Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Slashdot: Nada de OLPCs para Cuba

Segundo o Slashdot, em um movimento que vem passando desapercebido pelos desenvolvedores, o projeto OLPC agora requer que todas as submissões sejam abrigadas no projeto Fedora. Embora tenha muitas vantagens, há implicações dignas de nota. A primeira é que os autores precisam assinar o acordo de licença de desenvolvedor individual do projeto Fedora. Ao ser levado a submeter aos repositórios do Fedora suas contribuições ao OLPC, elas automaticamente caem sob a legislação de comércio exterior dos EUA. Assim, nada de OLPC para Cuba, Síria, etc. - mesmo que o equipamento seja produzido e vendido por indústrias de outros países.

Saiba mais (linux.slashdot.org).

Atualização: segundo comentário de Eduardo Padoan, um integrante do projeto afirma que as restrições a Cuba e outros países já existiam antes da migração para os repositórios do Fedora e à conseqüente necessidade de assinatura de termos de licença pelos desenvolvedores.

Leia também: Chavez anuncia PC bolivariano por US$ 405 com Linux

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Felipe
Ha! Que droga, o software: Ha! Que droga, o software livre tem que estar acima dessas questões e estar disponível para quem necessite utilizá-lo, principalmente no caso do OLPC! Países pobres como Cuba necessitam realmente desse tipo de projeto e ao desenvolver esse tipo de solução a independência com relação a política externa dos EUA tem que ser levada em conta, se o Fedora tem problemas por causa do EUA não pode ser escolhido :/ Esse negócio de "exportar" democracia é ridículo, além do mais que enquanto recriminam uns países como Cuba, apoiaram Pinochet e as demais ditaduras latino-americanas, e até pouco tempo apoiaram a ditadura no Paquistão bem como o Taleban e ainda tem a prisão de Guantanamo. Fora os famigerados embargos que atingem a população inteira menos os líderes políticos e no caso do OLPC essa porcaria pode novamente ferrar a vida deles.
Comentário de Eduardo de Oliveira Padoan
Errado: OLPC já estava sob essas retrições com Red Hat: A matéria no Slashdot está incorreta. Veja o comentário de um desenvolvedor:
http://www.j5live.com/?p=387

Augusto, você poderia atualizar essa matéria mencionando isso? Não é raro o Slashdot dá essas "mancadas" (publicar coisas pra chamar a atenção, mesmo que incorretas e não se retratar), mas certamente não é uma caracteristica do BR-Linux. Obrigado!

Comentário de Eduardo de Oliveira Padoan
Re: Errado: OLPC já estava sob essas retrições com Red Hat: Correção: "Não raro o Slashdot dá essas..." ou "Não é raro o Slashdot dar essas ..." - Estava pensando numa coisa e escrevendo outra, sorry.
Comentário de brain
Atualizado: Ok, incluí link para seu comentário na notícia.
Comentário de hardware
Preocupado: Ontem assisti ao documentario 'Loose Change 2 Edition' - vc pode baixar aqui: http://cinemadown.blogspot.com e fiquei realmente preocupado com as consequencias da politica atual do governo norte-americano. Desde quando eles podem dizer quem tem direito a educação e quem não tem? A solucao do problema é simples, basta conseguir fazer o laptop da OLPC rodar Ubuntu que as criancas dos paises excluidos pela politica ditadora dos estadunidenses não será aplicável. Mais do que todos os outros, paises como Cuba, Ira, Siria, Venezuela, entre outros, precisam que suas criancas tenham acesso a informacao para que daqui a 20-30 anos suas politicas mudem radicalmente e alinhem com a democracia vigente na maioria dos paises do mundo. Somente com acesso a informacao é que as pessoas podem se concientizar e clamar por mudancas a seus governantes.
Comentário de Clésio Luiz
Acabou a minha simpatia pelo OLPC: Isso é uma vergonha para um projeto como o OLPC. Como é que eles querem ter o apóio da comunidade internacional seguindo políticas desse tipo? Se for para fazer algo pelos países pobres, que sejam todos e não aqueles que o "Grande Satã" permite. Que venham os comcorrentes.


--
"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de Profano
Não confunda: Não confunda focinho de porco com tomada.

Não se trata de uma diretriz da OLPC (MIT); Esta está sujeita ao ordenamento jurídico da jurisdição onde é sediada.

De outro modo, nada impede que o programa possa ser efetivado com os produtos da Asustec, da Encore, etc... (incluindo os softs fornecidos por outras fontes, além dos que possam ser desenvolvidos internamente, atendendo as necessidades).

Infelizmente, o Poder da Força e a Força do Poder caminham ombro-a-ombro no que eu chamo de Política Morte Americana (este caso).

Saúde e Paz para todos,
Profano.



