Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Pidgin 2.0 é a nova versão do Gaim

O projeto Gaim recentemente foi renomeado para Pidgin, para resolver uma disputa legal com a AOL, proprietária da marca AIM. A mesma questão jurídica impedia o lançamento de uma versão não-beta do Gaim 2.0, e a solução do caso permitiu assim este novo marco na história do projeto, um dos mais populares mensageiros instantâneos em código aberto.



O Ars Technica publicou uma longa análise do Pidgin 2.0, que em suas várias páginas apresenta grande número de screenshots e disseca as novidades e recursos da nova versão.

Saiba mais (pidgin.im).

Leia também a descrição enviada pelo Vinícius Krolow:


“Após várias versões beta, por fim sai a versão final deste cliente de instant messenger. O site foi reformulado, e um mascote adotado. Para download do source e ou versão para o Fedora acesse aqui.”


Enviado por Vinícius Krolow (viniciusΘcobaia·net) - referência (site.cobaia.net:8080).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de rafa spoladore
2 anos de espera pra nada: decepcionante. o pidgin tá longe de ser um firefox dos ims, não chega perto de funcionar como uma plataforma (tanto no desenvolvimento, quanto no aplicativo). não ter suporte a webcam é imperdoável, até porque toda a polida que deram no visual foi o único grande diferencial pro usuário final. de recurso e inovação, zero. continua com competidores a altura, mesmo tendo todo o tempo pra fazer coisas legais, idéias novas, além do básico.

achei vacilo. esperava mais.
Comentário de Ryudo
Concordo com o amigo acima;: Concordo com o amigo acima; foram 2 anos de espera para um polida visual e mais "clean" ? Meus Deus imperdoavel ... cara software livre infelizmente eh esse relaxo monstro ... o amsn é outra porcaria :(
Comentário de tenchi
Defesa: O aMSN não é a sétima maravilha do mundo, mas atualmente é o mensageiro com mais recursos disponíveis. O único empencílio dele é a linguagem que é escrito, que já está se tornando um pouco 'obsoleta', por assim dizer.


"cara software livre infelizmente eh esse relaxo monstro ..."

(...) Sem comentários.

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Ryudo
Tench respeito seu ponto de: Tench respeito seu ponto de vista, mas o que há com esses desenvolvedores que não consegue fazer algo decente tipo o live messenger 8.1 da microsoft ? Pq será que o que é remunerado é muito melhor do que o que é feito por hobbie ? Cara eu acho os IMS do linux muito mal feitos ... putz o amsn além de usar tcl é todo bugado vive engasgando )vc recebe uma msg sua musica pula) putz desculpe mas é minha profunda indignação de esperar 2 anos pela versão final do gaim e apenas lançarem algo "bonitinho".
Comentário de Cadu_
Também fico indignado: Eu já me estressei muito com o gaim... ou seja lá qual for o novo nome dele...
Estão há 2 anos enrolando, e agora deram uma desculpa digna de político brasileiro.

Eu já tentei ajudar no desenvolvimento, mas alguns desenvolvedores (os mais influentes) são muito chatos (não no sentido de ter um bom código, eu tb sou chato nesse aspecto), e negam patches porque estão de mau humor.

Eu ainda uso o gaim, infelizmente... amsn é cheio de coisas que o gaim não tem, mas a interface é nojenta.
Comentário de Ryudo
Amsn = bugs e mais bugs ...: Amsn = bugs e mais bugs ... Incrivel como os desenvolvedores não fazem essa porcaria funcionar corretamente, todo mundo mundo me pergunta pq o pc fica lento do nada com o amsn ou com o processador rodando em loop insano no processo do amsn em 100% .... outros me perguntam... "cara porque toda vez que to ouvindo algo no meu player favorito e alguém entra online ou recebo uma msg o som pula ? Simplesmente Bugs e mais Bugs ... Sinremente ? da vontade de pegar o wine só pra rodar o live messenger emulado pq esses desenvolvedores não estão com nada :-/
Comentário de Wilfredo
Comunicador instantâneo: Acho o Gaim/Pidgin muito bom para o papel dele: um *comunicador instantâneo multiplataforma*. Recursos supérfluos não deveriam ser critério para desmerecer um bom programa, cujo papel é transmitir mensagens de texto instantaneamente através de diversos protocolos.
Comentário de Wilfredo
Fork: Se vocês não estão satisfeitos, criem um grupo e bifurquem o código para desenvolverem um projeto que contenha todos os extras que vocês tanto desejam.

Ou então largem a filosofia do software livre, já que não a seguem.
Comentário de jobdrb
Excelente resposta!: è isso ai, se acham ruim mãos a obra!

eu uso o meebo que me sever muito bem

se preciso de webcam, o aMSn, Kopete, Gyach, ou Mercury. resolvem


abraços
Comentário de Elias G. Amaral da Silva
Você quer comparar?: Mentira. Live Messenger não suporta GTalk e IRC, Live Messenger não tem a interface de plugins que o Gaim tem, Live Messenger não tem suporte a modo texto, e pior, Live Messenger foi criado por caras que fizeram um protocolo /fechado/. Certeza que você ainda quer comparar? :)

Que tal tentar o Kopete? Ele tem muitas das coisas que você sente falta no Pidgin. Outra opção seria contribuir com código pro Pidgin usando o GStreamer, se você souber programar. Isso resolveria a questão das webcams e microfones (É a única biblioteca que eles aceitam usar).
Comentário de Elias G. Amaral da Silva
Relaxo monstro?: Relaxo monstro? Já ouviu falar de Firefox, Samba, Apache, Python, Ubuntu?

Tipo, já ouviu falar do Linux?
Comentário de bardo
Eu não sei sobre o projeto:
Eu não sei sobre o projeto deles nem sobre o seu contato com eles, mas geralmente projetos populares têm seu Coding Standard, seu jeito de fazer as coisas. De modo que às vezes é melhor não aceitar uma contribuição em código quando esta não segue o padrão do projeto, pois isso dará dor de cabeça no futuro. Não foi esse o caso?

--
"Mi estas la Bardo" - http://bardo.cyaneus.net
Comentário de popolony2k
É ......: ....extamente o caso de QUALQUER projeto Open Source.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Spock
Bla bla bla...: Ninguém perde o direito de criticar apenas por não saber programar.
Comentário de Spock
Eu quero...: Isto não convence nenhum usuário final. Eu duvido que eu consiga convencer alguém a usar o Pidgin ao invés do próprio MSN da Microsoft com seus argumentos. Ninguém se importa se ele suporta Zephyr e QQ, eles querem é conversar confortavelmente no MSN com todos os recursos a disposição e sem sustos, em uma interface agradável.
Comentário de brain
Direito à crítica: Wilfredo, eu acho que a pessoa pode criticar o quanto quiser, não precisa saber programar ou estar disposta a implementar ela mesma.

