Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Editor da PC World renuncia devido a pressões do IDG para "pegar leve" com anunciantes

Harry McCracken, o premiado editor-chefe da PC World norte-americana, pediu demissão na terça-feira, após 12 anos na equipe da revista, e 16 anos no seu grupo editorial. Ele não informou ao público a razão, mas antes de sair fez uma reunião com sua própria equipe e contou a eles que estava saindo por rejeitar a pressão que Colin Crawford, vice-presidente da IDG Communications (que publica a revista e controla sites e publicações de tecnologia ao redor do mundo), estava fazendo sobre ele para evitar matérias que fizessem críticas aos seus principais anunciantes. Esta reunião foi confirmada à imprensa por pelo menos 3 fontes.

Segundo a Wired, a gota d'água foi o cancelamento (por Crawford) de uma matéria intitulada "Ten Things We Hate About Apple". Crawford, o vice-presidente, declarou à imprensa que pressão de anunciantes não tinha qualquer relação com a saída de seu editor.

Como sempre, convém sempre ter uma pitada de sal à mão para acrescentar a qualquer notícia que seja do interesse dos patrocinadores de quem a veicula. Palmas ao editor, que soube proceder com dignidade, e certamente colherá no próprio mercado a justa contrapartida.

Saiba mais (news.com.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de silveira
A revista perde: A revista perde credibilidade.
Mas por aqui a coisa é bem pior.

--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de George Kihoma
A única coisa a se fazer: A única coisa a se fazer nesses casos é... ignorar esse tipo de mídia.
Comentário de llp
E o editor perde o emprego,: E o editor perde o emprego, já que ninguém mais vai contrata-lo. Ou será por acaso que, depois de ser demitido por bater de frente com a CBF, Kajuru nunca mais foi contratado? Mídia nenhuma gosta de reporter que queira ser "mais importante" que o jornal.
Comentário de Luiz Ricardo de Lima
super promoção!!!: Leiam o idg now e procurem alguma crítica feroz ao windows!!!
O primeiro que achar ganha uma viagem para las vegas com 12 acompanhantes!!!

Comentário de net.berto
bem no dia mundial da: bem no dia mundial da liberdade de imprensa. hehe
Comentário de Tornado
Acho mto certo que o: Acho mto certo que o vice-presidente faça a pressão. Se eu fosse anunciante, ia ficar muito irado em ver uma revista que utilizo como propaganda da minha empresa criticando meus produtos. Se ao menos fosse "10 things I hate and 10 things I love about Apple", eu até ficaria calado, afinal receber crítica com elogio é um ato de crescimento, e poderia expor as qualidades sem parecer matéria comprada.

Acho justo mesmo. Sei que muitos aqui vão dizer: não... isso não pode acontecer! liberdade de imprensa... só que se esquecem que a imprensa vive dos anunciantes. Todos os jornais e revistas fazem isso. É certo o cara começar a expor matérias e levar a falência a empresa? Eu não acho. Ponto para o Vice-presidente. Na minha empresa (se eu tivesse uma), esse cara não trabalharia.
Comentário de mvnascimento
listas: Fora que "reportagens" de lista já encheram o saco! Não é só aqui! Se o vice-presidente falou pra ele "aqui não vai mais ter os 10 mais isso, os 436 mais aquilo..." e o cara não aceitou, tem mesmo que sair.

Outra hipótese: O vice-presidente perguntou pra ele se teria reportagens das 10 coisas que ele mais odeia no linux e no windows e ele disse que não, só no Mac. Isso não é perseguição?
Comentário de Peter Parker
Não concordo: O Kajuru é arrogante, enquanto o editor da PC World sempre produziu matérias muito legais.
Eu acho muito legal o cara não concordar "abrandar" matérias só pq algum patrocinador não gostou.
Se no Brasil houvessem mais pessoas assim, com certeza nossa mídia seria muito menos tendenciosa.
Não sei exatamente qual foi o ponto, se ele pediu demissão de primeira, ou foram várias coisas se acumulando. Mas olhando superficialmente, admiro a atitude dele.
--
Rael - http://www.raelcunha.com
Comentário de Night64
Hipoteses, hipoteses...: Na hipotese de vc estar certo, teria alguma logica. Como na pratica, o vice-presidente ficou calado quanto a acusação, foi um golpe a favor das matérias pagas.

Se a revista quer fazer uma matéria louvando um fabricante e metendo o pau em outro, nada mais justo informar ao leitor (como a Wired faz) que o fabricante é anunciante da empresa.


--
!Me reservo o direito de repudiar as idéias aqui expostas a qualquer momento.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004