« Pacotes do Firefox 1.0 para o Conectiva Linux | Main | Apresentações sobre distribuições e ferramentas de programação »

novembro 09, 2004

Análise em português do Debian-BR-CDD 1.0

O Debian-BR-CDD é uma Custom Debian Distribution atualmente baseada na próxima versão estável do Debian (sarge) e voltada para usuários de desktops. Segundo um dos anúncios de lançamentos de versões enviados ao BR-Linux pela comunidade desta distribuição, ela traz uma coletânea de pacotes especialmente criada para os usuários brasileiros, um instalador simplificado e um ambiente desktop amigável.

E hoje recebemos de Davidson Rodrigues Paulo uma análise preparada por ele a partir da versão 1.0 pre4 do Debian-BR-CDD. Veja abaixo o texto preparado pelo Davidson.

Análise do Debian-BR-CDD 1.0 pre4
por Davidson Rodrigues Paulo – bozolinux

Lançada oficialmente no dia 01/11/2004, o Debian-BR-CDD 1.0 pre4 traz consideráveis melhorias em relação à versão 1.0 pre3, principalmente na facilidade da instalação e no aspecto visual. O sistema, bastante maduro, já é uma das melhores alternativas aos brasileiros que desejam ter um bom e funcional desktop GNU/Linux, sejam eles experientes ou iniciantes, já que o instalador do Debian-BR-CDD é bastante flexível, permitindo da instalação mais completa e automática até a mais básica e manual.

A primeira parte da instalação começa inicializando o computador com o CD de instalação no drive. É exibido um prompt, bem elaborado com um belo fundo contendo o logotipo do Debian-BR-CDD, onde se deve selecionar o modo de instalação do sistema. Um Enter inicia o modo de instalação padrão, automatizado e com o kernel 2.6.8-1 pré-selecionado. Pode-se escolher a instalação do kernel 2.4.27, bastando escolher o modo 'linux24'. Outra opção para os mais experientes é o modo 'expert', que torna o processo de instalação mais manual e personalizável, mas nem por isso complicada. Eu fiz uma primeira instalação utilizando o modo 'expert' e uma outra pelo modo padrão.

Inicializada a instalação, a princípio não vi nada de novo. As opções e o processo de instalação pareciam os mesmos, mas vi um diferencial já na etapa de detectar e montar o CD-ROM: o CD foi verificado mais detalhadamente, o que é bom porque pode-se evitar que a instalação venha a ser interrompida mais à frente por causa de falha na leitura do CD.

Outra coisa que chamou a atenção foi na etapa de particionamento dos discos. Tudo está muito mais detalhado, e na hora de selecionar o ponto de montagem da partição, por exemplo, é exibida uma breve descrição do tipo de dados que são gravados em cada local (por exemplo: /usr - dados estáticos). Isso é muito bom para usuários iniciantes com pouca prática em instalação de sistemas GNU/Linux.

Fora esses dois pontos, tudo o mais no instalador está como estava na versão 1.0 pre3. Terminada a primeira etapa da instalação (instalação do sistema básico e do gerenciador de boot), o sistema é reiniciado para iniciar a segunda etapa da instalação: a configuração do sistema. E foi nessa parte que houve uma profunda mudança em relação a versão 1.0 pre3. O menu tinha opções extras como 'load-modules-cdd' e pré/pós-configurações de idioma, que, segundo os desenvolvedores (agradecimentos a Otávio Salvador por dar detalhes dessas mudanças), foram adicionados para melhorar a organização e modularidade do processo de instalação. Alguns processos que antes eram feitas pelos pacotes alterados foram movidos para os pacotes oficiais do Debian, além da adição de funções para itens específicos do Debian-BR-CDD.

A escolha dos pacotes é incrivelmente simples. Pode-se selecionar as opções 'Ambiente desktop', 'Ambiente desktop leve', 'Sistema de impressão', 'Documentação para usuário iniciante' e 'Seleção manual de pacotes'. Eu selecionei 'Ambiente desktop', 'Sistema de impressão' e 'Documentação para usuário iniciante' na primeira instalação (modo expert), e 'Ambiente Desktop' e 'Documentação para usuário iniciante' na segunda instalação (modo padrão). No modo expert, o debconf é configurado com prioridade baixa de mensagens, o que implica numa grande quantidade de caixas de diálogo que surgem para o usuário poder configurar os pacotes que estão sendo instalados, algumas delas exibidas em inglês. Na instalação modo padrão, porém, o deconf é configurado com prioridade crítica de mensagens, o que faz com que praticamente nenhuma caixa seja exibida durante a instalação dos pacotes. No meu caso, não foi exibida nenhuma.

