Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Governo brasileiro cede e TV digital terá DRM


“A pressão do lobby pró-DRM na TV digital convenceu o governo Lula de que "o melhor caminho é a proteção do conteúdo", segundo as palavras do ministro das Comunicações, Hélio Costa. Trecho da notícia:

"Pela proposta dos radiodifusores, a decisão de proibir ou não a gravação dos programas será da própria emissora de televisão. Em alguns casos, a gravação do programa será totalmente proibida e o sinal enviado pelas emissoras já estará bloqueado. Para outros programas, a gravação será permitida, mas o sinal será bloqueado para regravação. Ou seja, o telespectador poderá gravar a novela, por exemplo, para ver em outro horário, mas não conseguirá repassar o arquivo para um CD, o que permitiria a reprodução e mesmo comercialização do programa."”


Enviado por rafa spoladore (rafaspolΘuol·com·br) - referência (folha.uol.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de miguel
Huh?: Peraí, deixa eu ver se entendi:

1-) O sinal sai da emissora "protegido";
2-) O sinal é captado no decodificador;
3-) Do decodificador, vai sair um cabo A/V, ou quem sabe um de vídeo componente, ou S/Video para a minha TV, e esse sinal não tem como você proteger.

Pelo pouco que eu conheço dessas modernidades da TV digital, para ter alguma proteção você teria que usar um cabo HDMI[1] entre o decodificador e a televisão, o que inviabiliza completamente popularizar o decodificador, já que entrada HDMI só TV muito nova é que tem.

Onde que vai ser aplicada a proteção? Se você tiver uma TV sem HDTV você usa uma saída análogica do decodificador, que vai "capar" o sinal para caber na sua TV comum. Se você quiser usar o sinal em alta definição, tem que usar uma saída HDMI.

Alguém tem como confirmar se é isso?

[1] "The High-Definition Multimedia Interface (HDMI) is an all-digital audio/video interface capable of transmitting uncompressed streams. HDMI is compatible with High-bandwidth Digital Content Protection (HDCP) Digital Rights Management technology. HDMI provides an interface between any compatible digital audio/video source, such as a set-top box, a DVD player, a PC, a video game console, or an AV receiver and a compatible digital audio and/or video monitor, such as a digital television (DTV)"
Comentário de Valessio
Conhecimento pouco todo mundo tem, mas liberdade mesmo....: Rapaz, é o conhecimento que eu tenho também... E acho que todos os brasileiros que tiver a necessidade de gravar ou copiar alguma coisa; Para aprender não é difícil somente querer.

O problema é, isto é uma proteção.. protegendo ou não; E vai existir regras, quem quebrar ela vai ser punido; etc.. e tal.. podendo ser preso. O que eu acho injusto!

:(

A P*** da televisão não já ganha a desgr***** do dinheiro com comerciais e outras coisas, o que quer prendendo uma obra; ou sei lá... Enfim, isto que eu não entendo.


Comentário de jpetrucci
Proteção mesmo sim, só com HDMI: Mas eles podem fazer algumas "tretas" pra *dificultar* a cópia por cabos de vídeo comum, com o Macrovision -- da mesma forma que acontece com os DVDs de hoje. Praticamente todos eles têm essa proteção, que já ficou fácil de burlar, e inclusive existem os "Macrovision-killers" para não ter que mexer dentro do aparelho pra fazer a liberação disto.

O que pode acontecer é implementarem *outra* proteção, similar, mas que já não tenha sido quebrada, o que *pode* ser baseado na HDCP (usada na conexão HDMI).

--
--
"Don't be too proud of this technological terror you've constructed. The ability to de

Comentário de Paulo Pontes
lei que não pega: Isso que acontece quando quem toma a decisão não tem conhecimento técnico. Sai uma decisão que vai gerar trabalho e custos inócuos, visto que tal proteção é cara e facilmente burlável.


Comentário de hamacker
Miguel, isso que voce falou: Miguel, isso que voce falou se aplica a transmissões analógicas.
Na TV digital voce recebe um arquivo que é reproduzido nessa TV. O arquivo em sí é protegido, algo como, se sua config <> do que eu preciso, então não tocar, tocar pela metade da resolução, não permitir cópia, etc...