No caso em tela, acredito que eles não têm razão - a nova versão tem o que o seu roadmap dizia que ia ter, não devia ser surpresa para quem participa ou acompanha o projeto. Mas aí a resposta a quem critica pode ser esta, não precisa ser uma atitude refratária.
Comentário de brain
Não é verdade: Dada a popularidade do Gaim/Pidgin, acredito que isto convence grande número de usuários finais sim. Certamente não convence aqueles que querem um clone do MSN, mas aparentemente não é o caso de todos.
Comentário de marcosalex
-- Pra ser sincero, nem o: -- Pra ser sincero, nem o novo nome gostei. Era a chance de usarem um nome mais apelativo, que pudesse criar uma marca. Será que os caras não entendem de marketing? Ou acham que marketing é coisa de capitalista ou da MS?
Bom, ainda uso o Gaim e Kopete, mas pra eles ganharem mercado, precisam evoluir bastante ainda.

Haskell developer
Comentário de Daniel H.
eu gostei...: eu gostei do novo nome... o antigo soava meio estranho..

e o site tá bem legal..

será que vai atualizar junto com os updates no ubuntu?
Comentário de tenchi
Andando no escuro...: Esse é o problema mais comum dos programas que usam protocolos ou padrões proprietários ou fechados:
Vc anda no escuro, somente seguindo os (os rastros dos) passos do dono do padrão. Ele é quem dita as regras. Por isso, vc sempre está um passo atrás.
Aí entra a questão se seguir um caminho próprio. Existe um protocolo muito bom, o jabber, usado pelo gtalk. Bem, isso todo mundo sabe. Mas é complicado usar, pois perde-se compatibilidade com o MSN, que é o mais usado. Acho que até existem servidores jabber que permite a comunicação com outros protocolos.
O pior é que os mensageiros que usam o jabber também sofrem desse mal da feiura. Pra quem quer um compatível, com recursos como transmissão de voz, etc, compatível com o gtalk, vai o Jabbin.

Infelizmente o MSN messenger cria padrões de beleza. E se os mensageiros livres quiserem mesmo atrair novos e velhos usuários, devem investir nestes recursos também. Se bem que Winks são as coisas mais estúpidas que existem ;-)

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de rafa spoladore
sem essa de roadmap ter o que dizia ter: não vem com essa de roadmap, augusto. além de nunca terem um roadmap claro, eles acumularam features duns 3 google summer of code (e algumas coisas do primeiro soc não estão na versão 2.0). lembra do gaim-vv? eu lembro (http://gaim-vv.sourceforge.net/): "All is not lost, though, as we're in the process of forward porting to gaim 2.x. Yes! This means we're aiming to include -vv abilities to the next major release of gaim!" data: 21 de setembro de 2005.

claro que você vai aparecer com desculpas do tipo 'como um projeto pode garantir a inclusão de features dentro do roadmap de outro projeto?' ora, vou nem sugerir de ir até as listas de desenvolvimento de ambos os projetos à época, com emails combinando a inclusão das features de vídeo e voz (multimídia).

o que eu acho: o firefox, o linux, o ubuntu, o kde, apache, samba e tantos outros projetos são o que há de melhor no campo deles. não tem pra ninguém, sério: são muito bons, e se tem competidores, são em alguns aspectos, mas nunca em todo o conjunto.

já o gaim/pidgin, é sem noção: tem vários competidores no mesmo nível, e não só isso, mas não imagino ser difícil surgir um 'ubuntu' dos ims, baseado no libpurple ('debian'), mas que resolveu colocar em prática tudo o que o líder do gaim não colocou por estar ocupado trabalhando no gtalk pro google.

é com o que estou contando, porque se depender do kopete, afe, estamos perdidos...
Comentário de tenchi
OSS?: Vc usava a biblioteca de som interna do tcl, ou outra qualquer? Vc usava o OSS, ou o Alsa? Qual é versão do aMSN em questão?

O aMSN está evoluindo muito. Pra quem está usando a versão em desenvolvimento (baixe via subversion) sabe que vários novos recursos estão sendo implementados (há plugins para a tradução instantânea da mensagem para diferentes idiomas - útil para conversar com quem não fala o seu idioma, além de plugins que verificam sua caixa de entrada do gmail, plugins que se comunicam com sintetizadores de voz, geram nicks aleatórios (usando o fortune), dentre outros). Vários recursos ainda não funcionam assim como deveriam, mas é uma versão em desenvolvimento...
Quanto à aparência, o amsn já está resolvendo a falha da feiura natural do tk. É uma extenção chamada tile, que com a ajuda de um plugin chamado chameleon, permite que o amsn fique com uma aparência bastante agradável (lembra muito o produto da M$).

Quanto aos bugs do aMSN, boa parte são causados pela linguagem que ele usa. Outros tantos são do próprio programa. E alguns só existem mesmo da cabeça daqueles que só criticam, mas não ajudam (quem sabe, reportanto os bugs, em vez de reclamar (sem nomes aos burros)). ;-)

Espero não ter ofendido ninguém, pois de trolls o mundo está cheio.

Mas se você quer usar o live messenger, não há nada que te impeça. Vc é livre pra fazer isso.

"Chuck Norris tem três joelhos. Em cada perna."

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de CWagner
[sarcasmo]Realmente. Imagina: [sarcasmo]Realmente. Imagina o quanto de dinheiro o pessoal do antigo GAIM está deixando de ganhar dos usuários do MSN[/sarcasmo]

Sinceramente! Ainda não entendo como tem gente que não eprendeu que SL não QUER dominar o mundo comercial, mas apenas ser adotado por usuários.

Se gostou usa, se não gostou, usa outro ou então mete a mão na massa e faz o seu. O código está aí, ninguém encosta uma 45 na cabeça do usuário pra ele usar Linux, Gnome, Gaim, etc...

Críticas são bem-vindas, mas bom senso não faz mal a ninguém, e para quem realmente acompanha o desenvolvimento do programa (desenvolvedores e usuários) ele está bem evoluído. Só o fato de conseguir trocar mensagens com outros clientes e o próprio MSN Messenger, já é mais que motivo para ser agradecido pelo projeto. Mas em se tratando de seres humanos, o descontentamento é uma constante, e nos dias de hoje, como o SL tem ganhado visibilidade, os usuários leigos (seres intocáveis e que sempre têm razão sobre as coisas que sequer se dão o trabalho de tentar conhecer) não satisfeitos, sempre choram por funcionalidades que os detentores dos protocolos não disponibilizam.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Pod
indignação por quê? você: indignação por quê? você pagou pelo software?
Comentário de leo.fontenelle
Pidgin no Ars Technica: O artigo da Ars Technica sobre o Pidgin é bem escrito e muito informativo. O autor mostra os novos recursos do programa e as melhorias na interface gráfica; em alguns casos conta como mudou algum hábito por causa das mudanças na versão 2.0. Leitura recomendada!
Comentário de XAngel
Antes tarde do que nunca...: Demorou pro pessoal fazer uma limpa mesmo. Ainda faltam muitas coisas... mas nada é perfeito.
E de qualquer forma eu prefiro usar o Kopete.
o_O
Comentário de Spock
É sim: Popularidade entre geeks. Afinal, se não for o Pidgin, vai ser o Kopete. Popularidade entre usuários finais ele não têm, e desse jeito nunca vai ter.

