internet) iniciantes. . Em tendo tempo, colocarei algum passo-a-passo de configura ... (mais)

Posted by brain at 11:27 AM | Comments (1)

16 de novembro: Artigo: Instalando placas Wireless no Linux

Moonlight (moonlight[arroba]guiadohardware.net) enviou este link e acrescentou: "Foi publicado no GuiaDoHardware.Net um artigo escrito por Carlos E. Morimoto sobre a instalação de placas Wireless no Linux. A descrição do arti ... (mais)

Posted by brain at 11:22 AM | Comments (5)

16 de novembro: Lançado o site oficial do projeto Care2x Brasil

Daniel Zilli (daniel@care2x.org) enviou este link e acrescentou: "O site oficial do projeto Care2x Brasil está no ar. Agora desenvolvedores e comunidade podem trocar informações e idéias sobre o projeto e assim ajudar no seu desenvolvi ... (mais)

Posted by brain at 12:03 AM | Comments (5)

novembro 15, 2004

15 de novembro: Sun distribuirá Solaris 10 de graça para tentar concorrer com o avanço do Linux

Flavio Moreira (flaviao@bol.com.br) enviou este link da Folha, e o Pissin (pizza) comentou: "A empresa não se decide se apóia ou não o Linux, mas para os usuários a notícia é ótima. Graças ao avanço do Li ... (mais)

Posted by brain at 11:54 PM | Comments (16)

novembro 14, 2004

14 de novembro: CDs de Linux no jornal de domingo ...na Espanha

O Slashdot informa que um jornal de circulação nacional na Espanha distribuiu CDs de Linux na sua edição deste domingo. A distribuição escolhida foi o <a target=_top href=http:// ... (mais)

Posted by brain at 06:58 PM | Comments (25)

14 de novembro: Conectiva oferece homologação de hardware

A Conectiva anunciou que está promovendo uma ação voltada aos fabricantes de hardware que desejam homologar suas máquinas (arquitetura x86)com o Conectiva Linux. Segundo o anúncio, que reproduzimos na íntegra como de hábito, "A intenção da empresa é incentivar os fabricantes a comercializar eq ... (mais)

Posted by brain at 04:56 PM | Comments (9)

14 de novembro: Projeto João de Barro: plataforma criptográfica aberta

O Gustavo Mazzariol, do Metrô de SP, enviou o link para um PDF sobre o projeto João de Barro em que a Marinha e a Presidência trabalham para a construção de uma plataforma criptográfica aberta para a ICP-Brasil, baseada em l ... (mais)

Posted by brain at 04:41 PM | Comments (3)

14 de novembro: X.org no Debian Sid com pacotes do Ubuntu

Marco Carvalho (marcoacarvalhogmailcom) enviou este link e acrescentou: "Eu recebi por e-mail de Simó Albert i Beltran o link do original em Catalão e Castelhano deste tutorial para usar X.org no Debian SID, e fiz uma ... (mais)

Posted by brain at 03:59 PM | Comments (12)

novembro 12, 2004

12 de novembro: Este sábado é dia de Manguazilla - comemorações do lançamento do Firefox

Toskinha (toskinha@gmail.com) enviou este link das 17 festas já agendadas no Brasil e acrescentou: "Em comemoração ao lançamento da versão 1.0 do Firefox, estão sendo organizadas festas e encontros ao redor do mundo. Existem at ... (mais)

Posted by brain at 09:58 PM | Comments (17)

12 de novembro: Firefox 1.0 ultrapassa 2.000.000 de downloads em dois dias

Marco Carvalho (marcoacarvalho@gmail.com) enviou este e acrescentou: "Recebi hoje um e-mail da equipe do SpreadFirefox, assinado por Blake Ross noticiando a marca de 2.1 milhões de downloads desde o lançamento da versão 1.0, há dois dias. Ele diz ainda que isto não tem precedentes na história ... (mais)

Posted by brain at 09:53 PM | Comments (11)

12 de novembro: Lançado o Big Linux 2 Beta 3

Bruno Gonçalves (bigbusca@hotmail.com) enviou este link do Big Linux e acrescentou: "Foi lançada a nova versão do Big Linux, que dessa vez foi completamente reformulado, trazendo muitas novidades, feito pensando que para o usuário o importante ... (mais)

Posted by brain at 09:44 PM | Comments (10)

12 de novembro: OSDir apresenta o Live CD Xfld 0.1, demo do Xfce

Flavio (flaviosuarez AT ig.com.br) enviou este link da apresentação no OSDir e acrescentou: "O Xfld é mais um Live CD baseado no Knoppix, mas que em vez de us ... (mais)

Posted by brain at 09:39 PM | Comments (1)

12 de novembro: Ciclo de Palestras sobre Software Livre e Associativismo em SC

Lauro Borges (dcc6lcgb@joinville.udesc.br) enviou este link e acrescentou: "O GENESS e o Grupo de Pesquisa em Software Livre Colméia, do CCT/UDESC (Centro de Ciências Tecnológicas de Joinville / Universidade do Estado de Santa Catarina) têm o p ... (mais)

Posted by brain at 09:33 PM | Comments (3)

12 de novembro: Chat com membros da equipe da ATI

Alexandre Oliveira (alep_rjNOSPAM(at)NOSPAMbol.com.br) enviou este link da transcrição e acrescentou: "No dia 11 de novembro, o site Rage3d promoveu em seu canal de IRC uma entrevis ... (mais)

Posted by brain at 09:26 PM | Comments (3)

12 de novembro: Bois se passando por GNUs

Recebi do leitor Trolloló o link para o artigo de Antônio Marcelo, com a recomendação: "Acho que as pessoas deveriam ler com muito cuidado o que ele está falando e discutir de maneira sadia o que está ocorrendo ... (mais)

