Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Aprenda Python em 10 minutos

Escreve o Christiano Anderson: "Se você está passando por uma situação onde é necessário ter conhecimentos em Python para resolver um problema, mas você nunca teve a oportunidade de descobrir essa fantástica linguagem de programação; tem conhecimentos e experiência em lógica de programação e não quer perder tempo lendo longos manuais e tutoriais que explicam desde o básico, este site abaixo conseguiu fazer um resumo da maioria da sintaxe da linguagem Python onde quem já é programador pode experimentar e conhecer a linguagem em poucos minutos (segundo o site, 10 minutos)."

Saiba mais (christiano.blog.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Allan GooD
Aprenda a programar em 10 anos: Tão interessante quanto este site é este outro: "Aprenda a programar em 10 anos". Como diz no texto, por que tanta pressa? O texto vale a leitura.

http://pihisall.wordpress.com/2007/03/15/aprenda-a-programar-em-dez-anos/
Comentário de popolony2k
Esses textos e livros ....: ...do tipo "Aprenda a programar em C++ em 24 horas", "Unix em 7 dias", etc et al, não passam de balelas iguais aos famosos livros de auto-ajuda do tipo...."Como ficar milionário...(vendendo livros de como ficar milionário para outros trouxas)"

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Osvaldo Santana Neto
Leia o título novamente :): O título diz: "Aprenda Python em 10 minutos" e não "Aprenda a programar em 10 minutos" ou "Aprenda a programar em Python em 10 minutos".

Aprender a programar pode até demorar 10 anos (eu levei mais do que isso) mas uma vez que se saiba programar é totalmente possível aprender Python em 10 minutos considerando que "aprender" é diferente de "dominar".

"Aprenda a programar em C++ em 24 horas" é exagero. "Aprenda Unix em 24 horas" é viável (eu aprendi com um livro desses até mesmo a usar o editor vi).

Mas veja que eu "aprendi" e não "dominei" Unix em uma semana. Levou alguns anos até dominá-lo razoavelmente.

Existe muitas implicâncias com esse tipo de livro que promete ensinar coisas complexas em pouco tempo mas tem alguns trabalhos desses que valem a pena ser vistos. Infelizmente um dos dois exemplos que eu vou dar são de livros que sairam de circulação:

- http://www.temporeal.com.br/produtos.php?id=153765 - Aprenda em 24 Horas UNIX - apesar dele prometer 24hs eu demorei 7 dias para ler o livro de cabo a rabo pois lia um ou dois capítulos por dia apenas.

- http://www.temporeal.com.br/produtos.php?id=166013 - Aprenda em 21 Dias Programação Orientada a Objetos - O título desse é um pouco mentiroso, admito, mas ele é um bom livro introdutório sobre OO. Acho que só o livro de OO da série "Head First" da O'Reilly é melhor que esse para indicar à um iniciante.

Comentário de silveira
Recomendo: Eu ainda vou fazer a tradução desse artigo, aprenda python em 10 minutos.

Uns dois semestres atrás eu tive que fazer um trabalho, e queria fazer em alguma linguagem que eu não conhecia. Resolvi fazer em Python, porque ouvia falar muito nela.

Procurei alguns tutoriais na internet, havia uns de aprender Python em 30 dias, 7 dias, 1 dia, etc, até que eu achei esse aprenda em 10 minutos. Opa! É esse.

Funcionou bem pra mim, que já conhecia outras linguagens. Quebrou meu galho. Claro que depois eu comprei uns livros, e continuo sempre aprendendo coisas lindas de Python.

Enfim, desde aí eu tenho amado Python e tenho sido amado de volta.

--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de popolony2k
Leia novamete ....: ...meu comentário !!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Oceanos
Eu demorei umas 6 horas para: Eu demorei umas 6 horas para aprender Python... O manual dele não é difícil, só você ler o primeiro capítulo para entender as estruturas de dados, a sintaxe e as características e pronto.

Python é uma linguagem foda por isso.
Comentário de Papa Livros
Em termos: Essas promessas não podem ser chamadas de mentirosas, isso faz parte da jogada psicológica. No caso do colega que leu Aprenda em 24 Horas UNIX, ele levou 7 dias mas não disse quantas horas dedicou em cada dia. Se dedicar 3 horas por dia, termina o livro em 21 horas. Ora, ler um livro 3 horas por dia durante 8 dias é uma forma muito razoável de se aprender muita coisa sobre o que trata aquele assunto. A jogada psicológica é que 24 Horas é comumente interpretada como 1 dia. Mas ao pé da letra, a promessa de alguém aprender em 24 horas faz muito sentido. É como o cálculo de carga horária de um curso presencial.

O que é mais interessante nesses livros é que eles são projetados para ir direto ao ponto e proporcionar absorção rápida do que se pretende aprender. Eu já cansei de ler livros e manuais que fazem muitos rodeios antes de começar a falar do que interessa e no meio do texto também ficam explicando tudo de forma complicada e chata que cansa e não prende atenção. Também tem muitos que dão muito pouco exemplos.

Se os livros milagrosos prometerem que não é preciso prática nem tempo de experiência, eles estarão mentindo, mas a proposta de explicar as coisas de forma bem direta costuma ser cumprida. Eu já aprendi muita coisa lendo os guias de consulta rápida da Novatech, aquilo ajuda muito.
Comentário de Ricardo Carvalho
Me lembrou do "Instant: Me lembrou do "Instant Python".
Comentário de Emerson Gomes
Muito útil: A maior dificuldade de quem já programa em alguma linguagem e precisa fazer algo emergencial em outra é aprender quais são os aspectos básicos da sintaxe, é é justamente isso que o tutorial se propõe a apresentar. Nota 10.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004