Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

A semana no BR-Linux: BR-Linux na Folha, ZFS, Ubuntu 7.10, Skavurzka e... Slackware 3.0


CEO da Mandriva: "Não precisamos pedir proteção para a Microsoft" - Seguindo os exemplos do Ubuntu e da Red Hat, e dando seqüência às informações preliminares de ontem, o CEO da Mandriva veio a público declarar que a empresa não precisa pedir proteção para a Microsoft para fazer o seu trabalho, nem pagar proteção para ninguém - especialmente porque até o momento não se conhece nenhuma evidência de que alguma patente esteja sendo violada.

Microsoft quer acordo com Red Hat, que continua irredutível - Nova York - Executivo afirma que a Microsoft está 'sempre aberta' para conversas sobre um possível acordo.

Linux Verde: atacando o consumo de energia - A Linux Foundation formou na semana passada a iniciativa Green Linux com foco na redução do consumo de energia nos sistemas de código aberto.

ZFS já roda no Linux, graças a projeto do Google Summer of Code - O LinuxWorld publicou um artigo sobre o ZFS on FUSE, projeto sendo desenvolvido por Ricardo Correia como integrante do Google Summer of Code.



Capa de 20/6 - clique para ver versão completa em tamanho grande


BR-Linux: Campanha contra os trolls é destaque na Folha de São Paulo - Sob o título de "Reação ao Ataque dos Trolls", a Folha de São Paulo colocou na capa do seu caderno de informática desta semana um tema que merece atenção nas comunidades virtuais: a reação ao "internauta mal-educado", nas palavras do jornal - aquele agitador que "impulsionado pelo anonimato oferecido pela Internet, abusa dos espaços para críticas, ofendendo autores e desviando o foco de discussões.

Compiz + Beryl rebatizado como Compiz Fusion - “Já em andamento há algum tempo Compiz e Beryl se juntam formando o Compiz Fusion, esse será o nome que ouviremos a partir de agora quando se falar de Desktop 3D para Linux.

Divulgados os planos para o Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon - Os planos de desenvolvimento para o Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon, cujo lançamento deve ocorrer na segunda metade de outubro, foram divulgados ao público.



Instalando o Ubuntu no AMD PIC - Lembra do AMD PIC, o computador popular que no Brasil também recebeu o nome de FIC Conectado, com um design que lembrava um toca-fitas da CCE dos anos 70? Hoje o equipamento é vendido no exterior por US$ 99, com o novo nome de decTOP, e um usuário empreendedor descobriu como instalar o Ubuntu nele, ultrapassando a proteção que deveria impedir a substituição do sistema operacional entregue com o equipamento.

VirtualBox: opção livre para virtualização - “Sei que muitos por aqui já devem ter ouvido falar da solução.



Viagem ao túnel do tempo das distribuições Linux - Arqueologia nas gavetas leva a diversas lembranças interessantes.

Governo brasileiro cede e TV digital terá DRM - “A pressão do lobby pró-DRM na TV digital convenceu o governo Lula de que "o melhor caminho é a proteção do conteúdo", segundo as palavras do ministro das Comunicações, Hélio Costa.

Webware100: As 100 melhores aplicações web - O Webware manteve aberta durante 20 dias uma pesquisa para que seus leitores elegessem as melhores aplicações web e on-line em diversas categorias, e alguns softwares livres entraram na lista.



Geek’s podcast contata ouvidoria da Net e confirma: Virtua está fazendo traffic shaping - No podcast, a ouvidoria confirma por duas vezes que um analista da empresa confirmou que a aplicação objeto da reclamação do cliente "está com banda reduzida".

15 truques interessantes para uso da shell - Artigos com truques de uso da shell do Linux são abundantes, e muitos deles são variações sobre o mesmo tema.

Microsoft classifica Ubuntu usando o brasileiro IEs4Linux como Windows genuíno - “Um usuário curioso resolveu testar o sistema de upgrades da Microsoft, incluindo aí a verificação Genuine Advantage, mas rodando o Ubuntu e o Internet Explorer instalado com o script brasileiro IEs4Linux.

Pesquisa BR-Linux de compatibilidade de hardware terá nova edição - Após 2 anos sem atualizar nossa lista de hardware compatível com o Linux, alimentada pelos próprios usuários, chegou a hora de fazer uma nova rodada.

E mais:



BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004