Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Propaganda negativa: vândalos apagam dados de PCs na USP a pretexto de instalar Linux


“Universidade acusa estudantes que ocuparam reitoria da USP de formatar 46 PCs e instalar Linux. Ao falar na rádio Eldorado, a reitora da USP, Suely Vilela, afirmou que os dados perdidos com a formatação dos computadores vão constar na lista de prejuízos causados pela ocupação do prédio da reitoria da USP, que durou 50 dias. Os computadores do prédio usavam Windows XP e Microsoft Office. Formatados, os PCs receberam distribuição Linux. Segundo Suely, numa primeira etapa, os funcionários da reitoria identificaram danos materiais ao escritório do prédio. Agora, vão avaliar os danos não materiais, como planilhas e dados gravados nos PCs que foram formatados.”


Enviado por Rafael Gimenes (falecomΘrafaelgimenes·net) - referência (info.abril.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de linux
Fizeram muito bem! hahaha: Fizeram muito bem! hahaha
Comentário de andretomasi
Mau exemplo: Pff.. apoiar arruaça? Se tinha Windows XP lá, é porque era comprado, agora até restaurarem tudo que foi perdido, vai sobrar pra quem?

Já reclamam que as universidades não tem estrutura, e quando fazem um protesto ainda fazem questão de piorar mais a situação. Ainda mais metendo Linux na história, o que não tinha nada a ver. E ainda acham bonito..

Existem outras maneiras de se fazer manifestação sem prejudicar aos outros e a si mesmo, o que dizer de danificar/alterar patrimônio público. Falta de educação vem de berço. Infelizmente.

--
André Tomasi

..::Ubuntu Studio 7.04 - WinXP - OSx86 Leopard

Comentário de profano
Conclusão prematura ou inocência...: Salve, André Tomasi;

Na condição de Linux user não assumo essa postura nem coloco essa carapuça.

Todos estamos carecas de saber que na guerra e no amor vale tudo; que atos de guerrilha levam à prática de coisas estúpidas, tais como os atos de vandalismo, facilmente atribuíveis ao lado adverso; Que a dominadora do mercado é pródiga na divulgação de FUDs, práticas de "jogo sujo" e coisas do gênero; Que o ora noticiado "cai como uma luva" para denegrir o SL e seus usuários...

Convenhamos, não é prematuro assumir responsabilidade de tal envergadura??? (como se fosse verdadeiro)...

O que o SL teria a ganhar com esse ato? R)- Absolutamente NADA!!! (Seria a prática do "gol contra")...

Vamos, então, aguardar a identificação dos autores efetivos, ouvir o que tenham a dizer para depois julgar.

[]'s,
Profano.



Comentário de Avelino de Almeida Bego
Vandalismo, não!: O movimento SL não é assim!
O que aconteceu na USP é vandalismo puro!
Infelizmente, pintou o Linux na parada.
--
Avelino de Almeida Bego
Comentário de CWagner
Concordo. E digo mais:: Concordo. E digo mais: deveriam fazer pior e instalar o windows 95 ou o Vista nas máquinas.

Se fizessem isso iriam reclamar de quem? Da M$? Duvido!

Saúde e Paz a todos.

P.S.: Sou contra atos dessa natureza, mas enfatizar que instalaram Linux nas máquinas... o que tem haver o c* com as calças?
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de alguem_que_estava_la
Todos os computadores que eu: Todos os computadores que eu vi, ou que instalei foram reparticionados e a partição do Windows foi mantida. Alias, até importamos os usuários e configurações do Windows ( o Ubuntu é realmente incrível ) para que os funcionários pudessem usar o Linux quando a ocupação terminasse. Não posso afirmar que um ou outro computador não tenha sido formatado, mas eu não vi nenhum formatado e posso dizer que a maioria foi apenas reparticionada.

