Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

A semana no BR-Linux: a distribuição da Oracle, Ubuntu novo, Firefox novo, GPL nova e... promessa velha da Sun

Abraço de urso ou fogo de palha? A notícia da semana certamente foi o abraço de quati da Oracle na Red Hat, quando a gigante dos bancos de dados anunciou que vai passar a comercializar serviços, suporte e garantia para um clone do Red Hat Enterprise Linux montado por ela com o nome de Unbreakable Linux - e a preços mais baixos do que os da Red Hat. A resposta da Red Hat foi boa e não demorou, e agora a mídia especializada tem dúvidas se a Oracle será capaz de entregar com qualidade o que prometeu.

Ainda o Iceweasel: continuando um assunto iniciado há mais de duas semanas, o fundador do Ubuntu publicou seus comentários sobre a questão do Firefox no Debian. Ele explica como a manutenção de canais de comunicação abertos entre o projeto Ubuntu e a Fundação Mozilla permitiu chegar a uma solução em que o Ubuntu não teve de abrir mão do seu compromisso com a liberdade de software, e o Mozilla não precisou ver seu software sendo distribuído com outro nome e outros símbolos visuais - ao menos no Ubuntu. E esta não foi a única manifestação interessante de Mark Shuttleworth esta semana: ele falou também sobre a meta de aliar funcionalidade e beleza nas futuras versões do Ubuntu.

Ainda a GPLv3: Continuando outro assunto antigo, o LinuxJournal perguntou direto à fonte: Stallman, Torvalds, Alan Cox, Hartman, Morton e Miller. Eles responderam suas opiniões de forma bastante clara, e a leitura é interessante. Trecho da resposta do desenvolvedor Alan Cox: "Assim, a questão não é sobre o pessoal do Linux se separando da FSF - é sobre um projeto separado sendo consultado para saber sua opinião sobre uma nova versão de sua licença, e deixando-a clara. O projeto Linux de fato faz uso das ferramentas GNU, mas isto não o torna um projeto GNU, ou gera a necessidade de prefixar seu nome, mais do que esta minha mensagem não é propriedade da IBM por ter sido escrita em um PC, ou precisa ser prefixada com a sigla BT porque a minha ADSL é da British Telecom." A Forbes também se dedicou ao assunto, mas focalizou mais diretamente as motivações do autor da GPL v2 e atual força procurando impulsionar a decolagem da GPLv3. Trecho do artigo "Análise da Forbes: o ataque kamikaze de Richard Stallman contra o sucesso de sua própria obra": "De uma forma ou de outra, RMS corre o risco de abandonar sua posição de destaque de alguns anos atrás, e se tornar - diz o artigo - uma estranha nota de rodapé na história da computação: um hacker radical que saiu em uma missão kamikaze contra sua própria obra, após criar bastante confusão entre todos à sua volta."

Efeito Teletubbies: A primeira vez que eu li este mesmo anúncio redigido como fato, e não como especulação, foi em julho de 2005. E a cada vez que o tema volta à imprensa, eu lembro dos Teletubbies dizendo "De novo!" A Sun confirmou mais uma vez que irá liberar boas porções do código do Java nos próximos 6 meses, e no dia seguinte pudemos ler uma entrevista com o vice-presidente de software da Sun sobre abertura do código fonte do Java e Solaris.

Jogos e mais jogos: Foi lançada a versão 2 do Frozen Bubble - certamente um dos mais populares jogos em código aberto. Pudemos conhecer também o Flight Gear, um ótimo simulador de vôo também em código aberto. E os saudosistas descobriram os remakes de jogos "clássicos" disponíveis para Linux, incluindo Goonies, Maze of Galious, F1 Spirit e mais.

Firefox 2: Na terça-feira foi lançado o Firefox 2.0. Eu já estou usando e estou muito satisfeito. Se você já migrou, veja alguns dos principais ajustes de configuração. E se você migrou para o Firefox 2 e não encontra extensões compatíveis, seus problemas acabaram! ;-) Veja também o Firefox acelerado: Swiftfox 2.0.

Favoritos 2006: Graças à contribuição de um grande número de empresas, grupos de usuários e indivíduos da comunidade, a promoção dos Favoritos de 2006 no BR-Linux já passou dos 100 brindes para distribuir entre os participantes. Na semana passada eu publiquei uma semi-listagem de resultados parciais (que não entrega nenhum resultado, mas antecipa tendências) e talvez eu volte a publicar outra neste domingo. Já passamos dos 2000 votos registrados, você já votou?

Novos Ubuntu e Fedora: Foi lançado na quinta-feira o Ubuntu 6.10 'edgy eft'. E já há um guia em português para usuários da nova versão. Veja também um tour visual pelo recém-lançado Fedora Core 6.


Nova forma de medir popularidade: Quem imaginaria ler na Globo.com que p Linux é a quarta marca mais citada na web brasileira?

Foi um rio que passou em minha vida: Veja também a semana anterior no BR-Linux: Piratas X Ninjas, Ubuntu, Fedora, Firefox, processo e... escoteiros


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004