« Liberada a versão beta do CD de atualização do Conectiva 10 | Main | Giboia Linux publica uma introdução ao Fortran »

novembro 19, 2004

Resposta oficial às declarações da MS sobre patentes do Linux

O modelo de desenvolvimento aberto do Linux dificulta identificar quem pode dar uma "resposta oficial" sobre assuntos que envolvem o sistema: dependendo do contexto, podem ser as distribuidoras, os desenvolvedores, as comunidades organizadas de usuários, ou outras entidades. Mas quando se trata de defender o kernel do Linux, não há representante mais adequado que o próprio Linus Torvalds, ou o OSDL - organização que o emprega para desenvolver o Linux, e é formada por pesos-pesados como IBM, HP, CA, Intel e NEC.

E hoje o OSDL publicou uma resposta às alegações da Microsoft sobre o suposto risco de patentes do Linux, divulgadas aqui no BR-Linux ontem. Na resposta, o consórcio lembra que empresas como HP, IBM, Novell, Red Hat e o próprio OSDL confiam tanto na ausência deste problema que oferecem a seus clientes usuários de Linux proteção jurídica (e financeira, por extensão) caso haja alguma alegação futura.

A resposta lembra ainda que o fato de o mercado de Linux nos servidores estar crescendo 3 vezes mais rápido que o da concorrência vem levando algumas empresas a fazer este tipo de afirmação nos últimos 18 meses, embora nenhuma delas tenha identificado ou mencionado alguma patente específica que o Linux infrinja - apesar do fato de patentes serem públicas, e sua divulgação não prejudicar nenhum tipo de segredo. A resposta não menciona diretamente, mas é bom lembrar que a Microsoft atualmente se defende nos tribunais de mais de 30 acusações de violação de patentes, segundo eWeek. É o que a cultura popular chama de telhado de vidro.

Atualização: Segundo o Microsoft-Watch.com, a Microsoft retratou-se parcialmente, negando que Ballmer tenha afirmado que o Linux viola centenas de patentes. Segundo a empresa, ele apenas teria mencionado um estudo a respeito, mas não afirmou nada. Ah, bom.

Em uma nota relacionada, um reconhecimento interessante: ao cobrir este tema, o portal Terra usou nossa notícia de ontem como fonte, inclusive citando (e creditando) uma parte do texto. É muito positivo ver este tipo de interação entre a imprensa e a comunidade Linux. Quem deu a dica foi o Ricardo Barboza (silva r b em terra do brasil) que enviou o link do Terra e acrescentou seus parabéns tanto ao BR-Linux como a toda a comunidade que o move. Obrigado!

Indicar por e-mail esta notícia | Publicado em novembro 19, 2004 10:54 PM

Comentários dos leitores

»Comentário de: Morvan () em 20/11 01:14: não será, após a consolidação do Linux, te...

»Comentário de: Sérgio Ritter () em 20/11 01:57: Acho importante estarmos sabendo os passos...

»Comentário de: Carlos Roberto () em 20/11 02:12: Só uma coisa, o texto original da noticia ...

»Comentário de: bebeto_maya () em 20/11 02:43: __Ballmer é um fanfarrão, ele sabe do terr...

»Comentário de: Heitor Moraes () em 20/11 10:59: Eu acho a estratégia dele espetacular - e ...

»Comentário de: Henrique Paiva () em 20/11 14:35: infelizmente ele sabe o que. faz, e não é ...

»Comentário de: TUX () em 20/11 14:44: Agora mesmo o baboo vai dizer la no site d...

»Comentário de: carlos antonio lopes () em 20/11 19:57: Pessoal, o BABOO vai falar um monte de BAB...

»Comentário de: Ortega () em 21/11 03:24: bom comentario do Sérgio Ritter ""Ac...

»Comentário de: vmedina () em 24/11 13:31: Pessoal estou para publicar uma resposta a...

Envie seu comentário

Após conhecer os Termos de Uso, basta ir ao formulário de comentários desta notícia e enviar a sua opinião.