Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

A semana no BR-Linux: Gaim vira Pidgin, Icaza apóia MS Silverlight, webcams livres e mais Nina Reiser


Pidgin 2.0 é a nova versão do Gaim - O projeto Gaim recentemente foi renomeado para Pidgin, para resolver uma disputa legal com a AOL, proprietária da marca AIM. A mesma questão jurídica impedia o lançamento de uma versão não-beta do Gaim 2.0, e a solução do caso permitiu assim este novo marco na história do projeto, um dos mais populares mensageiros instantâneos em código aberto.

Como criptografar sua partição home no Linux - Se você grava dados sensíveis em seu computador ou notebook, e se preocupa com o risco de eles caírem em mãos erradas caso o equipamento seja roubado, uma possível solução é a criptografia de disco.

Vídeo mostra HP iPAQ h3950 rodando Linux - Um iPaq h3950 com 64 Mb de RAM, 32 de ROM e processador PXA250 400 Mhz ganha vida nova com software livre.

Veja como é fácil inserir um quadro com as manchetes do BR-Linux no seu site ou blog - Inserir no seu site ou blog um quadro com as notícias mais lidas do BR-Linux é mais fácil do que você pensa. Com nosso novo código de inserção, você pode ter este recurso em qualquer site ou blog, sem precisar programar, reconfigurar nem fazer upload de nada para o seu servidor.

Possível reviravolta no caso de Hans Reiser - Hans Reiser, o criador do sistema de arquivos ReiserFS (adotado por algumas distribuições de Linux e mantido por sua empresa, a Namesys), está preso desde outubro de 2006 aguardando julgamento pelo homicídio de sua ex-esposa, Nina Reiser, vista pela última vez em 3 de setembro na casa de Hans.


Editor da PC World renuncia devido a pressões do IDG para "pegar leve" com anunciantes - Harry McCracken, o premiado editor-chefe da PC World norte-americana, pediu demissão na terça-feira, após 12 anos na equipe da revista, e 16 anos no seu grupo editorial.

Silverlight: plataforma da Microsoft disponibilizada em licença aberta e com suporte a Ruby e Python - O suporte a Ruby e Python na plataforma Silverlight, e a disponibilização do seu plugin (mais precisamente, o Dynamic Language Runtime) em uma licença desenvolvida para atender os critérios da Open Source Definition foram algumas das novidades do Mix07, evento da Microsoft.

MS Silverlight no Linux? Estamos nessa, diz o fundador do Mono - O projeto Mono vai criar até o fim do ano uma versão para Linux do Silverlight, a nova plataforma da Microsoft para concorrer com o Flash da Adobe, disse Miguel de Icaza, um dos vice-presidentes da Novell e cabeça do Mono.


Webcam livre: médico francês escreve drivers para 235 webcams - O The inquirer entrevista Michel Xhaard, o médico francês que trabalhou com tecnologias de imagem (ultra-sonografia e doppler) ao longo de anos de sua vida, e agora que está chegando aos 60, resolveu se dedicar a produzir drivers livres para webcams.

Micros e notebooks Dell com Ubuntu 7.04 - confirmado! - Após semanas de rumores, saiu o anúncio oficial: a Dell vai comercializar PCs e notebooks com Ubuntu 7.04 pré-instalado.

Funcionário da Microsoft narra sua migração para Ubuntu - ““When did I stop being creative?” (Quando foi que parei de ser criativo?) - começa assim o post de funcionário da Microsoft que, desencantado com o rumo de sua vida pessoal e profissional, resolveu migrar para o Linux (mais específicamente o Ubuntu).

Assistir TV pela internet com o Gsopcast - O Sopcast é um Streaming Direct Broadcast System baseado em P2P. Com ele você poderá assistir filmes, vídeos, jornais inclusive do Brasil.

Como usar seu teclado multimídia no Linux - “Xbindkeys é o programa que permite rodar comandos com seu teclado ou mouse no desktop gráfico no Linux, ligando comandos a combinações de teclas ou botões, conforme sua configuração.

E mais:



Recordar é viver: A semana anterior no BR-Linux: 25 anos do Sinclair ZX Spectrum, nostalgia do TK-90X, Adobe Flex e... IRPF Sempre Livre


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004