Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Análise da Forbes: o ataque kamikaze de Richard Stallman contra o sucesso de sua própria obra

Para onde levam os rumos atuais, e quais as opções que surgirão na rota adotada pelo fundador do projeto GNU?


“Neste artigo da Forbes, vemos uma análise pontuada de erros, mas que ainda assim merece reflexão, especialmente pela metáfora empregada. A conclusão do artigo menciona a posição em que Richard Stallman pode estar se colocando, em que corre o risco de ser o grande perdedor - ou por mudar de idéia agora, e certamente ser rotulado como um vendido por todos os seus seguidores mais radicais, que o abandonariam, ou por manter seus posicionamentos tão questionados sobre a GPLv3, acrescentando condições incompatíveis com seu próprio maior sucesso (a GPLv2) que desagradam a parcela considerável dos desenvolvedores e distribuidores - e correr o risco de se tornar irrelevante quando estes desenvolvedores e distribuidores encontrarem uma forma de darem a volta nas suas imposições.

De uma forma ou de outra, RMS corre o risco de abandonar sua posição de destaque de alguns anos atrás, e se tornar - diz o artigo - uma estranha nota de rodapé na história da computação: um hacker radical que saiu em uma missão kamikaze contra sua própria obra, após criar bastante confusão entre todos à sua volta.”


Enviado por André Cruz - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de fzero
Pontuada de erros? Onde?: A análise é perfeita e isso é exatamente o que o RMS está fazendo. Na verdade, NA MINHA OPINIÃO (em maiúsculas, para ficar bem claro para os xiitas que andam por aqui) o RMS já é irrelevante há algum tempo.
Comentário de popolony2k
Irrelevante não...: ...apenas chato, mas o mesmo tem sua parcela de importância para o movimento, até mesmo porque ele é o ponto de discórdia necessário para que o sistema como um todo funcione, seja causando choque em sua própria comunidade ou pressão na turma do software proprietário.

Um mal necessário.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula - Debate I, II, III e Entrevistas

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de ufa
Ridículo: Essa análise é ridícula. Só falta sair uma agora dizendo que a GPLv3 vai aumentar o aquecimento global. O Linux vai continuar com a v2 mais por causa dos diversos contribuidores (teriam que entrar em contato com todos eles para alterar a licença). A GPLv3 não vai causar problema nenhum a distribuidores que comercializam o Linux. Não vai impedir que uma distribuição linux contenha várias licenças, assim como é hoje. Eu não conheço essa Forbes, mas me parece que ela deve ser bem pró-DRM! A próxima notícia dela vai ser que a GPLv3 vai fazer a Coreia do Norte a explodir o mundo com seus testes nucleares.


Comentário de iamah
Terrorismo intelectual: "he is downright bizarre. He is corpulent and slovenly, with long, scraggly hair, strands of which he has been known to pluck out and toss into a bowl of soup he is eating."

Fica difícil saber se esse artigo foi escrito por um jornalista ou um troll. Repleto de ofensas pessoais, imagino que o autor nutra algum tipo de ódio pela figura. Não dá pra levar a sério jornalista que não escreve com seriedade. Terrorismo intelectual, Forbes caiu no saco da Veja pra mim.
Comentário de sri_canesh
ai ai...já estou vendo que: ai ai...já estou vendo que esse tópico vai estar povoado de viúvas do Stallmann chorando pelos cantos.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de bogus
slashdot: putz! Tradução de artigo eu já tinha visto antes, agora tradução de comentário do slashdot é a primeira vez que eu vejo. :)
Comentário de Morvan
Ajudem-me!: ... Gostaria de saber: a Forbes não é aquela que publica a lista dos mais ricos do planeta? O que tem ela, a ver com computação, no sentido mais amplo? Além do mais, os "qualificativos" com relação a Stallman parecem mais a Heloisa Helena se referindo ao Lula, ou seja, repletos de ódio. Isto desqualifica totalmente e retira qualquer apelo à seriedade da análise. Acho, pessoalmente, o Stallman o mais coerente e mais completo pregador do SL do mundo. Ele poderia estar na Forbes, na relação dos que mais amealharam, honesta ou desonestamente, os recursos que seriam para muitos. Mas não; está é lutando por um mundo justo e fraterno. Parabéns, Stallman. You aren´t Bizarre! No Way.
Comentário de santo
Um novo caminho: Eu acho que no final o Stallman vai acabar abrindo um novo caminho dentre os denfesores do software livre permitindo que as pessoas escolham entre a GPL v2 e v3 eu acho que no final haverão menos usuários da da GPL v3 do que da GPL v2 por ser mais restritiva e exigir a criação de um codigo mais "puro" acho que o stallman deveria criar varias versões de GPLs algumas mais restritivas e outras menos (hehe como as licensas defendem liberdades dependendo do seu ponto de vista o mais pode ser menos e o menos mais) para permitir que empresas e pequenos grupos entrem mais brandamente no mundo do software livre e vejam o que as licenças mais restritivas (hehe a mesma regra do mais ou menos de novo) como um ideal a ser adotado na hora certa, se a FSF não adotar esta visão em ralação a GPL ela realmente vai ficar segregada.