Mas como voce disse, para isso funcionar as TVs teriam de desabilitar o "Out" quando recebem uma transmissão digital, se isso ocorrer com certeza haverá fabricantes com "ovo" de pascoa para permitir isso que nem nos primeiros DVDs onde voce apertava uma combinação secreta e liberava as regiões.

--
http://hamacker.wordpress.com
Comentário de MARCELO2007
Irrelevância: Alguém aqui ainda assiste à TV?
Comentário de silvio
Idas e voltas: Bem, parece que o governo não se decidiu ainda: http://portalexame.abril.com.br/ae/economia/m0132152.html

Espero que no final o anti-DRM ganhe a briga.
Comentário de Clésio Luiz
Questão sobre a pirataria: Eu ainda não tinha me dado conta disso, mas essa tv digital sem DRM vai dar um impulso e tanto para a pirataria. Não que eu seja a favor do DRM, mas vejam bem, vai ficar MUITO fácil gravar programas para depois vende-los em DVD. Por exemplo, quando passar uma mini-série na Globo, será muito fácil gravar o programa com alta qualidade de imagem e som (impossível com a tecnologia atual) e pôr para vender o "material" na rua, muito antes que a emissora possa faze-lo. E isso é errado sim. Claro que o sinal é aberto, e acho que não haveria mal algum em gravar esse material para uso doméstico, mas que isso vai impulsionar a pirataria, isso vai.

OBS: Trolls, por favor, vamos manter a discussão em alto nível, ok?

--
"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de Morvan
Bem lembrado,: ... 2007. Aliás, a tevê, o "grande irmão", perdeu feio nas eleições, aqui e nos EUA. A Internet é a mídia (lembram-se do "You, Macaca"?). Para sobreviver, a tevê (veículo) precisa se oxigenar. Como [de]formadora de opinião, tem perdido bastante terreno.
Morvan - Usuário Linux #433640
Comentário de Morvan
Isto não pode ser: ... utilizado como subterfúgio para práticas restritivas, Clésio e demais postantes. É irrefutável que a tecnologia abre duas vertentes, mas evitar o uso de um recurso por causa de um potencial abuso deste é tacanho e solerte, no caso da indústria. Observe o caso do Traffic Shape (bastante discutido e discutível); as companhias provedoras de sinal estão, na prática, tolhendo o seu direito, ao restringirem o tráfego. A própria indústria fonográfica, por exemplo, vejam, está contra o DRM: "Música sem DRM é sucesso estrondoso, diz EMI" (http://br.noticias.yahoo.com/s/070622/7/1l2ye.html). Outra coisa, pratique preço módico, adequado, justo, que não tem pirataria que aguente!
Morvan - Usuário Linux #433640
Comentário de eje del mal
Filial da Globo: O Hélio "Filial da Globo" Costa está manipulando para conseguir impedir o acesso direto ao sinal da TV aberta. Tenho impressão que isto é crime. Alguem pode verificar?
Comentário de Thiago Silva
Questão sobre pirataria:
"Eu ainda não tinha me dado conta disso, mas essa tv digital sem DRM vai dar um impulso e tanto para a pirataria."


Exatamente. E, segundo a notícia, é este argumento que as emissoras usaram para convencer o uso de DRM.

O "pequeno detalhe" é que isso não é um argumento para uso ou não de DRM. É uma desculpa, a favor dos milionários, que oculta suas motivações (nocivas).

Hélio disse:

"Tenho que admitir que, lamentavelmente, não é só dizer que já existe a lei [que proíbe a pirataria no Brasil] e que ela será aplicada, não resolve."


O que acho gritante é que o fato da lei ser aplicada ou não é problema da *aplicação da lei*. Não é problema do DRM. Resolver o problema da pirataria se trata de executar a legislação. Se ela é ineficiênte, o problema está no processo executivo. Não quero ser submetido a essa escravidão digital só porque os órgãos não fazem o que devem fazer.
Comentário de MARCELO2007
Frescura de dono da bola: Em vez de ficar trancando sinal, o que os donos do conteúdo têm que fazer é torná-lo disponível legalmente. Tem muita coisa que passou na TV há muito tempo e eu gostaria de rever, mas as emissoras não lançam em DVD nem oferecem de jeito nenhum. Eu acho muito certo pagar pelo que eu quero ver, mas no fim das contas, quem me atende de verdade é o Youtube e a generosidade dos "ladrões de conteúdo" do tempo do vídeo-cassete. Todo dia eu vejo lá coisas que as TVs não mostram, não vendem e não emprestam.
Comentário de MARCELO2007
Office-boy: Verifique você, ué. O ônus da prova é de quem acusa.
Comentário de Clésio Luiz
Muito bem lembrado: A Globo até que lança uns DVDs com series antigas, tipo Tv Pirata, mas não disponibiliza tudo. Já as outras emissoras, nem isso fazem.

