Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

MS Silverlight no Linux? Estamos nessa, diz o fundador do Mono

O projeto Mono vai criar até o fim do ano uma versão para Linux do Silverlight, a nova plataforma da Microsoft para concorrer com o Flash da Adobe, disse Miguel de Icaza, um dos vice-presidentes da Novell e cabeça do Mono. Na conferência Mix'07 na segunda-feira, a Microsoft propagandeou a capacidade de escrever aplicações Silverlight que rodam nos navegadores IE, Firefox e Safari. Perguntados sobre planos para o Linux, executivos da Microsoft preferiram não se comprometer, dizendo que vai depender da demanda.

Mas de Icaza, que estava participando do evento, estava disposto a se comprometer sem hesitar.

Saiba mais (osnews.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de popolony2k
Como sempre Miguel de Icaza....: ....Novell & CIA tentando trazer cavalos-de-tróia para nosso território.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Emerson Gomes
E recomeça a temporada de: E recomeça a temporada de teorias da conspiração.
Comentário de popolony2k
Como se existisse alguma teoria.....: ...no fato de trazer tecnologias proprietárias patenteadas da M$ para o mundo Open Source.

É um fato consumado sem teorias envolvidas.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de xultz
Quando houver demanda (ou: Quando houver demanda (ou seja, nego usando mono ao invés do .Net, se é que isso um dia pode acontecer) o Icaza vai levar uma carcada feia do departamento jurídico da MS que vai se bonito de ver.
Comentário de ivansb
Alguém ainda tem dúvidas...: Que o Miguel de Icaza trabalha para a Microsoft?

Eu falei sobre isso quando a Novell criou aquela briga no Suse, mandando embora a galera do KDE e criando a briga KDE x Gnome. Fato após fato vem mostrando que a Novell parece que vai se tornar Caldera 2.0... Miguel de Icaza não fica atrás...


Dividir para conquistar... Dividir nos ambientes gráficos, nas bibliotecas, nas plataformas de desenvolvimento...
Comentário de Marcelo Mendes
E assim o peixei vai: E assim o peixei vai mordendo a isca. Como diz o velho ditado: "O peixe morre pela boca"

Tomara que seja só um ditado ;)
Comentário de mvnascimento
Mas não é SL?: O silverlight não será software livre? Será que, mesmo sendo da MS e tendo o Icaza por traz, não é válido por ser software livre?
Comentário de Charuto
Não seria Flex ao inves de: Não seria Flex ao inves de Flash?
Comentário de Terramel
"Eu temo os gregos mesmo quando eles trazem presentes...": E realmente parece que o Icaza deve ter um amor platonico pelo tio bill (ou será pelo Steve Ballmer?)

Brincadeiras a parte, eu me entristeço ao ver um cara tão talentoso fazendo essas coisa... Não sei o que esse cara tem com a M$... Simplesmente fico triste com essas coisas.... Assim como também fico triste com uma empresa como a Novell, que já havia contribuido tanto para o SL ter feito aquele pacto com o diabo! Tomara apenas que eles não virem a próxima SCO realmente. Pelo menos eles fizeram aqueles videos legais de "PC, Mac, meet Linux!"

Comentário de Peter Parker
Licença?: Alguém aí já comentou sobre a licença que a Microsoft está liberando isso? A tal licença "open" permite que tudo criado com o Silverlight em outros Sistemas Operacionais seja executado apenas com caráter de aprendizado.

Além disso, as "outras plataformas" (além dos Windows) que a MS se referem são: Mac OS. Assim como o suporte que ela deu ao Active X e ao IE no Mac: porta uma versão bem incipiente, deixa sem upgrades durante anos, e depois termina tudo, alegando que a demanda era muito baixa.
--
Rael - http://www.raelcunha.com
Comentário de brain
Licença: Sim, na notícia anterior foi comentada a questão da licença, trazendo uma análise realizada pelo Newsforge com um conjunto de novas licenças da Microsoft. A análise sobre esta licença específica é que ela adere à Open Source Definition. Não é esta a licença "shared source" que tem as restrições de uso que você mencionou.

http://br-linux.org/linux/silverlight-plataforma-da-microsoft-disponibilizada-em-licenca-aberta-e-com-suporte-a-ruby-e-python
Comentário de Peter Parker
Notícia anterior: Hm Augusto, desculpe, ontem não entrei aqui, e só vi a notícia depois de postar o comment. De qualquer forma, obrigado por avisar.