Comentário de cochise
Preservar dados: Tinha várias maneiras e preservar os dados e mesmo assim instalar linux.
Pra mim foi premeditado apagar tudo, ou eles tinham bebido bastante antes de ter a idéia.
A invasão da reitoria foi um movimento justo e justificado, mas dpois que junta adoslescente por dias num acampamento ola bebida e/ou maconha e as pessoas tem atitudes irresponsáveis como essa e as demais destruições.
Comentário de Flavio
Ok, o movimento foi justo e:
Ok, o movimento foi justo e justificado, então porque não invadiram o gabinete do governador também ?!? Mais uma vez vejo o velho ditado "faça o que eu digo mas não faça o que eu faço", entrando em ação .... Reclamam-se dos corruptos, mas quando se tem oportunidade lá se vão os notebooks, memórias e hds dando sopa... lamentável, infelismente brasileiro é assim, é só ter a oportinidade nas maõs, ô raça, a desculpa de que é falta de cultura e amor a patria não cola, são estudantes com indução polïtica de uma das melhores escolas do Brasil, então me diga o que esperar de um zé mané qualquer que vira vereador, prefeito, deputado, ..., e tem essas oportunidades todos os santos dias?!? é de arrepiar... infelismente.

Só queria saber de quem foi a BRILHANTE idéia de mudar o sistema operacional dos micros, essa migração seguindo todos os passos planejados já é complicada, e agora? pra eles é só abrir mais uma breja e acender um beck... e o trabalho de quem leva as coisas a sério vai pro brejo, o foda é que se prrender um vagabundo desse é perseguição à sua ideologia politica.


sniff


Comentário de MD5
Será que tinham backup?: Que pena! Será que eles tinham o backup de todos os vírus, spywares e trojans dessas máquinas? Com certeza essa é uma perda e tanto.
Comentário de Fábio Emilio Costa
Qual a necessidade?: Se tinha alguém lá dentro parte da "comunidade", deveria saber que isso não era necessário, que isso era propaganda negativa.

Agora, qual a imagem que ficará na cabeça das pessoas quanto ao linux? Provavelmente a de um SO que é usado por vândalos. Portanto, tudo o que essas pessoas conseguiram foi prejudicar o Linux.

Se eles alegam que precisavam de Linux, existem os LiveCDs e tudo o mais. Eles não precisavam fazer esse vandalismo todo. No final das contas eles prejudicaram tudo o que as pessoas estão tentando fazer para melhorar a visibilidade do Linux.

--
Meu blog
Seja livre - Use Software Livre;
Seja criativo - Adote Creative Commons

Comentário de popolony2k
Eles não danificaram ....: ...o patrimônio público e sim consertaram o patrimônio público !!!

#.D
#.D
#.D
#.D
#.D
#.D
#.D
#.D
#.D
#.D

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
Oi se tinha ....: ...alguém defensor da empresa do mau que se aproveitou do evento para tentar sujar a imagem do Linux.....

.....vai saber !!!


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Melo
Mas que animal ...: Mas vocês são uns ***, a gente se mata querendo construir uma imagem de coerência do movimento software livre e vocês vão lá A FORÇA E COLOCAM LINUX NAS MÁQUINAS ??? QUE LIBERDADE É ESTA ? LIBERDADE DE FORÇAR OS OUTROS A FAZEREM ALGO ???
Comentário de Pobre Paulista
Dá pra confiar numa notícia dessas?: Quero ver o outro lado, os reporteres foram procurar representantes da ocupação?
Comentário de helviomota
Pois já começaram: Pois já começaram errado!

Ocupação pra que? Alguém me responda, por favor. É esse o conceito de democracia desses cidadãos?
Na Universidade Federal de Sergipe, os alunos decidiram fazer uma greve (!! -- no meu tempo não tinha isso) "em apoio aos servidores". Qual foi o primeiro ato? Ocuparam e bloquearam os prédios, impedindo quem queria dar e assistir aula. Isso me cheira a saudade da ditadura.
Na minha humilde opinião, agora que acabaram as festas juninas, a tal "greve" dos alunos vai acabar de forma misteriosa.


--

Hélvio Mota
Linux User #141855
"Linux is just like an indian tent: no Gates, no Windows and an Apache inside"

Comentário de bebeto_maya
Estupra mas não mata!: E quem lhe deu o direito de reparticionar as máquinas, sabendo que essa opera?ão pode danificar irremediavelmente o sistema de arquivos? Me parece o Paulo Maluf "Estupra mas não mata"!