Um recurso muito interessante desse instalador é o de detecção automática de novas impressoras. No caso de uma impressora USB que seja suportada pelo Debian estar conectada ao computador, ela será configurada e estará pronta para o uso ao final da instalação. Uma mão na roda para usuários inexperientes, afinal de contas, instalar uma impressora USB manualmente pode-se tornar uma tarefa árdua para quem não conhece os procedimentos necessários.

O instalador têm também um recurso para configurar automaticamente o X. Bem, isso ainda precisa ser aperfeiçoado, principalmente a parte de detecção da frequência de trabalho do monitor, que falhou comigo e também com outras pessoas, como pude verificar. Isso pode trazer dor de cabeça para o pobre usuário inexperiente que vai ter que buscar ajuda para conseguir configurar o X e utilizar o modo gráfico. Mas dos males possíveis, esse é um dos menores. A equipe do Debian-BR-CDD está trabalhando firme para corrigir esse problema, mas, de qualquer jeito, todo mundo tem que aprender a configurar o servidor X manualmente, certo?

Depois de configurar o X, iniciei a sessão do Gnome: fui brindado com uma belíssima tela de boas-vindas do GDM, personalizado com um tema do Debian-BR-CDD, um belo esquema de cores que encanta os olhos. Loguei-me e entrei no sistema, atento aos detalhes visuais. O tema escolhido para o Gnome é realmente muito bonito, com ícones nada tradicionais, que parecem ter sido desenhados à mão, uma imagem de fundo belíssima e um esquema de cores suave com excelentes efeitos. Depois dessa o Gnome subiu no meu conceito.

A lista dos programas instalados com o ambiente Desktop inclui o OpenOffice.org (1.1.2), The GIMP (2.0), Inkscape (Desenho Vetorial), Mozilla Suite (1.7.3-5), Gaim (mensagens instantâneas), Xchat IRC, vários jogos, Grip (ripador de CD's), Totem (reprodutor de filmes) e XMMS (player de áudio).

As ferramentas estão todas bem dispostas e de fácil localização. O sistema funciona muito bem, a ajuda do Gnome é eficiente e rápida, e a documentação incluída no Debian-BR-CDD torna seus desenvolvedores dignos de reverência pela eficiência na reunião de documentação de qualidade em um único ponto. O Debian-BR-CDD traz a documentação do Debian GNU/Linux, incluindo 'Guia do Mantenedor Debian' e 'Como Usar o APT'. Traz os 3 módulos do Guia Foca Linux (iniciante, intermediário e avançado) ─ Guia Foca Linux é o documento nacional mais indicado àqueles que desejam introduzir ou mesmo se aprofundar no mundo GNU/Linux. Além disso, existe uma seção com vários HOW-TO's, bastante úteis para aprender a fazer tarefas diversas.

A excelente documentação em português do Brasil torna o Debian-BR-CDD uma opção sensacional para o usuário iniciante, tanto em GNU/Linux quanto no Debian, que não precisa mais procurar essas documentações na Internet, já que elas estão disponíveis, ali, a um clique do mouse, na área de trabalho.

O ambiente desktop vem muito bem configurado. Ícones para os dispositivos (disquete, CD-ROM) estão disponíveis em 'Computador'. Há um item chamado 'Comece Aqui', onde o usuário tem acesso aos aplicativos e às configurações do sistema e do ambiente gráfico. O 'Suporte Online' abre o canal de IRC #debian-br-cdd através do Xchat, onde o usuário pode falar diretamente com os desenvolvedores do Debian-BR-CDD, que estarão prontos para atendê-lo (depois dessa, ai de quem se atrever a dizer que não existe suporte para software livre). Por fim, além dos ícones clássicos como a 'Pasta pessoal do usuário', 'Lixeira', e a documentação, há um item 'Instalar Programas', nada mais que um atalho para o gerenciador de pacotes Synaptic, uma interface gráfica para o APT, onde o usuário poderá instalar, remover e atualizar programas com alguns cliques do mouse. Rápido, simples, limpo, claro. Novos usuários ficarão maravilhados com o “jeito APT” de instalar/remover programas.