Mas o resto, sobre comparar este port ao DirectX e ao IE, ainda mantenho a posição :P
--
Rael - http://www.raelcunha.com
Comentário de ricardomoc
Tróia: Sobre os gregos, acredito que você se refere ao famoso cavalo de tróia, presente de grego recheado de soldados. Os romanos não sabiam do que havia no interior do cavalo. Se o software for GPL, dá para saber o que há no interior. Aí, se houver algo errado basta modificá-lo ou não utilizá-lo. Fica a critério de cada um. Pior seria se a M$ disponilizasse o programa fechado para o Linux. Aí sim seria um verdadeiro "presente de grego"...

--
-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de popolony2k
Claro que ele trabalha para a M$.....: ....Novell == M$ !!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
E eu sugiro a campanha.....: ....SAY NO TO SILVERLIGHT !!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
Ou, SILVERLIGHT ......: .... NO THANKS !!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Terramel
M$ e suas licensas...: Realmente é o que a M$ faz... quer dar uma de boazinha e fala que faz algo de código aberto... Realmente, mas não basta abrir o código... tem ainda o problema da licensa a ser usada... e a M$ nunca usaria a GPL... A M$ já saiu por ai comparando a GPL a um vírus e inclusive teve aquela vez que um de seus executivos deu uma palestra em uma faculdade falando sobre os "males e perigos da GPL"...

O pior é que tem gente que entra nessa. no knal #ubuntu-br na freenode por exemplo teve um cara falando que a GPL era uma licensa egoísta O.o

Cada uma...

Bom.. gostaria de finalizar dizendo que se licensas da M$ eu não aceito de forma alguma ¬¬
Comentário de dondalski
cavalo de tróia: romanos ? não seria um presente dos gregos aos troianos ?!
Comentário de nemesis
Esse cara já foi bom.: Esse cara já foi bom. Agora é só uma marionete.

pena pro mono que a M$ anunciou que .Net agora é multiplataforma (mesmo sendo conversa fiada)...

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
O SUSE...: ... Também é software livre (ao menos a maior parte dele).

A estratégia nova é entrar de cabeça no ramo, e usar o código aberto para promover e reforçar as especificações do software proprietário.

Usa-se o SUSE comercial nos clientes que fazem questão de SL para promover as soluções da M$. Usa-se o Mono e silverlight para promover a plataforma .NET.

Não é a única aplicação da nova técnica que veremos por aí, anotem isso.
Comentário de Copernico Vespucio
Simples...:

Não sei o que esse cara tem com a M$.


Aprovação do modelo de negócio deles, poderia dizer.

Na pior das hipóteses, a conta bancária dele está envolvida.

Na hipótese mais provável, a conta bancária da própria Novell está envolvida.
Comentário de Copernico Vespucio
Não é bem isso...: ...não é apenas uma questão de código.

A questão é que um grupo encabeçado pelo Icaza está empenhado em chamar a M$ para brincar no quintal do SL.

A desconfiança de muita gente (pela minha própria experiência, mais do que justificada) é que existam táticas desleais e ocultas (o cavalo de tróia) envolvidas.

Na verdade, as táticas não são realmente tão ocultas assim. Basta observar com atenção.
Comentário de popolony2k
Sim, o .Net é multi-plataforma.....: ....roda no Window$ 2k, Window$ XP, Window$ Vi$ta.

#.D

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Copernico Vespucio
Ah... quê isso...: Roda no Linux também... É só virtualizar! #D
Comentário de Burro Demais
Novatos!!! Que já está: Novatos!!! Que já está algum tempo no mundo Linux sabe que o de Icaza já até tentou emprego na Microsoft, mas não conseguiu. Outra, ele já afirmou e reafirmou que gosta das tecnologias da Microsoft. Então vamos as apresentações: Novatos este é de Icaza, de Icaza estes são os Novatos, Lembrete Novatos: o de Icaza é amante de tecnologias da Microsoft, e isso até já virou alvo de brigas no ambiente do Gnome no passado. Feitas as apresentações, podemos tocar o barco adiante.
Comentário de Burro Demais
Correção: Que -> Quem: Correção: Que -> Quem
Comentário de Terramel
E o tal do gconf (é esse o nome?): Gosto do Gnome, apesar de que no meu Desktop (um K6-III rodando Conectiva 10) rodo fluxbox que pra mim é o melhor de todos...