Não precisa ser um clone do MSN. Temos algo no Linux, em termos de interface e recursos, como o ICQ? Yahoo! Messenger? O Talk?

O problema não é termos o fato de não termos um clone do MSN.
Comentário de brain
Usuário final, este ser mítico: Ah, se você está falando de um subconjunto dos usuários finais, que exclui aqueles que têm interesse no Gaim, aí tudo bem. Não me parece que o Gaim esteja sendo desenvolvido com o objetivo de dar uma alternativa a este grande grupo específico que você está mencionando.

Você diz que o seu problema é não dispor de um clone do MSN, mas não sei se você está ajudando a desenvolver algum. O pessoal que faz o Gaim não está, mas também não finge que está. O que eles estão fazendo, estão fazendo com bastante sucesso entre o público deles.

Já entre o grupo que não está procurando os recursos que ele não tem, ele é bastante popular. Se você é um deles, aproveite! Se não é, e acha que faz parte da sua missão oferecer uma alternativa para pessoas como você, conte com meu apoio pra divulgar o seu projeto ou sua campanha.

O pessoal do Gaim parece estar fazendo um bom trabalho, mas nitidamente não tem foco no grupo que você considera como sendo o usuário final, e que eu caracterizaria como aqueles que desejam que seu IM tenha o conjunto de recursos que o MSN tem.

Não acho que faça sentido se ressentir com eles porque eles não estão fazendo o que você acha que eles deveriam fazer.

Comentário de gim
Outro nome: não tinha um nome melhorzinho não ? Gim seria um bom nome.
Comentário de snifado
Googletalk: é uma pena que todas as mensagens do googletalk ficam logadas no servidor do google.
Fora este pequeno deslize na privacidade, seria um grande sucesso.
Comentário de brain
Desejo de algo mais: Não estou dizendo que você não deve desejar algo mais, ou que o desenvolvimento do Gaim é um modelo ideal. E concordo que o roadmap deles chegou a ter mais propostas e promessas no passado, mas ao mesmo tempo não dá de dizer que o lançamento deste 2.0 foi uma surpresa negativa: ele está em beta há um tempão, com um conjunto de recursos e características bem estável, um plano visível, e especialmente acho que já faz bastante tempo que quem acompanha o projeto não tinha mais nenhuma expectativa de que os recursos multimídia do gaim-vv fossem ser incluídos nesta versão.

Não vejo nenhum problema em você comparar o Gaim ao Apache, ao Samba ou a outro projeto qualquer, para aí afirmar que ele não ocupa posição similar. Mas não acho também que haja alguém discordando de que eles ocupam posições bem diferentes em seus respectivos "mercados". Nem acho que o Gaim tenta se posicionar como se fosse "o Samba dos IMs". Se tentasse, não colaria.

O Gaim lançou a versão 2.0, ela provavelmente agrada a quem usa e acompanha o projeto, e certamente não atende a quem espera que ela seja um clone do MSN, ou que ofereça recursos avançados dos protocolos que ele suporta.

Não acho que eu precise oferecer alguma desculpa em nome dos desenvolvedores do Gaim por eles não terem cumprido a sua expectativa ou mesmo o que anunciaram em 2005. Ao mesmo tempo, acho irreal que alguém que tivesse acompanhado o andamento do projeto recentemente tenha ficado surpreso de a versão 2.0 ter sido lançada aproximadamente com os mesmos recursos dos seus betas.

E vou bater palmas se alguém fizer o que você propôs: "um 'ubuntu' dos IMs, baseado no libpurple", com tudo que os desenvolvedores do Gaim não fizeram porque estavam ocupados com outras coisas. Até o momento, não vi ninguém chamar a si a tarefa com credibilidade. Mas de minha parte estou bem satisfeito com os recursos que o Gaim 2.0 coloca à minha disposição.
Comentário de The Darkness
Por favor sem comparações !!!: MSN Live Messenger é frescura de aborrecente que não tem mais o que fazer.
Quem quer usar ele que use (e compre Windows) e conviva com os problemas que ele tráz.
Uso o GAIM a mais de 2 anos (usei o Kopete antes mas o GAIM conquistou a minha preferencia) e não sinto falta de nada.
Para quem quer conversar ele atende com sobra.
Não ter Webcam pode ser uma deficiência, mas isso não diminui o fato de ele ser muito bom.
Se isso é algo tão essencial assim, porque ninguém mete a mão na massa e codifica. O pessoal do GAIM vai ficar agradecido com a ajuda.
Eles fazem a parte que eles acham mais importante (o bate-papo e o suporte a múltiplos protocolos) e quem quiser faz a parte da WebCam, depois junta tudo e o mundo fica melhor.
--
[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]

Usuário Linux #407232
http://counter.li.org/

Comentário de Spock
Para mim é bem simples: Você disse: "Dada a popularidade do Gaim/Pidgin, acredito que isto convence grande número de usuários finais sim"

E depois: "Ah, se você está falando de um subconjunto dos usuários finais, que exclui aqueles que têm interesse no Gaim, aí tudo bem"

Confusa esta sua última afirmação. Que usuários finais são estes seus? Nome aos bois, assim ele fica mítico mesmo. Usuário final de mensageiro são os usuários do MSN, ICQ e afins, aquele que vai usar Webcam, conversar por voz e jogar algum jogo, não abrindo mão de uma interface toda colorida (e personalizável) cheia de frescura com um avatar enorme do lado, e vários botões com ícones grandes. Se para você isto tudo é um "clone do MSN", realmente o Linux precisa de um "clone do MSN".

A discussão começou com o rafa falando exatamente que o Gaim nunca vai atingir o usuário final. Outros concordaram e apareceu o Elias dizendo que ele é tão bom quanto (na visão geek dele), e cá estou eu para mostrar que isto não é verdade. o Gaim não é para usuário final e ponto.

Em nenhum momento disse que o Gaim deveria ser assim, apenas quando você disse que ele era aceito entre os usuários finais, e eu disse que do jeito que está nunca vai ser aceito entre os usuários que julgo finais.

Se quiser discutir o quão bom é o Gaim para os usuários que só querem enviar mensagens, não vai ser comigo, porque pra isto ele é muito bom.
Comentário de popolony2k
Uma coisa é certa......: ....com todos esses desenvolvedores e ainda não tem webcam.....algo está errado.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de CWagner
"o Gaim não é para: "o Gaim não é para usuário final e ponto."

[sarcasmo]Que bom que tudo está esclarecido. O universo pode seguir seu rumo normal agora.[/sarcasmo]
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de popolony2k
15000 downloads ....: ...em média por dia, totalizando 450.000 por mês o que dá 1 milhão de downloads a cada 3 meses....

Ou a população de desenvolvedores do planeta terra aumentou absurdamente ou isso se chama atenção do usuário final.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de alan
basta desabilitar esta: basta desabilitar esta opção nas configurações do gmail ou no próprio gtalk: http://mail.google.com/support/bin/answer.py?ctx=%67mail&hl=en&answer=29291
--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - www.kelon.org

Comentário de tenchi
Será mesmo: Perae, ele deve ter pedido permissão pro chuck norris primeiro. O Universo segue o que chuck norris quer ;-) hauhauhau


Meu, um kra desses como político seria algo como um Hitler, ou sei lá...

