Novo editor de texto open source: Compilando o Github Atom no Linux
Enviado por André Leitzke (leitzke·andreΘgmail·com):
Enviado por André Leitzke (leitzke·andreΘgmail·com):
Enviado por Vinícius dos Santos Oliveira (vini·ipsmakerΘgmail·com):
Tentei reunir todas as dicas que aprendi durante minha própria jornada nesse post, com o objetivo de espalhar conhecimento que ajudará os desenvolvedores iniciantes a investir mais esforços em **interoperabilidade**.
No texto, você vai encontrar discussões sobre endianness, complemento de dois garantido, "inteiros de tamanho infinito", finais de linha, codificação de caracteres, formatos de arquivos estruturados e muito mais.” [referência: vinipsmaker.wordpress.com]
Enviado por Corintho Fernandes (corinthoΘgmail·com):
Enviado por Jackson Laskoski (jackΘconexti·com·br):
De acordo com o próprio Marcelo, deveremos ter pelo menos 1 aula nova por semana dentro da Carreira Fedora no Sys Squad, com conteúdo dinâmico e voltado a formação de um profissional completo para atuar no universo Linux - seja como usuário avançado, sysadmin ou desenvolvedor de pacotes.
Durante o FISL 15 o screencast, inaugural e gratuito, da Carreira Fedora foi publicado.” [referência: sys-squad.tumblr.com]
Enviado por Flávia Jobstraibizer (fjobsΘlinuxnewmedia·com·br):
Artigos: - Rede reinventada com SDN - O protocolo OpenFlow traz a SDN para redes reais - Conheca o framework para redes SDN, OpenDaylight - Utilize o Mininet para testar cenários em redes SDN - Segurança simplificada com Areca Backup - Controle scripts e eventos do sistema com incron - Reduza a sobrecarga de criptografia com EncFS - Mantenha o controle da sua nuvem com AeroFS - Construa uma solução RAID baseada em rede usando AoE - Novidades da versão 2.1 do Red Hat Storage Server Colunas: Paulo Pagliusi, Augusto Campos, Jon Maddog, Alexandre Borges, Klaus Knopper, Charly Kuhnast, Cezar Taurion e muito mais! ” [referência: linuxnewmedia.com.br]
Enviado por Anderson Nielson (andersonΘchaordic·com·br):
Conteúdo/Programa - Conceitos de cloud computing - AWS (EC2, ELB, AutoScaling) - Dev (Desenvolvimento de aplicações escaláveis) - Ops (Operação de sistemas altamente disponíveis) - DevOps Requisitos - Noção de desenvolvimento de software - Noção de administração de sistemas - Noção de sistemas distribuídos - Noção de sistemas Unix/Linux
Público Alvo - Estudantes e profissionais da área de tecnologia da informação que tenham interesse em desenvolvimento de aplicações web de alto desempenho. QUANDO: 20 e 22 de Maio, as 19h, no Centro de Florianópolis DETALHES AQUI: [eventioz.com.br/…]” [referência: ]
Muita gente entendeu errado e publicou, no final de semana, que a Mozilla desistiu dos seus planos de vender publicidade e exibi-la diretamente no Firefox, mas o que foi anunciado é exatamente o contrário: os planos prosseguem, estão entrando em fase de testes e o próximo estágio é justamente transformar isso em fonte de receita.
A confusão nasceu deste post do vice-presidente do Firefox no blog da Mozilla, que começa negando que a medida vá ter os efeitos ruins que seus detratores vêm afirmando.
Na sequência, ele relata como os testes começarão nas próximas semanas com a inclusão de chamadas para "nossos próprios sites e outros sites úteis na web". Estes testes não são relacionados a faturamento, e não o gerarão, mas o próximo estágio é justamente passar a buscá-lo. (via techcrunch.com - “Mozilla Is Moving Ahead With Sponsored Tiles On Firefox’s New-Tab Page | TechCrunch”)
Há poucos anos a Oracle processou o Google, acusando-o de fazer do Android um clone incompatível do Java ao reimplementar, do seu jeito, a API do Java. Quando saiu a sentença original, o Juiz declarou que reimplementar uma API não viola o copyright desta.