Claro que as vezes também gosto do KDE.... Não tenho mto esses negócios de não gostar de um ambiente. O que não gosto são as distros que ficam tentando fazer cópias identicas do ruindows.. Adorei usar Gnome no Debian Sarge que instalei no K6-II da minha mãe (que agora esta com a minha irmã em Itajuba - Saudades daquela máquina...) e uso o Gnome agora no Ubuntu Feisty que instalei no meu Notebook (apesar de que preferia o gnome antigo...) Só achei sacanagem esse negocio (acho q o nome é gconf) de configuração igualzinho o tal registro do ruindows.... isso foi sacanagem mesmo ;/
Comentário de Lucas Arruda
Qual o problema disso?: E qual o problema disso? Quanto mais software, mais tecnologias e mais coisas no mundo Linux maior a adoção dele. O Mono não tira gente do Linux e põe na Microsoft, tira da MS e põe no Linux. Porta algo do Linux pro Windows. Pior se fosse ao contrário.

Uma das coisas que falta no Linux é ter alguns programas que tem no Windows, todo mundo sabe disso.

Bom vai ser se um dia tudo que roda no Windows rodar no Linux, ai não tem mais desculpa pra ter Windows, e quem tem dual-boot pode deixar só o Linux.

A intenção aqui é expandir, e não contrair, se fechar.
Comentário de popolony2k
Você conhece a origem ....: ...do cavalo-de-tróia ???

Pois bem, problema com as tecnologias da M$ há sim senhor, primeiro porque tais tecnologias são um risco devido a problemas de segurança implicitos em tecnologias desenvolvidas pela M$, veja como exemplo o Window$ e seus intermináveis buracos.

Outro problema, e mais grave, é o juridico pois sabemos que a M$ vem tentando enquadrar o Linux em uma questão de propriedade intelectual, inclusive esbravejando que o mesmo infringe diversas de suas patentes e códigos.

Terceiro, porque a iniciativa de suportar o famigerado SilverLight vem de um grupo ligado a Novell que é sabidamente ligado a M$, devido aos últimos acontecimentos.

Dentre outros motivos que eu poderia passar a vida inteira enumerando.....resumindo.....M$/Novell/Icaza...No Thanks.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Copernico Vespucio
O Cavalo de Tróia:

E qual o problema disso? Quanto mais software, mais tecnologias e mais coisas no mundo Linux maior a adoção dele.


Isso é ingenuidade.

O problema do Mono é que ele é uma implementação de um padrão controlado por uma única empresa. Empresa essa que se reserva o direito de incluir em sua implementação proprietária detalhes que vão além até da sua própria especificação. Empresa essa que é e sempre será a força que impulsiona e dirige a especificação que o Mono implementa. A única entidade que detém os direitos de veto e voto.

Na época do Java "proprietário" (na verdade, Java com código disponível e coberta pela SCSL). O pessoal do Linux deitava falação em cima.

No entanto, a especificação Java mesmo assim era controlada (e continua sendo) por um processo público (o JCP) onde vários nomes e empresas representativos no SL/OSI tem presença significativa (Stallman seria benvindo no JCP se ele quisesse. A FSF também).

Dá pra dizer o mesmo da especificação .NET? Não. Ela é registrada na ECMA só para cumprir um protocolo e servir como slogan contra a concorrente. Em momento algum foi interesse da M$ permitir outras implementações do padrão.

O Mono então nada mais é do que um vira-latas da SL correndo atrás do carro esporte do .NET. Devemos nos sujeitar a isso?

Além disso,a implementação "oficial" é proprietária lembram (e pior, o código-fonte não está disponível de nenhuma forma)?

Porque tanto estardalhaço contra a Sun por não ter liberado sua implementação sob licença livre até o ano passado, mas nenhuma palavra para a M$ sobre isso?

Então, o perigo principal do cavalo de tróia é: permitir que uma empresa proprietária controle o padrão de algo a ser utilizado no Linux. E, obviamente, esteja em condições de fazer concorrência desleal com ele.

Deixei de usar as plataformas dessa empresa quando percebi que, não importa o quanto estudasse, nunca ia ser capaz de escrever algo que rivalizasse com ela. Usuários do Mono que se atenham ao padrão publicado na ECMA se sentirão da mesma forma.

Conforme ficou claro com as investidas da M$ ao Java, a empresa adotaria essa plataforma, caso ela tornasse viável que a empresa encarasse a interoperabilidade com os concorrentes em *superioridade de condições*. Como isso não se tornou possível, .NET é a resposta da empresa ao problema.

