“A pressão do lobby pró-DRM na TV digital convenceu o governo Lula de que "o melhor caminho é a proteção do conteúdo", segundo as palavras do ministro das Comunicações, Hélio Costa. Trecho da notícia:
"Pela proposta dos radiodifusores, a decisão de proibir ou não a gravação dos programas será da própria emissora de televisão. Em alguns casos, a gravação do programa será totalmente proibida e o sinal enviado pelas emissoras já estará bloqueado. Para outros programas, a gravação será permitida, mas o sinal será bloqueado para regravação. Ou seja, o telespectador poderá gravar a novela, por exemplo, para ver em outro horário, mas não conseguirá repassar o arquivo para um CD, o que permitiria a reprodução e mesmo comercialização do programa."”
"Eu ainda não tinha me dado conta disso, mas essa tv digital sem DRM vai dar um impulso e tanto para a pirataria."
"Tenho que admitir que, lamentavelmente, não é só dizer que já existe a lei [que proíbe a pirataria no Brasil] e que ela será aplicada, não resolve."
1-) O sinal sai da emissora "protegido";
2-) O sinal é captado no decodificador;
3-) Do decodificador, vai sair um cabo A/V, ou quem sabe um de vídeo componente, ou S/Video para a minha TV, e esse sinal não tem como você proteger.
Pelo pouco que eu conheço dessas modernidades da TV digital, para ter alguma proteção você teria que usar um cabo HDMI[1] entre o decodificador e a televisão, o que inviabiliza completamente popularizar o decodificador, já que entrada HDMI só TV muito nova é que tem.
Onde que vai ser aplicada a proteção? Se você tiver uma TV sem HDTV você usa uma saída análogica do decodificador, que vai "capar" o sinal para caber na sua TV comum. Se você quiser usar o sinal em alta definição, tem que usar uma saída HDMI.
Alguém tem como confirmar se é isso?
[1] "The High-Definition Multimedia Interface (HDMI) is an all-digital audio/video interface capable of transmitting uncompressed streams. HDMI is compatible with High-bandwidth Digital Content Protection (HDCP) Digital Rights Management technology. HDMI provides an interface between any compatible digital audio/video source, such as a set-top box, a DVD player, a PC, a video game console, or an AV receiver and a compatible digital audio and/or video monitor, such as a digital television (DTV)"