Mas a Oracle recorreu, e agora saiu a sentença de um colegiado federal dos EUA revertendo a conclusão: segundo eles, reimplementar uma API viola sim o copyright da API original.
A sentença original era um precedente importante a favor de reimplementações independentes e open source de APIs proprietárias, e sua reversão pode ter efeito bem mais amplo do que a mera disputa entre Oracle e Google.
Oracle venceu um litígio contra o Google nesta sexta-feira, enquanto uma corte de apelações norte-americana decidiu que a Oracle tem direitos de copyright de partes da programação de linguagem Java, que foi usada pelo Google para desenhar o sistema operacional de smartphones Android.
O caso, decidido pela corte de apelações do circuito de Washington, está sendo acompanhado de perto pelo Vale do Silício. Um julgamento que teve depoimentos do presidente-executivo da Oracle, Larry Ellison, e do Google, Larry Page, e as questões legais abordam como as companhias de tecnologia protegem sua propriedade intelectual.
O Android é a plataforma de smartphone mais vendida no mundo. A Oracle processou o Google em 2010, alegando que o Google incorporou inapropriadamente partes da linguagem Java no Android. A Oracle busca indenização de aproximadamente 1 bilhão de dólares alegando direitos de copyright.
Um juiz federal de San Francisco decidiu que a Oracle não poderia pedir proteção de copyright sobre partes da linguagem Java, mas nesta sexta-feira o painel de três juízes do circuito federal reservou esse direito à empresa.
O advogado da Oracle, Dorian Daley, chamou a decisão de uma "vitória" para uma indústria que "depende da proteção do copyright para impulsionar a inovação". Já o Google disse que a decisão foi "um precedente perigoso para a ciência computacional e para o desenvolvimento de softwares" que estava considerando suas opções.
No artigo Pearl Hacks is a 24-hour hackathon slumber party for girls, Gina Likins, da Red Hat, descreve um evento realizado na universidade da Carolina do Norte ao longo de 24 horas com o objetivo de construir, encorajar e inspirar uma comunidade de jovens programadoras.
Em meio a mesas de salgadinhos, pilhas de sacos de dormir e a conversa animada das mais de 200 participantes vindas de 7 estados, foram realizadas palestras e oficinas sobre Python, PHP, Django, Raspberry Pi e mais. Parabéns. (via opensource.com - “Pearl Hacks is a 24-hour hackathon slumber party for girls | opensource.com”)
Enviado por Anahuac de Paula Gil (anahuacΘanahuac·eu):
Eu não mudei, as 4 liberdades não mudaram, o conceito filosófico do Software Livre não mudou. Quem mudou foram “vocês”, usuários de Softwares Proprietários e redes sociais devassas e serviços cloud privativos, que tem a cara de pau de se definirem como ativistas Software Livre!
São vocês, os incoerentes, que se tornaram complacentes e criaram uma nova categoria de ativistas cibernéticos que não lutam mais, não se movimentam mais, que não transgridem mais. Na verdade é o oposto, se renderam às facilidades dos serviços prontos, ao comodismo do pacote fechado, do argumento do todos estão lá.
Sinto vergonha alheia quando vejo um coordenador de evento de Software Livre usando iPhone e se justificando que ele tem a liberdade de escolha. Me causa tristeza ver o especialista em segurança palestrar sobre proteção a privacidade usando Facebook. Me falta ar ao ver os um dia vanguardistas do Projeto Software Livre Brasil, se justificando por fomentar o uso das redes sociais devassas, sem perceber que estão na jaula de ouro.
Quero muito poder me reunir com meus iguais outra vez. Mesmo que sejamos poucos. Já fomos poucos antes. Eramos um “bando de irmãos” que acreditávamos que não havia desculpa possível para usar Software Proprietário. Nem comodidade, nem preço, nem liberdade de escolha: GNU e nada mais.