Posted by brain at 12:40 PM | Comments (120)

12 de novembro: Centro de Estudos de Software Livre do Ceará

Recebi do Centro de Estudos de Software Livre do Ceará o comunicado da inauguração do seu website. Segundo o comunicado, "O CESL-CE já existe há 2 meses e após algumas dificuldades iniciais de praxe, estamos caminhando de vento e popa. Tivemos o p ... (mais)

Posted by brain at 12:19 PM | Comments (4)

12 de novembro: Versão brasileira do "The Firebird Book"

Federico (federico.digiorgio@softgen.com.br) enviou este link e acrescentou: "A editora Ciência Moderna acaba de comprar os direitos para tradução e comercialização do livro 'The Firebird Book' da Helen Bo ... (mais)

Posted by brain at 12:17 PM | Comments (1)

12 de novembro: Semana do Software Livre no Vale do Aço

Christian Marques Pereira (cmarques@assedipa.com.br) enviou este link e acrescentou: "Acontece no Vale do Aço em Minas Gerais, a 1ª Semana do Software Livre, evento este que abordará vários temas como segurança, pirataria, casos de suce ... (mais)

Posted by brain at 12:11 PM | Comments (2)

12 de novembro: Fórum de Certificação Digital possibilita interação virtual dos congressistas

Heloisa Baltazar (heloisa@vianews.com.br) enviou este link do evento e acrescentou: "O II Fórum de Certificação Digital coloca à disposição dos congressistas o Fórum Virtual para permitir a discussão antecipada dos temas que serão debatidos ... (mais)

Posted by brain at 11:48 AM | Comments (0)

12 de novembro: Software livre nas Universidades

Eduardo RBS (edurbs arroba gmail.com) enviou este link do artigo no Universia Brasil e acrescentou: "Projeto sugere adoção de softwares abertos nas aulas das universidades. Estudantes são os responsáveis por convencer ... (mais)

Posted by brain at 11:05 AM | Comments (7)

12 de novembro: Três artigos sobre a família BSD

Luiz Gustavo (lgustavo@MyFreeBSD.com.br) enviou este link e acrescentou: "FreeBSD 6.0 - Quer um exemplo claro do dinamismo dos projetos de desenvolvimento de software open sour ... (mais)

Posted by brain at 10:56 AM | Comments (0)

novembro 11, 2004

11 de novembro: Começou a Latinoware Institucional em Foz do Iguaçu

Denis Galvão (denisgalvao@onda.com.br) enviou este link do evento e acrescentou: "A abertura da Latinoware Institucional contou com a participação de Cesar Brod (SOLIS), Jon Maddog Hal (presidente da Linux International), Timothy Ney (diretor ... (mais)

Posted by brain at 10:52 PM | Comments (4)

11 de novembro: Governo Federal entrega Guia Livre traduzido em espanhol aos países latino-americanos

Leonardo R Mello (leonardo.mello@planejamento.gov.br) enviou este link do Governo Eletrônico e acrescentou uma nota sobre a entrega da Versão Mercosul do Guia Livre, traduzida em espanhol para a comunidade latino-americana de Tecnologia ... (mais)

Posted by brain at 10:41 PM | Comments (3)

11 de novembro: Vagas para Desenvolvedor PHP e Suporte Técnico em Diadema

Fábio Telles Rodriguez (fabio @ florestan.org.br) enviou este anúncio: "A Fundação Florestan Fernandes, que é um centro público de formação profissional localizado em Diadema, está precisando um desenvolvedor PHP com bons conhecimentos em PHP, SQL, Apache e Javascript. É desejável conhecer Pos ... (mais)

Posted by brain at 10:29 PM

11 de novembro: Opiniões e dicas sobre Linux no desktop

Buick Sk (buick@microlink.com.br) enviou o anúncio: "Quando a mídia quer falar de um Desktop baseado em GNU/Linux sempre acaba voltando-se ou ao mundo corporativo que quer oferecer seus produtos por módicas quantias sejam elas quais forem, ou vejo novos adeptos do GNU/Linux que da noite para o ... (mais)

Posted by brain at 12:55 PM | Comments (28)

11 de novembro: Entrevista com os engenheiros da NVidia

Job (jobdrb arroba ig dot com dot br) enviou este link e acrescentou: "Bem, esta vai para os usuários da NVidia, entre eles (eu) que adoram ter um bom suporte de driver para Linux" Os entrevistados explicam o que ... (mais)

Posted by brain at 12:54 PM | Comments (1)

11 de novembro: Curso de Gimp em Campinas

O colega Rubens Queiroz, do Dicas-L, mandou o aviso sobre um curso de Gimp que ocorrerá em Campinas no mês de dezembro. Mais interessante do que a descrição do curso é a recomendação do Rubens sobre o instrutor, manifestado n ... (mais)

Posted by brain at 12:53 PM | Comments (0)

11 de novembro: Script de instalação do Firefox, codecs do Mplayer, Mozplugger e Flash

Rossano Pablo Pinto (rossano at dca fee unicamp br) enviou este link do script e acrescentou: "Escrevi um script de instalção do mozilla-firefox 1.0 para Slackware 10. Ele instala o mozilla-firefox, mozplug ... (mais)

Posted by brain at 12:22 PM | Comments (1)

11 de novembro: SourceForge troca de distribuição

Marcelo R. Minholi (minholi@unipar.br) enviou este link da transcrição do comunicado e acrescentou: "O SourceForge ... (mais)

Posted by brain at 12:10 PM | Comments (27)

11 de novembro: Vaga para desenvolvedor Linux em Florianópolis

Rafael Pina Pereira enviou este link da empresa e acrescentou o anúncio: "Sediada em Florianópolis, a Dígitro Tecnologia desenvolve tecnologia de ponta para o mercado de telecomunicações. Estamos selecionando profissionais para desenvolvimento ... (mais)