Você gostaria que eu invadisse sua casa ou seu local de trabalho com a premissa de instalar o Windows Vista, e usando a desculpa "Eu vou raparticionar!".
Comentário de bebeto_maya
Porque formataram pra: Porque formataram pra instalar alguma coisa, e essa coisa foi o Linux...Infelizmente.
Comentário de Marcos Luã
Bom, infelizmente as pessoas: Bom, infelizmente as pessoas não se informam para posteriormente falarem alguma coisa. Primeiro, quem garante que os computadores foram mesmo formatados? E se foram, será que foram mesmo os estudantes??? A reitora não é dona da verdade, e portanto ela pode sim estar mentindo. Com qual intuito??? De denegrir a imagem do movimento estudantil! Ela mesma está coligada com o governo no processo de mudança das universidades públicas. Cada vez mais o governo quer se livrar da responsabilidade de oferecer um ensino superior gratuito, universal e de qualidade, e acabar com a autonomia das universidades é um desses meios. Ah, movimento de estudantes não cheira a ditadura, muito pelo contrário, quem acha uma coisa dessas é porque não tem a mínima noção de como se faz o movimento, nem todos os problemas enfrentandos pelos estudantes das universidades públicas. Talvez essa pessoa que diz isso faça algum curso de elite nas universidades públicas, que nesse caso recebem investimentos do governo, e que são prioridade. Deixe de ser burro (dizer que não se faz movimento estudantil ocupando reitoria), não acredite em tudo que lê. Preste atenção aos interesses daquele que está falando. Não seja burro achando que tem que negociar direitos, dereito é pra ser exigido e não negociado. Quanto ao LINUX, talvez ele tenha sido apenas usado com bode espiatório, ele só foi usado porque é símbolo de um movimento que vai contra os interesses de empresas multinacionais.

PS. não estudo na USP
Comentário de Leonardo
O problema não é se: O problema não é se instalaram o Linux. Não deveriam nem ter colocado a mão nos computadores. Nosso país está perdido com esse tipo de universitários.

Comentário de nobody
Tem mais: A moral dos top desabou...
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u308269.shtml
Comentário de estudante
Anonimato: Eu me lembro que um pessoal apareceu com LiveCDs de Ubuntu pq precisavam usar as máquinas mas não queriam deixar rastros no histórico dos computadores. Entretanto, me parece que faltaram CDs suficientes pra todo mundo e daí suponho que alguém começou a fazer a besteira de instalar pra valer.
Comentário de nobody
USP...casa do Bill: http://www.cti.usp.br/inclusao/
Comentário de Animal-X®
NÃO !!!: Vandalismo não combina com Liberdade !!!
Isso que foi feito na USP eu não aprovo e digo que isso pode prejudicar ainda mais a relação de universidades com o Software Livre, desse jeito perde-se mais terreno na conquista da liberdade "computacional" no país.
--
Sergio Augusto Vladisauskis
Comentário de nan
E pensar que é este tipo de: E pensar que é este tipo de pensamento que constrói o mundo em que estamos. Forçar o uso, que belo exemplo de prática.




Comentário de hamacker
ou então a Marta Suplicy: ou então a Marta Suplicy :
[Já que o estupro é inevitável], relaxa e goza.

Comentário de hamacker
Em se tratando duma: Em se tratando duma universidade (e muito boa), o backup tem de existir, afinal alí eles teriam de dar o bom exemplo. Ou então, ensinam uma coisa, mas não praticam e a credibilidade fica lá em baixo.
--
http://hamacker.wordpress.com
Comentário de mvnascimento
Dados locais???: Sou contra a instalação na marra mas dizer que
"Agora, vão avaliar os danos não materiais, como planilhas e
dados gravados nos PCs que foram formatados."

Se os dados fossem realmente importantes, não estariam gravados na rede? Manter dados importantes no HD é piada!
Comentário de nobody
"Gostaria que os filhos da: "Gostaria que os filhos da luz fossem tão astutos quanto os filhos das trevas..."
Ele estava certo para variar...