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Rodrigo Caliman
Ei, acho que já está na: Ei, acho que já está na hora de parar com esse negocio de "se não está satisfeito, faça o seu". Boa parte dos softwares livres ainda estão longe de se comparar a seus similares comerciais, e o fato de não sermos desenvolvedores não nos tira o direito de criticar. O senhor pode se achar o bambambam, o hacker, ou seja lá o que for, mas o fato de o Linux hoje ter atingido o bom estágio em que se encontra não se deve apenas aos responsáveis pelo seu código. Se agora existem empresas como IBM, Dell, NVidia, entre tantas outras, que levam o Linux a sério é porque ele saiu do cenário underground e passou a ser usado em grande escala por pessoas comuns, que não sacam o mesmo que você de programação mas o usam seja para servidor ou desktop. Então elas também são responsáveis pelo seu sucesso e tem todo o direito de criticar. Ou você acha que a Microsoft temeria um sistema que ainda estivesse na garagem?
Se não fosse por interesses comerciais, o Linux ainda levaria muito tempo para atingir o estagio em que está, e se todo mundo "fizesse o seu", não haveria para quem vender, e você querendo ou não, o dinheiro move o mundo. Ideologia é bom, mas não enche barriga. Depois que saem de debaixo da saia da mamãe mesmo os "Papas" do software livre precisam comer, tanto que uns ou outros até andaram cobrando por autógrafos...
Comentário de brain
Usuários finais: Os usuários são as pessoas que usam o sistema e não fazem parte de seu desenvolvimento. Comparado com a base instalada do MSN, certamente o número de usuários finais do Gaim é minúsculo. Mas quando comparado com o de outras alternativas livres, é um número um pouco mais expressivo - e maior que o de todos os outros concorrentes desta categoria.

Você está sendo arbitrário ao considerar que usuários finais são apenas aqueles que querem usar webcam e jogar jogos via IM. Certamente o contingente destes usuários é expressivo, e seria ótimo dispor de uma opção livre que os atendesse plenamente no Linux, mas para mim parece bem claro que os usuários finais do Gaim não são estes.
Comentário de usucapiao
Gostei: Apesar de ainda não ter suporte à Webcam gostei muito, o visual está mais limpo, a escolha por ícones do projeto tango foi perfeita.

Acabaram meus problemas com erros estranhos no GAIM, fechamentos inesperados (ao menos até agora).
Cumpre extremamente bem seu papel.
--
Não é fazendo ouvir a nossa voz, mas permanecendo são de mente que preservamos a herança h
Comentário de Manoel Pinho
M$N: Eu acho o Pidgin/Gaim muito bom para o que um IM tem que fazer. Ao contrário do M$N, "fala" vários protocolos, não tem frescuras e não é um ímã para todo tipo de problemas de segurança como o da M$.

Quem faz tanta questão do MSN (e não de OUTRO programa que faz o que importa) deveria ou continuar usando windows, investir tempo configurando o wine para rodá-lo

http://wiki.winehq.org/MSN_Messenger_webcam_support

ou então usar algum tipo de emulador para rodar uma máquina virtual windows por causa disso. E qual é o problema com o Mercury ?

http://www.mercury.to/

Eu faço questão de continuar não tendo conta no M$N, hotmail ou qualquer coisa da M$. Não vou apoiar uma empresa monopolista e que faz tanto mal para a "diversidade ecológica" dos sistemas operacionais e softwares. O MSN só se popularizou porque vinha no windows e nessa época eu felizmente já conhecia e usava o linux e IMs similares.

Estou ficando velho mesmo e ainda tenho conta de IM no ICQ (alguém ainda se lembra ?), no Yahoo e no Gmail. Amigo meu que não conseguir me achar por um desses que me mande um email ou me telefone. E sim, tenho uma webcam configurada e funcionando devidamente no linux mas não gosto de conversar com os outros me vendo à vontade em casa.
Comentário de CWagner
Rapaz, ainda bem que caras: Rapaz, ainda bem que caras como Richard Stallman, Linus Torvalds, Eric Raymond, Mad Dog Hall, Michel Xhaard, entre outros não pensam como você, ou então até hoje eles teriam que esperar "o mercado" se abrir para que eles pudessem fazer o que fazem/fizeram.

As empresas que você citou se agradam do Linux e da GPL e se aproveitam da mesma, utilizando-se das tecnologias livres e retribuindo com mais código, vide a última do Google que enviou um monte de código pro MySQL.

Quem faz o mercado são os usuários, e não as empresas, que vivem em função de atender as nossas necessidades, por isso que a M$ tem tanto medo do Linux e de qualquer tecnologia que ela não puder comprar e aniquilar. Ela também tem medo da informação por trás da GPL, MIT, X11, Apache, ou seja, qualquer licença livre que permita a qualquer usuário, inclusive o Sr. José, quitandeiro lá da esquina PODER APRENDER a resolver seus próprios problemas de informática SEM DEPENDER das caras ferramentas que disponibilizam.

De que os usuários finais têm tanto medo afinal? De aprenderem algo novo, de aprenderem somente ou de se tocarem que eram tolos por acreditarem esse tempo todo de que há vida inteligente além do Janelas da Microsoft?

Beleza em programas de computador é como aquela modelo top model que você vê na TV e depois vai comprar a Playboy, para vê-la pelada. Você pode ver, mas não pode tocar. Diferente daquela gatinha do seu bairro, que pode até não aceitar namorar contigo, mas pelo menos está mais próxima de um flerte, e você até pode sair "contando vantagem" dizendo que levou um fora da "gata" do bairro, em vez de ficar se masturbando no banheiro de casa, imaginando como seria se a Giselle Bundchem estivesse contigo.

Mas, vai lá, doidão! Quem sabe um dia a Microsoft, ou melhor a Cláudia Schiffer um dia te dê bola e tu consegues ser feliz. (Viaja, mermão)

P.S.: todos os nomes citados são de propriedade de seus detentores e não deveriam estar nesse post sem autorização prévia, mas que se danem pois deveriam esconder do mundo, se quisessem que não fossem citados.

P.S. II: Aprenda a gozar a vida, não a leve tão a sério. Afinal de contas você nasceu de uma gozada.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Spock
Então me prove que é: Se o universo depende do Gaim na sua opinião, meus parabéns.

Mas você foi irônico, e não sarcástico. A não ser que depois que escreveu esta frase deu uma risada maligna.
Comentário de Spock
Respeito: Cresce um pouco antes de me chamar de Hitler. Mais respeito. Se quiser entre na discussão, pois ofender na internet qualquer um ofende.

Para ficarmos quites: Hitler é seu pai.
Comentário de Spock
Obrigado popolony: Levando em conta que temos um 1.1 bilhões de pessoas usando a internet, a cada 3 meses menos de 1% delas resolveu baixar o Gaim. Se você acha isto expressivo, bom para você. Por curiosidade, olha os números do MSN e do ICQ depois pra mim também ;)

E olha que eu nem pedi a fonte destes seus números.