Posted by brain at 11:05 AM

11 de novembro: Folha explica como instalar o Firefox

SanducerO (sanducero82-linux@yahoo.com) enviou este link e acrescentou: "Está no site da Folha um passo-a-passo de como instalar o Mozilla Firefox, que apresenta algumas vantagens, além de elogiá-lo basta ... (mais)

Posted by brain at 11:02 AM | Comments (9)

11 de novembro: Construindo um serviço avançado de busca com o ht://Dig

O NewsForge publicou um interessante guia para construir seu próprio sistema de busca com o ht://Dig. Esta ferramenta é bastante conhecida dos administradores de websites, e permite construir um sistema de busca que ... (mais)

Posted by brain at 10:11 AM | Comments (2)

novembro 10, 2004

10 de novembro: Linux Magazine número 3 sai no final do mês

O site da Linux Magazine informa que a edição número 3 sai no final de novembro. Segundo a nota, a revista já está pronta mas, devido à troca da gráfica e do fornecedor de CDs, aguarda no momento a finalização do CD do mês para ser distribu ... (mais)

Posted by brain at 11:49 PM | Comments (23)

10 de novembro: Projeto de Lei para Software Livre no Amapá

Rôney Eduardo (roneypootz[NOSPAM]gmail.com) enviou este link e acrescentou: "'A Assembléia Legislativa aprovou projeto de lei do deputado Ruy Smith (PSB), que trata do uso de programas livres de informática na administr ... (mais)

Posted by brain at 11:15 PM | Comments (24)

10 de novembro: Visualização do BR-Linux no Konqueror: problema resolvido

O problema de exibição da capa do BR-Linux em algumas versões do navegador Konqueror, mencionado em notícia da tarde de ontem, parece ter sido resolvido. Não identifiquei a razão do problema, mas pude cont ... (mais)

Posted by brain at 11:15 PM

10 de novembro: Checklist de itens de segurança para Linux

hilinux (hilinux@i-consultores.com.br) enviou este link e acrescentou: "A seguinte lista tem por objetivo auxiliar os adminstradores de sistema a manter a segurança de suas instalaç ... (mais)

Posted by brain at 11:11 PM | Comments (29)

10 de novembro: Artigo em português sobre sniffers

hilinux (hilinux@i-consultores.com.br) enviou este link e acrescentou a descrição: "Artigo sobre documento que visa a auxiliar administradores de sistemas a compreender os problemas ... (mais)

Posted by brain at 10:39 PM | Comments (0)

10 de novembro: Proposta para a ABNT adotar os padrões do W3C?

Navix (navix at bol dot com) enviou este link e acrescentou: "Saiu no site do MozillaBR 'Circula no mundo livre a idéia de encaminhamento para a ABNT da proposta de tornar os padrões da W3C ... (mais)

Posted by brain at 10:22 PM | Comments (12)

10 de novembro: Projeto Mono Basic inicia workshops de treinamento

alessandro binhara (binhara@psl-pr.softwarelivre.org) enviou este link do Mono Brasil e acrescentou: "O projeto Mono Basic, que tem por objetivo disponibilizar um compilador Visual Basic .Net livre para Linux, está iniciando uma série ... (mais)

Posted by brain at 10:12 PM | Comments (1)

10 de novembro: BR-Linux no navegador Konqueror

Depois da mudança de layout iniciada na última sexta-feira, recebi contato de 3 leitores do site (e usuários do Konqueror) informando que a coluna lateral direita aparece "espremida" em seu navegador. Não disponho de versão atualizada do Konqueror para fazer os testes necessários, mas como o site ... (mais)

Posted by brain at 01:12 PM

10 de novembro: Lançado o OpenOffice.org 1.1.3 BR

Paulo Zambon (pzambon@astornet.com.br) enviou este link e acrescentou: "O OpenOffice.org 1.1.3 em nosso idioma já está disponível para download" ... (mais)

Posted by brain at 11:11 AM | Comments (18)

10 de novembro: Edição 5.5 do SlackwareZine

Vilson Willian Schmidt (mq160 at onda.com.br) anunciou diretamente do evento: "Saiu a edição 5.5 do slackwarezine. E no CONISLI! -:) Muitas pessoas podem não saber o motivo de tanta felicidade, mas foi no CONISLI que surgiu o slackwarezi ... (mais)

Posted by brain at 10:29 AM | Comments (2)

10 de novembro: Dica: Tecla TAB para facilitar seleção de pacotes no Debian

Tales A. Mendonça (tales@linuxhard.org) enviou este link da dica e acrescentou um trecho: "Se você achava fácil instalar pacotes utilizado o apt-get install [nome do pacote] ou remover utilizando o ... (mais)

Posted by brain at 10:22 AM | Comments (9)

10 de novembro: Artigo: Livre-se do Spam: Evolution + SpamAssassin

Alexandre C. Alencar (alexandre@debian-ce.org) enviou este link e acrescentou: "Com a popularização do acesso à Internet, as pessoas comuns enfrentam diariamente um problema do mundo digital, o Spam, mensagens eletrônicas ... (mais)

Posted by brain at 10:18 AM | Comments (0)

10 de novembro: Fotos da comemoração de lançamento do Firefox 1.0 no Interior de SP

Filipe Alvarez (filipe@magicsite.com.br) enviou este link e acrescentou: "Aconteceu ontem (10/11) em São José do Rio Preto, Interior de São Paulo, um encontro para comemorar o lançamento da versão 1.0 do navegador Firefox. Segue o li ... (mais)

Posted by brain at 10:11 AM | Comments (10)

