Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Google Desktop para Linux

O Google Desktop indexa e permite que você pesquise o conteúdo de seu próprio computador, incluindo documentos de texto, PDF, PS, código fonte, HTML, email do Thunderbird, documentos do OpenOffice.org, man, info, pastas, imagens e música.


“Olha que interessante, acabou de sair Google Desktop para Linux! "Como prometido o pessoal da Google está pensando no Linux e por isso lançou uma versão do Google Desktop especialmente para o Pinguim. O programa, que faz buscas no PC do usuário, localiza e abre facilmente arquivos requer glibc 2.3.2+, gtk+ 2.2.0+ e está disponível para Debian 4.0, Fedora Core 6, Ubuntu 6.10, SUSE 10.1, e Red Flag 5. Em nossos testes ele foi baixado e instalado facilmente no Ubuntu 7.04. Ele começou a trabalhar assim que reiniciado o sistema."”


Enviado por Carlos Henrique (ch·almeida22Θgmail·com) - referência (undergoogle.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Ricardo Lima
Demorou hein: Demorou hein
Comentário de Samuel Lisboa
Google e suas maravilhas: Como sempre o Google acerta mais uma vez e lança a versão para desktop deste tão útil programa. Não é atoa que essa empresa cresça tanto.
Comentário de pm
Sera coincidencia a: Sera coincidencia a contratação do John Throwbridge, que trabalhava pra novell desenvolvendo o Beagle ?

Os gadgets tbem não estão disponiveis !
Comentário de marcosalex
-- Esse era um dos programas: -- Esse era um dos programas que eu sentia falta no Linux. Pra eu aposentar de vez meu Windows, falta só um substituto a altura do MS Money.
Haskell developer
Comentário de Antonio
Wine?: "Pra eu aposentar de vez meu Windows, falta só um substituto a altura do MS Money."

Já tentou rodar o MS Money usando o wine? :D
Comentário de marcosalex
-- Já, mas não funcionou.: -- Já, mas não funcionou. Pensei em usar uma versão do Money antiga, já que pra mim não faz diferença, mas depois desisti.
Bom, de qualquer forma, instalei o Google Desktop. Muito bom, PARECE que a indexação é mais rápida que quando intalei no XP. Consegui fazer as buscas no Firefox, mas no Konqueror deu erro na hora de salvar as preferências, mas pode ser meu proxy.

Haskell developer
Comentário de bagatelo
Thinstall: Você já tentou executar um aplicativo thinstalled no wine?
Se não, pesquisa sobre o assunto, porque penso que esse Thinstall veio para "arrembentar a boca do balão" no wine on linux.
Comentário de ivansb
KMyMoney e Gnucash: Já testaste? Ambos atenderam bem minhas necessidades. Uso o Gnucash2 hoje.
Comentário de cabral
E para quem usa archlinux ?: E para quem usa archlinux ? Não existe o arquivo tar :( .
Comentário de tzbishop2k
coincidencia: ontem mesmo estava a procurar um software como esse, alternativo ao Beagle, jah que nao estava afim de dar um emerge beagle no Gentoo (ele iria levar horas compilando libs do gnome, das quais nao faco uso)
quem sabe essa seja uma boa alternativa :)
gostei mesmo, apoio 100% o google!
Comentário de giganttee
"...Ele começou a trabalhar: "...Ele começou a trabalhar assim que reiniciado o sistema."

[ironia]Nossa! O Ubuntu tá tão amigável como usuário que tá imitando até o Windows já[/ironia]

Agora voltando ao assunto da notícia... engraçado como tudo que o Google(tm) faz todos dizem amém e até agora nada do que ele fez é software livre. Google Talk, Google Earth, Google Desktop, Picasa,...