"Ou a população de desenvolvedores do planeta terra aumentou absurdamente ou isso se chama atenção do usuário final."

Se usuário final para você for quase todos os 1.100 bilhões, tirando os desenvolvedores, isto se chamaria atenção do usuário final. Infelizmente não se chama. Se a gente somar quem usa Linux, mais quem usa BSD, mais quem precisa de um mensageiro multi-protocolo, mais os computadores com Windows que não vão conseguir rodar o MSN & Cia, mais quem não gosta do MSN & Cia, mais etc... apenas 1% agora me preocupa até. Ah, é 1% a cada 3 meses.

Popolony, está precisando sair mais de casa. A internet ficou bem popular de uns tempos para cá =).
Comentário de Spock
Concordo...: Concordo com tudo o que disse.

"Você está sendo arbitrário ao considerar que usuários finais são apenas aqueles que querem usar webcam e jogar jogos via IM. Certamente o contingente destes usuários é expressivo, e seria ótimo dispor de uma opção livre que os atendesse plenamente no Linux, mas para mim parece bem claro que os usuários finais do Gaim não são estes."

Eu poderia dizer isto, tirando a parte do arbitrário =). Não estou entrando no mérito do que pode realmente significar usuário final. Eu tenho uma definição e você tem outra, tudo bem, não vou discutir qual é a correta, mas a idéia é esta mesmo do seu parágrafo que citei acima.
Comentário de Spock
Qual o problema??: "E qual é o problema com o Mercury ?"

Precisa responder mesmo?
Comentário de eu
Eu gostei, achei ele leve,: Eu gostei, achei ele leve, estou rodando a versão windows dele (meu linux q esta em outro pc nao tem internet) e sinceramente como não uso webcam, nao me faz falta ele não possuir esse recurso
Comentário de brain
Estatísticas distorcidas: Estes seus números não são tão expressivos, a não ser que seja para tentar comprovar o que ninguém nega: que o Pidgin é infinitamente menos popular que o MSN, o ICQ ou o Gtalk.

Entre os clientes livres com versão para sistemas operacionais livres, o Gaim é o mais popular. E não apenas no Brasil: ele está na 15a. posição na lista dos mais baixados no Sorceforge, com média mensal de downloads (só nos repositórios de lá) superior a 300.000.

Faria mais sentido comparar estes números ao total de usuários de outros aplicativos de chat livres na Internet. Eu não disponho deste número, mas segundo a pesquisa da Net Applications (que não é perfeita, mas acho que é a mais ampla e mais frequentemente atualizada nesta área), os usuários de Linux correspondem a 0,8% do total de usuários que acessam a web (dados de abril).

Obviamente a amostra é distorcida, a metodologia não é equilibrada, etc., mas ainda que o número correto seja 10 vezes maior, é suficiente para demonstrar que estamos bem longe de poder fazer comparativos que envolvam a amostra de usuários desktop mundiais como um todo, quando se trata de questionar o apelo de um aplicativo livre específico - com exceções para os blockbusters, como o Firefox e muito poucos outros aplicativos desktop.

E em comparação com estes números, os 300.000 downloads/mês no Sourceforge, somados a todas as instalações de pacotes incluídos em distribuições, constituem um valor bem menos pálido. Continua sendo pouco se comparado com o MSN, mas é um contingente respeitável neste nicho específico.




Comentário de brain
Interessados em preencher esta lacuna: Neste caso, uma vez que você concorda que o Gaim não está sendo feito para atender a esta grande parcela dos usuários que querem um clone do MSN, acredito que você tenha entendido o ponto de que não é culpa do Gaim que as pessoas que gostariam de preencher esta outra lacuna não a estejam preenchendo.
Comentário de popolony2k
1% de 1 bilhão não é um número ....: ....expressivo ??????????

Ou vc acha que nesse universo de 1.1 bilhões de usuários interligados (segundo suas próprias contas), todos usam software de mensagens instantaneas ????

"Se você acha isto expressivo, bom para você. Por curiosidade, olha os números do MSN e do ICQ depois pra mim também ;)"

A propósito, tirei os números da fonte oficial que é o SourceForge e infelizmente não é possível auditar os números do MSN, ICQ, AIM e outros.

"Popolony, está precisando sair mais de casa. A internet ficou bem popular de uns tempos para cá =)."

E vc está precisando ficar um pouco mais na internet pois de uns anos pra cá o internauta está mais esperto e buscando novas alternativas ao software de péssima qualidade.


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
Corrigindo ......: ....que o GAIM/Pidgin não está na 15o colocação, ele (hoje) está entre os 6, alternando entre a 1a e 6a colocação dos mais baixados durante uma semana no Sourceforge.

Se for contabilizar nas categorias isoladamente veja a posição dele em relação aos outros 9 primeiros concorrentes diretos:

Categoria MSN

1 - Pidgin (6 no rank Sourceforge)
2 - aMSN (130 no rank sourceforge)
3 - Miranda (466 no rank sourceforge)
4 - Pidgin-CurrentTrack (782 no rank sourceforge)
5 - KMess - MSN Messenger client for KDE (900 no rank sourceforge)
6 - emesene messenger (1918 no rank sourceforge)
7 - Monkey Messenger (1981 no rank sourceforge)
8 - PlanetaMessenger.org (2196 no rank sourceforge)
9 - TCSystem (2313 no rank sourceforge)
10 - Laffer Project (2997 no rank sourceforge)

Categoria AIM

1 - Pidgin (6 no rank Sourceforge)
2 - Pidgin Extended Prefs (229 no rank Sourceforge)
3 - Miranda (466 no rank sourceforge)
4 - Pidgin-CurrentTrack (782 no rank sourceforge)
5 - Gaim-Encryption (955 no rank sourceforge)
6 - PlanetaMessenger.org (2196 no rank sourceforge)
7 - Laffer Project (2997 no rank sourceforge)
8 - Ayttm - unified instant messenger client (4055 no rank sourceforge)
9 - Miranda (old) (4578 no rank sourceforge)
10 - TerraIM (4635 no rank sourceforge)

....entre outras categorias que o GAIM participa no segmento de Mensagens instantaneas.

Considerando que os "outros" ainda brigam por posições no Sourceforge contra sub-projetos do GAIM/Pidgin, como o Pidgin-CurrentTrack e o Pidgin Extended Prefs que são plugins do GAIM, ou seja, ele e seus sub-projetos são fortes.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Wilfredo
Re: Direito à crítica: Entendo a sua posição. Foi mais um desabafo meu, baseado no fato de que o programa cumpre bem o serviço que promete oferecer.

O que me incomoda é que muitos se queixam de ausência de recursos que julgam necessários mas ninguém se prontifica a efetivamente implementá-los no Pidgin. Como o código é livre e há essa demanda, já deveria ter surgido um desdobramento, sendo ou não um projeto derivado, que ofertasse tais recursos.