Uma das coisas que falta no Linux é ter alguns programas que tem no Windows, todo mundo sabe disso.


Não é preciso portar os programas do Window$ para nosso sistema. O OS2 tentou fazer isso e se danou.

Precisamos atrair a atenção das softwarehouses para cá. E enquanto isso, fazemos aplicativos melhores do que os disponíveis no windows.
Comentário de nemesis
cara, comentário: cara, comentário perfeito!

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Burro Demais
Sim é Gconf e sim ele é: Sim é Gconf e sim ele é uma cópia do Registro do Windows. Com um porém: no Gconf você realmente pode fazer uma festa de arromba no Gnome, no registro do Windows não.
Comentário de popolony2k
Como não .....: ....?????

Faça a seguinte sequencia !!!

Clique no botão Iniciar -> Executar :

Digite regedit

Após isso encontre a chave HKEY_LOCAL_MACHINE e selecione a chave HARDWARE, após isso tecle a tecla DEL, confirme a exclusão.

Repita os passos acima para as chaves SOFTWARE, SAM e SYSTEM

Pronto, aí está sua festa de arromba que vc reclamou que no Windows não dá pra fazer.....

Depois que vc reinstalar sua máquina Window$ novamente , venha e informe o resultado da "festa".

#.D


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Ednei_Pacheco
Fico preocupado mesmo é com o GNOME...: Eu fico preocupado mesmo é com a popularidade do GNOME (e olha que sou um usuário do KDE). A imagem deste ambiente gráfico já não ficou muito bem com a questão da Novell/SuSE/KDE; agora com esta associação do Icaza com o GNOME, queiram ou não, este maravilhoso ambiente gráfico vai acabar tendo a imagem queimada...

Comentário de Valber Marcel
SilverLight vs. Flash: Por outro lado, o SilverLight é justamente o concorrente do Flash, que por sua vez tb não é OpenSource e não há uma portabilidade 100% até o presente momento...

Pelo menos o pessoal do MONO já tem um certo conhecimento para poder portar o SilverLight !

Alguém aqui acha que a Adobe vai realmente abrir o código fonte do flash algum dia ?
Comentário de popolony2k
A única experiencia que o Pessoal do Mono.....: ...tem é a de mostrar aomundo que o .NET não é portátil.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Burro Demais
Tô com preguiça :-P: Tô com preguiça :-P
Pode ser fdisk /mbr | format c:, não? Mais rápido.
Comentário de Burro Demais
Pacheco, queira ou não o: Pacheco, queira ou não o Icaza foi um dos criadores do Gnome, como você sabe. Então só se os outros desenvolvedores derem ultimato a ele, mas isso é improvável. E queira ou não a estrutura do Gnome é baseada no Windows.
Comentário de hamacker
tem diferenças, no gconf: tem diferenças, no gconf não há instruções para danificar o GNOME, pelo menos não notei nenhuma, mas opções para definirem/personalizar o ambiente do usuário GNOME. Eu por exemplo, prefiro os atalhos da lixeira/rede/home na area do desktop e entrada de URI no Nautilus e o gconf-editor é o melhor caminho para fazer isso. Se não fosse o gconf-editor eu teria de conhecer qual a pasta (~/.aplicativo), nome do arquivo e instrução a ser acrescentada/modificada (as vezes em XML).

Por isso, eu não entendo o seguinte: se posso editar as configuraçoes do aplicativos no seus diretorios ~/.gnome2 com editores como vi, emacs,etc..., onde isso deveria ser melhor que alterar as mesmas configuraçoes atraves dum editor visual que poderia amenizar um erro de sintaxe ou tornar mais simples as operações mais complexas ? Não há um pouco de preconceito por aí não ? Só porque o conceito de arquivos de configuração numa arvore conhecido como regedit é amplamente usado pela MS.

Comentário de hamacker
Isso já vem acontecendo, o: Isso já vem acontecendo, o Icasa/Novell quer incluir aplicativos Mono e o time de desenvolvimento resiste a essa idéia. A Novell tem usado amplamente aplicativos em Mono como aquele Menu e Find (Affinity) que são até bacanas e bonitos, mas o time do GNOME ainda resiste a eles.

Não queria deixar de usar algo por preconceito, mas acho que os desenvolvedores do GNOME não estão sendo preconceituosos só porque a tecnologia é MS, mas deve haver razões claras porque ainda resistem a usa-los por padrão.

Ainda assim, cada distro pode escolher o que colocar no GNOME ou não, e a liberdade continua mantida.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004