Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Silverlight: plataforma da Microsoft disponibilizada em licença aberta e com suporte a Ruby e Python

O suporte a Ruby e Python na plataforma Silverlight, e a disponibilização do seu plugin (mais precisamente, o Dynamic Language Runtime) em uma licença desenvolvida para atender os critérios da Open Source Definition foram algumas das novidades do Mix07, evento da Microsoft.

A Silverlight é a nova plataforma da Microsoft para criação de RIAs (Rich Internet Applications). Essa área é atualmente dominada pela plataforma Flash, da Adobe.

A interface entre as linguagens Ruby e Python e a arquitetura da Silverlight será feita pelo Dynamic Language Runtime (DLR). Por meio desse ambiente, será possível desenvolver aplicações nessas linguagens dinâmicas e converter os trechos programados em código binário (bytecode) .NET, usado na Silverlight.

A Microsoft está disponibilizando o DLR em regime de código aberto, sob a licença Ms-PL (Microsoft Permissive License). Com isso, existe a possibilidade de que a comunidade de desenvolvedores implemente o suporte a outras linguagens dinâmicas.

A Ms-PL é uma licença permissiva, com termos semelhantes aos da licenças BSD e Apache, permitindo livre uso, alteração e redistribuição do código, mas impondo restrições (não tão estritas quanto as impostas pela GPL) ao relicenciamento. Ela ainda não foi submetida ao escrutínio da OSI (possivelmente nunca será, uma vez que foi desenvolvida especialmente para uso em softwares desenvolvidos pela própria MS - não é uma licença de uso geral, como a OSI exige das que analisa), mas uma análise realizada em 2005 pelo Newsforge (consultando a OSI) concluiu que a Ms-PL é compatível com a definição de código aberto.

Saiba mais (info.abril.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de The Darkness
Se a Adobe não se cuidar: Se a Adobe não se cuidar ela vai cometer o mesmo erro que a própria M$ cometeu em relação aos pacotes Office.
Tem o domínio total do mercado, mas não cria um padrão aberto.
Se a M$ quiser brigar para valer ela pode muito bem abrir o SilverLight fazendo com que esse possa ser uma alternativa para quem não puder/quiser pagar pelo Flash.
E depois que isso acontecer pouco ou nada do que a Adobe fizer vai surtir efeito.

Mais uma grande empresa que se prende a plataforma M$ sendo passada para trás. Isso é um sinal dos tempos.

--
[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]

Usuário Linux #407232
http://counter.li.org/

Comentário de Manoel Pinho
É bom a Adobe se cuidar: É bom a Adobe se cuidar mesmo e abrir logo as especificações para não perder o bonde para a M$. A Sun demorou muito para decidir sobre a abertura do Java e acabou deixando espaço para a M$ entrar com o seu .Net/C#.

A Adobe está em na listinha de prioridades da M$ de empresas a serem aniquiladas, junto com o Google. Ela já mostrou que quer acabar com o PDF e agora com o Flash também, estabelecendo padrões concorrentes e usando sua força de mercado para ganhar espaço no mercado.
Comentário de llp
Curiosamente, é a MS: Curiosamente, é a MS criando uma plataforma livre, rsss. tah tah, a licença dela é específica, mas os padrões, Python e Ruby, assim como boa parte do padrão .Net é livre (a não ser as misteriosas patentes).

Assim, será que a MS vai acabar nos dando um padrão totalmente livre de presente? Ou será mais um cavalo de tróia?

Bom, só o tempo dirá!
Comentário de popolony2k
A M$ é a mesma de sempre....: ...e agora para não perder a fatia de seu sistema operacional decadente, cheio de falhas de projeto, retrógrado e inseguro, mas que ainda é grande, ela tenta estabelecer um padrão para ao mesmo tempo matar dois coelhos com "uma caixa d'água só".

Estabelecendo um padrão concorrente ao flash, a M$ nao só coloca um freio na Adobe, mas também impede que os sites de conteúdo televisivos, como YouTube, sejam capazes de expadir seu conteúdo crescente para seu principal competidor, que é o Linux, o que diminui a importância da existência do WIndow$ para o usuário final e se hoje estamos inseridos a essa nova febre é graças ao Flash da Adobe, o que é uma pena, pois se não abrirmos o olho para estabelecer um padrão verdadeiramente aberto a players de conteúdo dinâmico, como o Flash, ficaremos nas mãos da M$ que poderá estabelecer um padrão de Player que nos exclui, pois o Window$ poderá sair de fábrica com esse cavalo-de-tróia tecnologico, RUIM e RETROGRADO.

E depois para alcança-los vai ser dureza, vejam o FireFox, que um dia se chamou Netscape e dominou a internet...hoje sobe na preferência do público, tudo bem, mas a conta-gotas.

Mesmo ficar nas mãos da Adobe não é uma boa, portanto tá na hora do Linux começar a ser mainstream no que diz respeito a tecnologias de usuário final, se quiser continuar vivo no Desktop.


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
E os coelhos a serem mortos.....: ....são Adobe e de quebra a Google, com seu Youtube.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Philipi
Há tempos a W3C tentou: Há tempos a W3C tentou lançar um padrão aberto para substituir o Flash, foi o já conhecido SVG. Pena que o padrão não pegou, e adivinhem, um dos culpados é a MS que não adotou o padrão no IE. Agora que a MS entrou no mercado vai ser mais difícil ainda que o SVG pegue.
Pelo menos a Adobe vai ter que se mexer um pouco, porque ela estava muito acomodada na sua posição de líder.
Comentário de brandizzi
A Adobe se mexeu...: ...mas eu não levaria a "mexida" a sério. Um texto que pode esclarecer melhor o que quero dizer: http://diveintomark.org/archives/2007/05/02/silly-season

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programm

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004