--
"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de hardware
parte nao: nós quem lidamos com tecnologia como quem respira oxigênio, com certeza já não temos a TV presente em nossas atividades. Quando quero assistir jornal por exemplo, entro no site da Globo e assisto o Jornal Nacional no horário e dia que me são mais convenientes. Porém voce deve lembrar-se que o indice de informatizacao da população brasileira infelizmente ainda é muito baixo, e mesmo que tenha aumentado significamente nos ultimos 3 anos, ainda a maioria das conexoes no pais à Internet são discadas. Enquanto o computador não fizer parte dos eletrônicos das familias de classe C, D e E e a banda larga não for mais acessível que uma linha de telefone, sim, a televisao ainda será dominante - infelizmente novamente...
Comentário de Jeffmart
Pirataria ou uso pessoal?: E desde quando as proteções impediram a pirataria? Mas acho que a discussão é mais que isso: o vhs e o videocassete causaram a falência de alguma televisão? Quer dizer que não poderíamos mais gravar um programa -- de TV aberta, diga-se -- para assistir depois? Isso é ridículo!

Acho que as TVs vão à falência sim... ...se continuarem com essa grade de programação obsoleta na era digital... Só por isso. No máximo, quem vai enfrentar dificuldades é a locadora que cobra caro por títulos que eram lançamento há dois anos...

Quem tem que ficar com medo, da TV Digital, da Internet e do homem do saco, é a TV por assinatura, ao menos no Brasil: anda abusando nos comerciais e nos preços dos serviços...
Comentário de hamacker
Não, não é.: Não, não é.
A DirectTV queria adicionar os canais abertos na sua programação, porém a Globo conseguiu impedir isso.
Ou seja, canal aberto não é tão aberto assim.
--
http://hamacker.wordpress.com
Comentário de hardware
sou a favor: pode parecer ilógico, mas sou a favor da pirataria. Acho que a informação, qualquer que seja, não deva pertencer a grupos dominantes que a exploram para bel prazer, muitas vezes limitando o acesso a ela e cobrando caro por isso. Enquanto a populacao do mundo nao tiver acesso irrestrito a qualquer forma de informacao - seja noticia, musica, video ou programa de computador - estaremos fadados a divisao de classes e tudo o que vem junto com ela.
Comentário de hamacker
Quem tem que ficar com medo,: Quem tem que ficar com medo, da TV Digital, da Internet e do homem do saco, é a TV por assinatura, ao menos no Brasil: anda abusando nos comerciais e nos preços dos serviços...

Bem lembrando, como assinante da Sky posso confirmar que o pessoal tem abusado bastante dos comerciais e da grade de programação com reprises das reprises, eu até gosto de CSI (por exemplo) mas são 5 dias, 3 temporadas simultaneas e com reprise do mesmo epsódio no outro horario no dia seguinte. Não bastasse isso, aumentou os horarios daquelas programas que tentam te empurrar tudo que é tranqueira. Cada vez mais, TV por assinatura 'tá virando SPAM por TV.

Não é a toa que o pessoal tem apelado para torrents e sitios de legendas.
Comentário de hamacker
OK.: OK.
Mas, uma coisa é pirataria em sí e outra coisa (minha opnião) é copiar para assistir depois.

Eu acho que há uma diferença muito grande na cópia doméstica duma programação aberta e a pirataria de dvds.

Na TV digital uma programação poderia ser comprada, acho estranho voce pagar por algo, mas estar restrito a ver somente naquele instante, salvo espetáculos populares ao vivo (futebol, geralmente).