Segundo a equipe de desenvolvedores do Debian-BR-CDD, mais de 40 bugs foram corrigidos nessa versão. O trabalho de aperfeiçoamento conta com a colaboração dos usuários que postam as falhas encontradas em cada versão na seção 'Tickets' da homepage do projeto Debian-BR-CDD.

Eu recomendo o Debian-BR-CDD para todos aqueles que procuram uma distribuição confiável ou um desktop fácil de instalar de usar. Pode ser utilizado tanto por usuários sem experiência como pelas 'ninjas' do Linux, pois, como já mencionei, o Debian-BR-CDD é extremamente flexível, e em nenhum momento torna o usuário escravo de ferramentas automáticas, nem do terminal. Então, se você usa ou pretende usar o Debian Sarge, não existe motivos para não usar o Debian-BR-CDD.

E que venha a venha a versão 1.0 definitiva.

Links relacionados:

http://www.debian.org – Homepage da Debian GNU/Linux
http://www.debian-br.org – Homepage da comunidade Debian-BR
http://debian-br-cdd.alioth.debian.org – Homepage do Projeto Debian-BR-CDD
http://debian-br-cdd.alioth.debian.org/wiki/Screenshots – Screenshots do Debian-BR-CDD
http://debian-br-cdd.alioth.debian.org/wiki/Download – Página de download do CD de instalação
http://debian-br-cdd.alioth.debian.org/newticket – Notificar bug/enviar sugestão

Davidson Rodrigues Paulo – bozolinux
bozolinux@pop.com.br
08/11/2004

Indicar por e-mail esta notícia | Publicado em novembro 9, 2004 10:37 PM

Comentários dos leitores

»Comentário de: roberto () em 09/11 23:23: legal,so faltou ele dizer o principal,como...

»Comentário de: Augusto Campos () em 09/11 23:45: Eu achei bem interessante a análise, e dis...

»Comentário de: ThLux () em 09/11 23:59: Bem, instalei a versão em um Pentium 166 c...

»Comentário de: Marco Carvalho () em 10/11 00:11: Roberto, Nada mais simples: dp...

»Comentário de: roberto () em 10/11 00:39: obrigado marco carvalho,eu ja tinha tentad...

»Comentário de: Marco Carvalho () em 10/11 00:52: Aviso aos marinheiros de primeira viagem:<...

»Comentário de: Augusto Campos () em 10/11 08:34: Eu não disse que era somente seu, o que eu...

»Comentário de: andreas () em 10/11 08:49: Só um pouquinho, ainda tem que descobrir a...

»Comentário de: Eder S. G. (JORDAM) () em 10/11 09:01: Muito bom dia a todos os leitores do porta...

»Comentário de: Ark () em 10/11 09:45: Eder: acredito que o fato da instalação se...

»Comentário de: Cristao () em 10/11 09:56: Gostaria de saber se pegando essa versão d...

»Comentário de: Douglas Augusto () em 10/11 10:01: Esta distribuição Debian personalizada par...

»Comentário de: Douglas Augusto () em 10/11 10:12: Cristao, A Debian-BR-CDD é baseada...

»Comentário de: Ark () em 10/11 10:20: Ops, corrigindo: NÃO altere mto a performa...

»Comentário de: Márcio () em 10/11 10:44: Ai um ponto negativo do debian-br-cdd é o ...

»Comentário de: Eu () em 10/11 14:09: Depois alguem me diz pra que servem essas ...

»Comentário de: Davidson Paulo () em 10/11 15:27: Essas "merdas de avaliações" servem para q...

»Comentário de: oi () em 10/11 15:52: "... A equipe do Debian-BR-CDD está trabal...

»Comentário de: Henrique Paiva () em 10/11 20:43: "... A equipe do Debian-BR-CDD está trabal...

»Comentário de: Augusto Campos () em 10/11 21:13: Eu acho importante saber configurar divers...

»Comentário de: oi () em 10/11 23:08: Augusto, É claro que pra ti é impo...

»Comentário de: RPontes () em 10/11 23:49: Vi os screenshots e gostei muito, porém, s...

»Comentário de: Alexandre Figueiredo () em 11/11 11:30: Parece realmente simples e bonito.<...

Envie seu comentário

Após conhecer os Termos de Uso, basta ir ao formulário de comentários desta notícia e enviar a sua opinião.