Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

A semana no BR-Linux: Gobuntu, notebooks baratos, CUPS, pesquisa de compatibilidade e... DVDs caseiros

Gobuntu: novo sabor do Ubuntu dá um passo além para quem rejeita softwares não-livres - O Gobuntu é um novo sabor do Ubuntu (como o Kubuntu ou o Xubuntu) que é basicamente o mesmo ambiente desktop do Ubuntu mas com restrições muito mais rígidas quanto ao licenciamento dos componentes de tudo que é incluído nele, removendo até mesmo itens que seriam permitidos pelas Debian Free Software Guidelines, além de aplicativos, drivers, firmware, PDFs, vídeos, sons, etc.



Carlos Morimoto apresenta uma prévia do Asus eee - notebook de US$ 250 - O Asus eee é uma versão derivada do Intel Classmate PC, mas voltada ao uso geral, e não ao uso de estudantes.

Debian BR-CDD divulga como será a versão 2.0 - O projeto Debian BR-CDD apresenta à comunidade alguns detalhes sobre a próxima versão do seu sistema operacional.




Participe da pesquisa nacional BR-Linux de compatibilidade 2007 - Participe, e ajude a divulgar! O formulário já está disponível e dá acesso ao preenchimento da pesquisa nacional de compatibilidade BR-Linux 2007.



Projeto CUPS é absorvido pela Apple mas permanece GPL - Vale o reforço: ainda que a Apple decidisse mudar a licença ou passar a desenvolver o CUPS de forma proprietária, a última versão lançada como GPL continuaria livre e poderia ser distribuída e mesmo modificada pelos interessados, livremente.



Como criar DVDs caseiros - Que tal juntar vários arquivos AVI, MPEG e outros e colecioá-los em um único DVD? E se você ainda puder criar um menu principal sofisticado, como os dos DVDs comerciais, contendo imagem de fundo e/ou animação (também avi/mpeg)? O menu poderá até mesmo ter um video preview de cada filme.

Preview do projeto Crystal para KDE4 - Ícones originais e caprichados para os ambientes gráficos livres.

Cursos grátis on-line de Linux - O Projeto Linux Brasil está com um projeto de incentivo ao software livre e o Linux no Brasil e está disponibilizando cursos gratuitos online de Linux, nos ambientes gráficos KDE, Gnome e Modo Texto.

Kernel: lançado o Linux 2.6.22 - Foi liberado no domingo (08/07/2007) o Kernel 2.6.22 com um full changelog de mais de centenas de milhares de linhas conforme mencionado por Linus Torvalds.

Acer lança notebook completo por US$ 400 - com Linux - Completo, mas modesto: o Acer Aspire 3680 foi lançado com uma configuração básica que o coloca longe dos usuários que precisam de alto desempenho: Celeron M 430 (1.73 GHz) ou superior; 256MB de RAM, display widescreen de 14,1" e drive combo.


E mais:



Recordar é viver: A semana anterior no BR-Linux: viagens para a Espanha, Linux na Globo e Slackware 12.


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004