Quando é outra empresa todos falam mal, ficam com "onde tá o software livre?", etc. Mas porque com o Google é diferente? Isso me lembra http://bardo.castelodotempo.com/artigos/cavalaria-maldita
Comentário de Gilzamir
GoogleDesktop para várias distribuições: Observação: o GoogleDesktop foi disponibilizado para várias distribuições, não só para o Ubuntu. Estou utilizando o Mandriva One 2007, está funcionando beleza. Outra coisa, o Mandriva está muito bom, configurou e reconheceu minha placa wireless de primeira. O Ubuntu também. Em termos de distribuição, o gnu/linux está bem servido. Eu fiquei com o Mandriva, pois o KDE está mais organizado e eu gostei do layout padrão. Sou um usuário muito volatil: minha primeira distribuição foi uma das primeiras versões da distribuição da conectiva, em 1999 (nem lembro mais o nome), depois redhat, depois mandrake, depois fedoracode, depois slackware, depois Ubuntu, depois OpenSuse e agora Mandriva One 2007. Ubuntu e Mandriva estão de parabéns quando o foco é o usuário final.
Comentário de Ed Carlos de Paula
Acho que não devemos ser: Acho que não devemos ser radicais em torno do software livre, se a google esta fazendo software proprietario gratis e portando pra linux temos sim que ficar contentes, pois isso é um tipo de incentivo a outras empresas fazerem o mesmo, claro, SL é melhor ainda, mas se eles não querem liberar o codigo, fazendo versão linux de qualidade ja é um bom comesso, o mesmo ocorre com drivers, como ATI e Nvidia, se eles fizerem algo que preste no linux, excelente, quem sabe um dia resolvem aderir ao SL tb :D

Mas tb tem o outro lado, o Google acho que um dia vai nos decepcionar, entrando de mansinho no mundo do linux e software livre como uma empresa que apoia, pra depois dar o bote e fazer algo pra ela lucrar e o SL acabar sendo prejudicado .... tomara que isso não ocorra ...

Qt a outras empresas e softwares que migram pra linux mas continuam proprietario, acho uma certa ignorancia criticar, pois eles gastaram dinheiro no desenvolvimento, nada mais justo que eles terem lucro, se acham que vendendo o software ganham mais que liberando o codigo, a opção é deles, compra quem quiser, mas pelo menos temos a opção, igual a jogos, que otimo que existem opções pra linux de muitos titulos como Quake e Unreal, quem compra pro windows tb pode usar no linux :D
Ja pensaram se não tivesse nenhum dos softwares e drivers proprietarios no linux, seria mais dificil ainda as pessoas comessarem usar o Linux !
Comentário de Didi
Gnucash: Gnucash é O cara!
:-)

--
GEAR - Grupo de Estudos Avançados em Robótica
http://www.gearusp.com

Comentário de marcosalex
-- Kmymoney nem gráfico tem: -- Kmymoney nem gráfico tem e o desenvolvimento dele está praticamente parado. O Gnucash é melhorzinho, mas não o foco dele é diferente, trabalhando como se fosse um Livro Razão, e não um software de despesas pessoais. Ele não tem planejador de orçamento e nem relatórios de acompanhamento de gastos ponderados. O foco dele é outro, e no ramo dele é um bom software.
O que mais se aproxima é o Kapital, que não é livre, feito em Qt, mas mesmo assim ainda está bem atrás do money. Bom, de qualquer forma, recentemente o Linux anda conquistando muitos softwares para desktop ultimamente, o que é bom, pois atrai mais empresas e mais usuários e é um sinal que está aumentando a demanda por aplicativos.

Haskell developer
Comentário de ivansb
kmymoney: Realmente o kmymoney está um pouco parado. Por isto acabei indo para o Gnucash.


Já testaste o Gnucash2? Melhorou bastante a interface e trouxe algumas funções de orçamento. Eu acabo complementando copiando o relatório de Despesas e de Fluxo de caixa numa planilha, justamente para ter esta visão de Gastos Realizados/Orçados/Programados, mas tem me atendido bem.

Tem alguns proprietários, mas desconheço:

http://www.moneydance.com/

http://www.thekompany.com/products/kapital/

http://www.linuxcanada.com/
Comentário de Viana
Muito fácil: Parabéns ao Google

Uso Mandriva 2007 e foi tão fácil de instalar , baixei o pacote, dei um clique duplo nele, O mandriva perguntou se eu queria instalar, respondi sim ... instalou e depois do boot apareceu o ícone do Google Desktop perto do relógio, já indexando os arquivos, teclei ctrl 2x , apareceu a janela de pesquisa, pesquisei servidor e apareceram arquivos (textos, emails, planilhas, htmls ...) onde havia esta palavra , cliquei num deles e abriu o contéudo. Rapidíssimo!

