Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Viagem ao túnel do tempo das distribuições Linux


“Resolvi fazer aquilo que nenhum geek deve fazer (arrumar o quarto), e acabei voltando ao passado. Lembrando de revistas como a pioneira em linux aqui no Brasil a "Arquivo Linux", e distribuições que muita gente não conhece, como a Corel Linux. Para quem está começando no linux hoje, saiba que ele nem sempre foi assim!”


Enviado por Juliano Ramos (grubeliloΘgmail·com) - referência (grubelilo.blogspot.com).



Os achados do Juliano, descritos por ele acima, são mesmo relativamente antigos. Eu também andei fazendo arqueologia nas prateleiras do BR-Linux recentemente e encontrei alguns CDs dos quais eu não lembrava, incluindo este do Caldera OpenLinux e mais um legítimo CD do GNU, além daquele CD do Slackware 3, da foto acima (clique para ampliar), uma das primeiras distribuições que instalei usando CDs, e certamente a primeira que instalei com suporte a binários no formato ELF.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de os muzzarelas
Darwin estava errado: Esse sujeito involuiu...
Comentário de Juliano Ramos de Oliveira
Babei no seu cd do slackware: Babei no seu cd do slackware....uauaua show!!!
Comentário de tenchi
S: Hum....
Então naum eh de hoje que o Patrick coloca mais de uma versão do kernel nos cds de instalação...
Legal da capinha do slack são os requisitos mínimos... Estou verificando aqui se a minha máquina roda o slack 3.0... hauahua
Agora sério.... Um ornitorrinco? Será que já existia o Darwin nessa época?
Kra, muito legal vc desenterrar essas pérolas...

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Lucas_Panurge
pq vc nao faz o upload: pq vc nao faz o upload dessas raridades pra gente testar? =p

--
http://gentletraveller.wordpress.com

Hail to power and to glory's way!

Comentário de Didi
User Friendly?: Hehehe.
Prestem atenção na capa:

Slackware is heavy-duty enough for mid-size businesses and departments but user-friendly enough for home users.

Slackware?
E isso em 1995.
Interessante como tudo fica engraçado quando lido do futuro.
--
GEAR - Grupo de Estudos Avançados em Robótica
http://www.gearusp.com

Comentário de curioso_original
Pra época provavelmente sim...: Relembremos um pouco - nessa época (pré Windows95) a dupla DOS/Win3.x era bastante popular nos PCs. Tirando alguns aplicativos windows com next->next->finish, a maioria necessitava de uma interação de linha de comando.

Instalação de programas, uma boa parte se resumia em entrar no prompt de comando, acessar o disquete/CD, utilizar um descompactador de linha de comando (pkunzip, arj) e às vezes fazer algo depois (criar um ícone na mão, ajustar algo no config/autoexec/system/win.ini). E ninguém estranhava isso.

Jogos, por exemplo, necessitavam de configuração manual para o sistema de som e (quando tinha) gráficos, quando não necessitavam malabarismos pra alocar o máximo de memória base possível (a dupla loadhi e config.sys). Pra ligar pro seu BBS (é o novo!), os melhores clientes - na minha opinião - eram DOS (eu usava o Commit), e o usuário ainda precisava entender de strings/comandos Hayes (é assim que se escreve? - AT&S0L3M1, ATZ, ATH, ATA, etc...) pra fazer a coisa funcionar a contento.

Com a chegada da internet comercial, muitos provedores disponibilizavam um kit de acesso, com alguns aplicativos como o Trumpet Winsock e o navegador Netscape. Além da dificuldade de configuração do próprio programa (parâmetros como porta base/ interrupção e strings de inicialização não são amigáveis pra todo mundo :), ao conectar vc ainda tinha que usar comandos pós-discagem, algo como "ppp compressed default".

Instalação de dispositivos então... instalar um scanner requeria executar um instalador de 01 disquete e inclusão de algumas linhas em arquivos do sistema. Kit multimídia (é o novo!) requeria um pouco mais do usuário, além dos termos complicados durante o programa de instalação (I/O, IRQ, DMA, MIDI...) ainda tinha que inserir algo manualmente nos arquivos do sistema (config.sys principalmente)

Diante disso tudo, acho que na época era sim "User Friendly"
Comentário de pappacena
Kernel Linux 1.2.13!!: Kernel Linux 1.2.13!!

Uma coisa ali me chamou a atenção: "you don't need to partition your hard disk - You can install Slackware on a MS-DOS partition".

