Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

A semana no BR-Linux: GPLv3, Eudora, Google Desktop e... nada de XO para Cuba



Saiu a versão 3 da GPL - A versão 3 da licença GPL foi lançada nesta sexta-feira, após 18 meses de debates, e atualizando a versão anterior, datada de 1991. No seu anúncio de lançamento a Free Software Foundation destacou no primeiro parágrafo o fato de que a GPL é a mais popular das licenças de software livre.



Lançamento da GPLv3: as primeiras análises - links e detalhes sobre o anúncio oficial da FSF, as respostas da Novell e da Sun, e os primeiros artigos da imprensa mundial.

Propaganda negativa: vândalos apagam dados de PCs na USP a pretexto de instalar Linux - Formatados durante a invasão, os PCs receberam distribuição Linux. Segundo a reitora da USP, numa primeira etapa os funcionários da reitoria identificaram danos materiais ao escritório do prédio. Agora, vão avaliar os danos não materiais, como planilhas e dados gravados nos PCs que foram formatados.

Sistema de monitoramento com webcam e Linux - Que tal configurar um sistema de vigilância para uso pessoal usando a sua webcam? Este tutorial explica como usar o Motion para dotar a sua webcam de um detector de movimentos, e apresenta os demais passos para permitir o acesso remoto às imagens captadas por ela.

Google Desktop para Linux - O Google Desktop indexa e permite que você pesquise o conteúdo de seu próprio computador, incluindo documentos de texto, PDF, PS, código fonte, HTML, email do Thunderbird, documentos do OpenOffice.org, man, info, pastas, imagens e música.



Slashdot: Nada de OLPCs para Cuba - Ao passar a levar os desenvolvedores da comunidade a submeter (e assinar o respectivo termo de compromisso) aos repositórios do Fedora suas contribuições ao OLPC, o OLPC faz com que elas automaticamente caiam sob a legislação de comércio exterior dos EUA. Assim, nada de XO (o nome oficial do "laptop de 100 dólares" do OLPC) para Cuba, Síria, etc. - mesmo que o equipamento seja produzido e vendido por indústrias de outros países.

AntiX: Linux para computadores antigos - O SimplyMEPIS conquistou fama e bons conceitos no que diz respeito a desktops Linux amigáveis, e o AntiX é uma variante dele que surgiu para atender micros mais antigos.

O Second Life dos pinguins? Conheça o Club Penguin - Imagine um Second Life em Flash, onde todos os avatares (personagens do jogo) são pinguins.



Ubuntu em programa da RedeTV - O programa que passa no canal aberto "REDE TV" chamado "Olhar Digital" mostrou no domingo passado uma matéria falando do Ubuntu Linux.

E mais:



Recordar é viver: A semana anterior no BR-Linux: BR-Linux na Folha, ZFS, Ubuntu 7.10, Skavurzka e... Slackware 3.0.


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004