10 de novembro: Apresentações sobre distribuições e ferramentas de programação

O site das LinuxChix traz o aviso de que estão disponíveis a apostila do mini curso "Ferramentas de Programação em Linux" e os slides da apresentação "Linux e seus Sabores: porque existem tantas distribuições?". Trata-se do mater ... (mais)

Posted by brain at 08:31 AM | Comments (1)

novembro 09, 2004

09 de novembro: Análise em português do Debian-BR-CDD 1.0

O Debian-BR-CDD é uma Custom Debian Distribution atualmente baseada na próxima versão estável do Debian (sarge) e voltada para usuários de desktops. Segundo um dos anúncios de lançamentos de versões enviados ao BR-Linux pela comunidade desta distribuição, ela traz uma coletânea de pacotes ... (mais)

Posted by brain at 10:37 PM | Comments (23)

09 de novembro: Pacotes do Firefox 1.0 para o Conectiva Linux

O Aurelio Marinho Jargas mandou a dica para os usuários de Conectiva Linux: "Eu vi a notícia do firefox no br-linux e queria complementá-la avisando que já saiu o pacote RPM dele pro <a target=_top href=http://snapshot.conectiva.com/cgi-bin/snap.cgi? ... (mais)

Posted by brain at 10:24 PM | Comments (2)

09 de novembro: Novos Drivers da NVidia

lilux- (lilux@node.linuxmail.org) enviou este link e acrescentou: "A NVidia lançou no dia 5 de novembro a versão 1.0-6629 do driver para Linux, com algumas melhorias de desempenho, além de melhorias no suport ... (mais)

Posted by brain at 10:21 PM | Comments (19)

09 de novembro: Análise em português do Fedora Core 3

Marcelo R. Minholi (minholi@unipar.br) enviou este link para sua análise e acrescentou: "Para os que estão interessados em saber um pouco mais sobre o Fedora Core 3 segue o ... (mais)

Posted by brain at 10:18 PM | Comments (13)

09 de novembro: Filtro de e-mail integrado ao AVG

Alberto Neto (alberto at stanzione.com.br) enviou este link e acrescentou o anúncio que reproduzo na íntegra, como de hábito com anúncios desta natureza: "A Winco Tecnologia e Sistemas, distribuidora exclusiva do antivírus AVG no Brasil, está lan ... (mais)

Posted by brain at 10:05 PM | Comments (3)

09 de novembro: Disponíveis os vídeos digitais do I Seminário Mono Brasil

binhara (binhara@psl-pr.softwarelivre.org) enviou este link para os arquivos das palestras e acrescentou: "O I Seminário Mono Brasil foi um grande sucesso! Realizado no CEFET-PR em Curitiba, o evento r ... (mais)

Posted by brain at 10:00 PM | Comments (2)

09 de novembro: Microsoft paga US$ 536.000.000 para Novell encerrar processo antitruste

Yoyart (ronaldo.yoyart@@@@rrd.com) enviou este link do Estadão e acrescentou um trecho: "Como fez em outras ocasiões, a Microsoft abriu seus cofres e pagou ontem US$ 536 milhões à Novell, fornecedora de ... (mais)

Posted by brain at 09:52 PM | Comments (7)

09 de novembro: I Forum GNOME é nesta semana

Everaldo Canuto (everaldo_canuto@yahoo.com.br) enviou este link e acrescentou: "Nos dias 11 e 12 de novembro, quinta e sexta dessa semana será realizado o I Forúm Brasileiro de GNOME,o evento será em Foz do Iguaçu. Para mais informações con ... (mais)

Posted by brain at 10:48 AM | Comments (5)

09 de novembro: Lançada a versão 1.0 do navegador livre Firefox

River de Morais e Silva (riverdemorais@yahoo.com.br) enviou este link do anúncio de lançamento e acrescentou: "Vi no site do Mozilla que o navegador Firefox ... (mais)

Posted by brain at 08:59 AM | Comments (51)

novembro 08, 2004

08 de novembro: Faça um tour pelas telas do OpenOffice.org 1.1

Você tem um amigo que quer saber como é o OpenOffice.org mas não está motivado o suficiente para instalar? Dê a ele o link para esta apresentação de mais de 50 telas do OOo Writer para que ele possa matar ... (mais)

Posted by brain at 11:28 PM | Comments (3)

08 de novembro: Simulador X-plane para Linux

andreas (andreas@conectiva.com.br) enviou este link e acrescentou: "Fiquei surpreso ao ver hoje que saiu uma versão beta do simulador de vôo X-plane para Linux. O download da demo está disponível via bittorrent <a href='http://www.x-pl ... (mais)

Posted by brain at 11:20 PM | Comments (1)

08 de novembro: Lançado o Fedora Core 3

Alexandre Moraes (alexsmoraes@terra.com.br) enviou este link para a página de downloads e acrescentou: "Depois de alguns meses de espera, acabou de sair do forno o Fedora Core 3 que apresenta muitas atualizações em relação ao Fedora 2, ... (mais)

Posted by brain at 10:54 PM | Comments (21)

08 de novembro: Maddog: Evolução do Linux também depende do serviço

ThLux (thluxx(at)yahoo.com.br) enviou este link do IDG Now e acrescentou um trecho: "'Para Jon Maddog Hall, presidente e diretor executivo da Li ... (mais)

Posted by brain at 10:48 PM | Comments (0)

08 de novembro: Exame: Quem perde com o Linux

Paulo (cyberpsi@gmail.com) enviou este e acrescentou: "Saiu uma nota na edição impressa da Revista Exame (10/11/2004) sobre Linux. A matéria diz: 'Representantes do setor de software foram até os Ministros da Casa Civil, José Dirceu, e ... (mais)

Posted by brain at 10:37 PM | Comments (11)