Tá...sou apenas um troll, mas vocês realmente acreditam que o software livre tem vez lá por aquelas bandas ?

http://www.cti.usp.br/inclusao/
Comentário de Cadu
Problemas enfrentados pelos estudantes: "Talvez essa pessoa que diz isso faça algum curso de elite nas universidades públicas, que nesse caso recebem investimentos do governo, e que são prioridade."

Se recebe investimento, é porque é importante. Me diz, quem (empresa, governo, o que for) está interessado em curso de história? E me diz, quantos alunos de engenharia, matemática, física ou coisas do gênero estão envolvidos com esse protestos? 1 ou 2, talvez.

E outra coisa que sempre (SEMPRE) acontence na UFSC: os alunos fazem assembléias pra ver se vão fazer greve mesmo, e não avisão todos os alunos, e não levam em consideracao a opinião dos que não foram (já que normalmente nem 10% dos alunos comparecem). E isso tudo quando não mudam a data, hora e local da assembléia em cima da hora só para as pessoas que concordam com a greve comparecerem. Eu sei, os revoltadinhos vão ficar ainda mais revoltadinhos com esse comentário, mas é um saco para o pessoal da engenharia, computacao, matemática e afins, que querem estudar e fazer algo sério, ter que aguentar uns caras que não fazem nada além de trancar salas e incomodar professores que querem dar aula (quando não batem neles).
Comentário de marcos f longo
Se realmente foram os: Se realmente foram os estudantes que fizeram isso, então estão realmente pedindo a volta da ditadura. Vamos obrigar todos a usar linux!!! ahh.. tenha dó né.. não importa se iriam reparticionar o HD. Ele não era teu, não podia tocar. É simples.
Mas tem que ser realmente averiguado se isso não é jogo sujo...
De qualquer forma, eu sou outro que estou cansado de ver aluno que só quer saber de fumar e vender! maconha na frente do prédio(CFH, A.K.A Humanas, da UFSC, por exemplo) do curso e depois reclamar da polícia! E isso que eu estudo no CFH!
Comentário de Night64
Lembre-se da "Navalha de Hanlon": Não atribua a maldade aquilo que pode ser suficientemente explicado pela estupidez!

http://en.wikipedia.org/wiki/Hanlon%27s_razor

--
!Me reservo o direito de repudiar as idéias aqui expostas a qualquer momento.
Comentário de leleobhz
Vandalismo a @#$@#$: Me respondam quem é a Universidade! A panelinha do governo ou os estudantes que fazem uso dela? DE QUEM É SEUS CONSERVADORES HIPOCRITAS!? Estudante que tem que construir a universidade, ela só existe por causa deles, não tem que ser do jeito dos aspones e governantes.
Comentário de CWagner
Se tais transgressões: Se tais transgressões existem, devem ser denunciadas, pois além disso não podemos fazer nada.

Se a universidade for federal talvez caiba até intervenção da PF mesmo.

Se a polícia não faz nada então algo de errado acontece nesses campi e provavelmente a melhor coisa a fazer é terminar logo o curso e sair de perto o mais rápido possível, pois venda de drogas atrai toda sorte de mau elementos e onde essa raça se junta só há problemas.

O que podemos fazer além de nos policiar para não fazermos o mal quando todo o mundo parece se deixar seduzir pela alienação do mais fácil?

Saúde e Paz a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de popolony2k
Lembrando que .....: ...esse movimento não tem nada a ver com o Linux ou SL !!!

Foi apenas uma ação isolada de alguns arruaceiros e que agora está sendo amplamente divulgada pela mídia que leva o "$eu" da Micro$oft e asseclas !!

Até mesmo porque, fiquei sabendo que instalaram algumas máquinas FreeBSD tb, mas desse ninguém ouviu a mídia reclamar, o que reforça a idéia de que o Linux está incomodando as empresas de Software proprietário bem como a mídia "especializada" no assunto !!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
Não se esqueça .....: ...de que em uma guerra, os adversários costumam utilizar de táticas com o intuito de confundir o exército adversário, muitas vezes causando deturpação dos ideais pelos quais um lado está lutando e com isso enfraquecendo a unidade do exército adversário.

