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Download de remakes de jogos "clássicos" no Linux: Goonies, Maze of Galious, F1 Spirit e mais

Baile da saudade no Linux.


“O hamacker, que também é usuário bastante ativo aqui no BR-Linux, publicou em seu blog 2 artigos explicando passo a passo como instalar alguns remakes de jogos "clássicos" da era dos videogames e computadores domésticos de 8 bits. Os exemplos que ele escolheu dão uma idéia do potencial destes remakes, pois ele ensina como instalar o Maze of Galious, continuação do realmente clássico Knightmare, da Konami, e também o The Goonies.



Saudosistas do MSX vão amar cada segundo ;-) As instruções do Hamacker são para usuários de Ubuntu, mas não é difícil adaptá-las a outras distribuições. E os links que ele acrescenta são bastante interessantes, inclusive para saber que há remakes prontos de outros clássicos, como o Road Fighter, da Konami, e outros muito interessantes estão em desenvolvimento. O que mais me interessou foi o do F1 Spirit!”


Enviado por Julio Pacheco - referência.

Comentários dos leitores

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Comentário de xultz
Goonies???? Ih, caceta, meu: Goonies???? Ih, caceta, meu fim de semana vai pro saco.
Só falta fazerem um remake do The Castle. Aí sim eu tou ferrado...
Comentário de vixnu
MSX: Nossa.

The Castle.

Tem aquela série, Nêmesis também.

E o melhor jogo de futebol de todos os tempos, o konami soccer?

Ich... Lá se foi meu final de semana também...
Comentário de ceti
Nossa Senhora!: Road Fighter? The Castle? Maze of Galious?
Ai, meu Jesus Cristinho, agora ferrou!
Outro que vai ficar sem fim-de-semana. Logo eu, com tanta louça prá lavar, tanta roupa prá passar...

long live rock!
Comentário de thluxx
prova: Vou me ferrar na prova de programação na segunda. rs

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Linux User: 402173
Ubuntu 6.10 - Edgy Ef
Bom Despacho/MG
Comentário de popolony2k
Esses remakes são bem ....: ...legais e continuam sendo feitos pela comunidade MSX.

O autor é o famoso Brain (não, nãoé o nosso Brain) da BrainGames, que consegue resultados impressionantes.

Até onde sei é SDL, portanto sem nenhuma ligação fechada com o mundo Windows o que possibilitou a portabilidade.

A propósito, Maze of Galious é o fomoso jogo onde Popolon e Aphrodite tem que resgatar seu filho.

Todos são ótimos jogos, incluindo F1-Spirit que na úlima vez que joguei e ainda estava em desenvolvimento, estava nota 100000.

Sim, a série Nemesis (tb conhecida por Gradius em outros sistemas) é a melhor.

Leidson - Popolon Y2k
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Alckmista X Mula - Debate I, II, III e Entrevistas

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Comentário de popolony2k
Konami Soccer ...: ...pode ter FIFA com texturas e efeito 3D excelentes hoje, pode ter replay, hino, narração, mas Konami Soccer é o melhor jogo de todos os tempos.


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Comentário de popolony2k
Vida de republica ...: ...é dureza !

"Outro que vai ficar sem fim-de-semana. Logo eu, com tanta louça prá lavar, tanta roupa prá passar..."

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Comentário de popolony2k
The Castle....: ...apesar de ser excelente e ter sido febre e um dos jogos mais cultuados durante anos no MSX, nunca me interessei de jogar.

Quanto ao Nemesis, fechei todos !!


Leidson - Popolon Y2k
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Comentário de popolony2k
Recentemente baixei o Goonies ....: ...e realmente o trabalho do Brain (o da Brain Games) é excelente.

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Comentário de iamah
depois do atari minha: depois do atari minha primeira paixão foi o msx da gradiente... bons tempos, lembro de meu pai voltando do trabalho com a caixa debaixo do braço... a pé, no meio da rua, sem preocupações...

lembro da série Year Kung Fu tb... Goonies a musiquinha era muito show
Comentário de Thadeu Penna
Road Fighters: Fiz uma modificaçãozinha no código do RoadFighters (nem lembro mais qual :( ) para compilar com o gcc-4.1. Não sei dos outros pacotes, mas além do fonte, você tem que baixar o pacote compilado para Windows, pois lá tem os gráficos necessários. A jogabilidade é idêntica ao MSX que eu tinha, só que os sprites não estão transparentes. No cômputo geral, é uma excelente dica. Só falta o hyper rally! :) Desculpem a mensagem curta, é que vou jogar agora :)


Thadeu Penna
Prof.Adjunto IV - Instituto de Física - UFF
Linux User #50500 (counter.li.org)