Dava mesmo, ou aquilo era só pra instalar os programas GNU que vinham no CD? :P

--

print "\n";
exit(0); // Thiago F. Pappacena

Comentário de brain
Dava sim: http://en.wikipedia.org/wiki/Umsdos
Comentário de terramel
Bons tempos ;D: Realmente esses eram os bons tempos! Na epoca eu era um molequinho que nem sabia o que era Linux... Tinha uns 11 anos e nunca entrava no Ruindows 3.x (que ainda assim era melhor que os Ruindows de hoje ;D). Ficava o tempo todo no DOS brincando com config.sys e autoexec.bat (e as vezes criando batchs que tinham menuzinhos para eu escolher o jogo que eu queria jogar heehehehehehehe! entao eu dava o comando jogos (que chamava o jogos.bat) e abria um menuzinho com Doom, Doom II, Duke Nukem 3D, (quake não tinha porque na epoca era um 486 e quake precisava ser Pentium ;D), Another World, Test Drive, California Games, The Day Of The Tentacle, Rise of The Triads, Wolf 3D, Rebel Assault, Tie Fighter, X-Wing, Alley Cat! Puts... Se vermos bem, era muito mais divertido os jogos da época... Bons tempos!

Legal lembrar que na epoca muita gente fazia aquele tipo de coisa tranquilamente! Hoje que o usuário realmente ficou muito mais burro (não só com o ruindows XP, mas também (principalmente né) com M$N, Orkut e os famosos Fotologs)...

Sinto falta da internet que eu comecei a usar em 1997.... Graças a Deus uso GNU/Linux hoje, mas infelizmente não tenho ainda como conversar com pessoas como na epoca de 1997 em que todos usavam o ICQ (ainda tenho meu ICQ, mas nao entra ng)... Meu Jabber tem pouca gente tb ;/ M$N não uso por principios (e pq o povo que entra lá é na maioria criançada emo)...

Bom as vezes ler uns posts assim e comentários como o do curioso_original para lembrarmos os bons tempos!

--
http://terramel.wordpress.com
Comentário de Saco Cheio
"que ainda assim era melhor: "que ainda assim era melhor que os Ruindows de hoje ;D)"

Essas pessoas não cansam...
Comentário de Felipe Tonello
Muito legal!: O mais antigo que tenho de linux é o conectiva 6 e o kurumin 1 hehehehe bem lenda também.. mas nem tanto quanto um slackware 3 huahauhauaua

Abraços
Comentário de linoxman
Marumbi:
Rapaz...eu ainda tenho aqui em casa a caixinha com os manuais do meu primeiro linux.

Conectiva Marumbi ! Seria o 2.0 já que o primeiro foi o Parolin e depois veio o 3.0 Guarani.

Ainda tenho por aqui um CD só com jogos de DOS daquela época. Wolf3d, Another World, Alone in the Dark... Nunca mais testei mas creio que deve rodar com o dosbox sem problema.

Saudades daquele tempo...

--
José Carlos Colzani
SO : slackware 10.2

Comentário de Manow
cds: Kra, vasculhando aqui também achei o Conectiva Guarani de 98 (baseado no red hat), um do red hat (com apenas 100Mb) que jah vinha com wine wordperfect e o gnomePPP (quem não usava discada nessa época?) e outro dia joguei fora um cd do caldera openlinux igual a esse aí em cima para aproveitar a caixinha.

E naquela época eu achava que era impossível deixar de usar o meu windows! (Vendo agora, parece até que eu pensava besteira quando garoto).
Comentário de Lucas_Panurge
Puxa, 100mb, novamente peço: Puxa, 100mb, novamente peço que você compartilhe esse cd com a gente? O_O

--
http://gentletraveller.wordpress.com

Hail to power and to glory's way!

Comentário de brain
Porque já está disponível: http://www.ibiblio.org/pub/historic-linux/distributions/slackware/3.0/
Comentário de os muzzarelas
Involuiu mesmo, começou: Involuiu mesmo, começou como usuário Slackware, e hoje o sujeito usa uma distribuição Linux para leigos.
Comentário de Claudio Santos
Conectiva Guarani: O mais antigo que possuo e que foi a minha porta de entrada no mundo Linux foi o Conectiva Guarani 3.0, até hoje eu guardo o cd como prova de meu inicio como linuxer.
Comentário de Carlini
Eu tinha esses jogos...: sem falar nos comando para ativar memoria extendia e expandida, no qemm norton comander... sim naquela epoca os usuarios de pc era mais espertos, tempos de IRC... mscdex...
Comentário de xultz
Eu ainda tenho de: Eu ainda tenho de recordação o primeiro Linux que comprei, um Slackware 3.3 da Walnut Creek, que vinha em 4 CDs (sendo um do sistema e três mirrors da Sunsite, bem inúteis), paguei caro, mas a caixa é bonitinha.
Um dia vou tentar instalá-lo de novo para me lembrar dos bons tempos em que eu ralava uma semana tentando configurar o X...
Comentário de popolony2k
Quanto ao CD do GNU......: ....ehehehehehe, nem sempre o Stallman foi radicalmente contra as alternativas de SO fechados, pois o CD do sistema dele vinha com binários para Solaris e SunOS.......