Opinões pessoais. Para mim o Stallman é mais pragimatico do que radical do software livre a prinpal prova disto é a LGPL, e ofensas pessoais escritas por um reporter só prova que o mesmo é um troll com uma redação por traz um disperdicio no estilo perola aos porcos
Comentário de nemesis
huahua... verdade! tem: huahua... verdade! tem gente que não consegue pensar por conta própria. por outro lado, o comentário é interessante...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de popolony2k
Talvez seja esse ...: ... o objetivo, levantar o número de viúvas do Stallman que irão se manifestar.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula - Debate I, II, III e Entrevistas

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de popolony2k
Vai ver é porque ....: ...no topo de sua lista tem um homem que tem tudo a ver com computação.

".. Gostaria de saber: a Forbes não é aquela que publica a lista dos mais ricos do planeta? O que tem ela, a ver com computação..."

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula - Debate I, II, III e Entrevistas

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de nemesis
fala mal do homem, não,: fala mal do homem, não, rapaz! :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de zago
Não seria de se esperar: Não seria de se esperar outra coisa de uma revista como a Forbes, que segue uma linha editorial absolutamente conservadora, ela é a propagandista oficial dos interesses das corporações. Além disso, o Stallman está certo em defender de forma radical as clausulas anti-DRM pois o DRM constitui uma ameaça à cultura livre.
Comentário de popolony2k
Eu ???: Que isso, considerando minha personalidade, eu jamais faria isso ! >.()

Ainda mais por se tratar de RS, que tudo sabe tudo vê.


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula - Debate I, II, III e Entrevistas

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de CWagner
À medida que as coisas vão: À medida que as coisas vão ficando banais, através de campanhas bem disfarçadas de outras manifestações "culturais", coisas como liberdade, moral e ética são ridicularizadas vão ficando ultrapassadas.

Stallman pode até ser chato, abusado e até mesmo gagá, mas deve servir como parâmetro para outros pensarem sobre o que está certo ou errado em termos de comércio de arte (visto que até um matemático acha que programação de computadores é arte).

Alguns tentam desmoralizar o trabalho de outras pessoas para conseguir êxito, geralmente comercial e monetário, achando que no "negócio vale tudo", justamente porque não há mais parâmetro ético e muito menos punição para os excessos e desrespeitos às leis.

Muitos usarão a tendência "natural" dos programadores, nerds e hackers, de se afastarem de coisas enfadonhas, como debates políticos sobre os mais diversos assuntos, contra eles mesmos.

Muitos são peças nas mãos de empresários e pouco ou nada ligam para isso, querem apenas o suficiente para seu sustento e um lugar calmo para programar.

Vejo o que o Stallman está como um divisor de águas, ou você é a favor da liberdade de software e contra todo movimento contrário a ele ou é a favor do aprisionamento do código através de artimanhas como DRM e similares.

Daqui a algum tempo teremos que fazer nossa escolha e a pergunta não será se o Stallman estava certo ou ou não, mas sim "de que lado você está". E muitos sofrerão as conseqüências das suas escolhas.

Saúde e Paz a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de The Darkness
É uma visão meio DURA mas: É uma visão meio DURA mas é a verdade.

Sou programador e acho um saco ter que ficar pensando nessas coisas chatas que são licenças, liberdades e etc. Mas as minhas três décadas de vida me ensinaram que sem ser um pouco político o técnico nunca vira um grande técnico.

Cada um precisa pensar um pouco nessas coisas chatas, porque de uma forma ou outra elas nos afetam a todos, e se não fazemos as nossas escolhas, elas não ficam a nossa espera, elas são feitas por outros e depois nós não poderemos mais escolher.

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de Cifrão
A mídia dos comunistinhas: É, não adianta. É só aparecer alguma publicação que ouse cometer o sacrilégio de alfinetar Suas Santidades Stallman, Torvalds, IBM e cia, que já recomeçam a velha ladainha: reportagem comprada pelos burgue$e$ da M$, vendidos aos interesses imperialistas, dossiê para prejudicar Stallman... HAHAHAHAHAHA

Vejamos: já foi Veja, Globo, Época, Info, agora a Forbes... Qual a próxima?
Comentário de santo
O proximo: é voce, e o pior é que você não esta recebendo nada do tio bill e ta ai protejendo ele, mas pode deixar que o titio bill já já vai te vender uma bananinha do preço de 2 meses de trabalho seu.
Comentário de Felipe -x-
Técnico e seu trabalho apolítico: Surpreendente o senso crítico e o grau de politização do pessoal que visita esse site. Normalmente são atribuídas como tarefa de um programador ou o que for, apenas programar sem pensar em por que, como e para quem ... São as atividades ditas técnicas e "imparciais" " apolíticas", e o pessoal daqui contrariando a caricatura desse tipo de técnico (sonho das corporações), a todo momento questiona as relações sociais em que está inserida sua função e enxerga outras possibilidades bem diferentes das vislumbradas pelas corporações e revistas que encampam a defesa da restrição do conhecimento em prol do lucro ...
Comentário de siberian
Realmente: Comparação perfeita.
Comentário de iamah
Acho que você não leu a: Acho que você não leu a reportagem...
Comentário de José Pedro
seja o que for: Stelman é o cara, chato, liguarudo as vezes até incoveniente quando se trata da GPLv3, mas ele luta pelo que acredita é o que todos nós deveriamos fazer, pois se nos alienarmos a politica, seremos dominados por ela. É como o cientista que criou a bomba nuclear, ele não tava nem aí pro seu uso contanto que recebesse seu trabalho, qual a diferença para nós, programarmos para as grandes empresas, sem nem estar aí para seu uso. Pense nisso! Seja ela GPLv2 ou v3, não importa levante sua bandeira e firmisse nela.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004