--
http://hamacker.wordpress.com
Comentário de dinho.bc
TV A Cabo: Uma vez estava conversando com um amigo e ele tocou essa questão, a tv a cabo deveria ser sem comerciais, afinal, estamos pagando caro pelo conteúdo dela, e agora vem a questão do DRM no sinal digital.
Se quiserem implantar DRM, tudo bem, mas sem propagandas!
Comentário de danielmiranda
Novas Notícias: Mais notícias sobre o assunto.
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/062007/22062007-1.shl

Acho que investir em DRM é contribuir com a pirataria, pois o investimento que se faz acaba refletindo no consumidor elevando os preços dos produtos, etc.... Preços elevados contribuiem com a pirataria, e quem quer copiar vai conseguir copiar com DRM ou sem DRM.

Uma pessoa não vai comprar um produto original só porque não existe opção pirata, ela simplismente não compra, caso o valor seja inviavel.

As empresas tem que acordar e cair na realidade, tentar controlar o acesso a conteúdo é perda de tempo, hoje a informação é cada vez mais livre e acessivel a todos, as empresas tem é que aprender a usar isso a seu favor e não lutar contra.

Daniel
Comentário de Morvan
Ministra de Aço.: Dilma Rousseff é uma senhora de muito brio. Parabenizo-a pelo arrojo.
Morvan - Usuário Linux #433640
Comentário de CWagner
A Globo tem todo um: A Globo tem todo um histórico de apoio a quem lhe interessar, independente dos anseios e necessidades do p[ublico, que como jé disse antes, é visto como massa concumidora pela maioria das empresas.

O que isso tem haver com a notícia? O senhor Hélio "Linha Direta" Costa é agente da Globo e portanto defenderá com unhas e dentes os interesses de seus patrões e sócios.

Além disso, o fato da Globo lançar programas antigos como DVD não a coloca em melhor situação, mesmo porque demora demais para que os mesmos sejam acessíveis ao público.

Não esqueçam que devemos levar em consideração a qualidade dos programas lançados. Onde estão os bons programas do Globo Ciência e Globo Ecologia? E programas como Ação com o Groisman? Por que esses programas que fazem tão bem à consciência e educação das pessoas não são colocados em horários dignos? Por que são exibidos apenas em madrugadas frias e nos finais de semana, quando a maioria de nós ainda estamos no quinto sono?

Como diria o Sr. Popolony2k, Globo... No Thanks.

A Globo já tem dinheiro "que nem presta" apesar de já ter errado bastante, mas tem capital suficiente para se dar ao luxo de perder uns milhões em algumas lambanças. Graças ao puxa-saquismo dos dirigentes da emissora com nossos "queridos" presidentes. O atual, inclusive já foi alvo de várias reportagens e matérias, no mínimo "questionáveis" no passado, e hoje em dia nem sequer é tecido um "comentariozinho" a respeito dosescândalos, desmandos e projetos que o atingem qual relâmpago a pára-raios em dia de tempestade.

Mas vamos lá, cada qual continua com sua vidinha, tocando o barco enquanto o mar enche mais e mais de resíduos provenientes dos esgotos das grandes corporações e casas oficiais de "nossos representantes".

Saúde e Paz a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de The Darkness
Como ví em um programa: Como ví em um programa ontem (acho que na TV Camara) se no congresso americano de umas 5 décadas atrás não houvessem pessoas de bom censo hoje nem existiria TV digital para eles restringirem.
Na época a indústria de conteúdo queria proibir a fabricação de um dispositivo (me fugiu o nome agora) que permitia as pessoas gravar sons.

O argumento usado na época para descartar o pedido de bloqueio é super atual hoje. O fato de uma tecnologia "poder" ser usada de forma errada não é motivo para restringí-la.

Se eles querem "proteger" o conteúdo criem um sistema de DRM que realmente funcione, que proteja o conteúdo sem tirar a liberdade do usuário.
Pois a DRM que é usada hoje em dia só serve para atrapalhar o usuário comun, pois o que quer piratear não tem nenhuma dificuldade em fazê-lo.