......mas eu prefiro Stallman hoje !!!!!


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Ricardo Carvalho
Eu ainda lembro quando 10%: Eu ainda lembro quando 10% do espaço ocupado pelo /usr ia pra instalação do netscape (isso no meu caso)... Depois de algum tempo você vê como algumas aplicações que eram essenciais hojem só servem de memória: licq, gnome 1.x, netscape, dosemu, entre outros.
Comentário de Alexandre Correa
Slack 3.6: Lendo o artigo, resolvi procurar nos meus "achados".. achei um cd do slackware 3.6, slack 7.1, redhat 6 e suse 7 uahuaua todos em caixas enormes rsrsr

foram comprados na epoca que a conectiva comercializava todas as distros em um unico box !!


:)
Comentário de Alberto J. Azevedo
Realmente Bons Tempos: Eu também iniciei minha vida no Linux com um Conectiva Guarani, acho que em 1998 ou talvez 1997 realmente não lembro. A ironia é que eu vinha de uma vida de CD's alternativos, apesar de possuir cópias originais do Windows por instalar em clientes, o primeiro software que EU efetivamente COMPREI foi um Linux! HEHE.

Comprei um Conectiva Guarani que vinha com dois CD's e o manual. E assim como a maioria das pessoas aqui foi amor a primeira vista

Depois disso usei diariamente, na ordem, slackware, debian, conectiva, mandrake e mandriva por muitos anos,Opensuse e Ubuntu.

Hoje uso praticamente 99% do tempo OpenSuse, eta distribuiçãozinha porreta mesmo. Experimentei quase todos (inclusive o Corel Linux que o pessoal mencionou) mas realmente usei no dia-a-dia essas.

O que percebo vendo tudo isso, é como o Linux amadureceu nesse tempo todo, e que não consigo me imaginar usando Windows novamente.
Comentário de Lucas Henrique
Putz!!:
Ficava o tempo todo no DOS brincando com config.sys e autoexec.bat (e as vezes criando batchs que tinham menuzinhos para eu escolher o jogo que eu queria jogar heehehehehehehe! entao eu dava o comando jogos (que chamava o jogos.bat) e abria um menuzinho com Doom, Doom II, Duke Nukem 3D, (quake não tinha porque na epoca era um 486 e quake precisava ser Pentium ;D), Another World, Test Drive, California Games, The Day Of The Tentacle, Rise of The Triads, Wolf 3D, Rebel Assault, Tie Fighter, X-Wing, Alley Cat! Puts... Se vermos bem, era muito mais divertido os jogos da época... Bons tempos!


Caramba, me encontrei no comentário! programação com BASIC!! rss

Bons tempos os que não te pressionavam a trocar de placa de vídeo a cada trimestre =/
Comentário de Rivan Leite
Muito legal alguem garimpar essas preciosidades: Comecei como muita gente com o Guarani, da conectiva. Acho que era o 3.0, mas tenho o cd guardado lá em casa e vou confirmar. Puro acidente, meu hd foi pro espaço e não queria pagar uma nota para comprar o Win, então comprei uma revista que veio o dito, de la pra cá, so Linux. Slakware é o meu preferido, esta na maquina ha uns 3 anos, ohoje to no 11.0 mas já to de olho no Current.
Valeu irmãozinho... matou a gente de saudade.
Comentário de pappacena
:D: Nossa... que maneiro! :P

--
print "\n";
exit(0); // Thiago F. Pappacena

Comentário de viniciusfs
O único software que: O único software que comprei também foi um Linux. Conectiva 6 se eu não me engano.
Comentário de Antonio Francisco de Souza
um estalo de luz: Acabei de entrar no tunel com uma luz no final...
Com 41 anos eu passei por quase tudo isto, esperimentando Dos, win3x, slakware, debian .........
Ainda bem que o linux mesmo com toda facilidade de uso nos dias de hoje para os mais leigos ainda eh e acredito sempre sera para os estudiosos (curiosos sem fim) um lampada acesa em cima de nossas cabeças... Pois assim nos sentimos uteis... Podemos mexer no codigo, esperimentar novas aventuras (Meus Deus estou cercado por zumbis em minha cidade que soh querem tudo pronto...) .....
Nunca desistam meus companheiros de luta ao mundo livre...

Estou ateh arrepiado. Me chamem de viciado, viciados sao estes que soh querem tudo mastigado.. Eu vou luta, eu me sinto ocupando um espaço de direito... Sinto meus neuronios realmente pulsando a cada estimulo eletrico que pecorre por eles levando uma informação que gera um comprexo conhecimento que me sobre-põe aos meros mortais que vivem como zumbis, sugando o sangue que os outros produzem.... Desculpem-me, eu estou mesmo empolgado... Quartel Geral - Minas Gerais
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004