Crítica fundamentada é bom, e elaborar soluções motivadas por elas é melhor. A primeira parte foi feita, agora os interessados precisam agilizar a conclusão da segunda.
Comentário de rafa spoladore
gaim 2.0 = tapa no visual: 1. "O Gaim lançou a versão 2.0, ela provavelmente agrada a quem usa e acompanha o projeto, e certamente não atende a quem espera que ela seja um clone do MSN"

em nenhum momento falei que quero um clone do msn, mesmo porque não uso msn. ele é poluído, pesado, cheio de pinduricalhos e eu o detesto.

mas, pô, já passamos da era napster, estamos em pleno torrent. passamos da era ie e temos o firefox, que mata a pau. mal acabou a febre dos blogs, agora vivemos a do youtube. muito amigo meu acompanha séries ao mesmo tempo que nos eua, com um delay de no máximo 2 dias. caramba, muita coisa acontecendo, joost, adsense, podcast, digg...

nesse sentido, o pidgin é decepcionante: por não ir além do básico.

você está satisfeito? parabéns, é um usuário menos exigente que eu. também sou usuário, tão genuíno quanto qualquer outro, e vi que a 2.0 foi um tapa no visual, nada mais do que obrigação (até porque a tal web já é 2.0 também e tal - que é um termo tosco, vai).

2. "acho irreal que alguém que tivesse acompanhado o andamento do projeto recentemente tenha ficado surpreso de a versão 2.0 ter sido lançada aproximadamente com os mesmos recursos dos seus betas."

sem essa, senhor sabichão. beta é beta e tá falado. dá pra se pensar em várias possibilidades para uma feature ser segurada para a versão final, por N motivos. era com o que eu contava. ingenuidade? talvez, mas quis crer que os caras tinham competência o suficiente para irem além do básico.

enfim, quero meu dinheiro de volta!
Comentário de Spock
Então, exatamente: Eu não disse que o Gaim teria que atender esta lacuna. Eu disse que ele não atendia porque que quiseram comparar ele com o MSN.
Comentário de antonypeople
Bom...: Eu me considero um usuario final: não sou desenvolvedor, estudo História na UFPE e gosto de Linux... e achei o Pidgin maravilhoso. Esta é uma opinião de um usuario final.

E sobre relaxamento monstro... para mim relaxada é a Microsoft com seus bugs e problemas de segurança. Compare o Pidgin e o MSN e eu vou prefirir mil vezes o Pidgin pela sua interface e segurança. Quando estou no Windows não uso o MSN e sim o Pidgin, quer melhor coisa que isso.

Antonio Pessoa

--
Live free or die.

"Todo coração é uma célula revolucio
Comentário de timm
(será que alguém vai ler até o final?): Eu sei lá. Pra mim o pidgin demorou demais pra compilar aqui no meu computador, e o visual ficou mais feio. Eu tenho vários contatos de mesmas pessoas (ICQ, MSN, Yahoo, GTalk) puxando assunto com o que me convir. Agora a distinção entre eles não ficou boa, mas ok.

Com relação às crianças do Windows Live Messenger (eu gostaria muito que o pessoal da FlameWar aí em cima lesse isso:)

Windows Live Messenger é o pior IM que eu conheço. No Windows, inclusive, eu prefiro usar o Gaim (agora é Pidgin). Mas ele é uma coisa realmente pra quem tem QI de dois dígitos. O negócio é feio (um mal-gosto terrível), pesado, cheio de propagandas, cheio de spywares (ainda mais se colocar o Plus!) e confuso de usar.

Sim, confesso que esperava que o Pidgin já saísse com Webcam, mas não tem! E qual o problema nisso? Houston, we have a problem! O Pidgin é um IM! IM serve pra trocar mensagens! Webcam é pra vídeo conferência, que por sinal, uso o Ekiga muito bem! E vocês também passam o dia todo na WebCam, né, logo é um recurso extremamente primordial pra todos...

E mais, vocês que adoram se gabar (e reclamar) da OpenSource, por quê não estão com os dedos programando nesse exato momento??

Ah não, assim fica muito difícil. Sendo bem discriminatório, aposto que os usuários da FlameWar usam Ubuntu...




----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de CWagner
>:): >:)

"Tenho andado distraído,
Impaciente e indeciso
E ainda estou confuso.
Só que agora é diferente:
Estou tão tranqüilo
E tão contente.

Quantas chances desperdicei
Quando o que eu mais queria
Era provar pra todo o mundo
Que eu não precisava
Provar nada pra ninguém."


-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Elias G. Amaral da Silva
Mas me convenceu.: Mas me convenceu.
Comentário de Elias G. Amaral da Silva
NVidia?: NVidia leva Linux a sério? Do que você está falando? Da última vez que eu ouvi falar dos drivers dela os desenvolvedores do kernel tavam com 10 pedras na mão dizendo que é ilegal, que a GPL não permite, etc.

E ainda que os usuários não-técnicos dêem a popularidade, são os usuários técnicos que fazem o sistema evoluir. E é por causa deles que os usuários não-técnicos podem desfrutar de coisas maravilhosas como o Linux, o Firefox, etc.
Comentário de Elias G. Amaral da Silva
Mas pidgin é um "dialeto": Mas pidgin é um "dialeto" criado a partir da interação entre várias línguas. É uma alusão ao número de protocolos que ele oferece (E a linguagem padrão em IMs com ExXas CoisaSs vc entedne??/ =D)
Comentário de Elias G. Amaral da Silva
Gaim >>>> Messenger: Quando uso windows, prefiro o Gaim, também. Quando eu tinha windows instalado, usava Gaim 1.5, fazia tudo o que eu queria e ainda era mais bonito :) Tabs são tudo! Tabs + visual clean então..
Comentário de lost
...beta é beta e tá: ...beta é beta e tá falado...

Beta é, por definição, a fase em que não são mais adicionadas novas features, somente correção de bugs..
Comentário de tenchi
Assunto encerrado: Calmae. Vc tem que admitir que isso daqui é um fórum de discussão. Discussão leva em conta opiniões. Se vc chega e fala: "Assunto encerrado. É isso daqui e pronto", está tendo uma atitude um tanto quanto autoritária. Isso daqui é uma conversa pública, se ainda não percebeu, que está sendo lida por (acredito) centenas de pessoas, portanto muitos estão envolvidos na discussão, mesmo não postando comentários.
E pelo que eu pude ver, boa parte das confusões dessa discussão foram causadas por comentários seus (nada contra), portanto, vamos parar com as ofensas por aqui.

Sim, eu falei para o meu pai tirar aquele bigodinho, mas ele que não quis. Não tenho culpa :-)


- O veredicto: é culpado. Assunto encerrado.
- Eu protesto, meritís....
- Culpado. Assunto encerrado. Próximo caso...


