Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mozilla reage à visão de Steve Jobs sobre a divisão do mercado de navegadores


“Jobs, executivo demitido da própria empresa que ajudou a fundar, entra e lança o Safari para Windows para entrar na briga dos navegadores. A guerra dos navegadores tem causado efeitos nevastos nos padrões web, principalmente depois que a Microsoft dominou esse mercado, massacrando o até então onipresente Netscape Navigator. Desde então o Internet Explorer tem dominado o mercado e rompido com os padrões da w3c. Com a chegada do Firefox, muitos sites tiveram que ser remodelados, pois o crescimento do Firefox está sendo vertiginoso. A adoção de padrões também tem sido uma exigência da industria, a própria Microsoft parece ter visto isso e mudado algumas coisas em seus produtos. Agora, com a vinda do Safari, quem perderá mais usuários: Explorer ou Firefox? Quem especula outras possibilidades? Segue os primeiros atritos causados pela entrada desse novo browser na guera dos navegadores que rodam no Windows.

"A opinião do executivo é de que Jobs se engana ao reduzir o mundo dos navegadores a dois sistemas, o Safari e o Explorer.

Alguns rivais podem ter se sentido incomodados na segunda-feira quando o CEO da Apple, Steve Jobs, apresentou seu navegador Safari para Windows, mas um executivo da Mozilla afirmou ontem que Jobs está 'ultrapassado' ao pensar que a batalha pelo navegador de internet se dá apenas entre o Safari e o Explorer.

John Lilly, chief operating officer da Mozilla, fez seus comentários a partir da palestra de Jobs na Worldwide Developers Conference (WWDC), onde ele afirmou que o Explorer da Microsoft tinha 78% do mercado, o Firefox 15% e o Safari, 2%."”


Enviado por Gilzamir Ferreira Gomes (gilzamirΘgmail·com) - referência (idgnow.uol.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Dm7
O que o Jobs fez: O que o Jobs fez claramente foi ignorar o Firefox, resumindo o futuro dos navegadores ao IE e ao Safari... bem arrogante! Mas seria interessante se o Firefox chegasse aos 20% em breve, embora tenha tido seu primeiro grande recuo, pela Net Applications, no mês passado. (quase 1%). Atualmente há uma pesquisa no Spread Firefox, para descobrir o que fazer para "reter" os novos usuários, isto é, alguns usuários que instalam o navegador e depois retornam para o IE. Eu sugeriria que algumas funcionalidades presentes em extensões fossem incorporadas, como por exemplo as do Tab Mix Plus. Algumas extensões deixam de ser apenas acessórios opcionais, acredito que elas levam o uso do Firefox a um nível superior.
Comentário de Pierre Freire
Testei o Safari e foi decepcionante, pelo menos nos meus testes: Eu instalei o Safari, para realmente para ter uma opinião mais concreta a respeito.
Mas foi decepcionante, o visual é muito lindo como tudo que a Apple produz, mas o primeiro site que testei tive problemas com CSS dentro de todos os padroes. O Safari nao exibia corretamente, quando instalei o plugin do Flash começou a travar, detalhe fiz o teste em maquinas diferentes. Enfim, para quem falou muito o começo foi péssimo, sem qualquer radicalismo sou muito mais o firefox ainda.


Comentário de Heitor Moraes
Acho que vocês estão se apegando demais ao texto: ...e esquecendo que o Jobs é movido por inovação.

Nem sempre a inovação parte da Apple, mas muitas vezes é através dela que ganha mercado.

O iPhone que está chegando ai permite navegar na Internet e usa o mesmo motor do Safari. Pode não ter componentes inovadores, mas o conjunto desse celular é quase um sonho.

Dando uma olhada na Internet a maior especulação é que com o Safari para Windows os desenvolvedores de sites possam verificar o funcionamento dos seus portais na tela do Safari - e logo no iPhone.

Não acho que ele queira realmente ganhar mercado com o Safari.
Até porque a maioria dos usuários de Mac usa o Firefox ou o Camino.

Mas o Jobs tem uma tradição de não falar de futuro. O que explica a maneira como ele apresentou o Safari para Windows - sem se comprometer.

Ligar o Safari para Windows ao iPhone ou ao iTunes seria perigoso demais.
Comentário de zoeirapura
O Safari parece tanto com o: O Safari parece tanto com o firefox... A grande novidade é movimentar a tab para fora da janela e ela se tornar uma janela nova.
É interessante o fato que a divulgação da apple consolidará a visão de que o IE é ruim. Agora não é um monte de gente estranha falando que é ruim, é a Apple falando que o IE é ruim. Isso minará os argumentos dos usuários do Windows que dizem que o IE é bom porque é da MS, agora o pessoal terá o contra-argumento que o Safari é melhor que o IE porque é da Apple.
E não podemos esquecer que o safari lembra muito um fork do firefox.



--
(:)[podem me xingar]
Comentário de gsocarvalho
Embora admire o design dos: Embora admire o design dos produtos Apple, faz tempo que essa empresa vive de "hype".

Não sei, me parece que a Apple é um anão muito menor que nós imaginávamos e a quem só resta "espernear" em tempos onde MacManíacos são cada vez mais raros.
Deliberadamente perderam o bonde ao deixar de viabilizar seu melhor produto - O Mac OS X.

Meus profundos sentimentos,
R.I.P. Apple.
P.S.:Condolências aos MacZealots.

Comentário de Lembrador
Vale lembrar que a engine do: Vale lembrar que a engine do safari é um fork do KHTML do konqueror.
Comentário de Clésio Luiz
Konqueror: Eu fiquei um tanto surpreso com os bugs do Safari, tendo em vista que o seu motor é praticamente o mesmo do Konqueror, que funciona muito bem por sinal. Uso ele como meu navegador padrão e devo dizer que ele está muito próximo do Firefox, em termos de páginas renderizadas corretamente. Eu tenho a impressão que a velocidade de construção de páginas é um pouco mais lenta que o Firefox, e ele não salva as páginas da web completas do mesmo modo do Firefox (ele compacta tudo num arquivo .war, que na verdade é um tar.gz). Em compensação, por ser parte do KDE, ele abre em 1/3 do tempo do Firefox aqui no meu Kubuntu.

--
"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de hamacker
Lí na rede que o pessoal do: Lí na rede que o pessoal do KHTML anda descontente com o pessoal da Apple, porque eles pegam o código, modificam e não retornam suas melhorias ou retornam muito tarde.

O Firefox em sí não é nenhuma mil maravilhas, mas o render gecko é muito bom, pena que Konqueror e Opera não pensem assim.

--
http://hamacker.wordpress.com
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004