A Open Technology Users Network (Otun) é uma entidade brasileira sem fins lucrativos para reunir empresas e grupos de todo o mundo em torno de iniciativas de desenvolvimento de software livre no ambiente corporativo. Ela foi
apresentada pelo Banco do Brasil e pela CEF em 2005, quando foi fundada já com 50 empresas associadas, entre elas a gigante do varejo nacional Casas Bahia, a rede francesa Carrefour no Brasil e companhias de tecnologia como Novell, Sun Microsystems e IBM.
Na ocasião, Sérgio Amadeu - à época diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) - explicou para a imprensa do que se tratava a organização: 'É como uma agência, um protocolo que pega o ritmo da comunidade de desenvolvedores (de software livre) e coloca na linguagem da empresa'. A entidade iria exigir R$ 1,5 milhão por mês para ser mantida, segundo cálculos de uma diretoria provisória, e os recursos viriam de sócios e doações.
Com um time de tantas estrelas, era de se esperar um grande rol de realizações. Entretanto, como a atuação da organização foi discreta desde o princípio (as notícias da capa do website não eram atualizadas ao longo dos meses, por exemplo), 4 meses depois do lançamento já resolvi escrever (usando o formulário de contato do seu site) para a organização perguntando, entre outras coisas, com quais projetos de software livre a organização já havia tido oportunidade de contribuir, e quais implantações de software livre em organizações ela já havia tido oportunidade de fomentar.
A comunidade não recebeu resposta, mas logo em seguida um representante da organização procurou a imprensa e falou sobre a sua atuação - e creio que aquela ocasião, em novembro de 2005, foi a última vez em que ouvi falar deste projeto anunciado por 2 bancos estatais.
Faço toda esta introdução porque hoje recebi a mensagem abaixo, na forma de sugestão de notícia, reparando que o domínio da OTUN na Internet parece ter expirado, e o site está indisponível. Se alguém souber as respostas para as questões levantadas pelo Willian, por favor se manifeste nos comentários, para que possamos tentar contato com a OTUN e até mesmo realizar uma entrevista ou matéria sobre as realizações da organização!
Segue o questionamento enviado pelo Willian:
“O que aconteceu com a OTUN? Sumiu do mapa? O site www.otun.org está fora do ar.”
Enviado por Wilian França Costa (wilianfcΘgmail·com) -
referência (otun.org).
Sou funcionário da Diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil e posso tentar, sem compromisso, descobrir alguma coisa...
Lembro que: um dos idealizadores da OTUN foi o Cerqueira César, que ocupou o cargo de Vice-presidente de Tecnologia e Logística do Banco do Brasil até abril de 2006, quando pediu demissão do cargo. Atualmente ele dedica-se à consolidação da Rede1Minuto.