--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana

Comentário de rafa spoladore
só na sua cabeça: "Beta é, por definição, a fase em que não são mais adicionadas novas features, somente correção de bugs"

não fala besteira. o que você pode estar querendo dizer é que a maioria dos projetos de software livre fazem dos seus betas um momento de não inclusão de novas features (o melhor nem é feature, mas novo código) E correção de bugs. concordo, mas isso não é regra, não é lei, muito menos definição.

sugestão: procure quantos sites listados na tal web2.0 tem um "BETA" ao lado de seus logos e acompanhe algum para ver se há ou não inclusão de features ALÉM de correção de bugs. (resposta: a maioria inclui recursos mesmo se passando por beta).

até porque beta, por definição, é a segunda letra do alfabeto grego.
Comentário de Rodrigo Caliman
No caso da NVidia, quando: No caso da NVidia, quando falo em levar a sério não estou falando necessariamente em apoiar financeiramente o sistema ou abrir os drivers. Claro que seria ótimo se fizessem assim, mas só o fato de investirem em uma equipe e disponibilizar drivers para o Linux significa que sim, ela leva o sistema a sério, e faz isso porque ele tem uma base de usuários bastante grande para que ela tenha retorno ao fazer isso. Como eu disse, ter uma ideologia é ótimo, mas não enche barriga, leva-la ao extremo é um erro. Você nem estaria sentado em frente a um micro hoje se alguém, em algum lugar, não tivesse achado que ganharia dinheiro com ele.
E é graças tanto aos usuários técnicos quanto não-técnicos que hoje podemos desfrutar de coisas maravilhosas como o Linux, o Firefox, etc., porque, só para começar se não fosse por esse monte de usuários que o Linux e o Firefox colecionam, não existiriam tantas pessoas desenvolvendo-os. Se você procurar um pouco mais, vai ver que tem muitos projetos igualmente maravilhosos por aí que não vão a frente por não ter apelo popular. Ninguém trabalha de graça, você pode não querer dinheiro, mas vai querer ao menos algum reconhecimento.
Comentário de marcosalex
-- Resumindo a história: o: -- Resumindo a história: o Gaim não foi feito pra concorrer com a grande maioria dos usuários de MSN, Yahoo, etc. Infelizmente esse imenso público continua sem alternativa no Linux e contribui para o Linux continuar sendo um mercado de nicho, sem ganhar uma popularização maior no desktop, o que beneficiaria uma imensa maioria de empresas.

E o mais triste é que entre a minoria de usuários que o usam, muita gente acredita que é esse o melhor caminho e que pro Linux ganhar mercado tem de convencer os outros a largarem seus costumes e que quem discordar deles é que está errado.

Triste isso.

Haskell developer
Comentário de brain
Discordo do seu resumo: Na minha opinião, para o software livre ganhar mercado, ele tem que suprir as demandas dos usuários como um todo. Mas a solução para isto não cabe especificamente ao Gaim - ele já atende a outro público, e claramente não tem este objetivo específico. O público atendido por ele não tem que se sentir culpado por estar sendo atendido.

Ao contrário, a solução depende das iniciativas das pessoas ou entidades que *desejam oferecer* esta resposta ao que percebem como sendo uma clara demanda do mercado como um todo, e que não está sendo atendida pelos projetos existentes.

Me parece que há muitas pessoas que percebem estas demandas, e mais cedo ou mais tarde acredito que alguma delas irá fazer algo concreto a respeito. E isto não torna menos meritório o ponto que o Gaim já alcançou.

Não é porque o Gaim é bem-sucedido em um nicho que devemos cobrar que seja ele o Messias dos IMs livres.
Comentário de Spock
Eu concordo com o resumo dele: Augusto, você está querendo ler o quer. Nosso colega deixou bem claro: "o Gaim não foi feito pra concorrer com a grande maioria dos usuários de MSN, Yahoo, etc."

E você novamente confundiu as coisas: "(...). E isto não torna menos meritório o ponto que o Gaim já alcançou. Não é porque o Gaim é bem-sucedido em um nicho que devemos cobrar que seja ele o Messias dos IMs livres."

Mais uma vez, nem eu nem ele cobramos para que o Gaim se torne o Messias do IMs livres, nem dizemos que ele é um IM ruim (eu uso ele no Windows), tanto eu quanto ele constatamos o óbvio: "Infelizmente esse imenso público continua sem alternativa no Linux e contribui para o Linux continuar sendo um mercado de nicho, sem ganhar uma popularização maior no desktop, o que beneficiaria uma imensa maioria de empresas."

Se o Gaim quiser abraçar a causa por ser o mais bem sucedido IM livre, que ele abrace, mas nem eu nem nosso amigo está pedindo isto dele.
Comentário de Pod
Está enganado. Beta é: Está enganado. Beta é exatamente o que o lost disse. Se as as webapps resolveram deturpar a definição e se você, bobinho, acreditou, o problema é seu.
Comentário de brain
Confundir as coisas: Não, eu estou lendo o que está escrito, e discordando, e escrevendo respostas exclusivamente sobre os argumentos apresentados, sem incluir juízos de valor ou comentários sobre o autor deles.

Com a parte expositiva do resumo, que você optou por reproduzir e adotar, eu concordo. Mas discordo da parte conclusiva, que reproduzo abaixo:


"E o mais triste é que entre a minoria de usuários que o usam, muita gente acredita que é esse o melhor caminho e que pro Linux ganhar mercado tem de convencer os outros a largarem seus costumes e que quem discordar deles é que está errado."


Não acho que o que se mencionou na parte expositiva seja considerado por muita gente como sendo o "melhor caminho" no que se refere às questões mencionadas na parte conclusiva. São duas questões diferentes, e a resposta da segunda questão cabe a muita gente, não necessariamente nem primariamente aos usuários e desenvolvedores do Gaim.

Além disso, acredito especialmente que o número de extremistas que acha ao mesmo tempo as 2 idéias mencionadas (que o Linux tem que ganhar mercado, e que para isto é necessário convencer os outros a largarem seus hábitos de uso de aplicações) é bem reduzido. Não tenho dúvida de que para o Linux ganhar mercado, as pessoas e entidades interessadas neste ganho de mercado precisarão oferecer aos usuários as aplicações que eles desejam ter, na forma como preferem usar.

Comentário de nemesis
fácil!: "o que há com esses desenvolvedores que não consegue fazer algo decente tipo o live messenger 8.1 da microsoft ?"

Pra começar eles não são donos de um monopólio que pode impôr redes, protocolos e tecnologias proprietárias, e, dessa forma, são obrigados a realizar grandes façanhas de engenharia reversa caso queiram interfacear com essas tecnologias.

Por fim, sim, código aberto depende de contribuição de código. Nenhum de seus desenvolvedores é obrigado a gastar horas úteis de lazer para fazer a webcam de um chorão funcionar a contento. Quer fazer alguma coisa a respeito? Contribua código ou relatórios de erro ao invés de ficar reclamando da vida...

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de phantomx
Eu gostei. Só achei o pombo: Eu gostei. Só achei o pombo (o mascote) meio feio.
Quando comecei usar o Gaim (no Windows, usava MSN antes), foi por causa que ele não tinha frescuras, ele fazia e faz o que eu espero em um mensageiro instantâneo. Eu não preciso de webcam, nem áudio, só quero trocar mensagens de texto. Talvez eu seja um exemplo do nicho de usuários que o Pidgin quer atingir (ou não).