Comentário de Alex
Cuba.: Acho que não fará muita diferença para cuba, apesar da grande defasagem tecnológica do país em algumas áreas, o índice de analfabetismo lá é praticamente zero, bem diferente de países como o Brasil, que mesmo que se distribua um laptop para cada cidadão/criança o nossos índices ainda vão demorar bastante para cair, além da nossa péssima qualidade de ensino.

Bom essa é minha opinião.
Comentário de Manoel Pinho
Hay que endurecer, pero sin perder la ternura, jamás!: Ué, linux não era coisa de comunista ?! É cômico os americanos proibirem a exportação de linux para Cuba :-)
Comentário de Profano
DEMOcracia: Saudações, Manoel Pinho;

Por ironia... vou tentar responder:

R- Era, É e Será... Qualquer coisa que seja de interação e interesse comum = comunista. O SL ignora fronteiras geo-políticas por ser LIVRE (conhecemos as suas 4 liberdades); Esse "comunismo" se refere ao conhecimento livre, desenvolvível na prática e uso, por todos, por qualquer um que saiba/possa fazê-lo. Não tem nada a ver com o pejorativo político, de que se valem os "psudo-democratas" (aqui se incluem os "papagaios de Pirata", "capachildos" e "puxa-sacos" de plantão)para denegrirem todas e quaisquer resistências às suas vontades de dominação (prepotência, arrogância, soberbia).

Por sua vez, a democracia - como entendido no nascedouro grego - era o real sentido do comum a todos, ou seja: comunismo.

Um pouco ou totalmente diferente da interpretação que se dá hodiernamente.

Essa "democracia", como hoje a conhecemos, é na verdade uma DEMOcracia - a democracia do DEMONIO.

[]'s,
Profano.
Comentário de bebeto-maya
__BOm, tenho que discordar.: __BOm, tenho que discordar. Mais de uma vez Richard Stallman declarou NÃO ser partidário de regimes comunistas em textos seus. O software livre não tem intenção política e não está filiado a qualquer partidarismo. Razão pela qual estudantes, querendo melhorar seu curriculum, empresários, querendo diversificar seu portfolio de opções, e consumidores, querendo economizar, adotam-no e programam-no.
Comentário de Profano
Você não entendeu, releia.: Salve, Bebeto;

Você não entendeu patavinas. Releia o texto com atenção, please.

Note que há duas conotações para a expressão "comunista" (inclusive foi aspeada). Uma é a do sentido político e a outra é a forma pejorativa para se referir a uma coisa comum (alcance de todos), atribuindo-lhe a condição política (quando não é real).

Do mesmo modo que a expressão "democracia", tão alardeada pelo Big Broader, serve para coibir/vetar/impedir a disseminação do conhecimento livre a quem mais precisa para se libertar das trevas da ignorância - os mais oprimidos (por ideologias política e/ou religiosa), como se EDUCAÇÃO fosse um direito exclusivo dos chamados "alinhados".

Estão na mesma canoa: Cuba, Irã, Coreia do Norte, Sudão e Síria, como poderá ver na matéria do UOL, neste link:
http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=4&id_conteudo=8312

[]'s,
Profano.

Comentário de Profano
Retificando o link enviado: Retificando o link enviado ´O correto é:

http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=4&id_conteudo=8312

[]'s,
Profano.
Comentário de popolony2k
Isso mesmo....: ...., SL mnão tem ligação política alguma.

Apenas talvez algum regime comunista a utilize devido a facilidade de acesso que a mesma proporciona.

SL não é obra de partidos ou regimes !!

Só isso !

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Manoel Pinho
China: Na realidade os americanos adoram um socialismo como a China, onde as pessoas trabalham ganhando salários simbólicos para fazer produtos a custo baixíssimo e que serão exportados para os EUA.

Ontem mesmo, se não me engano, saiu uma reforma trabalhista na China dando um pouco mais de garantias aos trabalhadores como obrigatoriedade de contrato trabalhista por escrito e outras coisas. Alguns itens do projeto de lei foram excluídos, no entanto, por contrariar o interesse de multinacionais instaladas na China, a maioria americanas.

Todo mundo que não concorda com o imperialismo americano é consumista, ditador, terrorista ou coisa do gênero. Quem é contra o monopólio do software proprietário e ousa falar mal da empresa do americano mais rico é rotulado de comunista, xiita e etc.
Comentário de Henrique Vicente.
Piada, em?: Cuba é uma ditadura ridícula e se colocassem laptop para crianças lá não tenha dúvidas que o máximo possível iria ser deixá-los ler os discursos de Fidel...

E se achar que eu estiver falando bobagem confira com seus própios olhos: http://www.2x3.cu/

Liberdade não combina com Cuba...
Comentário de Henrique Vicente.
Comunismo = DITADURA: Portanto nada tem a ver com liberdade. Tem a ver sim com um bando de mílico retardado ligado a um único partido revolucionário no poder se aproveitando do povo...
Comentário de popolony2k
Boa !!!: --
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004