08 de novembro: Lançado o Novell Linux Desktop

A Novell anunciou hoje o lançamento do Novell Linux Desktop, produto baseado no SUSE Linux Enterprise 9 e voltado para ocupar posições no mercado desktop corporativo. A apresentação do produto afirma que ele pode ser apl ... (mais)

Posted by brain at 12:57 PM | Comments (34)

08 de novembro: Comparando os wikis

O Wiki é uma ferramenta para edição colaborativa online de textos, e geralmente se apresenta na forma de um website cujo conteúdo pode ser editado diretamente pelos seus leitores, como a popular wikipedia e diversas áreas de documentação de projetos de software livre. Existem muitas ferramentas l ... (mais)

Posted by brain at 10:41 AM | Comments (6)

08 de novembro: Podcasting: rádio virtual sem intermediários

O Dicas-L publicou hoje uma dica sobre podcasting, de autoria de Rodrigo Stulzer. Podcasting pode ser comparado a um RSS de áudio, ou "uma espécie de rádio via Internet, mas não é ao vivo. E esta é a grande vantagem! Vo ... (mais)

Posted by brain at 10:29 AM | Comments (2)

08 de novembro: I Forum Goiano de Software Livre

KyNDeR (kynderatlinuxmail.org) enviou este link e acrescentou: "Participe do nosso evento a ser realizado no dia 23 a 27 de Novembro, onde além de apresentarmos o Manifesto PSLGO, também iremos promover 12 minicursos, 13 palestras ... (mais)

Posted by brain at 10:20 AM | Comments (0)

novembro 07, 2004

07 de novembro: Fenainfo, Assespro e Softex divulgam resposta ao presidente da Microsoft Brasil

A integração entre a comunidade de desenvolvedores e usuários de software livre, o governo e as entidades representativas do mercado de informática nem sempre é completa, mas são frequentes os esforços de comunicação e ação conjunta entre estes setores. É neste sentido que três das princ ... (mais)

Posted by brain at 01:53 PM | Comments (9)

07 de novembro: Espelho do SUSE no Brasil

Márcio H. Ferreira enviou o anúncio: "Gostaria de divulgar esta grande notícia para a comunidade Suse no Brasil (eu, e mais uns outros gatos pingados por aí hehehe). O Linorg.usp.br acabou de subir (ontem) o mirror completo do suse (espelho <a target=_top href=ftp://ftp.gwdg.de/linux/suse/ftp. ... (mais)

Posted by brain at 01:42 PM | Comments (1)

07 de novembro: Entrevista em português com Richard Stallman

O site BrunoTorres.net publicou uma entrevista inédita com Richard Stallman, em que o fundador da Free Software Foundation e do Projeto GNU fala sobre liberdade de software, participação de grandes empresas no movimen ... (mais)

Posted by brain at 11:44 AM | Comments (20)

07 de novembro: Microsoft oferecerá sem royalties e de forma perpétua o formato XML do MS Office

Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br) enviou este link do LinuxDicas e acrescentou: "A Comunidade Européia pressiona cada vez mais a Microsoft e ela parece ter cedido mais em relação ao MS Office, como indica a notícia. Será qu ... (mais)

Posted by brain at 11:14 AM | Comments (1)

07 de novembro: BitTorrent é responsável por 35% do tráfego na Web

Eder S. G. (JORDAM) enviou este link do Terra e acrescentou: "O sistema de compartilhamento online arquivos pela Internet BitTorrent tornou-se um gigante. Ele é responsável por 35% da transmissão de dados ... (mais)

Posted by brain at 11:10 AM | Comments (1)

07 de novembro: Gravação síncrona em disquetes

Davidson R. Paulo (bozolinux[arroba]pop.com.br) enviou este link da sua dica e acrescentou: "Você está cansado de ver a maioria dos usuários da LAN GNU/Linux que você administra terem dificuldades ao usar disque ... (mais)

Posted by brain at 10:58 AM | Comments (6)

novembro 05, 2004

05 de novembro: Lista de discussão sobre Samba

Andreas Hasenack (andreas@conectiva.com.br) enviou este link da lista e acrescentou: "Em uma discussão na lista brasileira de ... (mais)

Posted by brain at 06:59 PM | Comments (7)

05 de novembro: GoblinX, novo live-cd com base no Slackware

Flavio de Oliveira (flavos@terra.com.br) enviou o anúncio: "Para aqueles que gostam do Slackware e também das distribuições em formato de live-cd, foi lançada recentemente uma nova distribuição chamada GoblinX. ... (mais)

Posted by brain at 06:56 PM | Comments (6)

05 de novembro: Novo boicote ao LinuxToday?

André Esteves (andre@esteves.homelinux.com) enviou este link do DistroWatch e acrescentou: "Pessoal, Esta mensagem está em destaque hoje no DistroWatch: 'Exortamos nossos visitantes a boicotar o site LinuxToday.com. LinuxToday.com é atualmente pat ... (mais)

Posted by brain at 06:49 PM | Comments (27)

05 de novembro: "Get the facts": Novell compra a briga

vmedina (vmedina*click21.com.br) enviou este link da Novell e acrescentou: "A Novell pelo jeito comprou uma briga com a Microsoft. Em resposta à campanha 'Get the Facts' ('Fatos sobre Linux e Windows' no site brasileiro) da Microsoft, ... (mais)

Posted by brain at 05:52 PM | Comments (9)

05 de novembro: Leitor pergunta: A tradução da GPL brasileira é oficial?