Comentário de gleddson
Po coloca um passo-a-passo: Po coloca um passo-a-passo porque estou estou patinando para compilar o roadfighter, o troço só fica no :
gcc -c -O3 main.cpp -o main.o `sdl-config --cflags` -I/usr/local/include/SDL
/usr/include/SDL/sge_collision.h:49: warning: type attributes are honored only at type definition
/usr/include/SDL/sge_shape.h:38: warning: type attributes are honored only at type definition
CGame.h:31: error: extra qualification ‘CGame::’ on member ‘CGame’
make: ** [main.o] Erro 1

e não passa adiante.
Comentário de hamacker
Roadfighter só é: Roadfighter só é compilável com o gcc-2.95 que esta nos repositórios, depois de instala-los, voce edita o arquivo MakeFile, e na primeira linha :
CC:=gcc
voce troca por :
#CC:=gcc

depois disso salve, volta para o terminal e :
export CC=gcc-2.95
e depois :
make

Aí voce compila com sucesso, mas não adianta muito porque, o resultado vai ser :
$ ./rf
Initializing SDL video subsystem.
SDL driver used: x11
SDL video subsystem initialized.
Initializing SDL_mixer.
opened alsa at 44100 Hz 16 bit stereo, 2048 bytes audio buffer
compiled with SDL_mixer version: 1.2.6
running with SDL_mixer version: 1.2.6
Set the video resolution to: 512x384x32
Falha de segmentação (core dumped)

Chato, né ? Pois é, acho que não roda no Ubuntu.

Comentário de Douglas Augusto
Aqui no Debian rodou, e: Aqui no Debian rodou, e compilei com o GCC 4.1 --em 64 bits (AMD64)! :-D Além de instalar as bibliotecas SDL necessárias (pacotes -dev, no caso), é preciso fazer duas pequenas alterações:

1) Copiar o conteúdo do arquivo RoadFighter.zip para o diretório do código-fonte (arquivo RF-sources.zip), isto é, pelo menos os diretórios/arquivos fonts, graphics, maps, sound, RoadFighter.cfg.

2) Alterar a linha 28 do arquivo CGame.h, onde está CGame::CGame trocar por CGame apenas.

Pronto, make!

Observação: aqui alguns objetos gráficos, como o carro, ficaram com uma sombra em sua volta, mas nada que comprometa a jogabilidade.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de Thadeu Penna
Sim, foram exatamente estas: Sim, foram exatamente estas dicas do Douglas que usei no Edgy 64bits aqui. Eu não encontrei exatamente sombras mas o sprite fica retangular. Eu nem me interessei em criar o patch pois ao visitar o fórum do RoadFighter verifiquei que não mudam nada desde 2003 :( Acho que se mudarmos os sprites de bmp para png talvez resolva o problema (o jogo foi desenvolvido originariamente para Windows).

Ah, a falha de segmentação se dá porque o jogo não encontra os gráficos (descobri usando o strace). Siga a dica 1) do post anterior e vai rodar ...

--
Thadeu Penna
Prof.Adjunto IV - Instituto de Física - UFF
Linux User #50500 (counter.li.org)

Comentário de Animal-X®
Impressionante !!!: Cara, não sabia desses rmakes !!!
Nossa, vou pegar eles e tentar instalar no Fedora6, estou com o OpenMSX aqui tb.
Parabens pra essa galera que faz coisas decentes pra SL...
----------------------------------------------------------------------
Sergio Augusto Vladisauskis (Animal-X®)
Jabber: sergiovl@jabber.org | gTalk: sergiovl@gmail.com
Linux User: 305281 | Linux, OpenSolaris, BSD's & Haiku
http://sergiovl.sytes.net


Comentário de hamacker
Envie seus elogios: Envie seus elogios diretamente ao autor : santi-arroba-cc.gatech.edu
Comentário de Animal-X®
Metal Gear: Como eu queria que esses caras criassem um remaster do Metal Gear, eu adoro esse jogo !!!!
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Comentário de popolony2k
Fechei Metal Gear 1.....: ...foi 10 anos atrás...só sei que levou 1 noite inteira.

O pessoal da Republica não tinha o que fazer. kkkk

Leidson - Popolon Y2k
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Comentário de hamacker
Contatei o autor sobre os: Contatei o autor sobre os erros de sprites, e a resposta foi :
"Oh! that's kind of weird.... all the bmp images in the game have the proper alpha channel edited, and are saved using a 32bit format bmp. I'm sure of that... it's been a long time since I touched RF for last time. So I've no idea of what is happening. Maybe it's some issue concerning the SDL version used. Maybe I was using an old version that behaved in a particular way and you have a newer one that behaves differently... no idea. "

Se alguem tiver experiencia usando SDL e puder ajudar o autor, aparentemente a mudança de versão da SDL quebrou a compatibilidade de bitmap usando alpha channel (transparencia).

O zemail dele é :santi-arroba-cc.gatech.edu
Comentário de Felippe
Road Fighter no Dapper: consegui instalar aqui no meu dapper usando o gcc-2.95, agora só essa borda preta que ta meio feio, bem que alguem que entende de SDL podia dar um jeito nisso ai, to quase estudando SDL só pra consertar isso =P

vlw pelas dicas galera, esse game era/é muito irado =D
Comentário de felcerreia
Road Fighter no Dapper: quem tiver com os problemas de "borda" no jogo entra nesse tópico (http://www2.braingames.getput.com/forum/forum_posts.asp?TID=605&PN=1&TPN=1) e posta lá algumas informações sobre o sistema pra tentar ajudar o desenvolvedor a consertar ou alguma outra boa alma =D
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