Urge que os defensores do modelo OSI de militância e modelo de produção mostrem suas caras e deixem de confundir as pessoas. Software Livre não é, por definição, tolerante com as transgressões a sua filosofia. Não gosta? Saia. É seu direito. Mas não se apresente mais como membro e defensor de algo no qual você não acredita. Isso só faz de você um sabotador. Seja honesto com você mesmo e saia. Reavalie seus conceitos e fique.
Eu não defendo os ideias do Código Aberto. Eu sou defensor do Software Livre. GNU mais que Linux, Stallman mais que Jobs, GPL mais do que qualquer licença OSI, Hacker mais que Cracker e privacidade acima de tudo.
Se não for suficiente o argumento, então serei seu pior pesadelo.
Saudações Livres!” [referência: anahuac.eu]
Enviado por Diego Sueiro (diego·sueiroΘembarcados·com·br):
Enviado por Edmundo Antonio Dotta Jniot (edmundoΘmandriva·com·br):
Inscrições no site da Mandriva [mandriva.com.br/…]” [referência: mandriva.com.br]
Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobzerraΘgmail·com):
TV-MAXE é uma aplicação que oferece a possibilidade de assistir canais de TV e ouvir rádio através de diferentes streams, bem parecido com o que o SopCast faz. Atualmente ele tem um grande número de canais como por exemplo: AXN, AXN Crime,BBC News, BBC World, Bumerangue, Cartoon Network, CBS, CNBC, CNN, Dança TV, Digi Sport Plus, Discovery Channel, Discovery Science, Discovery Travel & Living, Discovery World, Descoberta ID, Disney Channel, DIVA Internacional, DR1, ESPN, Eurosport, Eurosport 2, Film4, FOX 43, FOX Sports, HBO, History Channel, NatGeo Wild, National Geographic, Nickelodeon e vários outros.” [referência: edivaldobrito.com.br]
Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobzerraΘgmail·com):
Enviar arquivos apagados para lixeira nem sempre é uma boa opção, pois isso irá ficar ocupando espaço no disco e dificilmente você lembrará de entrar nela para limpar e liberar esse espaço. Uma boa saída é apagar alguns arquivos definitivamente. Muitas vezes isso pode até ser uma necessidade, quando precisamos realmente nos livrar de um arquivo. Por padrão, o Nautilus não traz essa opção ativa, por isso, mostrarei como ativá-la.” [referência: edivaldobrito.com.br]
Enviado por Paulo Oliveira (comercialΘlinuxsolutions·com·br):
Com este lançamento, o Untangle NG Firewall agora permite que os departamentos de TI reforcem as conexões remotas seguras para a rede da empresa , o que permite a aplicação de políticas remotas em aparelhos celulares com iOS e Android, bem como Mac e Windows. As organizações agora podem ter certeza de que os usuários móveis irão se beneficiar das mesmas políticas e proteções como usuários com fio, como filtragem web, controle de aplicativos, prevenção de malware e muito mais.
"Nós ouvimos uma ou outra vez de nossos clientes sobre os desafios, e as liberdades, que os dispositivos móveis trazem para uma organização. Todos os administradores de rede tem sido confrontado com gerenciamento de dispositivos móveis ", disse Bob Walter , diretor executivo da Untangle. "O Untangle NG Firewall agora permite que os departamentos de TI efetivamente 'obriguem' dispositivos a usar as conexões de rede virtual privada segura.", complementa.
Walters continuou: "A aplicação IPsec VPN da plataforma do Untangle NG Firewall permite acesso ao túnel cheio ou dividido via L2TP sem a necessidade de software de terceiros. Acreditamos que esta é uma solução ideal para organizações que já utilizam conexões de rede virtual privada que desejam aumentar o nível de segurança e aplicação de políticas em dispositivos móveis sem hardware adicional, software ou os custos."
Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: [demo.untangle.com/…]” [referência: untanglebrasil.com.br]