Daniel (daniel@zilli.gulinuxsul.org) enviou este e acrescentou: "Após essa confusão com o Direito Livre, fui ao site www.softwarelivre.gov.br para fazer uma cópia da licença CC-GPL, e foi aí que me espantei. Cade a nossa licença oficial? Entrando <a target=_top href=http://www.softwarelivre.g ... (mais)

Posted by brain at 05:13 PM | Comments (12)

05 de novembro: Adobe flertando com o mercado Linux

RafadeLucca (rafadelucca@hotmail.com) enviou este link e acrescentou: "Esta boa notícia encontrei como nota do periódico TechNote: 'A Adobe Systems está se agregando ao eminente consórcio Linux OSDL (Open Source Development Labs ... (mais)

Posted by brain at 04:58 PM | Comments (16)

05 de novembro: Giboia Linux disponibiliza fórum para a comunidade

Ivan (ivan""giboia.org) enviou este link de seu novo fórum e acrescentou: "Entro em contato para informar que foi ativado o Fórum do portal Giboia Linux. Todos podem participar. Foi postado um <a target=_top href=http://www. ... (mais)

Posted by brain at 04:44 PM | Comments (0)

05 de novembro: Nova versão das Funções ZZ

O sempre alerta Notícias Linux informa: "Foi lançada a versão 4.1029 das funções ZZ, um arquivo que conta atualmente com 61 funções de uso geral para o interpretador Bash, e ... (mais)

Posted by brain at 10:42 AM | Comments (0)

05 de novembro: Otimizando o servidor Apache

A Linux Magazine norte-americana publicou um artigo com dicas de otimização do servidor Apache. O artigo começa com pequenos truques que permitem ganhar um pouco de desempenho e estabilidade aqui e ali, mas da metade em ... (mais)

Posted by brain at 10:33 AM | Comments (1)

05 de novembro: eWeek: A SCO importa?

O eWeek, que está longe de ser um veículo pró-Linux, publicou um artigo com o sugestivo título de "A SCO importa?", em que o autor faz uma breve retrospectiva do "caso SCO" e mostra como até agora ela teve pouco efeito pr ... (mais)

Posted by brain at 10:12 AM | Comments (0)

05 de novembro: Mais sistemas administrativos livres nacionais

Saiu na Dicas-L este texto de Daniel Zilli citando mais alguns projetos livres nacionais, continuação da série que já mencionamos anteriormente. Desta vez a ... (mais)

Posted by brain at 09:54 AM | Comments (2)

05 de novembro: Sim, você está no website certo! Mas estamos em obras.

Não se espante com o visual nem com a ausência de traduções: este é o BR-Linux em plena estação de mudança de pele. Ao longo da última semana percebi que a infra-estrutura de software instalada há um ano atrás para atender a uma média de 6 notícias e 6000 usuários por dia chegou ao seu limite, ap ... (mais)

Posted by brain at 02:14 AM

05 de novembro: Divulgando o Firefox

Antonio Carlos V. da Silva (acvsilva@ARRET.com.br) enviou este link do Terra e acrescentou: "Parece que a 'briga' será das boas... A colunista Sandra Pecis publicou artigo no Terra falando sobre o lançame ... (mais)

Posted by brain at 02:12 AM | Comments (11)

05 de novembro: Lançamento do Debian Zine no CONISLI

Fernando Ike (fernando at ikenet.com.br) enviou este link e acrescentou: "Estamos levando para o Conisli a versão impressa do Debian Zine em sua edição zero. Estaremos disponibilizando a versão impressa no stand do Debian. Q ... (mais)

Posted by brain at 01:36 AM | Comments (1)

novembro 04, 2004

04 de novembro: Download do SUSE 9.2 via BitTorrent

O leitor Novello informa que está disponível um link para download das imagens dos 5 CDs do SUSE 9.2 Professional via BitTorrent. O arquivo tem 3160MB, e neste momento há 746 usuários ... (mais)

Posted by brain at 01:49 PM | Comments (13)

04 de novembro: BR-Linux de volta à operação normal

O BR-Linux teve um surto de baixo desempenho no acesso durante os últimos 5 dias, e alguns usuários entraram em contato para relatar suas experiências de tempo excessivo para visualizar páginas ou para enviar comentários. Agradeço o contato de todos, e informo que a causa já foi localizada e isol ... (mais)

Posted by brain at 01:33 PM | Comments (1)

04 de novembro: Comunidade DiretoLivre convida usuários a ajudar a escolher novo nome

Vitor Espíndola (spongenit@gmail.com) enviou este e acrescentou: "Por motivos legais o projeto DiretoLivre devará mudar de nome, por isso gostaríamos de contar com a sugestão de vocês! Estaremos recebendo idéias de nomes para o Projeto através do e-mail novonome@diretolivre.org.br. Após as su ... (mais)

Posted by brain at 01:20 PM | Comments (0)

04 de novembro: DotCMS Beta I disponível para download

"Após a apresentação pública do DotCMS na Conferência Pernambucana de Software Livre (9 a 11 de Setembro), estou disponibilizando oficialmente o código da primeira versão beta que considerei estável para torna-la pública. Esta é uma versão beta, portando gostaria de pedir o apoio da comunidade ... (mais)

Posted by brain at 01:16 PM | Comments (1)

04 de novembro: Resultados do II Planejamento Estratégico

O II Seminário de Planejamento Estratégico do Comitê Técnico de Implementação de Software Livre, foi realizado em Brasília, na sede da Embrapa, há cerca de um mês. O evento contou com a participação de 246 representantes das áreas de Informática e Tecnologia da Informação de 101 órgãos da Admini ... (mais)

Posted by brain at 01:13 PM | Comments (0)

04 de novembro: Opinião: As Vozes do Software Livre

Buick Sk (buick@microlink.com.br) enviou este link da coluna de Antônio Marcelo acompanhado de uma apresentação: "Conheci o Antônio Marcelo, quando este estava ainda engatinhando no mundo Linux e quis auxiliar ... (mais)

Posted by brain at 01:08 PM | Comments (0)

04 de novembro: II Fórum de Certificação Digital terá troca de experiências internacionais

Heloisa Baltazar (heloisa@vianews.com.br) enviou este link e acrescentou: "Há menos de um mês da realização do II Fórum de Certificação Digital, está garantida a presença da diretora do ONTI - Oficina Nacional de Tecnologia da Informação, In ... (mais)

Posted by brain at 01:02 PM | Comments (0)

04 de novembro: Parabéns, UnderLinux!