--
Linux User #399643
Tudo que postei acima é minha opinião. :)

Comentário de rafa spoladore
pra ajudar os bitolados: galera, até uma busca simples no google pode ajudar vocês a entenderem o que é beta. vão lá: http://www.google.com/search?q=define:beta
Comentário de sapere aude
Da Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Software_release_cycle#Beta

Beta

A beta version is the first version released outside the organization or community that develops the software, for the purpose of evaluation or real-world black-box testing. The process of delivering a beta version to the users is called beta release.

(...)

Often this stage begins when the developers announce a feature freeze on the product, indicating that no more feature requirements will be accepted for this version of the product. Only software issues, or bugs and unimplemented features will be addressed.

Concordo que o beta demorou muito tempo para sair deste estágio, mas acho que a razão de ordem legal mostrada anteriormente (a lide com a AOL) foi suficiente para explicar tal fato, não?
Comentário de cenoura
teorias da conspiração: O google diz e mostra que as mensagens são logadas ... mas e a Microsoft, será que não as loga também?

--
Gustavo Picoloto
Comentário de cenoura
versão para Linux: O Yahoo Messenger tem versão nativa para Linux. É horrível, mas tem: http://messenger.yahoo.com/unix.php Logo pode-se dizer que os usuários de Yahoo no Linux tem alternativas sim, tem o programa do próprio Yahoo.

--
Gustavo Picoloto
Comentário de dermeister
Mais que isso...: Ele não apenas loga as mensagens (com opção para desabilitar) como mostra claramente o que faz e permite que você use essas informações depois (pesquisar no histórico de conversas, etc.). O que é uma boa para aqueles que, ao contrário de mim, não tem o costume de arquivar conversas localmente.

Comentário de marcosalex
"Não acho que o que se: "Não acho que o que se mencionou na parte expositiva seja considerado por muita gente como sendo o "melhor caminho" no que se refere às questões mencionadas na parte conclusiva. São duas questões diferentes, e a resposta da segunda questão cabe a muita gente, não necessariamente nem primariamente aos usuários e desenvolvedores do Gaim."

No próprio tópico você vai ver muitos comentários de pessoas com essa opinião.

Além disso, acredito especialmente que o número de extremistas que acha ao mesmo tempo as 2 idéias mencionadas (que o Linux tem que ganhar mercado, e que para isto é necessário convencer os outros a largarem seus hábitos de uso de aplicações) é bem reduzido."

Bom, então você concorda comigo, só discorda no número de usuários. Interessante porque na maioria dos forums, inclusi ve aqui, você pode encontrar "muita gente" (nunca disse "maioria").

E, como o amigo disse, não critiquei o Gaim por sua posição, só lamento que nenhum IM tenha decidido ainda suprir essa demanda, inegavelmente grande e um dos gargalos pra um maior crescimento do Linux entre os desktops.

Haskell developer
Comentário de brain
Na verdade não: A não ser no seu resumo, não encontrei ninguém afirmando que a opção do Gaim é o "melhor caminho" na busca da expansão do Linux no desktop. Encontrei sim muita gente defendendo o posicionamento do Gaim, e relembrando de diversas formas que ele não está aí com o propósito de atender os usuários que esperam os mesmos recursos do MSN - e para os quais hoje é provável que a melhor opção seja mesmo usar um programa com os mesmos recursos e visual do MSN, o que certamente não é o caso do Gaim.

Também não encontrei ninguém afirmando ao mesmo tempo que o Linux tem que ganhar mercado, e que para isto é necessário convencer os outros a largarem seus hábitos de uso de aplicações.

Encontrei sim muita gente defendendo como válido o posicionamento de que aplicativos livres existentes sejam desenvolvidos pensando no seu nicho atual de usuários, mas isto não é uma idéia oposta à sua. Basta que as pessoas com motivações similares à sua, no que diz respeito a IMs, dêem um passo além em relação à lamentação, se movimentem e desenvolvam soluções livres também para atender a estas demandas dos demais usuários.
Comentário de Terramel
O Gaim É para usuário FINAL SIM!: O Gaim (ou Pidgim) é sim para usuário FINAL! Ele não é para usuários preguiçosos e acéfalos como os muito usuários do Ruindows. Minha namorada nunca usou Linux na vida nem Gaim! nem mesmo ICQ por exemplo, usou sempre M$N e Ruindows. Ficou 2 ANOS quase sem computador e sem mexer em nenhum! Voltou o computador dela e eu instalei o Ubuntu Dapper e coloquei o Gaim que ela usa perfeitamente para conversar tanto em M$N (que ela esta parando de usar) e em Jabber que ela usa para conversar comigo... Ela nunca mais entrou no XP que tem no computador dela. Só no Linux... Nunca viu um Linux na vida nem o Gaim e já faz muito mais coisas do que a maioria dos usuários do Ruindows fazem... Agora trocamos o Ubuntu dela pelo Kurumin pois ela estava doida para ver como era e usa-lo... Ela usa conexao discada com Winmodem e o Kurumin esta funcionando perfeitamente bem assim como funcionou o Ubuntu e ela adorou os dois! Ficou com dó de tirar o Ubuntu, mas ainda assim tinha muita curiosidade de ver o Kurumin.. E isso me deixou tao orgulhoso que deixei ela mesma instalar o Kurumin dela e configura-lo... Apenas supervisionei e deixei-a instalando e dei as dicas em algumas coisas!

O Gaim, assim como o Linux é ótimo para o usuário final! Ninguém (a nao ser menininhas retardadas de 11 anos que ficam o tempo todo vendo big brother malhação e rebelde) precisa de letrinhas pulando e dançando...

Abraços

http://terramel.wordpress.com
Comentário de charles
alguém sabe como consigo: alguém sabe como consigo postar bugs no site do pidgin??
eu entrei lah, fiz cadastro, mas quando fui postar ele mostrou, um erro de permissão.
obrigado
Comentário de Alan
Freedom: Acho que está frase cabe bem ao assunto retirado do filme "Antitrust"

"Os consumidores não se importam com a origem de novas idéias.
Desde que sejam oferecidas a preços competitivos."

Pessoal toda escolha tem custos, está em nossas mãos decidir qual o preço pagar!

Comentário de Romulo
Estatisticas: HUAHAUHAUHAUAHUAHUAHUAHAU! estátisicas numéricas.. vcs são bastante engraçados...

Temos PidGin para os que odeiam Windows...

E temos MSN para os que não suportam o Linux...(sim povaum isso existe e é uma enorme maioria)

Pela porcentagem o Gaim(PidGin agora) é muito expressiva sim, para usuario de linux,e vai crescer com o tempo (ja que o vista é uma cacá).

O MSN é soberano e tem o Windows XP como seu maior divulgador.. nunca em milhão de anos eles vaum colocar o Pid"Oquê" numa plataforma Windows eles nunca ouviram falar...(eu mesmo sou usuario novato de ubuntu, só ouvi falar de gaim umas 2 semanas)

Só um usuario de linux sabe oq é pidgin e ele tah crescendo e muito!

Agora falar mal do pidgin pela falta de recursos , ou que ele nunca ficará bom, parem pelo amor.. ele é um instant messenger genérico... tenho ele no lugar do aMSN e não sinto falta(claro q eu naum uso webCam).
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004