E estamos no meio de uma guerra declarada contra a empre$a do mau !!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Atenágoras Souza Silva
Chegaram a afirmar que foram: Chegaram a afirmar que foram roubadas máquinas de Xerox. Então, com todos à imprensa lá, e com o peso das máquinas, com o tamanho, acusam o movimento estudantil de terem roubado às máquinas, e as pessoas, simplesmente acreditam em tudo o que a imprensa diz. Quando a computadores roubados lá, pode ter havido falha da comissão de segurança. Mas medidas para prevenir este tipo de coisa foram feitas, impedindo o acesso aos demais andares.
Quanto ao uso do Linux, presenciei o uso do Live-CD do Ubuntu, enquanto estive lá.
A imprensa, a mídia, o governo, a burocracia universitária, tentarão deslegitimar o movimento esudantil, tentarão nos chamar de vândalos, mas o que acontece lá dentro, com as fundações privadas, é muito pior do que qualquer eventual erro (que eu discordo que seja vandalismo) causado pelo movimento estudantil.
Na FEA, a há uma fundação privada "de apoio", em que os professores ministram cursos pagos. Eles, por vezes, usam material da USP, salas da USP, recursos humanos da USP, os professores ministram esses cursos para essa fundação no horário em que deveriam dar dedicação exclusiva às suas atividades de docência e pesquisa para a USP, numa clara apropriação dos recursos públicos para fins privados (o que se fosse feito pelos estudantes seria chamado de roubo, mas como não é o caso, vira coisa de rotina). No Hospital das Clínicas, há porta dupla, situação em que quem tem convênio médico (Unimed, Bradesco Saúde etc) tem preferência no atendimento, em detrimento de quem não tem. Vale lembrar que em hospitais públicos esse tipo de coisa não deveria acontecer. Freqüentemente pacientes que não tem plano de saúde são encaminhados a outros hospitais, pois o HC não é feito para atender casos corriqueiros, por se tratar de um hospital de pesquisa, mas quem tem convênio médico é tratado normalmente. Esses absurdos são muito piores do que qualquer coisa que tenha acontecido de equivocado na ocupação da reitoria pelos estudantes, mas a mídia e todos os conservadores, caem de pau em cima dos estudantes. É preciso tomar cuidado com o que a imprensa e a burguesia dizem.
Os companheiros que participam do movimento do software livre deveriam se solidarizar com outros movimentos de esquerda, pois embora o software livre não seja nem de direita nem de esquerda, a cultura de solidariedade por trás dele se desenvolveria muito mais em uma comunidade em que o ser humano estivesse acima dos lucros. Numa sociedade como a nossa, temos que remar contra a maré.

Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
Atenágoras Souza Silva.
Comentário de helviomota
Alvo errado, amigo: Bom, eu estudei e estudo (segunda graduação) em Universidade pública (Universidade Federal de Sergipe -- usei um exemplo da _minha realidade_) e não sei se aqui tem curso 'de elite', não. E se isso que estou vendo aqui é Movimento Estudantil, só tenho duas palavras: não, obrigado.
Outra coisa, na minha humilde opinião direitos devem ser exigidos sim, conquistados até, mas na forma da lei. Lembra daquela história de que o seu direito acaba onde começa o meu?
Autoritarismo rima com totalitarismo, e nunca levou ninguém a lugar nenhum.


--

Hélvio Mota
Linux User #141855
"Linux is just like an indian tent: no Gates, no Windows and an Apache inside"

Comentário de Roberto
Concordo com a afirmação: Concordo com a afirmação do Melo e do bebeto_maya, o pessoal da USP não pode se esquecer que essa universidade é sustentada com o dinheiro do contribuinte, esse pessoal que invadiu e alterou os computadores acham que os computadores são só deles e que eles podem fazer o que bem entendem.
Comentário de Bruno Amattos
Isso sim é a pura falta de: Isso sim é a pura falta de noção, além de dexar mal visto o movimento estudantil os animais ainda conseguem detonar com o movimento de Software Livre. Poxa quer que alguém que não conhece SL o use, então mostre a ele o quanto é bom..... assim ele por si só buscará o SL....... não imponha, pois isso faz aumentar o receio deste desconhecido do Software Livre.......
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004