O site nacional UnderLinux está comemorando o alcance da marca impressionante de 10.000 usuários cadastrados e mais de 90.000 mensagens no fórum. Este é um dos sites da comu ... (mais)

Posted by brain at 01:00 PM | Comments (0)

04 de novembro: Novo portal da prefeitura de SP é baseado em software livre

Marcos de Souza (mds) enviou este link da Info e acrescentou um trecho: "'O novo portal da Prefeitura de São Paulo, inaugurado na última sexta-feira (2 ... (mais)

Posted by brain at 12:59 PM | Comments (0)

04 de novembro: Software Livre pode melhorar fala de Stephen Hawking

"'Um engenheiro de software indiano está desenvolvendo um software que pode melhorar a forma como pessoas com deficiências se comunicam e interagem com outras pessoas. O software está sendo feito para o físico inglês Stephen Hawking, que se tornou uma celebridade com o livro Uma Breve História ... (mais)

Posted by brain at 12:55 PM | Comments (0)

novembro 03, 2004

03 de novembro: Folha: Firefox e Mozilla ganham mais mercado

ThLux (thluxx@yahoo.com.br) enviou este link da Folha e acrescentou um trecho: "'Pelo quinto mês consecutivo, os browsers Mozilla e Firefox --concorrentes diretos do Internet Explorer, da Microsoft-- apre ... (mais)

Posted by brain at 10:57 PM | Comments (0)

03 de novembro: Direto Livre recebe comunicado extrajudicial sobre uso da marca

O site do PSL-BR publicou o texto da notificação extra-judicial recebida pelos mantenedores do projeto Direto Livre, enviada pela empresa pública do RS que escreveu as versões iniciais do Direto, originalmente disponibilizadas sob uma ... (mais)

Posted by brain at 10:49 PM | Comments (1)

03 de novembro: Linux entre os gigantes - novo artigo de Marcelo Tosatti

Cesar.AR (cesr.ar@@@@tutopia.com.br) enviou este link e acrescentou: "Sempre perguntam se há grandes empresas usando o Linux. Este artigo do Marcelo To ... (mais)

Posted by brain at 10:28 PM | Comments (0)

03 de novembro: Migração de mão única: Migrando seus usuários de forma responsável

Leonardo Coldebella (leonardoATcanallivre.com.br) enviou este link e acrescentou: "Este artigo procura abordar o processo de migração através de uma visão diferente das que normalmente são usadas. Trata dos problemas que em gera ... (mais)

Posted by brain at 10:19 PM | Comments (0)

03 de novembro: Oportunidade de emprego para desenvolvedores Linux em Florianópolis

Ricardo (rmay at cianet.ind.br) enviou este link e acrescentou: "Fundada em 1994 e localizada em Florianópolis/SC, a CIANET Networking tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias inovadoras destinadas à área de LAN e WAN. Estamos selecion ... (mais)

Posted by brain at 10:08 PM | Comments (0)

03 de novembro: Comunidade brasileira receberá versão final do Guia Livre

Leonardo Mello (leonardo.mello@planejamento.gov.br) enviou este link do evento e acrescentou: "Seguindo o ritual do lançamento do Guia Livre no V Fórum Internacional de Software Livre em Porto Alegre, o Governo Federal estará devolvendo para Co ... (mais)

Posted by brain at 10:03 PM | Comments (0)

03 de novembro: Primeiro encontro de usuários Slackware do RS

CEREALKILLER (walter@dgnet.com.br) enviou este link e acrescentou: "O GUS-RS convida para o nosso primeiro encontro do Grupo de Usuarios Slackware do Rio Grande do Sul. Esse encontro marca a inauguração do GUS-RS, para uma enorme surpresa esse ... (mais)

Posted by brain at 09:55 PM | Comments (0)

03 de novembro: Treinamentos Linux em Niterói - RJ

Fabrício (netenet arroba netenet.com.br) enviou este link da empresa e acrescentou: "Prezados amigos da comunidade Linux, a Net & Net é uma empresa de consultoria e treinamentos em Niterói/RJ, e todo nosso trabalho é baseado em software livre, ... (mais)

Posted by brain at 09:24 PM | Comments (0)

03 de novembro: Litrix 2.0 na PC Master

Vagner (vagner-at-litrixlinux.org) enviou este link do Litrix e acrescentou: "Quem deseja experimentar o Litrix 2.0 mas tem dificuldades com download por ter conexão discada, vai ter uma ótima oportunidade: o Litrix está na edição de novembro ... (mais)

Posted by brain at 08:17 PM | Comments (0)

03 de novembro: Lançado o Kurumin Games 4

Neto Mussauer (netomussauer@gulbf.com.br) enviou este link e acrescentou: "Olá Augusto, venho comunicar o lançamento da versão 4 do Live-CD Kurumin Games, a lista de jogos, programas disponíveis e a imagem do cd para download está no link m ... (mais)

Posted by brain at 08:12 PM | Comments (0)

03 de novembro: GEOLivre Linux 1.0 – Distribuição para Geotecnologias

Uchoa (uchoa@geolivre.org.br) enviou este link do Geolivre e acrescentou uma cópia do comunicado de lançamento: "Já está disponível para download uma nova distribuição Linux voltada para aplicações na área de GEO. O GEOLivre Linux vem com as p ... (mais)