Comentário de laurocesar
Já tentou usar o GNUCash 2.0?: Eu uso ele em casa e estou bastante satisfeito, inclusive um dia desses atrás encontrei uma versão Windows dele. Uma boa já que minha esposa que o usa diariamente havia indicado ele para uma amiga que usa Windows.
Um abraço.

Desculpe, não havia lido suas respostas à respeito do GNUCash ainda...
=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de danielneis
Reiniciar?: Reiniciar?
Que viagem...
Só resolvi instalar pq vi esse comentário...

Aqui no Ubuntu Dapper (não, não faço questão de atualizar) instalei bonitinho e ele já criou uma entrada no menu 'Applications' do Gnome...
Fui lpá, mandei rodar, procuei e não achou nada pq ainda está 'indexando'...
Porém funcionou perfeitamente e já consegui acessar as preferência e configurar vários outros diretórios para ele indexar...

Quanto à velocidade de inxação, no status aqui aparece:
"0.1% complete with about 5.8 idle hours left. 2 items indexed so far."

5.8 horas? Tudo bem, eu espero =oP
Comentário de laurocesar
Mandriva, etc...: Cara, gostei muito do Mandriva 2007 Freedom, mas... não adianta, rodo, rodo e não saio do Unbuntu :)
Infelizmente sempre tenho algum probleminha que me faz descartar estas outras distribuições:
Fedora: Não montou as partições existentes no disco automaticamente, não gosto do layout do gerenciador de arquivos, gerenciador de pacotes muuuuito lento.
Suse: Pesadão, quando inseria um pendrive e estava a utilizar uma aplicação como o OpenOffice e queria sarvar o documento não encontrava na janela correspondente o dispositivo sendo que o mesmo estava montado e sendo mostrado no Konkeror.
Mandriva: Tive problemas com o gerenciador de pacotes, fiquei un~s 15 dias com ele e não consegui instalar o Eclipse, sempre dava erro de dependências...

Enfim, sei que vários desses "problemas" que relatei nãoão na verdade problemas e sim preferências pessoais e que pode-se ajustá-las com o tempo mas outros são irritantes como problemas com gerenciamento de pacotes e montagem de dispositivos.

Continuo então com meu (K)Ubuntu e instalando aos poucos e com paciência o Arch Linux que espero conseguir fazer ficar redondo.

Um abraço.
=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de marcosalex
-- Nos meus computadores de: -- Nos meus computadores de casa, o que melhor reconheceu o hardware sempre foi foi o Mandriva/Conectiva e ele vem com uma boa configuração default, um tema que gosto, além de ter uma opção de instalar alguns softwares proprietários na instalação, simplificando os passos pra quem precisa deles e não se importa de ter produtos não livres na máquina. Tenho um Atlhon 700 MHz com uma placa Voodoo e um P4 2.8 com uma ATI.
Mas o Mandriva tem uns bugs irritantes que não vejo em outras distros. Por exemplo, quando vou baixar um arquivo no FireFox utilizando o plugin Flashgot, a janela do Kget sempre aparece em background. No Slackware, Ubuntu, Kurumin e Suse que testei não acontece isso. Outra coisa é que os pacotes de desenvolvimento dele vivem quebrados e estão sempre desatualizados, acho que a Mandriva não gosta muito da Sun ;)
Fora isso, na instalação perguntar qual idioma (apresentando entre as opções Portugues de Portugal e Portugues do Brasil) e depois qual país (Brasil e Portugal) é uma coisa que eles deveriam suprimir, só eles tem isso! Uma configura a tradução e outra configura as opções regionais. Depois ele ainda pergunta o layout do teclado . Poxa, os caras complicam!

Agora, uma coisa que não vi nenhuma distro fazer que acho que seria legal, é uma opção de importar as configurações do Windows quando usar dual boot.

Haskell developer
Comentário de Luiz Ribeiro
Google-desktop: Instalei o google-desktop e quase estourou o processador pentium 3.06 da minha máquina. Na indexação de arquivos o uso do processador chegava a 78%. Soou um alarme, acho que da placa-mãe que nunca tinha ouvido. Desliguei e desinstalei este programa.
Fiquei desconfiado.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004