"A Incompetência e a Ganância não podem ser usadas para impedir a Evolução, e os que hoje tentam vão fracassar como tantos outros no passado"
--
[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]

Usuário Linux #407232
http://counter.li.org/

Comentário de hardware
a favor: sou a favor de qualquer tipo de pirataria, seja ela organizada ou não. Porque se o Zé consegue vender cópias de DVD a R$5,00 sem estrutura nenhuma e tem lucro - do contrario ele nao faria - as gravadoras e estudios tem condicao de vender mais barato devido a toda estrutura e canais de comercializacao em volta delas. Melhor assistir Lost pirateado a R$5,00 do que ser excluido e não saber do que as pessoas mas abastadas estao falando. Por isso temos as diferencas de classe.
Comentário de ThiagoArbex
Políticos trapalhões: É incrível como os políticos estão sempre mais preocupados em garantir maiores privilégios pra quem tem grana do que focar os esforços em fazer o resto da galera ter dinheiro. Eles sabem que a pirataria vai proliferar mas ao invés de tentar garantir que as pessoas possam pagar o produto legítimo (o que é uma preferência universal quando o produto pago realmente vale alguma coisa) eles partem do princípio que o brasil vai ser pra sempre um país de gente muito pobre e ignorante e fazem todo o mais baseado nessa premissa.
Será pedir demais que os políticos tenham um diálogo com os empresários mais:
- queremos disponibilizar a tevê digital para os brasileiros mas esses caipiras vão preferir comprar no camelô do que assinar este produto tão caro.
- abaixem os preços que logo logo seu produto vai se popularizar já que o crescimento econômico vai garantir que estas pessoas tenham grana. Até a TV aberta tem programas interessantes!

Comentário de Roger de Almeida
Não vi até o momento,: Não vi até o momento, ninguém perguntar a philco, philips, sansung, lg e etc sobre a proibição de gravação de DVDs cujo sinal obtido através da Tv Digital. Com certeza o mercado vai reagir pois será que vão perder um filão só por que o Ministro de Estado, Sr Hélio Costa quer criar um sistema de que proteja os interesses da Globo?

É só revisitar a história:
Com a fita cassete podíamos gravar uma música obtida através de um sinal de rádio. Alguém impediu que os fabricantes de gravador de FC descontinuassem os seus negócio?
Com a fita VHS (betamax era melhor) podíamos gravar um filme obtido através de um sinal de TV. Alguém impediu que os fabricantes de gravador de VHS descontinuassem os seus negócios?


Roger()

Comentário de asfonseca
Software Livre para assistir a TV Digital: Ok, ok, se a TV digital brasileira vai funcionar mesmo com DRM (infelizmente), mas pelo menos vai haver compatibilidade 'off the shelf' entre os decodificadores e o GNU/Linux?

Em caso negativo, se não houver pressão para que isso seja uma exigência, será uma tremenda contradição para um governo que se diz apoiador e proponente do software livre.

Nesse caso, da negativa, os usuários do programa computador para todos serão então estimulados a adotar software pirata para assistir a TV digital?

Abraço,

--
ASF
http://antoniofonseca.wordpress.com

Comentário de Justo Verissimo
Desta vez a industria de:
Desta vez a industria de midia esta levando a culpa mas os reponsaveis pela manutençao de drms na tv aberta e mais uma pitralantrage/calhordice/mensalao de politicos brasileiros!!!!

A idea dos pilantras e impedir que o usuario pagador de impostos façam um arquivo civicamente correto de entrevistas/noticias na qual esta pilantralha apareça!

Exemplo:

Bloqueiam o Jornal Nacional todinho.

Um politico pilantra da uma entrevista canalhesca que merece ser gravada para ser mostrada para os seus/meus/nossos filhos como um exemplo de um politico canalha no qual nao se deve votar! Mas como eh que eu vou gravar se um "governo de esquerda" esta ajudando a pilantralha. E se eu quiser gravar para enviar para um amigo que mora na roça? Nao posso porque esta "bloqueado"!!!!!

Se eu quiser uma copia vou ter que entrar na justiça e esperar 20 anos ate uma resposta. Alem do que eu vou ter que pagar pela copia ao canal de tv.

E se eu ver uma coisa na novela das oito que eu nao gostei e quero levar a discussao no meu grupo civico?

Calhordice, calhordice!

E este bando de reporteres que ficam engravidando de politicos (marias mandato?) ficam de boca fechada deixando que estas empresas de midia internacional façam o que querem no mercado brasileiro?

Daqui ha vinte anos ninguem vai precisar se preocupar com democracia no mundo. Nossos politocos sem vergonha e a RIIA venderam ela baratinho pro inferno.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004