Posted by brain at 08:01 PM | Comments (0)

novembro 02, 2004

02 de novembro: Veja: A vez do Software Livre

A edição desta semana da revista Veja trouxe uma agradável surpresa: cobertura favorável (ainda que imprecisa) do software livre em sua seção Radar. O box da seção Radar (página 42) tem o título de "A vez do software livre", e traz dados for ... (mais)

Posted by brain at 07:54 PM | Comments (0)

02 de novembro: Mais sobre Unicode no Linux

Ontem publicamos o link para uma introdução ao Unicode, desenvolvido para ser o código de caracteres universal capaz de conter os símbolos de todos os idiomas e resolver as limitações dos herdeiros do código ASCII, que se limitam a ... (mais)

Posted by brain at 07:39 PM | Comments (0)

02 de novembro: Surpresa no resultado da campanha para publicar anúncio do Firefox no New York Times

No sábado o site SpreadFirefox publicou um impressionante balanço da campanha pelo anúncio do Firefox 1.0. A campanha tinha originalmente a intenção de mar ... (mais)

Posted by brain at 07:17 PM | Comments (0)

02 de novembro: Colabore com a tradução do Gimp 2.2

Anderson Prado (AndeOn) enviou este link e acrescentou: "Atenção Comunidade de usuarios GIMP: Participem da revisão de tradução que esta sendo coordenada por Gwidion. Acessem o <a target=_top href=http://ogimp.codigolivre.org.br/modules/ ... (mais)

Posted by brain at 06:46 PM | Comments (0)

02 de novembro: Curso de Pós Graduação em Software Livre em Pernambuco

Jocemar Calado (calado@unibratec.com.br) enviou este link da Unibratec e acrescentou o anúncio com poucos detalhes: "Em 2005 a cidade do Recife poderá contar com um curso de Pós-Graduação em Software Livre. Essa decisão partiu da visão do rei ... (mais)

Posted by brain at 06:37 PM | Comments (0)

02 de novembro: 1º Linux Install Fest em Assis-SP

Juliano (julianommartins@yahoo.com.br) enviou este link da FEMA e acrescentou: "No dia 6 de novembro - sábado, a partir das 9 horas, estará ocorrendo nas dependencias da FEMA (Fundação Educacional do Município de Assis) a sua primeira Linux Instal ... (mais)

Posted by brain at 06:33 PM | Comments (0)

02 de novembro: Saiu o RC2 do FreeBSD 5.3

Luiz Gustavo (lgustavo@MyFreeBSD.com.br) enviou este link do MyFreeBSD e acrescentou: "Contrariando o que havia previsto há uma semana, a Equipe de Engenharia de Releases do Projeto FreeBSD acaba de ... (mais)

Posted by brain at 06:29 PM | Comments (0)

novembro 01, 2004

01 de novembro: Introdução ao Unicode

O Newsforge publicou um artigo introduzindo o Unicode, desenvolvido para ser o código de caracteres universal capaz de conter os símbolos de todos os idiomas e resolver as limitações dos herdeiros do código ASCII, ... (mais)

Posted by brain at 10:52 AM | Comments (0)

01 de novembro: Resposta da Novell às manifestações de Steve Ballmer

Na semana passada, Steve Ballmer publicou uma carta aberta expondo a opinião da Microsoft sobre o Linux em diversos aspectos: administrativos, econômico-financeiros, de recursos humanos, e até jurídicos. Como todo texto emanado de empresa com participação expressiva neste mercado, a carta recebeu ... (mais)

Posted by brain at 10:46 AM | Comments (0)

01 de novembro: Planilhas de custo no OpenOffice.org

O Heremita (zeferinn@uai.com.br) enviou este link e acrescentou: "Esta é uma pequena contribuição minha para a comunidade. Tenho consciência de que a maioria aqui utiliza sistemas de banco de dados, o ... (mais)

Posted by brain at 10:37 AM | Comments (0)

01 de novembro: kinGS: Framework PHP para desenvolvimento de aplicativos web

Giuliano Nascimento (giusoft@hotmail.com) enviou este link e acrescentou: "Desenvolvido para ser um instrumento de encapsulamento completo do HTML e, a todo o custo, reduzir o trabalho com desenvolvimento de sites dinâmicos (ou sistemas W ... (mais)

Posted by brain at 10:33 AM | Comments (0)

01 de novembro: Instalando o XPde 0.5.1

Tales A. Mendonça (tales@linuxhard.org) enviou este link e acrescentou: "Para aqueles que querem migrar para o Linux sem que tome um choque com as diferenças de visual, existe a possibilidade de ut ... (mais)

Posted by brain at 10:27 AM | Comments (0)

01 de novembro: Mais um fórum nacional sobre Linux

Luiz Antonio Oliveira (redhate@slacklife.com.br) enviou este link e acrescentou: "Para quem é fã de Fórum e gosta de utilizar o maior número possível de fórums para sempre receber o maior número de ajudas possível, o portal de Linux Slackli ... (mais)

Posted by brain at 10:14 AM | Comments (0)

01 de novembro: Configurando teclados multimídia no Linux

r00tsh3ll (r00tsh3ll@uol.com.br) enviou este link e acrescentou: "Está disponível no site do canal de IRC #linuxajuda um tutorial em português para a configuração de teclados multimídia no linux usando o programa <a target=_to ... (mais)

Posted by brain at 10:09 AM | Comments (0)

01 de novembro: Artigo em português sobre o kernel do Linux

Ezequiel (esquisitin@terra.com.br) enviou este link e acrescentou: "Na visita ao site acima, achei um texto novo que fala sobre o que é o kernel do Linux numa linguagem bem simples, que dá para todo mundo entender. Por isso reso ... (mais)

Posted by brain at 10:02 AM | Comments (0)